Webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes” começa segunda-feira - Unijuí

Webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes” começa segunda-feira

Coordenador do curso de Educação Física, Robson Borges será mediador no primeiro encontro.

Foto ilustrativa, realizada antes da pandemia

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef) e o curso de Educação Física da Unijuí promovem na segunda-feira, dia 26 de julho, às 19h15, o primeiro encontro do webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes”. O projeto consiste em seis seminários online, distribuídos em um encontro por mês, até o mês de dezembro.

O primeiro webinar terá como palestrante o professor doutor Raphaell Moreira Martins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e será mediado pelo coordenador do curso de Educação Física na Unijuí, professor doutor Robson Machado Borges. O tema a ser debatido é “Educação Física escolar em tempos de pandemia”.

Segundo o professor Robson, os seminários buscam encontrar soluções para as adversidades que surgem na vida profissional dos educadores. “O objetivo do evento é possibilitar reflexões e alternativas para dificuldades enfrentadas por docentes em sua atuação profissional nas aulas de Educação Física escolar”, comenta o professor.

Os palestrantes do webinar são professores doutores que, em sua maioria, atuam no Proef em universidades de diversos estados do Brasil, com mediação dos docentes do Proef que atuam na Unijuí.

O Proef é um curso semipresencial com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). A Unijuí é um dos polos do programa, que visa atender professores de Educação Física em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente.

Sequência

Em agosto ocorre o segundo webinar, às 19h15, no dia 23. O tema proposto para esse encontro é “O desenvolvimento dos jogos motores e das brincadeiras na Educação Física escolar”. O palestrante será o professor doutor Admir Soares de Almeida Júnior, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A convidada a palestrar no mês de setembro é a professora doutora Meily Assbú Linhales, também da UFMG. O tema “Abordagem dos temas relacionados à saúde na Educação Física escolar” será debatido no dia 27 de setembro. No mês seguinte, será a vez da professora doutora Fernanda Moreto Impolcetto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), discorrer sobre as “Metodologias ativas na Educação Física escolar”, dia 18 de outubro.

No dia 22 de novembro, o tema “O ensino do esporte na Educação Física escolar” vai ser debatido pelo professor doutor Osmar Moreira de Souza Junior, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E o último encontro ocorre no dia 6 de dezembro. A temática deste encontro será "Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”. O palestrante será o professor doutor Ari Lazzarotti Filho, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço: https://forms.gle/whznJPtVxH7nTB4VA. Todos os encontros do evento serão transmitidos pelo canal da Unijuí no Youtube.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo