Projeto de Vida e Carreira aproxima estudantes de suas inspirações - Unijuí

Projeto de Vida e Carreira aproxima estudantes de suas inspirações

Aisha Maiara Bones de Oliveira e Vinicius Rodrigues Trein

Um dos diferenciais da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, estão as disciplinas que focam na Formação Pessoal e Profissional, a exemplo do componente Projeto de Vida e Carreira, ministrado pelo professor Luciano Zamberlan. A disciplina é ofertada na modalidade Ensino a Distância (EaD) e visa mobilizar os estudantes a pensar sobre suas aptidões e interesses, construindo um processo de reflexão para que possam estabelecer e alcançar objetivos e metas, tendo como base o processo de formação acadêmica.

De acordo com o professor, a disciplina ajuda os estudantes a refletir sobre cada uma dessas etapas. “A gente sempre ressalta a importância de os acadêmicos terem um projeto de vida, porque muitas pessoas não tiveram essa oportunidade de parar, pensar e refletir sobre os rumos que eles pretendem ter a curto, médio e longo prazos na vida. À medida que eles têm mais clareza sobre isso, conseguem concentrar mais os esforços e até direcionar futuras atividades e ações. Isso faz com que eles tenham de fato mais foco na conquista dos sonhos que eles pretendem para a vida e para a carreira”, explica.

Dentre as atividades propostas, uma delas foi voltada às inspirações, na qual os estudantes deveriam citar pessoas inspiradoras. Surgiram diversos nomes, desde familiares até pessoas famosas, como Albert Einstein, Malala Yousafzai e Elon Musk. A cada semestre o professor encaminha uma mensagem a diferentes pessoas citadas, sendo que já obteve respostas da escritora Martha Medeiros, da influenciadora digital Luana Carolina, da bailarina Ingrid Silva e do professor e influenciador Felipe Almeida.

Quem citou Felipe foi o estudante do 2º semestre do curso de Nutrição, Vinicius Rodrigues Trein, que no futuro pretende tornar-se referência em sua área de atuação, atuando fortemente nas redes sociais, assim como Felipe. "Foi inesperado ser reconhecido por alguém que admiro. Isso dá um baita ânimo e vontade de fazer acontecer”, salienta.

A estudantes do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aisha Maiara Bones de Oliveira, foi notada por sua inspiração, a influenciadora  Luana Carolina. “Foi incrível, uma sensação de que escolhi a pessoa certa para me inspirar, que além de realizar um ótimo trabalho e influenciar pessoas, também é alguém ‘alcançável’, no sentido de reconhecer alguém que a considere um exemplo, uma inspiração.”

De acordo com a estudante, atividades como estas são importantes porque proporcionam envolvimento, dedicação e reflexão. “Por exemplo, é fácil encontrar alguém para se inspirar, mas sua concepção muda quando você reflete sobre o que essa pessoa faz exatamente para ser uma inspiração. Essas atividades também reforçam o quão importante é dedicar um tempo a nós mesmos em meio à correria do dia a dia. Momentos para refletir, planejar, sonhar e perceber o que precisamos para alcançar determinados sonhos”, finaliza.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí