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Unijuí oferece sete diferentes formas de ingresso, reingresso e transferência para cursos presenciais

O Ensino Superior é um diferencial para a carreira profissional, em qualquer área de atuação. Isso fica ainda mais evidente em períodos de crise ou instabilidade financeira, como um período de pandemia, em  que empresas e instituições precisam fazer reduções em seus quadros. Segundo o Instituto Semesp, quanto maior o nível de escolaridade, menor a chance do trabalhador ser afetado.

Para quem deseja  iniciar 2022 com mais um diferencial no currículo e, se preparar hoje para os desafios do amanhã, a Unijuí oferece inúmeras possibilidades de ingresso, reingresso e transferência. São 29 opções de cursos presenciais, em quatro campi: Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. 

Um dos diferenciais para este primeiro semestre de 2022 são os descontos, que chegam a até 50%:

- Desconto especial de 40% sobre o valor líquido das mensalidades contratadas, disponíveis para o ingresso nos campi de Santa Rosa, Três Passos e Panambi;

- Para os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, desconto de 50% sobre o valor líquido das mensalidades contratadas para o primeiro semestre, mediante a matrícula integral no módulo no 1º semestre de 2022 e ao pagamento em dia das mensalidades;

- Para reingresso dos cursos de Gastronomia, Estética e Cosmética e matrículas que fazem parte de currículos anteriores à Graduação Mais, além de transferências externas, desconto especial de 50% sobre o valor líquido das mensalidades contratadas para o primeiro semestre de 2022, condicionado ao pagamento em dia das mensalidades e matrícula mínima de 16 créditos.

Conheça as condições de ingresso, reingresso e transferência (exceto Medicina e cursos da modalidade EaD):

Ingresso

Vestibular Contínuo: com inscrições abertas até o dia 25 de fevereiro de 2022, oferece vagas remanescentes ao Processo Seletivo do vestibular de Verão 2022. O valor da taxa de inscrição de de R$ 20,00 e o candidato pode optar por três formas diferentes de seleção: aproveitamento da nota de redação do Enem, realizado entre os anos de 2010 a 2021; aproveitamento da nota de redação em Vestibular da Unijuí, realizado entre os anos de 2005 a 2022; ou prova online de redação. Saiba mais: https://www.unijui.edu.br/vestibularcontinuo

Diplomado em Curso Superior: se você já é portador de diploma de Ensino Superior, egresso Unijuí ou outra Instituição de Ensino Superior (IES), não precisa passar pelo processo seletivo do Vestibular. As inscrições para diplomados encerram no dia 4 de março de 2022, mas as atividades letivas iniciam no dia 21 de fevereiro. Faça sua inscrição clicando neste link.

Reingresso

Se por algum motivo você interrompeu seus estudos na Unijuí e deseja retornar, não será necessário passar pelo Processo Seletivo. Neste caso, é necessário realizar a inscrição neste link, até o dia 4 de março de 2022, sendo que as atividades letivas iniciam no dia 21 de fevereiro. Será realizada uma revisão dos documentos em arquivo.

Transferência 

Transferência Externa: se você é estudante de outra IES e deseja transferir seu curso para Unijuí, as inscrições também encerram no dia 4 de março de 2022 e as aulas iniciam em 21 de fevereiro. O candidato não precisa realizar o Processo Seletivo, mas é necessário apresentar documentos que comprovem seu vínculo em outra instituição. Para saber mais sobre a documentação exigida e realizar sua inscrição, clique aqui e acesse a opção “saiba mais” em Transferência Externa.

Transferência Interna: se você está regularmente matriculado em um curso na Unijuí, pode optar pela transferência interna de curso, de modalidade ou de campus. Neste caso, também é necessário realizar inscrição até o dia 4 de março, neste link. As aulas iniciam no dia 21 de fevereiro.

Ingresso Especial

Para quem deseja cursar disciplinas específicas, para fins culturais ou de atualização profissional. Também pode se inscrever estudantes que já concluíram o Ensino Médio e buscam antecipar seus estudos, com disciplinas que podem ser aproveitadas após a realização do Vestibular.

