Rally Latinoamericano de Innovación tem início; Unijuí é sede do evento no Brasil - Unijuí

Maria Odete, coordenadora da Criatec, e Elizandra Pinheiro da Silva, responsável pelo braço

de Negócios de Impacto Socioambiental (NIS), estão à frente da organização

Foi aberto nesta sexta-feira, ao meio-dia, o Rally Latinoamericano de Innovación - uma competição internacional, que envolve 12 países e que busca desenvolver uma nova cultura de inovação. Assim como no ano passado, a Unijuí é única no País a receber o evento, por meio da organização de sedes nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi. O evento acontece até este sábado, dia 2 de outubro.

“Estamos com 34 inscritos nas três sedes da Unijuí. Até às 16h, os participantes tiveram que organizar os times e escolher o desafio que irão trabalhar”, explicou a coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica e Impacto Socioambiental da Unijuí (Criatec), Maria Odete Palharini. O concurso propõe a resolução de desafios que consistem em problemas reais, não se limitando apenas ao domínio tecnológico, mas a setores  ou questões sociais, ambientais, organizacionais, artísticas e logísticas, por exemplo.

Depois que cadastraram o desafio na plataforma, os participantes começaram a trabalhar em soluções. “Em um momento, teremos uma interlocução com as demais sedes, de outros países, quando será feita uma atividade interativa, para que todos os países possam interagir. Será escolhida uma equipe daqui, e outra de outro país, para produzir um vídeo. Depois, eles continuam trabalhando”, explicou Maria Odete, lembrando que uma das atividades é a oficina que vai guiar os participantes na produção de um vídeo de apresentação do pitch.

A Unijuí terá uma premiação de R$ 4 mil - R$ 2 mil para a categoria Inovação e R$ 2 mil para a categoria Impacto Social.  Os vencedores da etapa nacional seguem para disputa na etapa internacional.

Evento acontece pela plataforma do Rally