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Laboratório de Anatomia dispõe de estrutura moderna aos acadêmicos e comunidade escolar

Localizado na Unijuí Saúde - Complexo 2, o Laboratório de Anatomia tem por objetivo qualificar o ensino de acadêmicos dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Educação Física, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição, bem como estudantes da pós-graduação da Unijuí.

O Laboratório funciona nos três turnos, mediante agendamento. Segundo a professora responsável pelo espaço, Pauline Brendler Goettems Fiorin, o Laboratório está à disposição para que os estudantes complementem seus estudos ou ainda para que alunos de escolas, de Ijuí e região, desfrutem da estrutura para atividades de pesquisa. “O espaço está disponível nos períodos extraclasse para os acadêmicos. Os agendamentos podem ser feitos diretamente com o técnico responsável ou pelo e-mail anatomia@unijui.edu.br”, explica.

Em 2019, foi adquirida a ferramenta lousa interativa, ou Plataforma Multidisciplinar 3D, que têm contribuído significativamente para o ensino da anatomia humana. “Principalmente durante essa pandemia, a plataforma foi um suporte tecnológico que qualificou as aulas ocorridas de forma online”, afirma Pauline.

“A abordagem por meio da Plataforma 3D facilita a compreensão do acadêmico pela apresentação da perspectiva tridimensional, tornando mais claros aspectos como dimensão, posição e relações anatômicas”, afirma a professora. 

Além da ferramenta, o Laboratório conta com diversas peças naturais e de acrílico, para aprimorar a compreensão do funcionamento do corpo humano.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Dia do Bem promove ação especial de Páscoa às famílias de catadores

Mais uma edição do Dia do Bem foi realizada nesta quarta-feira, 13 de abril, alusiva à Pascoa. A ação foi promovida pelo braço de Negócios de Impacto Socioambiental da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, e beneficiou famílias de catadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL6).

“A ação Dia do Bem de Páscoa é realizada dentro de um cronograma de atividades sociais. Contamos com o apoio da empresa 3 Tentos, que sensibilizou seus colaboradores para a doação de doces para as crianças, filhos dos associados da Acata e da Arl6, e também tivemos a participação da Casa da Amizade, que organizou a doação de alimentos às famílias e também presenteou as crianças com um mimo”, explicou a analista da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva.

De acordo com Elizandra, a ideia é proporcionar momentos especiais para as famílias envolvidas no segmento da reciclagem, nestas duas associações, legalmente constituídas e que contam, de forma pontual, com assessoria da Criatec. 

Segundo a integrante do Comitê Socioambiental da 3 Tentos, Inajara Costa Pereira Britz, foi realizada a arrecadação de caixas de bis entre os funcionários, sendo que cada unidade da empresa pôde escolher a entidade beneficiada. “Como somos parceiros das associações de catadores, destinando, inclusive, os materiais recicláveis que são arrecadados, optamos por fazer novamente a doação a estas famílias. É sempre muito gratificante poder ajudar e proporcionar um pouco mais de alegria às crianças”, disse.

As ações sociais são um dos principais focos da Casa da Amizade de Ijuí, segundo a presidente, Rosane Stucky. Ela destaca que o grupo se organiza para proporcionar momentos especiais para instituições ou entidades de nosso município. Nesta Páscoa, foi escolhida a Acata por realizar um trabalho que merece ser valorizado. “Entregamos um presente simples, mas que serve de incentivo para que mais pessoas possam ajudar este grupo que se organiza para obter renda através da coleta seletiva, sustentando muitas famílias”, destacou.


Unijuí lança Programa Personaliza

A Unijuí está com uma nova possibilidade para quem quer dar um UP na carreira ou vivenciar uma área de atuação, antes de se inscrever no vestibular. Com o Personaliza Unijuí é possível cursar uma disciplina de interesse, dentre as várias ofertadas, e receber um certificado de competência ao final do componente. 

“Nós vínhamos discutindo a possibilidade de ofertar novos cursos dentro da Universidade, permitindo que pessoas de fora pudessem adquirir conhecimento sobre determinada área, ou que estudantes pudessem aprofundar seus estudos em determinada matéria, mesmo que fosse de uma área diferente da sua. Foi então que formatamos o Personaliza”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

O programa permite, por exemplo, que uma pessoa que queira fazer uma disciplina de Fotografia, com o intuito de conhecer ou com a intenção de trabalhar na área, se inscreva e pague somente pelo componente, sem ter que cursar toda a graduação em Publicidade e Propaganda.

“Selecionamos várias disciplinas, que passam a ser ofertadas a partir de maio, com a duração de dois meses. Há ofertas presenciais e também a distância”, explicou a vice-reitora, lembrando que a realização das disciplinas amplia conhecimentos, reforça o currículo de profissionais e ainda atualiza sobre temas importantes. “Sem falar que, em alguns casos, é possível aproveitar a disciplina posteriormente, se houver ingresso do estudante no curso de graduação onde o componente é ofertado”, completa.

São ofertadas neste semestre as disciplinas de Sociologia Jurídica; Fundamentos de Química; Direitos Humanos e Diversidade; Tecnologia e Trabalho; Liderança e Coaching; A arte de cuidar; Pessoas e Bens Jurídicos no Direito Civil; Modelagem Digital 3D; Projeto de Máquinas; Ética em Psicologia; Zoologia; Anatomia e Histologia; Bases Farmacológicas de Reumatologia; Química Tecnológica e Ambiental; Gerenciamento de Tempo e Produtividade; Empreendedorismo e Imunologia Animal. 

Podem se inscrever estudantes de graduação presencial e EaD, de pós-graduação lato e stricto sensu, além de pessoas da comunidade externa. Não há exigência de conclusão do Ensino Médio. Mais informações em https://unijui.apprbs.com.br/personaliza.


Unijuí recebe inscrições de professores para projeto Escolas Inteligentes

No dia 30 de abril, a Unijuí dará início ao projeto “Escolas Inteligentes: explorando possibilidades de inovação no processo pedagógico em contexto híbrido”. A iniciativa foi selecionada no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), em parceria com o Sebrae/RS, dentro do Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica – PROEdu.

Conforme explica a coordenadora, professora Fabiana Diniz Kurtz da Silva, o projeto consiste em uma pesquisa-ação participativa junto a professores e gestores da Educação Básica da região Noroeste do Estado, com o objetivo duplo de contribuir na busca de aprofundamento teórico e metodológico em torno da relação entre Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em processos educacionais; e de auxiliar na construção coletiva e colaborativa de parâmetros metodológicos inovadores que orientem o ensino em um contexto híbrido, ou seja, com e sem a presença efetiva e presencial do professor.

“A ideia é dar mais sentido ao processo pedagógico de modo integrado às TICs. Dessa forma, o projeto ocorre na forma de um curso de formação continuada junto aos participantes, de forma remota, com encontros síncronos mensais - sempre no último sábado de cada mês, de abril a dezembro deste ano; e com atividades assíncronas - tarefas a serem realizadas pelos participantes de modo flexível, em seu tempo e no local que desejarem”, explica a coordenadora, lembrando que os participantes poderão assistir a vídeos tutoriais elaborados pelos pesquisadores e equipe do projeto, que irão auxiliá-los em seus esforços de uso efetivo de determinados recursos tecnológicos. 

“Os vídeos compõem a dimensão instrumental/tecnológica do projeto, e as interações síncronas ou encontros mensais de formação continuada compõem a dimensão conceitual e teórica sobre o processo pedagógico em contexto híbrido, envolvendo conceitos e teorias mundialmente discutidos, como multimodalidade, TPACK, pensamento computacional, gamificação, Inteligência Artificial na educação, dentre outros propostos pelos participantes e que poderão ser integrados ao longo do ano”, completou.

De acordo com a professora Fabiana, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Ijuí, Santa Rosa e Santo Ângelo já foram contatadas e estão auxiliando na divulgação junto às escolas. Além dos encontros, os participantes serão convidados a produzir objetos de aprendizagem - materiais didáticos que envolvam, de alguma forma, os elementos e tecnologias discutidos ao longo dos meses,  para no final socializarem no encontro de encerramento. Também serão realizadas entrevistas com docentes e gestores para mapear o olhar sobre o processo. Ao término do projeto, em 2023, será criado um canal no Youtube em que todos os vídeos serão disponibilizados.

O projeto envolverá uma equipe multidisciplinar e interinstitucional composta pelos professores da Unijuí Bárbara Mendonça, de Design; Edson Luiz Padoin, de Ciência da Computação; e Taíse Possani, do curso de Letras; além do professor Denilson Rodrigues da Silva, do curso de Ciência da Computação da URI-Santo Ângelo.

Inscrições e abertura

O primeiro encontro está previsto para dia 30 de abril, das 9h às 11h30, pelo Google Meet. As inscrições estão abertas até a primeira semana de maio, no link https://forms.gle/e9CRYqjt5uWhN8SJ6. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail escolasinteligentes@unijui.edu.br.

“Na manhã do dia 30, faremos a tão esperada e planejada abertura do projeto junto à comunidade escolar. Ações já vêm sendo realizadas desde novembro de 2021. Entre os meses de abril e dezembro de 2022, os participantes serão parceiros da caminhada de formação continuada, materializando um processo de pesquisa-ação em que faremos um movimento muito rico de escuta e troca de experiências, especialmente em um contexto pandêmico que interferiu - e segue interferindo - nos processos de ensino e aprendizagem ao redor do mundo”, explicou a professora Fabiana.

