Professores que vão trabalhar na Graduação Mais tiveram formação presencial sobre planejamento
Neste mês, o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí promoveu uma série de formações, pensadas dentro do Programa de Formação Continuada dos Professores, a partir da escuta dos docentes e da percepção sobre os desafios da sala de aula. Julho foi escolhido em razão de muitas atividades estarem paralisadas, em razão do recesso, permitindo que a maioria dos professores pudesse participar sem se sobrecarregar.
Assim, no dia 7 de julho teve início uma formação com os tutores da modalidade Ensino a Distância (EaD) sobre estratégias de planejamento de disciplinas, já que estes profissionais realizam o acompanhamento próximo dos professores. Também neste período, foi aberta a formação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sobre Educação por Competência, para os professores que vão trabalhar na Graduação Mais e ainda não tinham feito esta formação. Na sequência, sempre no AVA, abriram as formações de: planejamento de disciplinas EaD para professores que trabalharão nesta modalidade no próximo semestre e planejamento de disciplinas para os professores que vão atuar na Graduação Mais, público que também participou da qualificação sobre estudos independentes. Para conjuntos diferentes de professores, a partir de suas áreas, foram oferecidas quatro formações sobre Metodologias Ativas (uma para cada grupo): Aprendizagem Baseada em Projeto; Aprendizagem Baseada em Problema; Metodologia da Problematização e Método de Caso.
Aconteceram, ainda, oficinas sobre ferramentas digitais para a educação, para os professores que se inscreveram a partir de suas necessidades, e de forma presencial, foi realizada uma formação geral sobre “O metaverso no cotidiano das pessoas: o que está por vir?”; e um momento presencial de planejamento para os professores que vão atuar na Graduação Mais. Nesta semana, aconteceu uma formação para ingressantes do curso de Medicina, em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente do Curso – NAPED; uma formação sobre Design Thinking e, para fechar, uma formação para ingressantes, direcionada a todos os docentes que foram contratados no segundo semestre.
Muitos dos temas estão ligados às novas tecnologias, e há uma preocupação do NIP para que os professores não só se atualizem e utilizem ferramentas de tecnologia como instrumentos nas suas aulas, mas para que compreendam que o uso de uma tecnologia precisa estar muito conectado com os objetivos de sua aula, com o desenvolvimento de uma competência.
“Na Unijuí, temos trabalhado a partir do entendimento de que qualquer metodologia ou instrumento, como a tecnologia, precisa ser pensado a partir do planejamento para responder ao objetivo da aprendizagem, e isso traz um outro sentido para a aula. Mais do que uma aula dinâmica, queremos que o estudante saia dela com entendimentos, sabendo explicar, refletir a partir de diferentes contextos aquele conhecimento, e não que o aluno goste da aula e amanhã não lembre nada do que foi tratado, apenas da ferramenta virtual. Então, até as oficinas de tecnologia estão sendo pensadas para que o professor aprenda a usar a ferramenta, sabendo quando usá-la”, explicou Mariane.
Segundo a coordenadora do NIP, a Graduação Mais, novo modelo de curso de graduação da Unijuí, está mexendo muito com os cursos e professores. O planejamento conjunto do módulo e o Projeto Integrador que promove o envolvimento dos estudantes desde cedo com o seu campo de trabalho têm sido riquíssimos, além de os professores estarem em constante desenvolvimento a partir do novo currículo por competência. “A cada fim de semestre - e durante o semestre também -, os coordenadores avaliam os processos com os professores do módulo, alterando planejamentos a partir dos desafios enfrentados, e isso tem sido muito rico, pois desenvolve um processo de crescimento. Por isso, podemos esperar uma sala de aula pulsante no segundo semestre, um envolvimento ainda maior com a comunidade a partir dos Projetos Integradores e estudantes sendo desafiados a resolver problemas, a serem criativos, a aprenderem com os erros”, completou.
Como destaca Mariane, a profissão de professor está entre as que mais exige uma formação constante. “O professor trabalha, avalia, busca novos entendimentos a partir dos desafios, implementa e avalia novamente, num processo de retroalimentação. Porque o bonito da profissão é que trabalhamos com educação de seres humanos, que nunca são iguais. Cada turma é uma turma, cada sujeito é único e, portanto, cada experiência vai ser diferente. Não dá para ter receita, apesar de ser fundamental ter princípios educativos que sustentem este trabalho. Então, avaliar, refletir e qualificar sustenta o fazer da e na educação”, finalizou.
Até o dia 7 de agosto, interessados podem se inscrever na Qualificação Profissional em Fisioterapia Aplicada às Lesões Desportivas, pela página da Educação Continuada da Unijuí. O curso visa capacitar profissionais e acadêmicos na avaliação e tratamento fisioterapêutico em distúrbios decorrentes das lesões desportivas. As aulas irão ocorrer no campus de Ijuí, nos dias 19 e 20 de agosto.
A qualificação está vinculada ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia. Entre os assuntos abordados, estarão: avaliação funcional do atleta e avaliação pré-temporada, primeiros socorros no esporte, papel da fisioterapia em diferentes modalidades esportivas, entorse de tornozelo, lesão muscular e fraturas por estresse.
A qualificação será ministrada pelo fisioterapeuta Mauren Mansur Moussalle, que possui experiência de mais de 10 anos nas equipes amadora e profissional do Sport Club Internacional, é especialista em Fisioterapia Esportiva, pós-graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica e em Ciências do Esporte e doutorando em Ciências da Reabilitação.
Para mais informações sobre esta e outras Qualificações Profissionais da Unijuí, entre em contato pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
A Unijuí irá ofertar, ao todo, 97 bolsas integrais de 100% no segundo semestre de 2022, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). As vagas estão distribuídas entre cursos de Graduação presenciais e a distância, nos quatro campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. O processo seletivo terá etapa de inscrição única, de 1º a 4 de agosto, com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. A inscrição deve ser feita no site acessounico.mec.gov.br/prouni.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Edital nº 81, de 26 de julho de 2022, tornou público o cronograma e demais regras do ProUni neste semestre. Para se inscrever, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ou 2021 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. No momento da inscrição, o estudante deverá escolher duas opções de curso e Instituição, em ordem de preferência.
A primeira chamada será divulgada no dia 8 de agosto e a comprovação da documentação será até o dia 17. Já a segunda chamada será publicada no dia 22 de agosto, com a entrega dos documentos necessários até o dia 31 do mesmo mês. O candidato pré-selecionado para uma bolsa de 100% deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, isto é, R$ 1.818,00.
Ao final das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma poderão manifestar interesse, nos dias 5 e 6 de setembro, em fazer parte da lista de espera, que será utilizada pelas Instituições para a ocupação de vagas remanescentes. A entrega da documentação será de 10 a 16 de setembro.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante da Unijuí, pelo telefone 55 3332-0444, ou na página Editais e Informes, no site da Unijuí.
Campus Ijuí
48 bolsas distribuídas entre os cursos presenciais de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia.
18 bolsas distribuídas entre os cursos EaD de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Letras, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.
Campus Santa Rosa
8 bolsas distribuídas entre os cursos presenciais de Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Software e Psicologia.
5 bolsas distribuídas entre os cursos EaD de Administração, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Pedagogia.
Campus Panambi
4 bolsas distribuídas entre os cursos presenciais de Administração, Engenharia da Produção e Engenharia Mecânica.
7 bolsas distribuídas entre os cursos EaD de Educação Física (bacharelado e licenciatura), Gestão Comercial, História, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.
Campus Três Passos
5 bolsas para o curso presencial de Direito.
2 bolsas para o curso EaD de Administração.
Para conferir o número exato de vagas disponibilizadas em cada curso, acesse unijui.edu.br/estude/graduacao/bolsas/editais-e-informes.
A Unijuí participa, nesta semana, da 57ª Reunião da SBZ - Sociedade Brasileira de Zootecnia, que acontece na cidade de Campinas, em São Paulo, e busca proporcionar discussões científicas e técnicas sobre a produtividade animal no Brasil. Do evento, participam estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, acompanhados do professor doutor em Zootecnia, Emerson Pereira, que ministra aulas voltadas à alimentação animal e que também coordena o Programa de Melhoramento Genético de Plantas da Unijuí - eixo Forragens e Cobertura de Solo.
