Unijuí recebe comitiva da Unisinos para ampliação de parcerias entre as instituições - Unijuí

Na tarde desta terça-feira, dia 4 de outubro, a Unijuí recebeu uma comitiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo. A visita teve como objetivo ampliar relações entre as instituições, visando o desenvolvimento de parcerias que fomentem a pesquisa e inovação na região, com foco na cidade de Panambi.

A presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e o vice-reitor de Administração da Universidade, professor Dieter Siedenberg, receberam o reitor da Unisinos, padre Sérgio Mariucci, acompanhado do decano da Escola de Gestão e Negócios, professor Ivan Garrido, e do decano da Escola Politécnica, professor Sandro Rigo.

Além de participarem de uma reunião com a reitoria, a comitiva realizou uma visita ao Espaço + Inovação Unijuí, onde foram recepcionados pelos professores Peterson Avi, coordenador do Espaço; Edson Padoin, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software; e Paulo Sausen, um dos coordenadores do Grupo de Automação e Controle (Gaic) da Unijuí. Os docentes apresentaram o trabalho realizado no local, além dos projetos desenvolvidos pelo Gaic. Os representantes da Unisinos tiveram ainda uma experiência de imersão envolvendo realidade virtual.

Segundo avaliação da reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, a visita foi muito proveitosa para ambas as instituições. “Temos ótimas perspectivas para a realização de projetos em parceria, de pesquisa, curso Lato Sensu, e a possibilidade de relação com o Stricto Sensu. Eles conheceram nosso Espaço + Inovação, nossas pesquisas já desenvolvidas aqui e se colocaram à disposição para aprofundarmos questões específicas na área da tecnologia”, ressaltou a reitora.

O reitor da Unisinos, padre Sérgio Mariucci, destacou também a importância da relação entre as universidades para atender as demandas empresariais e fomentar o crescimento da região. “A colaboração é um fator que propulsiona o processo de potencialização de uma economia, do conhecimento de um local. Sobretudo duas instituições de Ensino Superior podem cooperar também, podemos nos complementar e crescer juntos”, finalizou.