Uma das responsabilidades do Núcleo Patrimonial da Unijuí é garantir a conservação e a limpeza dos espaços institucionais. Pensando nisso, a equipe decidiu trabalhar na recuperação de uma área que estava bastante degradada, atrás do Hospital Veterinário, em parceria com o Programa de Melhoramento Genético - Linha Grãos, que está sob responsabilidade do professor Ivan Ricardo Carvalho.
“Projetamos utilizar essa área, de aproximadamente quatro hectares, para trazer um pouco do campo para a cidade, para dentro do campus, aproveitando para fazer a manutenção e a recuperação do solo”, explicou Felipe Renah Schmidt, coordenador do Núcleo Patrimonial da Coordenadoria de Gestão de Infraestrutura e Serviços.
Em parte da área, começaram a ser plantadas, na manhã desta sexta-feira, 12 de agosto, mudas de girassol, com auxílio dos acadêmicos que atuam no Programa. Mas o local também receberá mudas de canola, nabo, linhaça, trigo, cevada, soja, aveia e tremoço, entre outras, permitindo a demonstração de diversas culturas no espaço. A ideia é que, com o projeto, os acadêmicos tenham a experiência da sala de aula aliada à prática, tendo o melhoramento genético e a recuperação dessa área degradada como estudo de caso. Uma área experimental em dois cenários: irrigado e sequeiro.
Na noite desta quinta-feira, 11 de agosto, estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí acompanharam, junto ao Centro de Eventos, uma palestra online com o treinador de vôlei Bernardo Rezende, o Bernardinho, promovida pelo Sebrae. Ao público, dividido em seis regionais do Sebrae no Estado, o convidado falou sobre a sua motivação em deixar a carreira de economista e assumir o desafio de treinar uma equipe de vôlei, a partir do tema “Transformando suor em ouro”.
Conforme explicou o gestor de Educação Empreendedora do Sebrae de Ijuí, Ricardo Marcelo Ninov, o evento acontece a partir da segunda edição do programa Decolar, que tem o objetivo de levar a cultura empreendedora para dentro da educação. “Não queremos que vocês saiam daqui montando seus negócios. Nosso objetivo é trabalhar a liderança, para que vocês sejam protagonistas em suas atividades, em suas vidas e na própria sociedade”, explicou Ricardo aos acadêmicos.
Bernardo Rezende é ex-jogador, treinador de voleibol, economista e empreendedor. Como treinador, Bernardinho é um dos maiores campeões da história do voleibol, acumulando mais de 30 títulos importantes em 22 anos de carreira dirigindo as seleções brasileiras feminina e masculina. Como empreendedor, possui diversos empreendimentos de sucesso, incluindo a maior rede de academias da América Latina, restaurantes, bem como projetos sociais como o Instituto Compartilhar, que visa desenvolver jovens de comunidades carentes por meio do esporte.
Nos dias 23 e 24 de setembro acontecerá a edição 2022 do Rally Latinoamericano de Innovacion, competição internacional que tem como objetivo promover a inovação entre estudantes universitários da América Latina. A Unijuí irá participar do evento pelo quarto ano consecutivo e, desta vez, os campus de Santa Rosa e Panambi serão as sedes da competição.
Os inscritos terão 28 horas para formar equipes, selecionar um desafio real da sociedade e pensar em uma solução criativa para ele. A ideia deverá ser apresentada por meio de um vídeo com duração de até 2 minutos e um relatório que contenha a potencial sustentabilidade e impacto social da proposta. O problema pode ser de vários âmbitos: social, ambiental, organizacional, logístico, entre outros.
Neste ano, serão 12 países participando em mais de 150 sedes. No Brasil, o evento terá início às 12h de sexta-feira, dia 23, quando serão apresentados os desafios. Em seguida, serão constituídas as equipes, que deverão ter no mínimo quatro e no máximo 10 integrantes. Durante o Rally, os participantes terão uma atividade de interação intercultural com uma equipe de outro país, por meio do TikTok.
As equipes vencedoras nas categorias de Inovação e Impacto Social, das sedes de Panambi e Santa Rosa, serão premiadas com uma vaga na pré-incubação da Criatec e mais 10 horas de mentorias para transformar a ideia de solução em negócio. “O Rally trabalha a competência de solução de problemas, promove o diálogo, conexões com outros participantes, além de proporcionar aos estudantes a certificação em um evento internacional”, destaca o coordenador da Criatec de Santa Rosa, Lucas Escher.
O evento é aberto a estudantes de todos os cursos de Graduação e de todos os níveis. Professores, pesquisadores e profissionais também podem fazer parte de uma equipe (máximo um por equipe). As inscrições para participantes serão abertas em breve no site rallydeinnovacion.org. Interessados deverão realizar a inscrição individualmente.
Estruturado com práticas voltadas ao vocabulário geral, gramática e conversação, a qualificação profissional em Espanhol - Nível Básico está com inscrições abertas na Unijuí. Interessados em dar os primeiros passos no idioma podem se inscrever até o dia 20 de setembro, pelo endereço unijui.edu.br/educacaocontinuada.
O curso ocorre de forma online, a partir do dia 6 de outubro, e possibilita que sejam desenvolvidas habilidades utilizando uma abordagem comunicativa que envolve a fluência e a autoconfiança dos participantes, para que possam aprimorar significativamente sua comunicação na língua espanhola.
As aulas contemplam os diferentes estilos de aprendizagem, dando ênfase a discussões sobre assuntos atuais e questões que fazem parte do contexto social dos aprendizes. O curso visa também apresentar uma visão geral sobre a origem da língua espanhola e de suas variedades contemporâneas em cada região, além de apresentar os primeiros aspectos fonéticos e ortográficos do idioma.
Para mais informações sobre essa e outras qualificações ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Entre os dias 15 e 18 de agosto, colaboradores da Fidene participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes - Sipat 2022, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A programação será realizada no formato híbrido, com atividades presenciais e debates totalmente online.
A Sipat 2022 será aberta na segunda-feira, às 14h, com a palestra “Saúde mental no trabalho”. O evento será presencial, no Centro de Eventos do campus Ijuí, com transmissão para os campi de Três Passos, Panambi e Santa Rosa. À frente da discussão estará Kevin Carlos Camilio, graduado em Psicologia e estudante de Educação Física.
Na terça-feira, dia 16, também às 14h, acontecerá a palestra “Segurança nas instalações elétricas no ambiente de trabalho”, com a professora Taciana Paula Enderle. O evento será online e transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.
“Os benefícios da prática da ginástica laboral no espaço de trabalho” será o tema trabalhado na palestra de quarta-feira, dia 17, às 14h. Com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, a palestra será conduzida pela professora Moane Marchesan Krug e pela técnica-administrativa Vanessa do Nascimento dos Santos.
Por fim, de forma presencial no campus Ijuí, acontece na quinta-feira, dia 18, a apresentação da Cia Cadagy e o relato de vivência de Silvana Batista. O evento terá início às 14h e será transmitido para os demais campi da Instituição.
Inscrições podem ser realizadas pelo Portal do Funcionário.
Na última terça-feira, dia 9 de agosto, integrantes do Projeto de Extensão Física para Todos, da Unijuí, participaram da 1ª Mostra Científica, Tecnológica e de Inovação Educacional de Santo Augusto. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), ocorreu no Ginásio de Esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Liberato.
Além de atividades envolvendo robótica, a programação do evento contou com a exposição do Laboratório Interativo Itinerante do Física para Todos. Passaram pela exposição em torno de 1.300 alunos das redes municipais de ensino de Santo Augusto e Nova Ramada. Três bolsistas do projeto, o professor coordenador e um técnico do Laboratório participaram da ação.
O coordenador do projeto, professor Nelson Toniazzo, destacou que a realização do evento foi uma excelente iniciativa da Smec. “Ações dessa natureza contribuem para uma educação científica dos jovens e despertam o gosto pelas ciências e tecnologias”, afirmou. Ele relatou ainda que foram levados em torno de 40 experimentos, que promoveram uma grande interação com os estudantes presentes
Desde 1997, o projeto Física para Todos da Unijuí circula em locais como escolas, praças e parques de exposições de municípios do Rio Grande do Sul, oportunizando que crianças, adolescentes e adultos tenham contato com experimentos intrigantes e desafiadores. Por meio dessa experimentação, o projeto leva conhecimento para a população e incentiva o interesse pela Física.
A Unijuí acredita que o conhecimento transforma o amanhã. Tendo em vista essa premissa, um dos pilares que baseia os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade é, justamente, a produção de conhecimento qualificado. Por meio de seus cursos de Mestrado e Doutorado, a Instituição fomenta o crescimento de toda comunidade regional, com base em pesquisa e inovação.
Seis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu são oferecidos pela Universidade, todos recomendados pela Capes. Quatro deles com a oferta de Mestrado e Doutorado - Desenvolvimento Regional, Direitos Humanos, Educação nas Ciências e Modelagem Matemática e Computacional; e outros dois com ofertas de vagas para Mestrado - Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando González, destaca que muitas pesquisas de alto impacto para o desenvolvimento da Região são desenvolvidas dentro dos espaços dos Programas. “Os avanços a partir da pesquisa são extraordinários. Por meio deles é possível iniciar esse processo de transformação que o mundo tanto precisa. Nosso objetivo, enquanto Universidade, é pensarmos no bem-estar e evolução da sociedade como um todo. Essa é a nossa missão, também, enquanto pesquisadores e formadores de novos pesquisadores”, ressalta.
Para além da contribuição com o desenvolvimento da sociedade, a pesquisa também traz benefícios para o próprio pesquisador. “Os cursos de Mestrado e Doutorado contribuem com uma formação de alto nível, tanto para os profissionais que buscam uma melhor qualificação em seu campo de atuação como para aqueles que pensam em seguir suas carreiras junto à academia”, salienta o professor Fernando.
Atuação da Unijuí junto à comunidade
O vice-reitor também destaca o compromisso que a Unijuí possui, desde a sua fundação, com a promoção do desenvolvimento econômico, social, cultural e sustentável da Região. “Prova da conceituada trajetória construída junto à comunidade é o número de parcerias sendo consolidadas com empresas da Região interessadas em qualificar seus profissionais junto à Universidade. O desenvolvimento e o desejo de estar sempre aprendendo são contagiosos e isso é o que estamos promovendo por meio dos nossos Programas, a inspiração em continuar a evolução”, finalizou.
Ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado
O ingresso nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ocorre por meio de processo seletivo público, divulgado em Edital no Portal da Unijuí. A seleção regular acontece sempre no 2º semestre do ano, com início das atividades no 1º semestre do ano seguinte. Também há a opção de cursar disciplinas como estudante eventual ao longo do ano, que são aproveitadas em caso de ingresso futuro no curso. Os Editais, informações e link de inscrição ficam disponíveis na página de cada Programa.
Acadêmicos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí têm uma nova oportunidade para participar do programa de bolsas da Compass UOL, uma das maiores empresas da área de Tecnologia da Informação (TI). Desta vez, a iniciativa vai capacitar os participantes na área de Spring Boot - uma ferramenta que nasceu a partir do Spring, um framework desenvolvido para a plataforma Java, baseado nos padrões de projetos, inversão de controle e injeção de dependência.
Ao todo, são ofertadas 15 vagas para a realização de um curso no período de quatro meses, a partir de 3 de outubro, sendo que 50% delas são prioritárias para mulheres. O programa oferece estágio exclusivo para estudo, em modelo home office, com oferta de bolsas de estudos no valor de R$ 500,00. Ao final do curso, ainda há a possibilidade de efetivação na empresa.
Para participar, o estudante precisa dispor de 20 horas semanais para dedicação ao programa, ter computador e acesso à internet, além de estar com a matrícula ativa na instituição parceira - no caso, na Unijuí.
Durante o programa, os participantes vão aprender sobre Metodologia Ágil, Segurança em Aplicações Web, Git, Java, Spring Boot, SQL e MongoDB.
Interessados devem se inscrever até o dia 17 de agosto, por meio deste link. A partir do dia 18 de agosto, ocorrerá o início da seleção.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu no ano de 1998, sendo utilizado, inicialmente, como uma ferramenta para avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil. Contudo, com o passar dos anos, este instrumento de avaliação assumiu outra função: constituir-se como porta de acesso ao Ensino Superior, uma vez que, através dele, estudantes podem ingressar em Universidades públicas e privadas de todo País, por meio de políticas públicas de incentivo à democratização da educação.
“A importância do Enem para o ingresso no Ensino Superior” foi justamente o tema que baseou a discussão do Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 11 de agosto. O debate marcou o retorno do programa neste segundo semestre letivo de 2022. Os convidados foram o técnico-administrativo do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil da Unijuí, Éder Schuinsekel; a professora e coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês, Taíse Neves Possani; e o professor e diretor do Totem Vestibulares, Warner Audino.
Durante a conversa, o técnico-administrativo Éder Schuinsekel falou sobre uma grande mudança que ocorreu no exame em 2009. “A partir desse ano, as Universidades começaram a aceitar a nota do Enem para ingresso dos estudantes. Hoje nós temos mais de 500 Universidades no País, além de algumas Instituições portuguesas que aceitam o Enem como forma de entrada. E a Unijuí, através do Núcleo de Prospecção, tem esse trabalho de levar para as escolas e mostrar como é a prova do Enem, para que os alunos possam chegar nela e ter um desempenho melhor”, relatou.
A redação é um dos pontos da prova que mais recebe atenção. A professora Taíse destacou a evolução das temáticas que norteiam a escrita dos estudantes ao longo da história do Enem. “Se nós pegarmos os temas desde 1998 até hoje, percebemos a complexidade que a redação foi ganhando pelos próprios temas. Eles foram trazendo cada vez mais problemáticas de cunhos sócio-histórico e cultural. Isso foi desafiando os estudantes a pensarem a sua realidade. Eles não só precisam tematizar acerca de um assunto, eles devem se mostrar comprometidos com um olhar crítico-reflexivo, e isso não conquistamos de uma hora para outra”, avaliou.
O diretor do Totem Vestibulares, Warner Audino, ressaltou que a formação emocional dos estudantes é tão importante quanto a formação cognitiva. “Nós temos inúmeros exemplos de alunos que eu brinco que poderiam dar aula, que sabem tudo, mas o emocional às vezes prejudica. Então não basta ser bom de conteúdo. Infelizmente, às vezes o aluno está fazendo o Exame já pensando que não vai dar. Isso vai trazendo uma carga emocional para ele durante a prova que vai impactar. Então você se sentir bem preparado vai te dando confiança e ajuda a aliviar a ansiedade também”, salientou.
Confira o debate completo na íntegra:
Mais de 60 livros em língua inglesa já estão disponíveis para retirada na Biblioteca Mário Osório Marques, da Unijuí. A doação foi realizada pelas assistentes de ensino de língua inglesa Krista Arellano e Nicole Bedoya, por meio do Programa Fulbright, que financiou a compra das obras. Os exemplares contemplam desde a literatura clássica até a contemporânea.
As norte-americanas realizaram a escolha de 61 títulos, como “Orgulho e Preconceito”, “Ulysses”, “A Cor Púrpura”, “Moby Dick” e “O Último dos Moicanos”. Em um primeiro momento, os livros estiveram à disposição dos acadêmicos do curso de Letras: Português e Inglês, mas agora já podem ser retirados na biblioteca universitária por toda a comunidade acadêmica.
Krista e Nicole ficarão no Brasil até o mês de dezembro. Elas participam do Programa English Teaching Assistant (ETA), realizado pela Capes em cooperação com a Fulbright. O programa seleciona projetos de Instituições de Ensino Superior brasileiras para o recebimento de assistentes de ensino de língua inglesa. Em 2019, a Unijuí foi contemplada pela primeira vez. Esta é a terceira oportunidade em que uma dupla de professoras estadunidenses vêm para a Universidade.
English Conversation Club
Desde o mês de maio, a comunidade acadêmica pode participar de um clube de conversação, coordenado pelas norte-americanas, que visa dar suporte aos estudantes que desejam se tornar fluentes em inglês. Por meio desta e de outras atividades desenvolvidas, é possível interagir com falantes nativos da língua inglesa e com estudantes de vários cursos em debates sobre a cultura norte-americana.
O English Conversation Club não possui restrições quanto ao nível de fluência. Para participar, basta entrar em contato com o Lelu, através do e-mail lelu@unijui.edu.br, ou diretamente com as tutoras pelos e-mails nicole.bedoya@unijui.edu.br ou krista.arellano@unijui.edu.br.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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