Para esta modalidade é necessário encaminhar para o e-mail nra@unijui.edu.br, a seguinte documentação: Histórico Escolar do Ensino Médio, com Certificado de Conclusão; Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoas Físicas – CPF; Título Eleitoral; Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Reservista; Comprovante de Residência.

Estudante Eventual

A Unijuí também oferece aos estudantes devidamente matriculados em outras IES, a opção de cursar disciplinas na Universidade, para fins de aproveitamento na instituição de origem. Inicialmente, o estudante deve verificar informações sobre período, turno e ementa de disciplinas pelo e-mail uni-sec@unijui.edu.br. Para inscrição e matrícula é necessário reunir a seguinte documentação: declaração do coordenador do curso da IES de origem, especificando as disciplinas autorizadas para matrícula; Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoas Físicas - CPF; Comprovante de Residência.


Unijuí cria série que explica crenças e ditos populares por meio da ciência

A Unijuí lançou uma nova série em vídeo. Intitulada “A Ciência Explica”, o objetivo é explicar, por meio de explicações e conceitos científicos, crenças e ditos que fazem parte da cultura popular e são empregados no dia a dia da sociedade. 

Dentre as temáticas abordadas estão desde assuntos atuais, como as fake news criadas sobre o processo de vacinação, até conceitos comuns na crença popular como a doença “cobreiro”. Curiosidades também fazem parte da série. Por meio de explicações científicas professores da Universidade explicam porque prédios ficam doentes e as vacas passam calor, assim como o que nos leva a vermos o raio antes de ouvirmos o som.

“O intuito da série é aproximar a ciência da comunidade. Tornar as explicações científicas mais simples e possibilitar que o conhecimento científico seja compartilhado com todos”, explica a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola. A série é apresentada por estudantes que fazem parte do curso de Jornalismo da Unijuí e atuam como estagiários voluntários e regulares na assessoria. 

Para 2022, a ideia é que a série ganhe força e seja vinculada aos interesses e curiosidades da comunidade regional. Acompanhe os episódios no link


Unijuí recebe aporte de mais de R$ 1,3 milhão para impulsionar ecossistemas de inovação na região

Três projetos da Universidade foram aprovados em edital de inovação do Programa Avançar na Inovação, do Governo do Estado

Na tarde desta segunda-feira, 10 de janeiro, no Plácio Piratini, o governador Eduardo Leite assinou convênios com universidades, fruto de editais do Programa Avançar na Inovação. O ato,  transmitido pelos canais oficiais do governo do Estado, contou com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e representantes das universidades selecionadas pelo edital. 

O ecossistema de inovação do Governo do Estado, de acordo com o secretário Lamb, surgem para reconhecer o potencial que o Rio Grande do Sul tem no contexto de produção acadêmica. “Muitos dos editais hoje aqui assinados visam, justamente, transformar essa produção intelectual que o RS tem, que é entre 11 e 12% da produção científica nacional, para que ela acelere nosso processo de crescimento econômico”, destacou. O Programa prevê o investimento de R$ 12 milhões em editais de Projetos e R$ 2,6 milhões em edital de Gestores de Inovação. 

A Unijuí está entre as Universidades com projetos aprovados e selecionados dentro do Avançar na Inovação RS, são eles: Rede de sensores inteligentes para o monitoramento de sistemas de irrigação por pivô central - integrante do Programa Inova RS e desenvolvido em parceria com a empresa Fockink; Smart LiveLab: Espaço Colaborativo de Inovação Tecnológica para fomentar o desenvolvimento econômico social da Macrorregião Noroeste e Missões - desenvolvido em parceria com as empresas Nuvoni Softwares e I-Convergence Soluções Computacionais; Produção de biogás e sua utilização em geração distribuída no conceito de smart grids: perspectivas e desafios para Região Noroeste e Missões do RS - integrante do Programa Inova RS, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Horizontina e com as empresas Hidroenergia Engenharia e Automação LTDA.

A soma do valor repassado pelo Estado aos três projetos é de R$1.324.299,64. Inteirado ao valor de contrapartida da Unijuí e seus parceiros, a região Noroeste Missões recebe um aporte de R$1.731.009,46 para implementação destes três projetos que visam reposicionar e alavancar o desenvolvimento dentro dos ecossistemas de inovação para todo país. 

Conforme o governador do Estado, Eduardo Leite, para que possamos consolidar essa liderança de produção de conhecimento científico do Rio Grande do Sul, era fundamental o posicionamento do Estado de maneira mais significativa para a garantia de políticas públicas para inovação. “Inovar exige riscos, porque inovar é exatamente sobre sair da caixa e arriscar-se a fazer de um jeito diferente e se envolve riscos fica mais difícil conseguir recursos (...) é aí que entra o Governo do Estado com a sua política de editais para dar suporte à estabelecer investimentos naquilo que eventualmente, pelo nível de risco ou por não ser consolidado, não tem a atração do setor privado suficientemente para alavancar algo que está sendo feito de novo”, finaliza, ressaltando que todos os projetos passaram por uma análise técnica rigorosa e com a confiança da produção de conhecimento por parte da academia.


Balcão do Consumidor Unijuí: espaço de formação profissional e auxílio à comunidade

O Balcão do Consumidor da Unijuí faz parte do projeto Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução e presta atendimento aos consumidores, buscando a solução de conflitos de forma extrajudicial, ou seja, sem formalidade judicial ou que não se faz perante a autoridade judiciária. O serviço é gratuito e prestado por professores e estudantes do curso de Direito nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos.

A partir do Balcão do Consumidor, o Projeto proporciona aos estudantes bolsistas a oportunidade de desenvolver técnicas de mediação e comunicação de modo prático. “Primeiramente, é conversando com a empresa, por telefone; em um segundo momento, é elaborada uma carta de informações preliminares, endereçada ao fornecedor, na qual é narrada a situação é solicitada a solução do problema para o consumidor”, explica a bolsista Vitória Taborda.

De acordo com ela, caso ainda não seja possível solucionar o caso e havendo a possibilidade de conversa, o cliente e o comerciante são chamados para uma audiência de conciliação. “O intuito é construir uma solução amigável. A maioria dos casos que chegam até o Balcão do Consumidor da Unijuí são solucionados por meio dessa etapa de negociação”, acrescenta a estudante.

Para mais informações sobre o Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução, acesse o site unijui.edu.br/relacao-de-projetos. O Balcão do Consumidor pode ser contato pelos telefones 55 3333-0725 (Ijuí),  55 3511-5296 (Santa Rosa) e 55 3522-2122 (Três Passos).

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Faça um curso EaD Unijuí e esteja ON para as oportunidades

De acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado em 2019 e atualizado em 2020, houve um crescimento no número de estudantes na modalidade de educação a distância no país. Conforme os dados, 43,8% dos ingressantes no ensino superior em 2019 eram estudantes da modalidade EaD. Isso representa quase 1,6 milhões de universitários.

Esse contexto, impulsionado pelos avanços tecnológicos, impostos pela pandemia de Covid-19, revelaram uma necessidade ainda maior de adaptação e qualificação para inserção e destaque no mercado de trabalho. E com a tecnologia cada vez mais em voga, e a praticidade de cursar uma graduação por meio do ensino a distância, já não há desculpas para não começar o seu processo de transformação agora. E a Unijuí, por intermédio da sua oferta de cursos de Graduação e Tecnólogos na modalidade a distância, se coloca como um diferencial para quem busca crescer e se diferenciar no mercado de trabalho.

“Nossos cursos de graduação EaD possuem diversos diferenciais, como um corpo docente qualificado, que também atua nos cursos da modalidade presencial. Além disso, também contamos com uma plataforma e um material didático desenvolvidos especificamente para o Ensino a Distância. Essa plataforma é bastante interativa e conta com materiais escritos, podcasts, vídeos, atividades planejadas e materiais que remetem para leituras complementares”, explicou a professora.

Uma das grandes dúvidas do público é se o diploma EaD tem o mesmo valor que o diploma de um curso presencial. E a resposta é: sim. As metodologias utilizadas no Ensino a Distância, como destaca a vice-reitora, são adaptadas para essa modalidade e fazem com que os estudantes tenham a mesma aprendizagem que poderiam ter num curso presencial. “A marca do EaD é ser adequado ao tempo do aluno. Outra dúvida, bastante comum, é que os cursos nesta modalidade são mais ‘fáceis’. E isso não é verdade. Atendemos a todos os requisitos de avaliação, ao cumprimento de todas as atividades que teríamos presencialmente”, completou Fabiana Fachinetto.

As inscrições para o primeiro módulo de 2022 estão abertas e os candidatos podem realizar a prova de redação, totalmente online e gratuita, pelo site www.unijui.edu.br/ead. O candidato pode optar por outras duas formas de ingresso: nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, realizados a partir de 2005; ou a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. O início das aulas é no dia 21 de fevereiro. Acesse o site e encontre o polo mais perto de você.


Inovação e criatividade marcam reinvenção do Projeto de Extensão Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência

O ano que passou foi de intensos desafios, especialmente no setor da educação. Quando relacionada à extensão universitária, a necessidade de adaptação do planejamento imposta em razão da pandemia se intensificou ainda mais, exigindo criatividade e inovação no reposicionamento das atividades. E foi nesse contexto que o Projeto de Extensão Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência utilizou os desafios como propulsores, incentivando a autonomia e o senso crítico a cada estudante integrante. 

Os encontros para implementação do plano de trabalho, bem como a realização da maioria das ações, ocorreram, em grande parte, de forma virtual. Os bolsistas e voluntários organizaram diversas postagens e materiais informativos relacionados à temática da pessoa com deficiência, visando a desmistificação de estigmas intrínsecos na sociedade. “O conteúdo foi relacionado à temas importantes do ano vigente, como as Paralimpíadas, Setembro Verde, Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Semana Nacional do Trânsito, entre outras datas que marcam a luta e necessidade de conscientização da sociedade para os direitos e obstáculos que ainda permanecem e dificultam a integração social das pessoas com deficiência. Além disso, as demais ações realizadas ao longo de 2021 foram publicizadas nas nossas redes sociais”, relata a coordenadora do Projeto, Karina Rios.

Além disso, os estudantes também produziram trabalhos científicos para o 8° Congresso Internacional em Saúde e para o Salão do Conhecimento da Unijuí, onde relataram que, mesmo com as dificuldades impostas pelo cenário em todo país, encontraram meios eficientes de continuar com o trabalho. “Percebo que o grupo encontrou seu “ponto de equilíbrio” ao interagir de forma positiva mesmo no modo remoto. Os relatos dos estudantes ao longo do ano e também registrados em seus relatórios PIBEX, evidenciam a identificação com a temática e com a proposta da nossa extensão”, comenta a coordenadora.

Para o ano de 2022 o Projeto tem por objetivo atender as metas vinculadas aos objetivos traçados para o projeto apresentado à Universidade. Dentre as ações, a professora Karina ressalta que algumas estão em maior foco para o grupo, tais como: estabelecer uma maior aproximação da extensão com os projetos pedagógicos dos cursos envolvidos; acompanhar os encaminhamentos de usuários do sistema único de saúde ao serviço de reabilitação referência (CER III/ UNIR); ampliar a publicização do fluxograma de acesso ao CER III, assim como os serviços ofertados e materiais dispensados; vivenciar os atendimentos no serviço de reabilitação, aproximando os estudantes à equipe do CER III. “Outras ações se referem à produção científica e à oferta de ações que contribuam com a qualificação profissional das equipes que atuam em serviços da rede de atenção à pessoa com deficiência”, finaliza.

Fazem parte do Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência os docentes: André Gagliardi, Karina Rios e Moane Marchesan Krug. E os acadêmicos bolsistas  Ana Letícia Becker Tomm (Psicologia), Vanessa Hoffmann Campos (Farmácia), Helin Taina Kohnleain (Fisioterapia), Camila Lena Martini e Gustavo Toillier Eugênio, ambos da Medicina, além de voluntários dos diversos cursos do Núcleo da Saúde.