“Com o tema ‘Ciência e prática para alimentar o planeta’, o evento tem desmistificado questões relacionadas aos animais e ao efeito estufa, e a respeito do uso de sistemas integrados, além de abrir espaço para inovações e ações entre a pesquisa e a extensão, que visam ajudar os produtores rurais. Aqui, além de participar destes debates, tivemos a oportunidade de apresentar alguns trabalhos relacionados às pesquisas que fizemos na Unijuí”, explicou o professor, que faz um agradecimento especial à Universidade, à CNPq e às 11 empresas parceiras do Programa de Melhoramento Genético.
Estudante de Medicina Veterinária, Renan Faccio destaca que o evento é a oportunidade de estar em contato com os melhores profissionais da área, em nível internacional, além de entender as novas demandas profissionais. “Como graduandos, é uma forma de nos lançarmos no mercado de trabalho e sermos reconhecidos pelos profissionais que já estão atuando”, disse.
Ana Paula Doberstein, acadêmica do curso de Agronomia, disse que estar representando a Unijuí, o Programa de Melhoramento Genético e o curso é uma grande responsabilidade, mas ao mesmo tempo uma grande alegria. “Temos a chance de mostrar para outras pessoas e instituições o que está sendo feito dentro da Universidade e os resultados encontrados, dividindo o conhecimento. E da mesma forma, aprendendo com os demais”.
Quem também participa é a estudante do curso de Medicina Veterinária, Raiana Kuyven, que cita a importância de saber se comunicar com os demais participantes, ter postura e responsabilidade frente à representatividade que foi atribuída a ela e aos demais estudantes. “Foi possível expandir o conhecimento através da troca de experiências com pessoas de diversas partes do país”, comentou.
Estudante do curso de Agronomia, Pedro Henrique Dudar Schorn destaca que o grupo está tendo contato com diversos avanços tecnológicos, que possibilitam a praticidade e maior precisão para os pesquisadores. “Estamos em contato com diferentes tipos de manejos e metodologias que diferem das que usamos e que podem ser adaptadas à nossa região”, afirmou.
Com início na segunda-feira e término nesta sexta-feira, a 57ª Reunião da SBZ conta com apresentação de trabalhos de pesquisa, palestras, debates e networking entre empresas, profissionais, produtores rurais, acadêmicos e entidades científicas da área de Ciências Agrárias. Esta edição aborda, entre outros temas, produção sustentável, bem-estar e comportamento animal, nutrição do gado leiteiro e pecuária de precisão.
Encerram-se na próxima sexta-feira, 5 de agosto, as inscrições para o Vestibular Contínuo da Unijuí. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/vestibularcontinuo, conferir o edital e realizar a inscrição em um dos cursos presenciais de graduação com vagas abertas.
No campus Ijuí, são ofertadas vagas nos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física - bacharelado ou licenciatura, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
No campus Santa Rosa há vagas para os cursos de Administração, Ciência da Computação, Direito, Educação Física - bacharelado ou licenciatura, Engenharia Civil, Engenharia de Software e Psicologia. Já no campus Panambi, é possível concorrer a vagas para Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica. No campus de Três Passos, para o curso de Direito.
Interessados podem optar por uma das três formas de ingresso no processo seletivo: aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2021; aproveitamento da nota de redação de um vestibular realizado na Unijuí, entre os anos de 2005 e 2022; ou a tradicional prova de vestibular.
Quem optar pela prova, deverá desenvolver uma redação, de forma online, no período de 30 de junho a 12 de agosto, em qualquer horário. É importante lembrar que, ao acessar a prova, o candidato conhecerá o tema e terá até 2h para produzir o texto.
Para se inscrever no Vestibular Contínuo o custo é de R$ 20,00.
Nesta semana, acontece na Unijuí a quinta edição do curso de Análise de Sementes, ofertado em parceria com a Germinar Consultoria. A qualificação, que conta com aulas teóricas e práticas, tem como objetivo capacitar profissionais do agronegócio para avaliação da qualidade de sementes.
“O curso destina-se àqueles profissionais do agronegócio que trabalham em laboratórios, no controle da qualidade de sementes. Com esta quinta edição, já formamos mais de 100 profissionais na área”, explicou a professora do curso de Agronomia e coordenadora do curso de Análise de Sementes, Gerusa Massuquini Conceição, lembrando que a sexta edição do curso deverá ser lançada no mês de dezembro.
Nesta semana, os participantes trabalham as espécies soja (Glycine max), feijão (Phaseolus vulgaris), trigo (Triticum aestivum) e aveia preta (Avena strigosa). O curso acontece no campus Ijuí, nos turnos da manhã e tarde, e reúne profissionais de várias cidades e estados - a exemplo da aluna Larissa Leite Momoli Hansen, que reside em Santa Catarina.
“Sou engenheira agrônoma, formada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Pato Branco, e atuo atualmente no estado de Santa Catarina, na Bortoluzzi Sementes & Cereais. Busquei o curso porque estamos montando um laboratório de controle interno e eu necessitava de qualificação para desenvolver as atividades, já focando na certificação do laboratório", contou.
Quem também participa da quinta edição é o engenheiro agrônomo Igor Wechwert, que trabalha na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Cotripal, no município de Condor. “Considero o curso de extrema importância, tanto para ter conhecimento da semente que temos dentro da nossa unidade, quanto para o momento de definição do que vamos receber do campo para a nossa UBS. O objetivo do beneficiamento jamais vai ser de melhorar aquilo que vem do campo. A gente tem que levar uma matéria-prima de qualidade para a unidade, e com uma análise bem feita da semente, isso torna-se possível”, disse.
Para acompanhar a abertura da nova turma, basta acompanhar a página unijui.edu.br/educacaocontinuada.
Com o intuito de aprimorar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na Unijuí, estudantes participam, nesta e na próxima semana, de práticas em dois importantes locais da área da saúde: o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Laboratório de Toxicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Latox-UFRGS).
Conforme explica Christiane Colet, professora doutora responsável pelos projetos de pesquisa, nesta semana, realizam estágio no Laboratório de Genética do Hospital de Clínicas a bolsista de iniciação científica, Lenara Krause, e a mestranda em Atenção Integral à Saúde, Karine Raquel Uhdich Kleibert, que integram o projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos (Plamedic). “Elas estão aprendendo sobre a variabilidade genética, que faz parte de uma pesquisa que a gente realiza em parceria com o Hospital de Clínicas, cujo tema também faz parte do mestrado da Karine. A ideia é que elas aprendam novas técnicas durante essa semana”, explicou a professora.
Na próxima semana, duas mestrandas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Simony Costa Beber e Gabriela Bertoldi, e a bolsista Ana Paula Fell, estarão no Latox para aprender algumas técnicas que vão ser aplicadas na pesquisa de Gabriela e também em algumas pesquisas institucionais.
“O objetivo dessa interação é fortalecer a parceria com esses locais e também aprender técnicas novas, que serão aplicadas dentro das nossas pesquisas”, completou Colet, lembrando que, no Hospital das Clínicas, a parceria ocorre com a geneticista e farmacêutica Mariana Botton, e no Latox, com a coordenadora Solange Cristina Garcia.
Até o dia 12 de agosto, estão abertas as inscrições com submissão de trabalhos no Salão do Conhecimento 2022 da Unijuí. Um dos maiores e mais tradicionais eventos de divulgação da produção em extensão e pesquisa acontecerá entre os dias 24 e 28 de outubro, no formato híbrido, integrando os quatro campi da Instituição - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi.
Neste ano, o Salão do Conhecimento vai trabalhar a temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, que converge com a 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, o Salão aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Interessados em submeter trabalhos devem acessar o endereço unijui.edu.br/eventos, onde constam as normas para elaboração dos trabalhos e também o link para inscrições.. A submissão de resumos expandidos poderá ser realizada no XXX Seminário de Iniciação Científica, XXIII Jornada de Extensão e no XII Seminário de Inovação e Tecnologia. Já a submissão de trabalho completo poderá ser realizada na XXVII Jornada de Pesquisa e o autor responsável pela inscrição deve ser, no mínimo, graduado.
Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica, sem identificação dos autores ou da instituição. A comissão é composta por professores, técnicos-administrativos (com titulação mínima de mestre) e acadêmicos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado da Unijuí. Serão rejeitados os trabalhos que não atenderem às normas do evento. Até o dia 23 de setembro ocorrerá a divulgação dos trabalhos aprovados.
A apresentação dos trabalhos será realizada durante o evento, de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet.
Bolsistas de graduação dos Programas PIBIC, PIBITI, PROBIC, PET e PIBEX devem aguardar até a próxima semana, quando será aberta a submissão de trabalhos da categoria.
A Unijuí possui inúmeras possibilidades para que seus acadêmicos, professores e funcionários possam se comunicar em outros idiomas. Com o intuito de possibilitar a prática da língua inglesa, a Universidade oferta o curso de Conversação em Língua Inglesa. As inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada, até o dia 28 de agosto.
O curso inicia-se no dia 6 de setembro e é indicado para pessoas que possuem uma certa compreensão da estrutura linguística e buscam ampliar seus estudos no idioma de forma interativa. Serão realizadas discussões, apresentações e estudos em relação a diversos assuntos atuais, proporcionando aos estudantes a imersão na língua inglesa, em aulas ministradas totalmente no idioma proposto.
Um dos diferenciais da qualificação é a presença de tutoras americanas, também chamadas de English Teaching Assistants (ETA), as quais apresentam propostas de estudo e compartilham as suas experiências com termos e expressões que variam de acordo com cada região que possui o inglês como língua oficial.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Uma das empresas incubadas na Criatec da Unijuí, a Agricon Business, participa na próxima semana, nos dias 4 e 5 de agosto, da fase nacional do desafio Sebrae Like a Boss, que acontece no Startup Summit Florianópolis. A empresa foi classificada em primeiro lugar na fase estadual, realizada em Gramado, quando concorreu com outras 23 startups; e também ficou na primeira posição na seletiva realizada com 89 startups brasileiras. Se vencer o desafio, a Agricon representará o Brasil na etapa internacional.
O Sebrae Like a Boss é um desafio de startups em fase de tração/escala, no qual as startups participantes têm a oportunidade de apresentar seus modelos de negócios para uma banca de jurados.
Já a Agricon é uma plataforma que utiliza blockchain - mesma tecnologia que torna as transações com criptos possíveis - para conectar o produtor rural de grãos diretamente com o comprador. “O produtor rural se registra na plataforma, nosso engenheiro agrônomo, que trabalha na Criatec, visita a propriedade e faz um checklist, uma avaliação da produção, e verifica se o produtor pode registrar o seu lote. Quando encontramos um comprador internacional, avisamos o produtor, e diante da aprovação, realizamos a exportação. Em razão de toda essa rastreabilidade de origem, que é uma exigência do mercado internacional, conseguimos ganhar espaço lá fora, principalmente na Europa”, explicou a publicitária Eduarda Olivia Schneider, CEO da Agricon Business.
Incubada na Criatec desde o ano de 2020, a Agricon está muito focada na internacionalização, segundo Eduarda, e a principal meta é chegar ao mercado da China. “Se conseguirmos ser reconhecidos no mercado internacional e dizer que temos produtores na região Noroeste que produzem, dentro das normas ambientais, conseguimos não só fazer a exportação direta, mas valorizar a produção daqui”, completou Eduarda, lembrando que a Criatec foi e ainda é essencial para a empresa. “Conseguimos ganhar maturidade na Criatec. Lá, nós temos capacitações, acesso a profissionais, mentores, ao time do curso de Agronomia da Universidade, que foram essenciais para a Agricon. Com certeza, se chegamos até aqui, foi graças à Incubadora”, disse.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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