Durante o mês de junho, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) volta a receber a tradicional exposição “Conhecer para Preservar”. A mostra, que já teve diversas edições, retorna de forma presencial para o Museu. Promovida pelo curso de Ciências Biológicas da Unijuí e demais entidades, a temática deste ano aborda as “Crises Climáticas”, propondo o debate sobre as complicações e problemas que o planeta terra acumula. Ocupando o espaço temporário, a mostra estará disponível para o público a partir do dia 6 de junho, finalizando as atividades no dia 1º de julho. No conjunto da exibição, uma oficina e duas sessões de documentário estarão presentes no cronograma.
A exposição, que tem o objetivo de trazer informações gerais sobre as causas, efeitos e consequências relacionadas à crise climática, tem em seu time de organizadores integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET), estudantes dos cursos de Ciências Biológicas da Unijuí, contribuintes do Madp e Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap). Conta, ainda, com apoio financeiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Ijuí a partir do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA).
Em parceria com a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan), duas sessões de documentário estão agendadas para compor as atividades da exposição. Nos dias 13 e 14, a obra “Campanha contra o Clima” estará sendo exibida no Auditório do Madp. O filme europeu, lançado em 2020, busca levar aos espectadores a conscientização acerca do tema trabalhado. Já no dia 21, haverá a Oficina de Compostagem, que ensinará os participantes técnicas de descartes biodegradáveis e práticas de preservação da natureza.
Para mais informações sobre agendamentos de horários para visitas ou informações complementares, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br. Fazendo parte do conjunto de exposição do Museu, o ingresso tem custo individual de R$ 8,00 - existindo opções de desconto para grupos e estudantes.