Equipe da Unijuí fica entre as três melhores no Rally Latinoamericano de Innovación - Unijuí

Encerramento do Rally e divulgação das equipes vencedoras da Unijuí

Na última sexta-feira e sábado, dias 1º e 2 de outubro, a Unijuí foi sede da edição 2021 do Rally Latinoamericano de Innovación, uma competição internacional que visa promover a cultura de inovação entre estudantes universitários da América Latina. O evento foi realizado de forma virtual e contou com a participação de 12 países.

Na abertura da competição, foram lançados 10 desafios, baseados em problemas reais. Cada equipe inscrita precisava escolher um desafio e desenvolver uma solução, preocupando-se não apenas com questões tecnológicas, mas também ambientais, organizacionais e logísticas, por exemplo. A solução, também chamada de pitch, devia ser apresentada em um vídeo de até dois minutos e em um relatório descritivo.

O coordenador da Criatec de Santa Rosa, Lucas Escher, destaca que também houve oportunidade de troca cultural entre times de nacionalidades distintas. “Foram sorteadas, através da plataforma do Rally, equipes de diferentes países para terem essa interação, que ocorreu por meio do TikTok. As equipes brasileiras interagiram com as mexicanas”, explica. Ele ressalta ainda que, para fornecer um suporte linguístico, os estudantes receberam apoio de quatro doutorandos da Unijuí: dois colombianos e dois peruanos.

Para participar da competição, a Unijuí organizou sedes nos campi de Ijuí, Panambi e Santa Rosa. Em cada uma delas, havia um coordenador local e um colaborador, que auxiliaram as equipes no andamento das atividades. Na sexta-feira, os inscritos tiveram uma oficina de criação e edição de vídeos com a empresa Lavoro Design, graduada pela Criatec de Ijuí.

“Todas as equipes, de todos os países, receberam os desafios ao mesmo tempo e tinham 28 horas para desenvolver as soluções. Logo que encerrado o prazo, foi feita a avaliação das equipes dos três campi da Unijuí e escolhidas as vencedoras a nível nacional”, explica Lucas. Na área de Inovação, a ganhadora foi a equipe 10B-PBI, de Panambi. Já na área de Impacto Social, a PET-EGC, de Ijuí, ficou em 1º lugar, enquanto a Voyager6, de Santa Rosa, em 2º lugar.

Os times vencedores em cada categoria passaram para a etapa internacional, para concorrer com os ganhadores dos demais países. A equipe PET-EGC propôs uma das três melhores soluções na área de Impacto Social, entre todos os grupos e países que participaram da competição, obtendo a segunda colocação a nível internacional.

A estudante do curso de Engenharia Civil da Unijuí, Bárbara Rabelo, que foi líder da equipe do PET, relata que todos os integrantes estão muito felizes com a conquista. “Nos esforçamos muito para entregar um resultado de qualidade e nosso esforço foi reconhecido. Participar do Rally foi uma oportunidade importante dentro da nossa vida acadêmica e estar entre as três melhores equipes a nível internacional é incrível. O reconhecimento é importante não só para nós, mas também para o PET e para a Universidade”, afirma.

O professor Diorges Carlos Lopes, tutor do PET Engenharia Civil, que orientou o grupo durante o desafio, conta que esta foi uma experiência ímpar. “Foi extremamente gratificante a gente ter participado, porque eu tive a oportunidade de ver os estudantes engajados, felizes. Foi um momento muito alegre, leve, e eu acredito que por isso que a gente obteve êxito. Eu gostaria de agradecer aos acadêmicos, à Instituição e aos antigos estudantes e tutores do PET, que de certa forma também têm uma ‘fatia’ nesse instante”, enfatiza ele.

Por Amanda Thiel, estagiária de Jornalismo da Assessoria de Marketing

Confira o vídeo da equipe vencedora do Rally Internacional: