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Fidene/Unijuí renova contrato de cessão onerosa da Unipeixe, em Ajuricaba

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, realizou nesta segunda-feira, 28 de março, a assinatura do segundo termo aditivo ao contrato de cessão onerosa da estrutura física, bens materiais e equipamentos da Unidade Experimental da Cadeia Produtiva do Peixe Cultivado de Ajuricaba - Unipeixe.

O ato contou com a presença da reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; da coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini; da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação Tecnológica (Agit), Fabiana Simon; e do empreendedor cessionário da Unipeixe, Airton Luis Cossetin.

O contrato permite a cessão da Unidade Experimental para fins de exploração industrial e comercial de processamento de peixes, envolvendo filés e peixes in natura, bem como a industrialização de outros produtos derivados de peixe. Em troca da locação, a Fidene/Unijuí receberá uma pequena parcela do faturamento da empresa para investir em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e suporte gerencial. As atividades serão realizadas através do compartilhamento da estrutura da Unipeixe para a realização de estágios acadêmicos, extensão universitária, pesquisa e desenvolvimento (P&D).

“Teremos professores, pesquisadores e estudantes atuando de forma colaborativa com a empresa, estudando formas de melhorar os processos”, destacou o vice-reitor, professor Fernando Jaime González. Airton Luis Cossetin, empreendedor cessionário, destacou que acredita que o desenvolvimento passa pelo conhecimento, e falou da satisfação em contar com a Universidade para o crescimento da piscicultura.

A Nutripeixe, de propriedade do empreendedor Airton Luis Cossetin, será atendida pela Criatec na área de gestão e indicadores de desempenho de negócio e pelo Núcleo de Pesquisa de Desenvolvimento no que tange a projetos de P&D.


Estudantes da Unijuí campus Santa Rosa atendem demandas da comunidade regional

Com o retorno das atividades letivas na Unijuí, também acontece a retomada de uma importante iniciativa, que aproxima ainda mais a Universidade da comunidade. O Projeto Integrador (PI) é uma iniciativa que iniciou em 2021 e busca solucionar problemas reais, encaminhados por empresas, órgãos públicos e entidades. Os estudantes devem pensar em soluções viáveis e inovadoras para os problemas. Para isso, os acadêmicos também contam com a orientação de professores da Unijuí e mentores, que são profissionais e egressos que ajudam a construir as soluções.

Em 2021, nos quatro campi da Universidade, Santa Rosa, Ijuí, Três Passos e Panambi, cerca de 300 desafios foram cadastrados e, 203 projetos foram executados. Neste ano, em Santa Rosa, os 12 cursos oferecidos no campus, trabalham seis áreas de desafios diferentes.

Estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia Civil, trabalham neste semestre com um desafio proposto pela Secretaria de Meio Ambiente de Santa Rosa, para a padronização dos coletores de lixo do município. Os acadêmicos estão divididos em seis grupos, que devem apresentar propostas diferentes. Estão envolvidos no projeto 30 estudantes, seis professores e seis mentores.

Os desafios do curso de Psicologia, neste semestre, contam com o envolvimento de 32 estudantes, oito professores e três mentores. São cinco desafios, oriundos do programa Primeira Infância Melhor (PIM) estadual e regional, Centro de Atenção Psicossocial de Santa Rosa (CAPS) e CAPS álcool e drogas.

Na área do Direito, 13 estudantes trabalham em três PIs, a partir de desafios propostos pelo Portal Plural (imprensa regional); Poder Legislativo de Santa Rosa, por meio do vereador Maicon Zamboni; Projeto Tecendo Vidas em Violência de Gênero; e por Scheila Bugs Guth Advogada. Quatro professores orientam os estudantes e o grupo de mentores está sendo construído.

O curso de Ciência da Computação trabalha em um desafio proposto pela Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (AFAPENE), para construção de aplicativos ou jogos para pessoas com deficiência cognitiva. Os 12 estudantes envolvidos estão divididos em dois grupos e devem apresentar projetos diferentes,  com orientação de três professores e dois mentores.

Os cursos de Pedagogia e Educação Física trabalham na solução de cinco problemas, sendo três deles encaminhados pelo Projeto Cidadão do Amanhã, um pela Academia Dragões do Oriente e outro pela Escola Bela União, de Horizontina. Estão envolvidos nas atividades, 20 estudantes, dois professores e três mentores.

Já na área da gestão, os cursos de Administração e Ciências Contábeis, buscam a solução de um problema, mas com a segmentação dos estudantes em quatro linhas diferentes de pesquisas. Ao todo, 17 acadêmicos estão envolvidos no desafio proposto pela Criatec, com orientação de dois professores e dois mentores.

A professora Taciana Paula Enderle, uma das responsáveis pelo acompanhamento dos PIs neste semestre, reconhece a importância da relação, cada vez mais próxima, com toda a comunidade. “A parceria com a comunidade, empresas, órgãos públicos e outras instituições, qualifica ainda mais a formação dos estudantes. Com isso, ao mesmo tempo que aprendem a teoria, colocam em prática seus conhecimentos. Além disso, faz com que eles sejam mais participativos na comunidade, encontrando soluções para o bem comum”, destaca a docente.

Os estudantes, professores e mentores envolvidos na execução dos trabalhos, já realizam visitas e recebem os responsáveis pelas demandas, para coletar mais informações, que possam auxiliar na construção da solução.


Primeiro Domingo no Campus do ano é sucesso de público

Neste domingo, dia 27 de março, a Rádio Unijuí FM realizou a primeira edição de 2022 do Domingo no Campus. A tarde ensolarada, o clima agradável e as diversas atrações trazidas ao Campus da Unijuí fizeram com que o evento fosse um sucesso de público, proporcionando à comunidade ijuiense uma ótima opção de programação cultural e de lazer. 

Entre as atividades que atraíram o público, estiveram a exposição de carros antigos e motos, com participação dos grupos Antigos Ijuí, Garage 155 e Zangões do Asfalto; os aeromodelos e simuladores da Associação Colméia de Aeromodelismo; a feira de discos de vinil; o espaço para aprender e jogar boardgames (jogos de tabuleiro modernos); o ponto de descarte de pilhas e baterias do Instituto Reversa; os desenhos do artista Marcos Almeida; e a exposição Mãos que Curam, do Museu Antropológico Diretor Pestana.

A movimentação também foi grande em torno das ações preparadas pelas empresas apoiadoras do evento. A Unijuí esteve presente divulgando os cursos da Universidade e os brinquedos infláveis da Brincarolando animaram a criançada. Já a loja Especiarias do Mate promoveu a tradicional mateada, com distribuição de água quente e degustação de erva-mate. A população pôde ainda apreciar intervenções artísticas feitas pelo Studio Alessandra Azambuja. Além disso, Yázigi, Taba Imóveis, Totem Vestibulares, Aiqfome e CCAA também organizaram atividades.

Essa foi a primeira edição em que o Studio A participou do Domingo no Campus. A proprietária, Alessandra Azambuja, destacou a satisfação com o evento. “Vemos um número expressivo de pessoas e também de empresas participantes. Já estamos organizados para comparecer no próximo, trazendo para comunidade nossos serviços. Nas nossas intervenções, o público aderiu bastante, fizemos vários contatos, as crianças vinham e dançavam junto e quando acabamos as pessoas ainda ficaram por um bom tempo perguntando se teria mais”, relata.

Já o diretor do Yázigi Ijuí, Roberto Homrich, conta que a equipe de professores e funcionários da escola esteve disponível para tirar as dúvidas dos pais e fazer brincadeiras com brindes para a criançada. “Nós fomos abençoados com um domingo maravilhoso, temperatura agradável, céu azul. O Yázigi veio pra cá e estamos com uma fila enorme. Ficamos muito felizes em ver os pais e as crianças plantando uma sementinha para colher no futuro”, afirma.

A diretora da Rádio Unijuí, Cláudia Bohrer, avalia o evento como um sucesso. “É muito bom poder ver esse Campus cheio novamente. Nós retornamos com o Domingo no Campus no final do ano passado, mas agora foi possível perceber um clima diferente entre a comunidade. O número expressivo de pessoas presentes demonstra isso. É uma satisfação ver o público curtindo as atrações que pensamos e nossos apoiadores também”, finaliza.


Unijuí integra organização do VI Seminário Internacional dos Espaços de Fronteira, que acontecerá no Paraguai

A Unijuí integra a organização do VI Seminário Internacional dos Espaços de Fronteiras - VI Geofronteiras, que neste ano ocorre a partir do tema “Integração: Cooperação e Conflito”, entre os dias 13 e 15 de outubro, na Faculdade de Humanidades, Ciências Sociais e Cultura Guarani de Encarnación, no Paraguai. Participa da comissão organizadora, que esteve reunida no último mês de forma online, o professor Daniel Rubens Cenci, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí.

A realização do seminário é baseada na necessidade de discutir questões comuns relativas às relações das universidades localizadas nas fronteiras dos três países envolvidos - Brasil, Paraguai e Argentina. Geofronteiras é um evento itinerante, que ocorreu, na última edição, em Posadas, na Argentina.

Os seminários visam reafirmar a fronteira como uma matriz conceitual e fenômeno territorial como investigação e ensino, num movimento historicamente condicionado de ordenação do espaço. Entendido como interação entre as múltiplas dimensões de escalas espaciais em sua manifestação, a organização territorial na fronteira é expressa como o produto de duas dinâmicas em seus relacionamentos reconhecidos: um regional (com a sua expressão, a política econômica e cultural); e outra ambiental (articulando processos da natureza com práticas sociais). A ideia é entender a diversidade territorial e ambiental dos espaços de fronteira, conjugada com a compreensão política e sua apropriação simbólica, com os processos econômicos que os constituem historicamente e geograficamente.

Integram a iniciativa, no Brasil, a Unijuí; a Unioeste do Paraná e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) de Mato Grosso do Sul. 

Para conferir a programação completa, acesse este link. Mais informações podem ser obtidas com o professor Daniel Cenci, pelo e-mail danielr@unijui.edu.br.


Ferramentas para inteligência emocional e autoconhecimento são desenvolvidas em curso de qualificação

Até o dia 10 de abril, a Unijuí está com inscrições abertas para o curso de qualificação em Inteligência Emocional e Autoconhecimento. A formação, com 12 horas/aula, é destinada às pessoas que buscam sair do piloto automático e refletir sobre quem são e o que querem alcançar, tendo mais conhecimento para a tomada de decisões no futuro. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/educacaocontinuada.

Segundo a psicologia, o autoconhecimento significa o conhecimento que o indivíduo possui de si mesmo. Essa prática o auxilia a lidar com emoções e a trabalhar com questões como autoestima, inquietude, frustração, ansiedade e instabilidade emocional.

O conhecimento interior permite que o indivíduo enfrente as dificuldades com mínimos abalos, com coragem para transformar uma situação negativa em um aspecto positivo no menor tempo possível, além de nortear uma vida saudável mentalmente. O curso também é indicado para pessoas que buscam ferramentas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

As aulas ocorrem dia 20 de abril, quarta-feira, de forma online, das 19h às 23h; e no sábado, dia 23 de abril, no campus Ijuí, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Unijuí recebe estudantes estrangeiros para cursos de mestrado

Na última sexta-feira, 25 de março, a Unijuí recebeu dois estudantes para cursos de mestrado, selecionados por meio do Edital para Estrangeiros. Idohou Dagbégnon Kinth Kpehoun vem da República de Benin, na África, para iniciar o curso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional. Já Gabriela del Mar Perez Villota, da Colômbia, cursa o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade desde o ano passado, de forma online, e chega a Ijuí para dar sequência ao curso presencialmente.

Eles foram recebidos na Unijuí pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; pela assessora de Relações Internacionais da Universidade; Vanderléia de Andrade Haiski; pelo coordenador e pela secretária do PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, professor José Antonio Gonzalez da Silva e Luana Filippin da Rosa.

“Para nós, da Unijuí, é uma satisfação enorme receber novos estudantes. Há cerca de quatro anos, estamos neste movimento intenso de internacionalização, atraindo estrangeiros para Ijuí. Primeiro, temos a riqueza do intercâmbio, tanto para quem está chegando quanto para os nossos estudantes, que podem compartilhar experiências sobre outros países, trocando formas de olhar o mundo. Segundo que essa oportunidade nos conecta com instituições de fora, projetando, consequentemente, nossos programas de pós-graduação stricto sensu”, destacou o vice-reitor, professor Fernando Jaime González.

Graduado em Negociação e Comunicação Multimídia, Idohou Dagbégnon Kinth Kpehoun tem uma irmã morando no Brasil, em Brasília, e soube da seleção pelo agora egresso do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Marcel Metogbe, também da República de Benin. Na Unijuí, ele vai dar sequência aos estudos em marketing e gestão de mercado. 

Formada em Engenharia Ambiental, Gabriela del Mar Perez Villota soube do edital pelo professor da Unijuí, Daniel Cenci. Ela conta que, no último ano, período em que teve aulas online, sentiu falta da interação entre professores e colegas. E que, no início, teve dificuldades com o português - língua que vem se familiarizando aos poucos e que já não é um empecilho para o aprendizado.

Na Unijuí, os estudantes terão aulas presenciais de português e acesso à plataforma de idiomas Altíssia, que permite o aprendizado de até 25 línguas.


Conheça a inclusão e a acessibilidade na Unijuí

Marta Estela Borgmann, responsável pelo Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional

O acesso ao Ensino Superior tem se tornado cada vez mais democrático, não somente no que se refere aos programas de bolsas e financiamentos. A melhoria da inclusão da Educação Básica faz com que, cada vez mais, jovens com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) ingressam no Ensino Superior. Para facilitar e melhorar a interação e permanência, especialmente dos estudantes, a Unijuí conta com o Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (SAAI).

O SAAI possui atuação nos quatro campi da Universidade e desenvolve projetos que qualificam e ampliam cada vez mais as ações voltadas à inclusão e acessibilidade, não somente dos acadêmicos, mas também de professores e técnicos administrativos. Para os estudantes, do processo seletivo até a conclusão do Ensino Superior, e aos professores e funcionários, enquanto fizerem parte e permanecerem na instituição. Responsabilidades que vão desde as atividades de ensino, pesquisa e extensão - pilares fundamentais para o conhecimento científico - até a acessibilidade a qualquer tipo de serviço, infraestrutura e informações.

Atualmente, compõem a equipe do SAAI, profissionais das áreas de: Educação Especial e Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, instrutor surdo, agente educacional, tradutores e intérpretes de Libras. Eles são os responsáveis por acompanhar as necessidades de estudantes, professores e funcionários que apresentam: transtorno do espectro autista; altas habilidades; surdez; dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem; doenças incapacitantes; estudantes que necessitam de escuta psicológica pontual sobre seu desempenho acadêmico, ou possuem problemas acadêmicos; e também acadêmicos que apresentam indecisões quanto à sua escolha profissional.

“A Universidade como um todo, precisa trabalhar na perspectiva do acolhimento e reconhecimento das diferenças. O nosso setor, de forma prática, implementa e viabiliza estratégias para que a comunidade acadêmica possa responder de forma positiva às dificuldades que apresentam, a partir de suas necessidades e/ou deficiências”, destaca a pedagoga e educadora especial, Marta Estela Borgmann, hoje também responsável pelo SAAI.

Neste semestre, a Unijuí possui, 13 estudantes com algum tipo de deficiência, mas também realiza outros atendimentos e acompanhamentos a acadêmicos com algum transtorno de aprendizagem ou dificuldade de ordem emocional e psicológica. Já entre professores e técnicos administrativos, são quase 50 pessoas. Um compromisso social, que vai além da sala de aula e dos corredores da Universidade, mas que objetiva melhorar a inclusão em toda a sociedade, bem como a realização pessoal e profissional.

Clique aqui e conheça mais sobre o SAAI.




Unijuí participa da Missão Vale do Piracicaba, promovida pela ACISAP

Nesta semana, o coordenador da Unijuí campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer e a professora Gerusa Massuquini Conceição, do curso de Agronomia do campus Ijuí, participaram da Missão Vale do Piracicaba, em São Paulo. As atividades foram propostas pelo Agromove - Mentoria Orientada Visando o Empreendedorismo, iniciativa da Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa.

O objetivo do Agromove é incentivar um ecossistema empreendedor, na área do agronegócio, na Região Fronteira Noroeste. Por meio de mentorias, o programa auxilia os mentorados a colocarem suas ideias em prática e gerar mais renda e oportunidades para o setor. Entre as atividades propostas pelo programa, a Unijuí foi convidada, juntamente com lideranças empresariais e de cooperativas, para participar da visita ao maior ecossistema de  inovação do agronegócio no Brasil, no Vale do Piracicaba. Os 45 participantes conheceram empresas, startups e a Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo.

Gerusa destaca pontos importantes vistos durante a viagem e que também já são iniciativas presentes no contexto da Unijuí, como as fortes parcerias com empresas e com o governo, que beneficiam o ensino, a pesquisa e a extensão. “A Unijuí também busca trabalhar cada vez mais nesse aspecto e trazer mais contribuições à comunidade, com isso, fortalece parcerias que contribuem para desenvolvimento regional, especialmente o agronegócio”, destaca a professora do curso de Agronomia.


Estudantes do EaD participam de bate-papo sobre Marketing Digital

Estudantes da modalidade Ensino a Distância (EaD) da Unijuí acompanharam nesta quinta-feira, dia 24 de março, uma palestra sobre “Marketing Digital: do clique ao Metaverso”. O evento, realizado de forma online, está disponível no canal da Unijuí no Youtube.

“Esse é um momento importante para debatermos temas que são relevantes nos campos da gestão e da educação, que impactam na sociedade como um todo. Realizamos um levantamento junto aos estudantes do EaD, e alguns da modalidade presencial, para saber quais temáticas consideram importantes, que gostariam de ver em discussões online, que pretendemos realizar ao longo do ano. E o Marketing Digital foi uma das mais votadas”, explicou o coordenador dos cursos EaD, professor Luciano Zamberlan, destacando que os encontros terão o intuito de apresentar diferentes temas e pontos de vista, provocações e situações de aplicação.

Para o bate-papo de ontem foi convidada a professora Márcia Almeida, doutoranda em Comunicação e pesquisadora em Consumo e Culturas Digitais. Ela iniciou sua fala destacando que o marketing segue o mesmo - entendendo desejos e necessidades dos clientes. No entanto, foi necessário adaptá-lo ao ambiente digital. “Hoje nós precisamos transitar nos dois ambientes, online e offline, levando a mesma marca, o mesmo propósito da empresa, fazendo um alinhamento de tudo. Não adianta vender maravilhas no ambiente digital e no físico ser completamente diferente”, destacou a professora, lembrando da importância de acompanhar as transformações do mundo, planejando e pensando novas experiências ao cliente, mantendo-se, assim, com um negócio sustentável.

Para acompanhar a discussão na íntegra, acesse:


Madp como espaço de estudo e reflexão recebe estudantes da Educação Básica à pós-graduação

Alunos do Ensino Médio ao doutorado foram recepcionados na última quinta-feira para realizar atividades de estudo e pesquisa nos espaços do Museu

Na tarde da última quinta-feira, 24 de março, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu em seus espaços de visitação e pesquisa duas turmas de diferentes níveis educacionais. A Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha, com o propósito de conhecer a Exposição Temporária e a de Longa Duração, levou alunos do Ensino Médio para a realização de estudos. Além de conhecer os espaços expositivos, eles também puderam realizar atividades na sala de pesquisa, conhecendo outras tipologias de acervos preservados pelo Madp. A escola foi uma das vencedoras do sorteio de aniversário de 60 anos do Museu no ano passado, e aproveitou os ingressos para levar os estudantes a conhecer e pesquisar na instituição.

Em outro diferente nível educacional, mas nos mesmos ambientes, a turma de Mestrado e Doutorado do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos da Unijuí, coordenado pelo professor Maiquel Wermuth, pôde conhecer os espaços do Museu, ligados à pesquisa e difusão do acervo. A visita ocorreu em participação conjunta com o professor doutor Ivo Canabarro, o qual foi responsável pela visita guiada, que contou com a colaboração da equipe do Madp. Percorrendo os diferentes espaços do Museu, pôde-se apresentar ao grupo de mestrandos e doutorandos os serviços oferecidos no âmbito de pesquisa, e a configuração da Exposição de Longa Duração.

Fazendo parte do atual roteiro de visitação, ambas as turmas puderam conhecer a Exposição Temporária “Mãos que curam: o benzimento em Ijuí'', e também assistir ao documentário produzido, ambos frutos do projeto “Valorização do Patrimônio Imaterial”. Com a presença de Patrícia Franco, responsável pelo desenvolvimento da pesquisa, os alunos puderam participar de uma breve discussão sobre a temática, reforçando, assim, a importância dos espaços que propõem a pesquisa e reflexão, tal como o Madp. 


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