No curso, a ideia é explorar os cenários de limitações e de potencialidades, para que sejam verificadas diferentes e inovadoras perspectivas que auxiliem os estudantes a serem protagonistas em sua formação e atuação no contexto com o qual interagem. Podem se inscrever professores e gestores de escolas públicas e privadas que desejam participar, independentemente de sua área de atuação ou localização geográfica, já que o curso é totalmente a distância.


Curso de Gestão de Inovação Empresarial em Panambi está com inscrições abertas

Até o dia 17 de abril, estão abertas as inscrições para a qualificação profissional em Gestão de Inovação Empresarial na Unijuí. Interessados podem acessar a página unijui.edu.br/educacaocontinuada. A capacitação tem o intuito de contextualizar aos participantes as estratégias de inovação tecnológica e os mais diversos aspectos de sua administração.

Além de esclarecer de forma prática os conceitos, métodos e ferramentas para gerenciar o processo de inovação nas organizações, o curso busca auxiliar a mapear o estágio atual de um plano para implementação de uma cultura de inovação madura em uma organização.

A qualificação possui 30 horas/aula, que serão ministradas no campus de Panambi, a partir do dia 3 de maio. O participante vai compreender as etapas do processo para aplicar conceitos inovadores em seu ambiente de trabalho, desde o direcionamento estratégico nas organizações até a dinâmica de networking.

Mais informações sobre esta e outras qualificações pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí 


Professor da Unijuí apresenta resultados da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia

Ivan Ricardo Carvalho é o representante da Unijuí na Comissão e participou da reunião anual em Londrina, no Paraná

Entre os dias 29 e 31 de março, o professor doutor Ivan Ricardo Carvalho, do curso de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, participou da 41ª reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia. O evento aconteceu em Londrina e foi acompanhado por mais de 30 estudantes e professores da Universidade.

Realizada desde 1980, a reunião tem o objetivo de avaliar os resultados de pesquisas conduzidas por todo o País. É o mais importante fórum de debates da comunidade científica brasileira dedicada ao cereal. Ivan é analista de dados e representante da Unijuí perante a Comissão Brasileira. 

“Tive a incumbência de apresentar os resultados da Comissão do último ano, ou seja, de 2021. Em cerca de 30 minutos, apresentei os resultados de 14 cultivares, cultivados em 14 locais do Brasil, nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os resultados são destinados ao posicionamento de novas cultivares e de cultivares no Brasil, nas mais variadas regiões do País. Toda a cultivar que é selecionada para ser lançada passa por nós”, explicou o professor.

O evento contou com os principais pesquisadores em aveia, a exemplo da Unijuí. De acordo com o professor, no próximo ano o evento acontecerá em Pelotas, e também contará com a presença de representantes da Universidade. Ele agradece ao Centro Acadêmico de Agronomia, que viabilizou recursos para a viagem, ao Programa de Melhoramento Genético - Linha Grãos e aos mais de 40 bolsistas que atuam na pesquisa, desde a graduação até o doutorado. 


EaD da Unijuí oferece possibilidade de intercâmbio para mais de 30 instituições do exterior

Os estudantes que optam pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação, na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Unijuí, podem vivenciar experiências únicas durante a trajetória acadêmica, como realizar um intercâmbio. Participar deste tipo de atividade internacional gera novas vivências acadêmicas, profissionais e culturais, aprimora idiomas, amplia o conhecimento em determinada área, entre outros benefícios.

Para auxiliar os estudantes neste processo, que costuma ter pontos importantes e detalhados a serem cumpridos e uma série de documentos necessários, a Unijuí conta com o Escritório de Relações Internacionais (ERI). Atualmente,  a Universidade possui convênio com mais de 30 instituições do exterior, em mais de 10 países diferentes.

Os acadêmicos de Graduação, modalidade EaD ou presencial, podem cursar um ou dois semestres de intercâmbio com mobilidade, em qualquer instituição parceira no exterior, que oferte seu curso. Além disso, também podem cursar intercâmbios virtuais, sempre que a modalidade estiver disponível. Já os estudantes de Pós-Graduação da Unijuí, modalidade EaD ou presencial, que tiverem interesse em realizar intercâmbio, devem procurar o ERI para análise dos objetivos e possibilidades.

O ERI indica que os estudantes procurem informações com antecedência, para não perder prazos de envio de documentos e matrícula, bem como a análise dos pré-requisitos e benefícios acadêmicos ou de estágios. O fluxo de candidatura é contínuo, ou seja, aceita inscrições durante todo o ano, e as vagas são preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

Independente do curso ou modalidade, para garantir que a organização do intercâmbio seja tranquila, o ERI indica que os estudantes procurem orientação com antecedência. Entre em contato e saiba mais sobre os intercâmbios oferecidos pela Unijuí: pelo WhatsApp (55) 9 8146-1888 ou pelo e-mail eri@unijui.edu.br.


