Estudantes e professor da Unijuí participam da 57ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia em SP - Unijuí

A Unijuí participa, nesta semana, da 57ª Reunião da SBZ - Sociedade Brasileira de Zootecnia, que acontece na cidade de Campinas, em São Paulo, e busca proporcionar discussões científicas e técnicas sobre a produtividade animal no Brasil. Do evento, participam estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, acompanhados do professor doutor em Zootecnia, Emerson Pereira, que ministra aulas voltadas à alimentação animal e que também coordena o Programa de Melhoramento Genético de Plantas da Unijuí - eixo Forragens e Cobertura de Solo.

“Com o tema ‘Ciência e prática para alimentar o planeta’, o evento tem desmistificado questões relacionadas aos animais e ao efeito estufa, e a respeito do uso de sistemas integrados, além de abrir espaço para inovações e ações entre a pesquisa e a extensão, que visam ajudar os produtores rurais. Aqui, além de participar destes debates, tivemos a oportunidade de apresentar alguns trabalhos relacionados às pesquisas que fizemos na Unijuí”, explicou o professor, que faz um agradecimento especial à Universidade, à CNPq e às 11 empresas parceiras do Programa de Melhoramento Genético.

Estudante de Medicina Veterinária, Renan Faccio destaca que o evento é a oportunidade de estar em contato com os melhores profissionais da área, em nível internacional, além de entender as novas demandas profissionais. “Como graduandos, é uma forma de nos lançarmos no mercado de trabalho e sermos reconhecidos pelos profissionais que já estão atuando”, disse.

Ana Paula Doberstein, acadêmica do curso de Agronomia, disse que estar representando a Unijuí, o Programa de Melhoramento Genético e o curso é uma grande responsabilidade, mas ao mesmo tempo uma grande alegria. “Temos a chance de mostrar para outras pessoas e instituições o que está sendo feito dentro da Universidade e os resultados encontrados, dividindo o conhecimento. E da mesma forma, aprendendo com os demais”.

Quem também participa é a estudante do curso de Medicina Veterinária, Raiana Kuyven, que cita a importância de saber se comunicar com os demais participantes, ter postura e responsabilidade frente à representatividade que foi atribuída a ela e aos demais estudantes. “Foi possível expandir o conhecimento através da troca de experiências com pessoas de diversas partes do país”, comentou.

Estudante do curso de Agronomia, Pedro Henrique Dudar Schorn destaca que o grupo está tendo contato com diversos avanços tecnológicos, que possibilitam a praticidade e maior precisão para os pesquisadores. “Estamos em contato com diferentes tipos de manejos e metodologias que diferem das que usamos e que podem ser adaptadas à nossa região”, afirmou.

Com início na segunda-feira e término nesta sexta-feira, a  57ª Reunião da SBZ conta com apresentação de trabalhos de pesquisa, palestras, debates e networking entre empresas, profissionais, produtores rurais, acadêmicos e entidades científicas da área de Ciências Agrárias. Esta edição aborda, entre outros temas, produção sustentável, bem-estar e comportamento animal, nutrição do gado leiteiro e pecuária de precisão.