Projeto de Extensão trabalha espírito empreendedor nas escolas

Empreender é um termo muito utilizado no âmbito empresarial, significando o processo no qual cria-se a iniciativa para implementar novos negócios ou realizar mudanças nas empresas. Apesar de ser um tema comum entre adultos, não há uma idade definida para se trabalhar o empreendedorismo..

Esse é um dos propósitos do Projeto de Extensão Comunicação, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, que busca incentivar a discussão a partir das tecnologias e do empreendedorismo como um diferencial na formação de alunos e uma estratégia de inovação para a gestão escolar. 

De acordo com a professora extensionista Marisandra Casali, empreender é uma tarefa que requer conhecimento e, por isso, são trabalhados com as crianças temas mais básicos, porém importantes, sobre o mundo dos negócios. “O empreendedorismo é trabalhado nas escolas a partir da abordagem de temas como liderança, motivação, trabalho em equipe e a própria temática do ser empreendedor”, explica. 

Esses assuntos são debatidos com os jovens através de oficinas, workshops e palestras, para que esse diálogo seja dinâmico e divertido. “Dessa forma, oportunizamos o conhecimento e o desenvolvimento de competências necessárias para a formação do perfil empreendedor”, ressalta a professora.

Marisandra acredita que, os trabalhos realizados com esses jovens, nessa etapa tão importante para o aprendizado, futuramente terão bons resultados. “A educação empreendedora não está relacionada apenas à criação e abertura de novos negócios, ela instiga o aluno a ser criativo, inovador e com disposição para trabalhar em equipe. Consequentemente, também irá gerar mobilização social, resultando em uma sociedade melhor e mais inclusiva,” complementa. 

As escolas que desejam ter a participação do projeto podem contatar a instituição demonstrando interesse através do e-mail extensao@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Profissionais do futuro precisam estar prontos para os desafios do amanhã

É praticamente impossível imaginar o mercado de trabalho na atualidade sem o uso da tecnologia em seu dia a dia. Cada vez mais os processos de produção vêm sendo atualizados por meio de softwares e aplicativos, modificando as formas de trabalhar, mas também criando novas possibilidades. Para se ter uma ideia, a pesquisa Projetando 2030, encomendada pela Dell Technologies e realizada pelo Institute For The Future, aponta que 85% das profissões que farão parte do mercado de trabalho no futuro ainda não existem.

A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, ressalta que a Universidade está atenta às mudanças e transformações do mundo, aceleradas pela pandemia. “A tecnologia, a globalização e várias outras mudanças, sem dúvida, estão alterando as relações de trabalho que tínhamos até então. Isso exige que as atividades profissionais existentes se reinventem, como acontece com o Direito, por exemplo, que passa a ser quase totalmente digital, assim como o comércio, que migra para o e-commerce. Mas não é somente isso. Todos os dias vemos pesquisas que apontam para profissões do futuro, decorrentes de toda essa mudança que a sociedade global vive”, afirma Fabiana.

Uma das características da Graduação Mais, nova metodologia adotada para os cursos de graduação da Unijuí, é justamente fazer com o que o estudante tenha esse aprendizado voltado ao desenvolvimento de competência para construir uma carreira efetiva e transformadora no mercado de trabalho.

“Desde o início da pandemia, a Unijuí promoveu mudanças fundamentais nos currículos dos cursos de Graduação, passando a trabalhar com competências, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes são desenvolvidas conjuntamente, ao longo do curso. Mais do que o conhecimento científico sobre determinada área, o profissional do futuro precisará ter habilidades para lidar com o novo, com o desconhecido. Ele precisará estar pronto para os desafios do amanhã”, finaliza a vice-reitora de Graduação da Unijuí.

A Unijuí está com inscrições abertas aos interessados em fazer parte desse processo de transformação. São mais de 40 cursos entre ofertas presencial e EaD. Saiba mais em www.unijui.edu.br/vestibular.