Qualificação na Unijuí: curso prepara participantes para comunicação segura e persuasiva

Aprender como usar do jeito certo a entonação, dicção, pausas e velocidade da fala é um diferencial para o profissional, sendo essa uma das qualidades mais importantes no ramo dos negócios. Apesar de parecer impossível ter uma conversação com um grande público para muitas pessoas, essa é uma qualidade que pode ser treinada, levando à perda do medo de falar em público.

Para quem deseja se comunicar de forma clara, segura e persuasiva, a Unijuí oferta a qualificação em Dicção, Desinibição e Oratória, que está com as inscrições abertas até o dia 1º de maio. O curso funciona no modelo de ensino híbrido, com aulas presenciais e online.

O curso é destinado a todos que desejam desenvolver, a partir da comunicação eficiente, a autoconfiança na exposição de ideias e demonstrar total controle de suas emoções. Na qualificação, o participante vai aprender na prática as melhores técnicas para falar bem, controlar o nervosismo, usar a entonação, os gestos e a postura, além de elaborar apresentações envolventes.

Inscrições podem ser realizadas na página unijui.edu.br/educacaocontinuada, onde podem ser acessados outros cursos de qualificação ofertados pela Unijuí. Mais informações pelo telefone 55 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí 


Desafio de Inovação Socioambiental finaliza com escolha de três soluções

Finalizou no último sábado, 9 de abril, o Desafio de Inovação Socioambiental, promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec e pela Agência de Inovação e Tecnológica - Agit da Unijuí. A maratona teve início na sexta-feira à noite, com a apresentação dos desafios aos mais de 30 participantes.

“Avaliamos a maratona de forma muito positiva. O evento reuniu estudantes de diferentes cursos, além de egressos da Universidade, professores e gestores públicos. Apresentamos desafios voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de dois problemas apresentados pelas empresas 3 Tentos e Elementar”, explicou a analista da Criatec, Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva, lembrando que o Desafio de Inovação buscou desenvolver habilidades empreendedoras, incentivando os participantes a pensar em soluções de mercado para as demandas apresentadas.

“Os participantes também contaram com uma boa metodologia de trabalho, aplicada pela Viggas Co.Lab - uma empresa do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Rio Grande do Sul. Essa metodologia garantiu a conexão, a interação durante a maratona”, reforçou Elizandra. 

Das seis alternativas apresentadas em forma de pitch ao final do sábado, três foram as vencedoras. O primeiro lugar ficou com a equipe Redês 360, composta por Laís Raquel Schapuiz, Ana Valente, Nadine Muller, Isabela Albarello Dahmer, Renata Montovani da Costa e Larissa Meincke Eickoff, que apresentaram como alternativa a geração de pavimentação a partir do uso de matéria-prima alternativa, garantindo a sustentabilidade.

O segundo lugar foi para a equipe Cinza Boa, composta por Arthur Hartemink, Cesar Fensterseifer e Emília Jarutais, que apresentaram como alternativa a utilização do resíduo cinza para aplicação nas lavouras. Já o terceiro lugar foi conquistado pela equipe Extensão Consciente, composta por Luciano de Souza, Milena Schneider, Kemely Menegazzi e Naiara Patias, que apresentaram como alternativa a reutilização dos resíduos têxteis para substituir a espuma dos estofados. 

Entre as equipes vencedoras, os acadêmicos Nadine Muller, Laís Raquel Schapuiz, Renata Montovani da Costa, Ana Valente, Luciano de Souza, Milena Schneider, Naiara Patias e Kemely Menegazzi são bolsistas de extensão, enquanto que o estudante Arthur Hartemink atua como bolsista no projeto Empreenda +.

A banca foi composta pela vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; pela empresa 3 Tentos, representada pelas colaboradoras Débora Ragasson e Cátia Larissa Minetto; pela empresa Elementar, através do proprietário Júlio Henrique Jeremias; pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Yuri Pilissão; e pela empresa Simetria, através da proprietária Raissa Schorn.


Cursos de Farmácia, Biomedicina e Ciências Biológicas promovem aula aberta nesta terça-feira

Os cursos de Farmácia, Biomedicina e Ciências Biológicas da Unijuí promovem nesta terça-feira, 12 de abril, a aula aberta com o tema “Edição do genoma pelo Sistema CRISPR/Cas como uma nova perspectiva para aplicações biomédicas”. O evento acontece a partir das 19h30, no 2º piso do Centro de Eventos.

Para debater a temática, foi convidada a pesquisadora Raquel Bester Liszbinski do Laboratório Nacional de Biociências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Unicamp). O evento terá como mediador o professor doutor Vitor Antunes.


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