Alunos da Escola Antônio Padilha visitam os estúdios de Comunicação da Unijuí - Unijuí

Alunos da Escola Antônio Padilha visitam os estúdios de Comunicação da Unijuí

Na última semana, alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha realizaram uma visita aos laboratórios de foto, vídeo e áudio no prédio de Comunicação da Unijuí. Com a orientação da coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, professora Rúbia Schwanke, os estudantes participaram de oficinas e dinâmicas. As turmas vieram para a visita sob orientação da professora de Português, Inovação e Tecnologia, Cheila Cristiane de Souza.

No laboratório de foto, os alunos puderam utilizar câmeras fotográficas profissionais, todas disponibilizadas pela Instituição, para colocar em prática as habilidades com os equipamentos. Já no laboratório de vídeo, participaram de pequenas filmagens com a utilização de roteiros e do chroma key. E no laboratório de áudio, realizaram práticas por meio de gravações, como também, puderam conhecer toda a estrutura do laboratório. Após isso, as turmas presentes reuniram-se para uma oficina sobre os princípios básicos da produção fotográfica e, posteriormente, efetuaram uma atividade prática de fotografia pelo campus da Unijuí.

A professora Cheila comentou sobre um projeto que a escola está desenvolvendo. “Nossa proposta de trabalho tem se baseado na busca de linguagens de mídia. Vamos desenvolver um documentário, dividido em quatro etapas, abordando a inserção do Novo Ensino Médio na Escola Antônio Padilha. Para isso, estamos estudando sobre cenário, fotografia, enquadramento, áudio, gravação e depois, finalmente, edição. Nosso foco neste momento está sendo a fotografia”, explicou, destacando que os alunos ficaram encantados com a possibilidade de ‘experimentação’ nos laboratórios de imagem e áudio. “Tiveram, assim, a oportunidade de desenvolver as práticas com equipamentos profissionais, os quais ainda não conheciam. Para alguns alunos, a experiência foi tão significativa a ponto de direcioná-los para um caminho profissional”, completou a professora. Além dela, as professoras de Matemática, de Tratamento da Informação e Lógica Matemática, Joici Lunardi, e de Inglês e de Comunicação e Marketing, Mariana Canal Marques, estão envolvidas nesse projeto.

Uma das atividades propostas pela escola em um momento posterior à visita foi a elaboração de uma breve construção textual contando sobre a experiência e os desafios que os alunos tiveram nos estúdios. Muitos relataram ter sido de grande relevância a visita ao prédio da Comunicação, tendo em vista o projeto que eles estão envolvidos. Como também relataram ter aprendido muito com as oficinas que, de forma clara e eficiente, foram fundamentais para o processo de aprendizagem proposto naquela tarde de segunda-feira.

Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí