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Orientação de jovens para carreira profissional pauta o Rizoma desta quinta-feira

Escolher uma profissão não é uma tarefa fácil para os estudantes do Ensino Médio. Em meio a tantas carreiras promissoras, a decisão, por vezes, acontece acompanhada por pressões individuais e familiares, dificultando o processo.

Para debater o tema "Carreira: como orientar os jovens nessa jornada pela escolha profissional", o Rizoma Temático desta quinta-feira, 31 de março, contou com a presença da professora da Unijuí e assessora pedagógica do Ensino Médio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Maristela Righi Lang; com a coordenadora do curso de Psicologia da Unijuí - campus Ijuí, professora Sonia Fengler; e a coordenadora do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil da Unijuí, Viviane Stroschein.

Dentre os temas debatidos está a reformulação do Ensino Médio que, de acordo com a professora Maristela, tem um propósito fundamental. “A mudança surge para tentar responder às demandas, uma vez que os dados apontam que há uma evasão muito grande nessa etapa da Educação Básica. É necessário fazer algumas alterações para que o aluno se sinta parte da instituição e se torne protagonista de seu processo de formação”, salienta.

A professora Sonia Fengler comenta que o início da graduação marca o começo de uma etapa totalmente diferente da vida e por isso os adolescentes devem estar preparados. “Por mais que o Ensino Médio esteja se transformando, ainda é um lugar que oferece proteção e segurança. Então quando esses jovens chegam na Universidade, realmente eles começam a explorar o mundo”, conta.

Outro fator debatido entre as convidadas foi a falta de confiança nas próprias ações que os adolescentes tomam, fazendo com que, mesmo após ingressar na Universidade, acabem trocando de curso ou, até mesmo, desistindo da carreira. Tal fato é perceptível pelo Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil da Unijuí.

“Percebemos que os jovens mudam facilmente seus rumos. Eles realizam o vestibular para um curso e quando são admitidos mudam de novo. Além disso, eles têm muita ansiedade de finalizar logo a sua graduação. Em algum momento eles conseguem se encaixar e fazer aquilo que gostam, mas até fazer essa escolha, é um tempo difícil”, explica Vivian.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Confira o Rizoma Temático na íntegra:


Reitores reiteram ao Estado pedido de recursos para a educação pública e comunitária

Representantes do Comung se reuniram, no Palácio Piratini, com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado

Reitores e representantes de instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) se reuniram, na tarde desta quarta-feira, 30, com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Alsones Balestrin. O encontro, que ocorreu no Palácio Piratini, teve como objetivo reiterar ao governo estadual o pedido de destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior pública e comunitária, conforme especificado na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul.

Participaram da reunião com Balestrin os reitores Cleber Prodanov (Universidade Feevale), Lia Maria Herzer Quintana (Urcamp) e Sergio Mariucci (Unisinos); a vice-reitora Solange Fagan (Universidade Franciscana – UFN); a secretária adjunta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Simone Stülp; o chefe de gabinete da Unisinos, Carlos Alberto de Oliveira Cruz; a assistente do Comung, Viviane Born; e a assessora de gabinete da SICT, Soraia Zanchi.

O Comung busca, com essa iniciativa, utilizar o percentual da verba definida na Constituição Estadual do Rio Grande do Sul para estudantes da graduação. A intenção é elaborar um programa destinado à educação superior comunitária que disponibilize bolsas de estudo, a fim de ampliar as possibilidades de inclusão de estudantes no Ensino Superior e favorecer o desenvolvimento regional.

Nos últimos anos, nenhum recurso foi destinado à educação superior comunitária, impossibilitando o acesso de milhares de estudantes ao ensino superior. O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, destaca que as universidades comunitárias são responsáveis, há mais de 50 anos, por estimular o desenvolvimento regional. “Mais que um negócio ou serviço, a causa da educação é a razão de ser dessas instituições, que estão comprometidas com toda a comunidade gaúcha”, afirma.

O movimento do Comung iniciou no ano passado, quando reitores se reuniram com o governador do Estado e com deputados estaduais. O secretário Alsones Balestrin demonstrou apoio à entidade e, ao final da reunião, salientou que vai verificar a situação e, após, dar seguimento às tratativas.


Sobre o Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, entre elas a Unijuí, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram 153.369 estudantes, 896 cursos de graduação e 715 cursos de pós-graduação e contabilizam 1,3 milhão de atendimentos prestados à comunidade.


Pós-graduação Unijuí: curso abriu portas na área em que profissional desejava atuar

Graduada em 2018, a enfermeira Bruna Katiuza Reginaldo sempre foi fascinada pela área de obstetrícia, pelo atendimento à gestante e cuidado com o recém-nascido. Na Unijuí, ela buscou a qualificação que precisava para alavancar a carreira e atuar como especialista neste campo.

Busquei a Unijuí assim que soube que estava lançando uma Pós-Graduação Lato Sensu em Obstetrícia. Eu conhecia a Universidade, seus valores e reconhecimento junto ao MEC. Fiz a opção pela excelência da Instituição em seus cursos e pela disponibilidade de estágio em um hospital que é referência em partos em São Paulo”, explicou a egressa, que hoje atua na supervisão de Enfermagem da Maternidade do Hospital Vida & Saúde em Santa Rosa.

Bruna conta que já estava atuando como enfermeira assistencial quando ingressou na especialização, mas que, após concluir o curso, teve a oportunidade de trabalhar na área e de aplicar o conhecimento adquirido no cuidado das pacientes atendidas. “A especialização é um diferencial, principalmente na área da saúde. Nós auxiliamos na prestação do melhor atendimento e cuidado, e devemos sempre estar nos atualizando. A especialização permite que estejamos mais preparados para o mercado de trabalho”, completou.

Para a profissional, entre os diferenciais das aulas de pós-graduação da Unijuí estão os temas abordados, professores com bagagem e conhecimento, aulas práticas e trocas de experiências. “Através desse processo de formação tive diversas oportunidades de aprimoramento técnico-científico e a possibilidade de colocar em prática o conhecimento durante o período de estágio, rico em aprendizado. Um diferencial ofertado e sem igual na região.”

Para quem deseja se especializar em uma área, a Unijuí conta com diversos cursos de pós-graduação lato sensu. Acesse unijui.edu.br/pos e confira as especializações com inscrições abertas. 

Para mais informações, acesse unijui.edu.br, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.




Inovação e contato: conheça o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística da Unijuí

O Laboratório de Habilidades e Simulação Realística está situado no Complexo 2 da Unijuí Saúde. O ambiente funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 19h45, com técnicos preparados, à disposição dos acadêmicos e professores de todos os cursos da saúde da Universidade.

O Laboratório tem como finalidade possibilitar o ensino, a investigação e o estudo de técnicas e procedimentos na área da saúde. A partir do estudo de forma metodológica, o acadêmico poderá adquirir conhecimento e desenvolver suas habilidades profissionais, sendo o ambiente ideal para experimentar, testar, repetir, errar e corrigir, proporcionando, ainda, o manuseio de todos os equipamentos de simulação com a supervisão docente. 

As práticas desenvolvidas no ambiente são fundamentadas cientificamente para contribuir com o conhecimento teórico e prático do acadêmico, instrumentalizando-o para avaliar o estado geral de saúde de um paciente. Utilizando a semiologia e semiotécnica como intervenção nas necessidades humanas afetadas, os estudantes se capacitam, prestando um cuidado sistemático e eficaz.

A comunidade escolar também possui acesso ao Laboratório de Habilidades e Simulação Realística, podendo agendar horário para visitação, que será acompanhada pelos técnicos do espaço. No último ano, diversos alunos em formação no Ensino Médio dos municípios da região conheceram o local.

Escolas podem enviar um e-mail para estude@unijui.edu.br para agendar o horário.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Articuladores da 36ª CRE visitam o Espaço + Inovação Unijuí

Na última quinta-feira, 24 de março, o Espaço + Inovação Unijuí recebeu a visita de cerca de 50 profissionais que atuam na 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Os assessores, que trabalham diretamente com os professores e diretores de escolas estaduais dos 12 municípios que compõem a regional, puderam conhecer toda a estrutura do espaço, experimentando as diferentes tecnologias disponíveis, como forma de inspiração para o trabalho que é realizado por eles. 

“Nós temos o privilégio de morar em Ijuí, de estar perto da Universidade e de poder vivenciar isso na prática. A minha expectativa é que, com esta experiência, eles pensem em possibilidades do que trabalhar com cada escola a nível de região. Pensar em como podemos trazer toda essa ideia de inovação, de um trabalho pedagógico diferenciado e que converse com a realidade e necessidade dos nossos estudantes e o mercado de trabalho que eles irão encontrar quando saírem do Ensino Médio”, explicou a coordenadora da 36ª CRE, Eveline Eberle.

Para o coordenador do Espaço + Inovação, professor Peterson Avi, a integração com a comunidade é um dos objetivos. “Recebemos este grupo de profissionais que puderam experimentar as diferentes tecnologias disponíveis, desde os óculos de realidade aumentada e demais laboratórios, para que eles possam pensar em projetos a serem desenvolvidos nas escolas e implementados aqui no Espaço + Inovação Unijuí. A nossa grande proposta é termos um espaço realmente aberto à comunidade, onde as pessoas tenham a possibilidade de estar conhecendo o futuro em relação à tecnologia, vivenciando questões de criatividade, inovação e cultura”.

O Espaço + Inovação Unijuí fica localizado no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), na Sede Acadêmica, e conta com cinco ambientes: o Laboratório de Smart Grids - ou Redes Elétricas Inteligentes, Laboratório de Desenvolvimento de Internet das Coisas (IoT), Espaço de Ideação, Espaço Coworking e Sala de Realidade Aumentada. 

Para entrar em contato e agendar uma visita, basta enviar um e-mail para espacomaisinovacao@unijui.edu.br, ligar para 3332-0200 ou ainda contatar via instagram: @espacomaisinovacaounijui. 


Unijuí trabalha Itinerários Formativos com alunos do Ensino Médio

Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) tiveram, recentemente, uma aula diferenciada e conduzida por bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PETBio) da Unijuí. Os estudantes estiveram na Trilha da Vó Preta e nos laboratórios da Universidade para realização do Itinerário Formativo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, onde foram trabalhados temas como poluição das águas, saneamento básico e resíduos sólidos.

Conforme explica o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a atividade faz parte de uma parceria realizada entre a Unijuí e o Ceap, mas que está aberta a outras escolas do município e da região. Ela permite que os alunos realizem os Itinerários Formativos -  que correspondem a um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho - na Universidade e nos espaços utilizados pelos acadêmicos.

“O Brasil está passando pela implementação de um novo Ensino Médio e neste sistema há uma formação comum, onde o aluno tem a possibilidade de escolher entre cinco Itinerários Formativos, que dão ênfase à Linguagem e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. A ideia é que o estudante tenha um maior grau de protagonismo na produção de conhecimento e foque na área que tem mais identidade”, explicou o vice-reitor, lembrando que as escolas têm adotado diferentes estratégias para trabalhar a nova proposta, e uma delas é a parceria com a Universidade, que dispõe de estrutura, professores e estudantes nas áreas trabalhadas.

“Temos projetos de extensão em diferentes áreas, que atendem exatamente a este público e disciplinas propostas. Essa parceria, que começa com o Ceap, mas que pode ser estendida a outros educandários, permite que os alunos tenham uma experiência única na Universidade, bem diferente daquela que teriam em uma escola”, reforçou o vice-reitor.

Na prática realizada com o PETBio - programa que busca ampliar as experiências formativa e cidadã dos acadêmicos, os estudantes do Ceap foram separados em três grupos e conduzidos pela Trilha da Vó Preta para a realização da coleta de água e medição da temperatura e pH em três pontos distintos do arroio Espinho, com o intuito de observar as características de cada ambiente. A coleta e as medições tiveram como principal objetivo promover a discussão dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos estabelecidos pela resolução do Conama 375/2005, que determina a qualidade das águas e as classifica quanto à sua utilização.

Os alunos ainda tiveram a oportunidade de aplicar o Protocolo de Avaliação Rápida (PAR), desenvolvido por Callisto et al. (2002), que auxilia o monitoramento ambiental dos sistemas hídricos, sendo incentivados a, posteriormente, em sala de aula, socializar e comparar os resultados obtidos por todos os três grupos nos diferentes pontos do arroio. Ao longo do percurso foram discutidas questões sobre a elaboração e execução do projeto da Trilha, o caminho percorrido pelo arroio e os diversos impactos causados pelo ser humano na água, fauna e flora. 

Na segunda etapa do Itinerário, os alunos foram recebidos no laboratório de zoologia, onde foram discutidos alguns conceitos e princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como a diferença entre aterro sanitário, aterro controlado e lixão; o que são estações de transbordo; reutilização, reciclagem e logística reversa. Por fim, os alunos realizaram uma atividade prática de separação de resíduos sólidos para a coleta seletiva, seguida de uma discussão sobre a atividade. 

As escolas interessadas na parceria podem entrar em contato com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, pelo telefone 3332-0200 - Ramal 2042 ou pelo e-mail extensao@unijui.edu.br.


Municípios da região serão estudados em pesquisa da Unijuí sobre Marketing de Lugares

Imagem: Prefeitura de Santa Rosa

Conhecer os potenciais dos municípios e como esses podem ser trabalhados de maneira mais promissora, é um dos objetivos da pesquisa coordenada pelo professor da Unijuí, Ariosto Sparemberger. O projeto de pesquisa idealizado pelo docente iniciou neste ano e deve finalizar no final de 2023, mas existe a possibilidade de ampliação de prazo. Outros professores voluntários da Universidade e, no momento, um estudante bolsista, também trabalham na atividade, que envolve 20 municípios da Região Fronteira Noroeste.

A pesquisa irá investigar e entender a identidade dos municípios a partir de ferramentas de Marketing das Cidades – instrumentos operacionais e elementos do Marketing. Ariosto explica que a maioria dos municípios brasileiros, cerca de 68%, têm menos de 20 mil habitantes. “As pequenas cidades geralmente enfrentam dificuldades relacionadas ao orçamento público, participação nos tributos arrecadados no Brasil, elaboração do plano diretor e ao uso de práticas modernas de gestão pública, por exemplo. Por outro lado, as demandas por parte dos contribuintes, que cobram serviços de qualidade e novos investimentos, são significativas. A arrecadação que já é limitada, torna-se insuficiente para o atendimento de todas as necessidades dos moradores”, destaca o pesquisador.

Muitos desses municípios apresentam potenciais que podem, quando bem trabalhados, tornarem-se atrativos para moradores, indústrias e para novos investimentos, além de gerar visibilidade. Neste sentido, a pesquisa irá auxiliar também no processo de gestão desenvolvido nas cidades, para atender as necessidades e desejos de indivíduos e organizações.

O pesquisador também compartilha os objetivos específicos da pesquisa: 

- Analisar as cidades, tendo por base um conjunto de instrumentos operacionais conhecidos pela denominação de Composto de Marketing; 

- Investigar o nível de atratividade dos municípios, para as indústrias, o comércio e os prestadores de serviços;

- Sugerir ações voltadas para o desenvolvimento e melhorias no gerenciamento do Marketing dos municípios estudados;

- Propor ações que possam contribuir para a melhoria da atratividade das cidades da Região da Fronteira Noroeste.

Em breve, os municípios devem receber um questionário para coleta de informações. Também estão sendo articuladas outras parcerias e a possibilidade de Trabalhos de Conclusão de Curso de acadêmicos de Administração, investigarem o Marketing na região.




Espaço + Inovação Unijuí é apresentado à comunidade em cerimônia

Lançamento oficial aconteceu nesta terça-feira, durante a 1ª edição do Festival Futurível

Um importante evento foi realizado na tarde desta terça-feira, 29 de março, em meio à programação do 1º Festival Futurível: o lançamento do Espaço + Inovação Unijuí. Localizado no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), junto à Sede Acadêmica, o Espaço + Inovação Unijuí faz parte do projeto Cidades Inteligentes, que nasceu com o objetivo de unir ciência, empreendedorismo, criatividade e tecnologia para construção de cidades mais criativas e sustentáveis.

“Este espaço surgiu entre 2018/2019, a partir do projeto Cidades Inteligentes, mas começou a ser efetivado em 2020, quando recebemos a primeira parte da emenda do então deputado federal Darcísio Perondi. O Espaço + Inovação Unijuí surge com a proposta de ser um ambiente vivo, criativo, com salas e atividades abertas que buscam conectar estudantes, pesquisadores, empresários e a comunidade, possibilitando diferentes ações de inovação”, explicou o coordenador do Espaço, professor Peterson Cleyton Avi.

Como parte da primeira etapa do projeto, o Espaço + Inovação Unijuí conta com cinco ambientes, já em funcionamento: o Laboratório de Desenvolvimento de IoT, voltado a desenvolver, experimentar, interagir, testar e entender a internet das coisas; o Laboratório Smart Grid, um ambiente maker com acesso às tecnologias e ferramentas que potencializam o conhecimento; o Espaço de Ideação, voltado ao estímulo da criatividade e ao processo de inovação; o Espaço Coworking, para uso compartilhado de empresas e profissionais de diferentes áreas; e a Sala de Realidade Aumentada, para o desenvolvimento de novas aplicações/soluções e cursos de capacitação e aprendizagem.

De acordo com o ex-deputado federal, Darcísio Perondi, a ideia surgiu a partir de uma publicação realizada em uma revista especializada em cidades inteligentes. Perondi teve acesso, apresentou à reitora, professora Cátia Maria Nehring, e assim nasceu o desejo de ter em Ijuí um espaço para o desenvolvimento de ações inovadoras. “É claro que ter uma cidade inteligente não é rápido e nem fácil, e exige a participação de todos. Mas é importante lembrar que Ijuí vai se transformar com esse projeto: teremos a melhora da qualidade de vida, semáforos inteligentes, conexão entre o campo e a cidade, entre os bairros, uma comunicação mais efetiva com o mundo. Ser uma cidade inteligente atrai investidores e a descoberta de novos produtos. Nós acreditamos nisso”, destacou o ex-parlamentar, em gravação realizada para o lançamento.

Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o projeto Cidades Inteligentes compreende quatro etapas: a primeira corresponde à implantação de ambientes inovação, com o Espaço + Inovação Unijuí; a segunda prevê a compra de mais equipamentos para poder levar a iniciativa para fora da Universidade, com apoio de órgãos públicos e entidades; a terceira etapa projeta ajudar na construção de uma cidade mais inovadora e, por fim, a concretização de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, capaz de atrair e fixar profissionais e empresas em Ijuí. “A ideia é que a Universidade inicialmente realize projetos com o bairro São Geraldo e, depois, com as ações validadas e com apoio do poder público, leve para o restante da cidade”, explicou o professor.

Como destacou a reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, a Universidade, no mês em que completa 65 anos, está novamente pensando no futuro. Pensando numa “virada” não apenas para a Instituição, mas para o município e para região. “Queremos que isso ocorra em parceria, tal qual a constituição do DNA do nosso complexo Fidene, em comunidade. Este espaço pode ser de reposicionamento para todos nós e principalmente para Ijuí, que precisa melhorar em áreas como mobilidade, inovação, segurança, empreendedorismo e meio ambiente, conforme nos mostra o Ranking Smart Cities”, reforçou a reitora.

Nos ambientes do Espaço + Inovação Unijuí acontece até a próxima quinta-feira, 31 de março, uma série de atividades dentro do Festival Futurível. A programação é aberta à comunidade e pode ser conferida em http://eventos.unijui.edu.br/evento/festival-futurivel.


Comunidade Acadêmica da Unijuí tem acesso gratuito a curso de idiomas

Inscrições para concorrer as vagas gratuitas podem ser feitas até o dia 31 de março. Após essa data, comunidade acadêmica poderá acessar os cursos por valor simbólico.

A Unijuí está com inscrições abertas para estudantes, professores e técnicos-administrativos que buscam aperfeiçoar ou aprender outro idioma. Em uma parceria com a Plataforma Altissia, a Universidade oferece um total de 600 licenças, em um curso totalmente online, onde o participante pode optar por entre 25 opções diferentes de idiomas. Inicialmente, as vagas são limitadas a alguns públicos, inclusive com possibilidade de gratuidade. No caso de vagas remanescentes, haverá a comercialização.

As inscrições para a etapa gratuita encerram no dia 31 de março, quinta-feira e o preenchimento das vagas acontece por ordem de inscrição. As aulas iniciam no dia 8 de abril. Confira seu e-mail, o público com direito a acesso foi notificado. Saiba quem pode ter uma licença gratuita:

- Estudantes participantes do projeto do Grupo Helios, com foco no estudo do idioma Alemão;

- Estudantes regularmente matriculados no curso de Enfermagem, com foco no estudo do idioma Alemão, limitado a 50 vagas;

- Estudantes regularmente matriculados no curso de Medicina, que ainda não tenham realizado o teste de proficiência, com foco no estudo do idioma Inglês, limitado a 50 vagas;

- Estudantes regularmente matriculados no curso de Letras: Português e Inglês, modalidade presencial e EaD;

- Estudantes matriculados no curso de Inglês no Campus (online), como ferramenta complementar dos estudos;

- Professores e técnicos-administrativos, limitado a 50 vagas.

Para garantir a gratuidade é necessário que o participante tenha, no mínimo, 10 horas de estudo por mês e outros parâmetros previamente divulgados aos matriculados. 

A Plataforma Altissia oferece acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, a qualquer momento e de qualquer lugar, por meio de aplicativo ou navegador. Também será disponibilizado aos participantes: teste de nível, certificado, sessões de informações gratuitas e participação na Comunidade Global de Intercâmbio Digital.

Caso você esteja entre os públicos que não têm direito ao benefício oferecido pela Unijuí, clique aqui e demonstre seu interesse, sem compromisso. Podem se inscrever estudantes, professores e técnicos-administrativos, até o dia 4 de abril. Lembre-se que são 25 opções de idiomas. O investimento é de R$ 60,00 por trimestre e a carga horária é de 10 horas/mês.


Uso de bibliotecas e portais é tema de formação aos estudantes EaD

Na noite desta segunda-feira, 28 de março, a Biblioteca Mario Osorio Marques da Unijuí realizou a primeira capacitação para estudantes da modalidade Ensino a Distância (EaD). Com o tema “Uso da Biblioteca, bibliotecas virtuais e portal de periódicos Capes”, o encontro aconteceu de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. 

“Esse é um momento de aprendizagem, realizado para que os estudantes possam aprender a utilizar melhor a Biblioteca Mario Osorio Marques e toda a sua plataforma, bibliotecas virtuais e portal de periódicos. Para os acadêmicos isso é muito importante para que possam ser protagonistas na pesquisa e na busca por informações de interesse”, explicou a coordenadora dos cursos de Letras, Pedagogia e História da Unijuí, professora Taíse Neves Possani.

A capacitação foi ministrada pela bibliotecária Eunice Passos Flores Schwaste, com mediação do analista do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), Sandro Dias, e da professora Taíse Neves Possani.

No dia 4 de abril, às 19h, a formação será sobre as Normas ABNT, com a bibliotecária Ginamara de Oliveira Lima. A transmissão acontece pelo Youtube da Universidade. 

Para conferir a formação na íntegra, acesse:


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