Projeto Traças Digitais da Unijuí utiliza recursos em áudio para formação de leitores

Em 2021, o projeto disponibilizou mais de 120 novos áudios

O Projeto de Extensão Traças Digitais é desenvolvido pelos cursos de História e Letras: Português e Inglês da Unijuí, desde o ano de 2018. Com uma proposta diferenciada na formação de leitores, professores e comunidade, disponibiliza diversos materiais em áudio. Uma possibilidade para construir práticas inovadoras no desenvolvimento das habilidades de leitura, especialmente de obras clássicas brasileiras. Na formação de professores, também estimula a exploração de recursos em áudio, a gamificação e a tecnologia, como ferramentas educativas.

O ano de 2021, especialmente o segundo semestre, foi de retomada com treinamentos em escolas nas cidades de Santa Rosa e Ijuí, após um período de poucas atividades presenciais em função da pandemia. O Projeto participou presencialmente da 16ª Feira do Livro de Santa Rosa, inclusive com atividades em escolas e também da 28ª Feira do Livro de Ijuí, realizada em formato híbrido. Em número de produção de materiais, 2021 também foi extremamente positivo, com mais 120 novos áudios disponibilizados no canal do YouTube do Traças Digitais.

O professor Anderson Amaral de Oliveira, coordenador do Projeto, explica que os audiolivros, podcasts e verbetes de dicionários de conceitos são gravados a partir de voluntários, estudantes do Ensino Superior da Unijuí, além de alunos e professores das escolas. “Nosso canal conta com uma gama diversa de materiais, que vão desde a crítica literária até dicionário de conceitos. Também temos algo completamente inovador, que são as histórias infantis interativas, em que os ouvintes podem interagir, conhecer e fazer escolhas que os levará ao final da história. Uma participação ativa e produtiva”, afirma o docente.

Em 2021, o projeto também contou com a participação ativa de outros cursos de graduação da Unijuí. Os estudantes, incentivados pelos professores a produzirem conteúdos em áudio, contam com o auxílio do Traças Digitais para edição e posteriormente esses materiais também são disponibilizados à comunidade. Isso torna o Projeto cada vez mais diverso em suas temáticas.


Projeto incentiva a utilização da comunicação não violenta

Desde 2006 a Unijuí conta com o Projeto de Extensão Cidadania para Todos, vinculado aos cursos de graduação em Direito, Psicologia e Pedagogia. Segundo a coordenadora do projeto, professora Ester Hauser, o foco principal são os Direitos Humanos e, entre eles, destaca-se o direito à dignidade, respeito e a uma vida livre de violência. Neste sentido, um dos temas trabalhados pelo Projeto é a Comunicação Não Violenta. 

Disseminada a partir 1960 pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, a Comunicação Não Violenta tem aplicação prática em diversas áreas e é considerada uma forma de comunicação que inspira emoções sinceras entre as pessoas, estimulando-as a se comunicarem de forma mais consciente e atenta, observando sentimentos e necessidades próprias e também dos outros.

“Em uma abordagem não violenta, o conflito não é visto como algo que precisa ser ignorado, mas como um convite para dialogar de modo que todos expressem seus sentimentos e necessidades e consigam construir soluções efetivas para desafios ou problemas do cotidiano”, explicou a coordenadora.  

Por meio da Comunicação Não Violenta, o processo de diálogo é mais consciente, sem julgamentos, baseado em sentimentos, bem como na formação de pedidos e não apenas ordens. Existem quatro etapas que fazem parte da comunicação não violenta: observar sem julgamentos; expressar sentimentos; identificar necessidades e fazer pedidos com clareza.

O conflito não precisa necessariamente ser um momento de enfrentamento. Se soubermos ouvir o outro, ele pode ser uma excelente oportunidade de aprendizado individual e coletivo. Para isto, basta que saibamos nos comunicar de forma adequada, respeitando a diversidade de ideias e soluções, superando a lógica de que em um conflito precisa-se ter vencedores e perdedores e utilizando estratégias de comunicação não violenta. 

Conheça este e outros projetos de extensão da Unijuí no link


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