Seminário abre atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente em Ijuí - Unijuí

Seminário abre atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente em Ijuí

Na manhã desta quarta-feira, 1º de junho, teve início a Semana Mundial do Meio Ambiente na Unijuí. A primeira atividade foi o Seminário Municipal do Meio Ambiente, que ocorreu no Centro de Eventos da Universidade, com transmissão pelo canal no YouTube.

A abertura do evento contou com a presença do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Fernando Jaime González; o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin; o secretário de Meio Ambiente de Ijuí, Yuri Pilissão; e a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consema), Francesca Werner Ferreira.

O evento teve como objetivo ampliar as discussões sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ijuí, além de promover a educação ambiental. No primeiro momento, a professora Caroline Daiane Raduns conduziu a apresentação do Projeto de Educação Ambiental e o lançamento de seu aplicativo, Ijuí Lixo Zero.

Na sequência, a professora de Engenharia Química e engenheira na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Joice de Oliveira, explanou sobre as metas do Plano Municipal de Saneamento Básico Participativo e do Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Ijuí. Após, iniciou-se a mesa redonda Gestão dos Resíduos: desafios e oportunidades.

O debate foi mediado pelo secretário Yuri e teve a participação do vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) e representante do Grupo Lambari, Juliano Beck; presidente do Sindilojas de Ijuí, Juarez Neme da Costa; o coordenador do Núcleo de Logística da Unijuí, João Lucas; e a coordenadora de hotelaria da Unimed Noroeste, Rosane Kinalski.

No segundo debate da manhã, sobre o tema O papel da sociedade na gestão dos resíduos, participaram o proprietário da empresa Brisas Transportes, Gerson Luiz Bitelo; o gerente operacional da mesma empresa, Rafael Bitelo; o superintendente técnico da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), Rafael Salamoni; a analista de planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva; e o sócio-proprietário do instituto Reversa, Marco Pizutti.

De acordo com o secretário Yuri Pilissão, são sempre positivas as oportunidades de poder conversar sobre essa temática com empresas que têm o mesmo propósito. “É uma felicidade para nós da Secretaria estarmos aqui iniciando com vocês esse evento que busca, junto com as instituições que possuem o mesmo desafio, falar sobre a gestão de resíduos”, salientou.

O prefeito Andrei Cossetin acredita que preservando o meio ambiente é possível fazer com que Ijuí avance de forma correta. “Temos que trabalhar em conjunto o desenvolvimento econômico e o meio ambiente, para que possamos fazer crescer o município de forma sustentável”, afirmou.

Segundo o vice-reitor Fernando Jaime González, tanto a Unijuí quanto o poder municipal tem o dever de levar esses debates para a academia e as escolas. “Queria destacar a parceria que está possibilitando esse evento, que é o Projeto de Educação Ambiental, e também sublinhar o quão importante é trazer essas discussões para dentro da Universidade e fora dela”, completou.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí