Projeto Integrador: estudantes trabalham em desafios encaminhados por escolas de Ijuí - Unijuí

Por meio da disciplina de Projeto Integrador - Módulo 2, estudantes estão interagindo para solucionar os desafios vindos de três escolas estaduais do município: Emil Glitz, São Geraldo e Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, o Polivalente. Os acadêmicos da área da Saúde - dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição - trabalham a partir do tema gerador Atenção à Saúde, enquanto que o curso de Psicologia trabalha a partir do tema A Escuta do Sujeito.

Entre os desafios propostos pelos educandários estão o uso do celular, sexualidade, bullying, falta de motivação/perspectiva, ansiedade, depressão, automutilação, drogas, cigarro eletrônico, obesidade com foco na alimentação, bons hábitos de saúde para a prevenção da Diabetes Mellitus e da hipertensão arterial, infecções sexualmente transmissíveis, além da hidratação e os seus impactos na saúde.

A professora Marli Dallagnol Frison ressalta que a complexidade dos desafios foi um dos fatores que levou à construção de um processo de trabalho educativo, colaborativo e multidisciplinar. “Lembrando que as temáticas relacionam-se às diferentes etapas de ensino, desde o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais,  até o Ensino Médio, além de contemplar um grupo de pais e responsáveis,  particularmente com a temática da obesidade”, explica a professora.

Os desafios pautaram um encontro realizado no Centro de Eventos da Unijuí, que contou com a presença de estudantes e representantes das equipes diretivas das Escolas São Geraldo e Polivalente, e que foi acompanhado pelas professoras Marli Dallagnol Frison e Brenda da Silva, dos cursos da Saúde, e pela professora Schöffel Sehn, do curso de Psicologia, que atuam no Projeto Integrador.