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Pesquisadores da Unijuí avaliam aplicação de Projetos Educacionais Interdisciplinares no modelo híbrido

Projeto selecionado em edital da Fapergs/Senac RS está sendo executado em escolas de Ijuí e Espumoso

Reunião realizada na Escola Alexandre Tramontini, de Espumoso

Desde o mês de fevereiro, diversas ações têm sido realizadas para marcar o início do projeto “Aplicação de Sistemas da Informação no desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares no modelo híbrido educacional”, selecionado no edital 03/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), em parceria com o Sebrae RS.

O projeto, que parte da dissertação de mestrado de Danieli de Oliveira Biolchi, agora doutoranda em Desenvolvimento Regional na Unijuí, tem como objetivo geral construir conhecimentos necessários que permitam operacionalizar ou adaptar a metodologia de Projetos Educacionais Interdisciplinares, do formato presencial ao formato híbrido, em escolas públicas, visando sua replicação em larga escala por outros profissionais do ensino.

Para aplicação do projeto foi montada uma equipe de profissionais responsáveis, que conta com Danieli; com os professores doutores Airton Adelar Mueller (pesquisador/coordenador), Sidinei Pithan da Silva (pesquisador/executor) e Edson Luiz Padoin (pesquisador/executor); com apoio técnico do bacharel do curso de Ciências da Computação da Unijuí, Átila Cordeiro Biolchi; e do doutor em Desenvolvimento Regional, Vinicios Gonchoroski de Oliveira. 

As escolas escolhidas para aplicação foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Tramontini, localizada no município de Espumoso, e a Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi, situada em Ijuí. 

“Para marcar o início das atividades do projeto, realizamos reuniões com as Secretarias de Educação dos dois municípios, com as direções e coordenações das escolas. No dia 18 de fevereiro, foi realizada uma reunião na Escola Alexandre Tramontini, no município de Espumoso, com a presença da secretária de Educação, Magali Pereira de Oliveira, e todos os professores que farão parte do desenvolvimento da proposta. Neste momento, foi apresentada a iniciativa ao grupo, para dar início ao planejamento coletivo”, explicou Danieli, destacando que, na Escola Deolinda Barufaldi, a reunião aconteceu no dia 18 de abril, com o mesmo objetivo.

“O projeto terá continuidade até o final do ano, com momentos de formação com os professores, aplicação de atividades com os alunos, troca de conhecimentos entre escolas e participação dos resultados em mostras pelo Estado do Rio Grande do Sul”, completou a doutoranda.


Evento vai marcar a Campanha Abril pela Segurança do Paciente

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, o curso de Enfermagem da Unijuí e a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) preparam para o dia 28 de abril, às 19h30, um evento alusivo à Campanha Abril pela Segurança do Paciente - ação que tem como objetivo criar consciência sobre a segurança do paciente e incentivar as pessoas e mostrarem seu compromisso em tornar a assistência à saúde mais segura.

Com transmissão pelo Google Meet, neste link, o evento terá como tema “Segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde: avanços e desafios”. À frente da discussão estará a egressa do curso de Enfermagem da Unijuí e doutoranda em Enfermagem pela UFSM, Marina Mazzuco. Na mediação, estará a professora doutora Adriane Kolankiewicz.


Desafio Campo Inteligente acontece na Fenasoja, com patrocínio da Unijuí

Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, em meio à programação da Fenasoja, em Santa Rosa, acontecerá o hackathon Desafio Campo Inteligente - uma maratona para idealização, desenvolvimento e apresentação de ideias para problemas nas áreas de agricultura familiar, armazenagem, sustentabilidade no campo, máquinas e implementos, conectividade e pecuária de corte e leite.

Patrocinado pela Unijuí, Grupo RBS e Midia Partner, o evento é organizado pela ExoHub - empresa que faz a gestão dos ambientes de inovação e que firmou um convênio com a Universidade no ano passado - e executado pela Mind7 Coworking, ambiente de inovação da cidade de Santo Ângelo.

“Estamos novamente cumprindo com a nossa missão, de levar inovação e contribuir com a transformação digital no campo, no agronegócio. Apoiamos não só as empresas que estão incubadas na Criatec, mas também participamos de outros movimentos, como o apoio a este evento, onde a Unijuí é patrocinadora e a Incubadora atua como apoiadora”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, destacando que qualquer pessoa que queira contribuir com a transformação no campo pode se inscrever. O evento será presencial e digital, sendo que as inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de abril, próxima quarta-feira, pelo endereço mind7coworking.com.br.

O desafio abre na sexta-feira, de forma presencial, com a apresentação dos problemas e oportunidades, formação de times, realização de oficina e início das discussões. No sábado, os participantes podem participar de forma presencial ou online das mentorias e do desenvolvimento da solução. Serão realizadas oficinas de MVP e Prototipagem e de Pitch. Já no domingo, ocorrerá a apresentação das ideias, por meio de Pitch.

O desafio terá premiações às três equipes vencedoras: R$ 5 mil para a primeira colocada; R$ 3 mil para a segunda e R$ 2 mil para a terceira ganhadora. Maria Odete lembra, no entanto, que para além da premiação, há o ganho do aprendizado adquirido e das conexões possibilitadas por meio do hackathon. “Participe pelo aprendizado, pela possibilidade de, através do conhecimento, poder contribuir com a transformação digital do agronegócio, com a melhoria dos resultados no campo. Esse é o grande objetivo do desafio”, reforçou.

A coordenadora da Criatec lembra, ainda, que os participantes podem chegar com seus times constituídos ou formar times no dia, com competências complementares. “Quanto mais multidisciplinar for o time, maior a possibilidade de se pensar numa solução mais ampla”, finalizou.

Inscrições e mais informações em mind7coworking.com.br.


Rizoma Temático debate busca excessiva pela aparência perfeita

O culto ao corpo se mostra como uma característica dos tempos atuais e encontra-se centrado na busca diária por uma silhueta perfeita, capaz de corresponder a qualquer expectativa. Mas quais as causas e as consequências dessa busca excessiva pela perfeição? 

Para debater o tema “Culto ao corpo: quando a vaidade se transforma em obsessão”, o Rizoma Temático desta quarta-feira, 20 de abril, convidou a diretora da Editora Unijuí e doutoranda em Comunicação, professora Márcia Regina de Almeida; a doutora em Desenvolvimento Regional e graduada em Nutrição, professora Eilamaria Libardoni Vieira; e a coordenadora do curso de Psicologia da Unijuí e mestre em Educação nas Ciências na área de Psicologia, professora Sonia da Costa Fengler. 

Um dos fatores abordados durante o programa foi a relação entre a incessante busca pelo corpo ideal e a alimentação saudável. Segundo a professora Eilamaria, ela precisa ocorrer, mas de forma correta. “Precisa ser um culto de amor-próprio, de eu me amo como eu sou e pensando no que eu preciso melhorar para evitar problemas de saúde”, afirma.

Grande parte dos estímulos que fazem com que a pessoa busque se sentir bem perpassa pela mídia, onde é possível encontrar milhares de fórmulas milagrosas que farão seu corpo ficar esbelto o mais rápido possível. “Algumas pesquisas trazem que a comunicação é o pilar do culto ao corpo. É possível verificar isso através de influenciadores que dão os tons de como tem que ser o ideal”, comenta a professora Márcia.

A professora Sonia acrescenta que, logo na infância, as crianças são tomadas por imagens que julgam ser as mais apropriadas para seguir durante sua vida. “Desde muito cedo, as crianças já estão tomadas pela mídia e, a partir desses 'ídolos', é mostrado como esses jovens devem ser e se comportar, levando adiante essa imagem corporal”, complementa.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Confira o Rizoma Temático na íntegra:






Inscrições para provas de proficiência em leitura em Língua Inglesa e Espanhola estão se encerrando

Até o próximo domingo, dia 24 de abril, a Unijuí recebe inscrições para as provas de proficiência em leitura em Língua Inglesa e Língua Espanhola. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/educacaocontinuada e garantir a vaga para o exame que será aplicado no dia 6 de maio, sexta-feira, das 18h30 às 21h.

A Prova de Proficiência em Língua Estrangeira da Unijuí pode ser realizada por estudantes de quaisquer instituições de Ensino Superior e tem como objetivo avaliar habilidades e conteúdos em língua estrangeira, necessários ao cumprimento das atividades de ensino e pesquisa no âmbito de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.

A prova tem como base, para as questões propostas, textos acadêmicos e/ou de popularização científica, cujos temas fazem parte do universo cultural de sujeitos em nível de pós-graduação. Com base na leitura do texto, avaliar-se-á se o candidato é capaz de compreender a ideia geral; distinguir entre os pontos principais e os detalhes secundários; identificar as relações entre as partes do texto; identificar a estrutura retórica do texto; sintetizar o conteúdo; empregar estratégias de leitura apropriadas; e realizar inferências textuais considerando também conhecimentos linguísticos e gramaticais da língua.

No momento da inscrição, é possível escolher em qual campi gostaria de realizar a prova: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos ou Panambi.


EaD da Unijuí é a opção para quem busca flexibilidade

A possibilidade de poder cursar uma graduação, adaptando os estudos à rotina de trabalho, foi decisiva para que Igor Carvalho de Lima optasse por realizar o vestibular na modalidade Ensino a Distância (EaD) na Unijuí. Hoje, ele é estudante do curso de bacharelado em Educação Física.

“Essa é a minha primeira graduação e optei pelo EaD devido à minha carga horária de trabalho. Eu consigo estudar nos intervalos”, destacou.

O estudante EaD pode estudar a hora que quiser e no local que quiser. Dentre os diferenciais do Ensino a Distância na Unijuí estão a presença de um corpo docente qualificado, que também atua nos cursos da modalidade presencial; o acesso a uma plataforma e materiais didáticos desenvolvidos especificamente para a modalidade. Interativa, a plataforma conta com materiais escritos, podcasts, vídeos, atividades planejadas e materiais que remetem para leituras complementares.

Presente em 14 cidades do Rio Grande do Sul com polos EaD, a Unijuí oferta vagas nos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. 

Interessados podem se inscrever para o próximo módulo até o dia 3 de junho, pelo endereço unijui.edu.br/ead, optando por uma das formas de ingresso: realização da prova online de redação, no melhor dia e horário; utilização da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), válido a partir de 2010; ou o aproveitamento da nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí, a partir de 2005. Não há cobrança de taxa de inscrição.


Vem aí a segunda edição do Dia das Línguas Estrangeiras na Unijuí

As línguas estrangeiras estão presentes no nosso dia a dia e, muitas vezes, as expressões passam despercebidas em nossos diálogos. Por exemplo, as palavras “cavalheiro”, “mosquito” e “abacate” são de origem espanhola; smartphone, outdoor e shampoo são termos em inglês; e “degradê”, “abajur” e “menu” são expressões originadas da língua francesa. 

Conhecer outro idioma já é, há um bom tempo, um diferencial para quem deseja se destacar na carreira profissional. E com o intuito de discutir a importância das línguas estrangeiras e como elas estão inseridas em nosso cotidiano, a Universidade prepara a segunda edição do Dia das Línguas Estrangeiras na Unijuí. As atividades acontecem no dia 11 de maio, nos quatro campi da Universidade. 

De acordo com a assessora da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Claudia Didoné, na primeira edição, ocorrida em 2019, as atividades propostas cumpriram com seus objetivos. “A segunda edição vem para marcar essa representatividade e oportunizar aos estudantes e professores a possibilidade de experienciar atividades envolvendo uma nova língua”, salienta. 

Já a assessora da Vice-Reitoria de Graduação, Raquel Pinto, destaca que as ações que ocorrerão nessa data buscam incentivar também o intercâmbio entre estudantes. “A ideia é trazer a repercussão das línguas estrangeiras no ensino, especialmente preparando os estudantes para que eles comecem a pensar em um possível intercâmbio”, comenta.

A segunda edição do Dia das Línguas Estrangeiras na Unijuí contará com atividades online e presenciais, sendo muitas delas na própria sala de aula. Possibilitará também que os acadêmicos conheçam a plataforma de idiomas Altissia, a qual a Unijuí adquiriu os direitos e onde é possível aprender até 25 idiomas.

Cláudia acrescenta ainda que, ao longo do evento, os acadêmicos poderão conhecer muito mais do que apenas os idiomas. “Vai haver espaço para diversas vivências e surpresas que estamos preparando”, finaliza.

A programação completa será divulgada nas redes sociais da Instituição ao longo desta semana.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí


Unijuí oferta qualificação em Método Pilates aplicado à Reabilitação Neurofuncional

Pilates é um conjunto de exercícios realizados em equipamentos ou no próprio solo, que visam o controle dos músculos do corpo, fortalecendo a musculatura corporal e propiciando a flexibilidade. A atividade traz diversos benefícios ao indivíduo, como a melhora da postura, alívio de tensões e aumento do estado involuntário de contração natural dos músculos corporais, denominado tônus muscular.

A prática dessa atividade também é muito útil na reabilitação de um paciente, fazendo com que, aos poucos, ele recupere sua memória muscular ou até consiga realizar movimentos que antes não conseguia. Dessa forma, o método pilates aplicado a pessoas afetadas por doenças neurológicas ou lesões na medula espinhal também é muito benéfico.

Com o intuito de capacitar fisioterapeutas e acadêmicos de Fisioterapia para atuar nas diferentes patologias neurológicas, a Unijuí oferta a qualificação profissional em Método Pilates aplicado à Reabilitação Neurofuncional. As inscrições estão abertas, até dia 8 de maio, e podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada. As aulas estão previstas para começar no dia 20 de maio. 

O curso possibilita que o fisioterapeuta esteja mais capacitado para o mercado de trabalho, que requer cada vez mais um profissional que desempenhe com competência diversas funções. Além disso, a qualificação tem o intuito de ampliar o conhecimento técnico e científico dos participantes, otimizando tanto a avaliação do problema quanto a própria reabilitação do paciente neurológico adulto.

Para mais informações sobre este e outros cursos ofertados pela Unijuí, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí 


Assédio no ambiente virtual é tema do Rizoma Temático

Um estudo, chamado “Além do Cyberbullying”: A violência real do mundo virtual”, mostrou que a principal violência sofrida por mulheres em ambientes digitais é o assédio nas interações virtuais (38%) e, na sequência, ameaças de vazamento de imagens íntimas (24%). A pesquisa, desenvolvida entre julho de 2020 e fevereiro de 2021, foi realizada pelo Instituto Avon em conjunto com a Decode, empresa especializada em pesquisa digital. Ela reforça um cenário que é preocupante e que, embora ocorra no ambiente virtual, gera impactos reais a meninas e mulheres.

Para debater o tema “Casos de assédio no metaverso: quando a realidade virtual afeta a vida”, o Rizoma desta quinta-feira, 14 de abril, convidou a psicóloga, professora do curso de Psicologia da Unijuí, mestre em Educação e especialista em Psicanálise na Cultura, Íris Campos; a professora do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unijuí e doutora em Direito Público, Joice Nielsson; e a jornalista, fundadora do projeto Escola de Comunicação, doutora em Comunicação e Informação e pesquisadora da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas, Luiza Santos. 

Quem acompanha as notícias já deve ter ouvido essa palavra: metaverso, um conceito que saiu das páginas dos livros de ficção científica e foi parar nas mesas dos investidores e das grandes empresas. O potencial que cerca essa ideia é tão grande que fez até o Facebook trocar seu nome para “Meta”. O metaverso é uma espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual e que, na prática, trata de um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas - algo que vem sendo construído, mas que ainda não existe da forma que vem sendo explorado pela mídia, conforme destacou Luiza Santos.

“Apesar de ainda não termos esse metaverso, temos um contexto de uso da internet, de uso de tecnologias e de imersão em mundos. Mas, diferente da narrativa do metaverso, que coloca as coisas separadas do mundo real, há conexão. As comunidades jovens jogam multiplayers e essa experiência que eles têm, de sociabilidade, assim como os mecanismos de comunicação que acessam não estão restritos ao ambiente virtual. Eles entram em outros contextos da vida, o que também ocorre em outras situações, como o assédio”, destacou.

A professora Iris Campos afirma que o mundo virtual reproduz o mundo real porque foi criado por humanos. “E assediar é uma possibilidade humana ligada à libido presente em todos os humanos. A nossa questão é: por que os homens se dão ao direito de assediar? Falamos em homens porque, culturalmente, eles são os assediadores. Também precisamos pensar o que define o assédio, que é uma ação de violência psicológica a uma pessoa, a uma mulher. É assédio quando ela sente, quando diz que está sendo violentada”, explica.

Conforme comenta a professora Joice Nielsson, embora juridicamente ainda seja utilizado o conceito de assédio embasado na Lei do Assédio Sexual - que define assédio como constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, a definição, hoje, deve ser pensada de forma mais ampla e a partir do somatório de legislações que versam sobre a temática. “Assédio trata de condutas que vão constranger, violentar, importunar outras pessoas para satisfação do prazer”, comenta a docente.

Para conferir o Rizoma Temático na íntegra, acesse:


Webinar vai trabalhar o tema “Criatividade e Inovação”

A Unijuí, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) e da modalidade Ensino a Distância (EaD), promove no dia 25 de abril o webinar sobre "Criatividade e Inovação". O evento terá transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, a partir das 19h30.

Participam do evento Bruno Bazanella, mestrando em Indústria Criativa e especialista em Gestão de Pessoas; e a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini. Será mediador o professor e coordenador dos cursos EaD, Luciano Zamberlan. 


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