Unijuí terá intensa programação para receber público na Expofest - Unijuí

Unijuí terá intensa programação para receber público na Expofest

De 6 a 16 de outubro, a União das Etnias de Ijuí (Ueti) realiza no Parque de Exposições Wanderley Burmann a Expofest, a partir de uma promoção do Poder Executivo e apoio da Câmara Municipal. Parceira da feira, a Unijuí estará presente com uma intensa programação.

As ações interativas sobre os cursos de graduação iniciam-se nesta quinta-feira, 6, na Casa da Unijuí, e têm sequência na sexta-feira, dia 7 - quando ocorre a abertura oficial do evento, às 20h, no Palco das Etnias.

No dia 8, sábado, a partir das 15h, acontecerão três ações: comemoração aos 25 anos do curso de Farmácia e lançamento da nova linha de dermocosméticos da Farmácia Universitária; atividade da Clínica Escola de Fisioterapia da Unijuí; e Mostra da Biodiversidade, com o curso de Biologia. Fechando, às 19h, será realizado o lançamento do livro Reset: Novas Fronteiras entre Direito e Tecnologia no Século 21, todos na Casa da Unijuí.

Ações interativas também serão realizadas no domingo, 9, dia em que o Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) realizará testes de glicemia, entre às 15h e 18h.

A Clínica Escola de Fisioterapia apresentará seus serviços na tarde da segunda-feira, 10 de outubro, quando também será realizada a palestra “Irrigação e ferramentas nas propriedades rurais”, a cargo de Tales Pezzini e Cesar Fensterseifert, na Casa do Produtor, das 14h às 15h; e o Pitch StartUp Lab, no segundo andar da Casa da Unijuí, das 14h às 22h. Neste dia, às 17h, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, receberá o troféu Desbravador no evento Educação em Foco, promovido pela UETI com o intuito de reconhecer as lideranças educacionais do município. O evento será realizado no Palco das Etnias.

Na terça-feira, dia 11, serão apresentadas as novidades em tecnologias de diferentes sistemas de produção, na Casa do Produtor, a partir das 14h; e será realizada a Exposição de Trabalhos realizados pelos cursos de Design e Arquitetura para o município de Ijuí, às 15h. Ações interativas como Jogo da Memória Universitária também acontecem na Casa.

O dia 12, feriado, terá uma série de atividades: palestra sobre Rentabilidade na Propriedade Rural, com Alencar Rugeri, na Casa do Produtor, às 14h; rapel com o curso de Educação Física em frente à Casa da Unijuí, às 14h30; atividades envolvendo os softwares educacionais MathGO e PortGO, às 17h; Desafio da Esfinge com os cursos de História e Letras, às 17h; brinquedos e brincadeiras com o curso de Pedagogia, também às 17h.

O público poderá realizar uma imersão tecnológica no dia 13, quinta-feira, na Casa da Unijuí, quando o robô NAO fará uma apresentação e haverá demonstração da realidade virtual, a partir das 15h. Às 14h, na Casa do Produtor, será apresentado o Programa Operação 365 - Sistemas Integrados de Produção, por Geomar Corassa, Geovani Fae e Luís Keplin; mesmo horário em que acontece a demonstração de produtos e serviços por empresas incubadas da Criatec, na Casa da Unijuí. Às 19h, no segundo andar da Casa Unijuí, será realizado o encontro Fulbright: Exchange Opportunities to the USA.

No dia 14, sexta-feira, acontecem:  demonstração da empresa incubada DeuFísica, na Casa da Unijuí, a partir das 10h; Hora do Recreio com as escolas do Ensino Médio no Palco Mundo, a partir das 10h; palestra sobre Atualidade e o Futuro do Agronegócio Brasileiro, com Camila Telles, no Palco das Etnias, às 14h; experiência com os cursos de Gastronomia e Nutrição na Casa da Unijuí, às 15h; comemoração dos 25 anos do curso de Engenharia Civil na Casa da Unijuí, às 15h; Batalha das Startups no Palco das Etnias, às 15h; visita do cônsul do Japão de Porto Alegre, Takashi Yokoyama, à Casa da Unijuí, às 18h; e o painel  “Transformação Digital do Agronegócio”, no segundo andar da Casa da Unijuí, às 19h30.

No dia 15, sábado, será realizada a premiação do Concurso Literário da Rádio Unijuí FM - "Abrindo a Cápsula do Tempo: como estão o mundo e o meio ambiente 21 anos depois", às 10h; oficina de gênero e atividade do Balcão do Consumidor às 15h; além de ação do Dia do Médico com o curso de Medicina, às 16h, todos na Casa da Unijuí.

Fechando a programação, no domingo, dia 16, serão realizadas ações interativas sobre os cursos de graduação e a imersão tecnológica na Casa da Unijuí.