As inscrições para a Qualificação Profissional em Atualização de Diretor Geral estão abertas. Interessados podem se inscrever na página do curso, disponível no site da Unijuí, até o dia 27 de novembro. As aulas irão ocorrer entre os dias 12 e 15 de dezembro, de forma online.
O diretor geral de um Centro de Formação de Condutores (CFC) possui diversas funções administrativas. Ele é o profissional responsável por planejar e avaliar as ações desenvolvidas no CFC, gerenciar as atividades burocráticas, coordenar os recursos humanos e financeiros e participar ativamente do planejamento estratégico.
A cada cinco anos, o diretor precisa realizar um curso de atualização em sua função, com o intuito de renovar o credenciamento junto ao órgão executivo de trânsito de seu estado. Para atualizar e qualificar o participante, a qualificação possui três disciplinas centrais que norteiam os demais assuntos: O papel do diretor geral no CFC; Gestão de uma unidade de ensino; e Gestão de pessoas.
Para mais informações sobre os cursos de atualização de profissionais que atuam na formação de condutores acesse unijui.edu.br/qualificacao-profissional ou entre em contato com a Unidade de Educação Continuada pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Nesta terça-feira, dia 25 de outubro, ocorreram as apresentações de trabalhos dos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic e Pibiti) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As exposições aconteceram de forma online, com o objetivo de compartilhar os resultados obtidos pelos acadêmicos nos projetos desenvolvidos no ciclo 2021-2022.
Foram 50 trabalhos compartilhados junto de professores, demais bolsistas e consultores externos do CNPq, que realizaram a avaliação das produções, divididos em salas de aulas que correspondem às suas respectivas áreas de conhecimento. As apresentações fizeram parte do XXX Seminário de Iniciação Científica e do XII Seminário de Inovação e Tecnologia.
Pela manhã, os bolsistas das áreas das Engenharias, Ciências da Saúde e Humanas realizaram suas apresentações. Já no turno da tarde, foi a vez dos bolsistas de Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde compartilharem suas pesquisas. Cada estudante teve aproximadamente 10 minutos para explanar seu trabalho.
A acadêmica do curso de Farmácia, Ana Paula Fell, foi uma das bolsistas Pibic que apresentou sua pesquisa nesta terça-feira. “Eu vejo o quanto a bolsa de iniciação científica contribuiu para a construção de um olhar crítico, desenvolvendo não apenas o meu currículo para dar continuidade na pós-graduação, mas também uma formação mais humana, que procura, através do conhecimento adquirido, proporcionar o melhor aos pacientes, além de sempre estarmos em busca de alternativas mais eficazes e melhores para nós e o meio ambiente”, relata.
Os eventos que integram o Salão do Conhecimento Unijuí 2022 seguem até esta sexta-feira, dia 28 de outubro. O tema desta edição é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Acesse a programação completa no site unijui.edu.br/salao.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Alunos do 2º Ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Goulart participaram na tarde desta segunda-feira, 24 de outubro, de uma atividade especial no Laboratório de Panificação e Confeitaria da Unijuí. A oficina de pão integrou 22 estudantes do educandário, além da professora Cristina Galarce e da auxiliar Elisa, por meio da disciplina de Projeto Integrador, que reúne acadêmicos de diferentes cursos da Universidade, com o objetivo de desenvolver estratégias de atenção à saúde a esta turma.
Os Projetos Integradores - ou PIS são componentes curriculares da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, onde os acadêmicos são desafiados a pensar em ações e soluções para problemas encaminhados pela comunidade. “Este PI tem o intuito de investigar o estado, as condições de saúde dos alunos; avaliar os conhecimentos sobre saúde bucal, higiene, alimentação e atividade física; e desenvolver dinâmicas de atenção à saúde. Nossos estudantes já realizaram atividades para diagnóstico e avaliação da saúde bucal, higiene, alimentação e atividade física, e nesta tarde, promoveram uma oficina de pão”, explicou a professora responsável pela disciplina, Eilamaria Libardoni Vieira.
A oficina teve o objetivo de construir conhecimentos sobre higiene das mãos, trabalho em equipe, pesos e medidas, leitura de receitas e alimentação. Ela foi coordenada pela professora e pelos estudantes Nicolas Calegari e Alexandre Cardoso, do curso de Enfermagem, e Felipe Finkler, Leonardo Pereira e Jocemar Canabarro, do curso de Fisioterapia. A atividade também contou com o auxílio da bolsista Laís Raquel Schapuiz, do Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania, que também desenvolve ações educativas nas áreas social e de saúde no turno inverso às aulas, com as crianças, na Estação do Parque da Pedreira.
“A atividade realizada foi uma excelente oportunidade de aprendizagem para os alunos, à medida em que participaram ativamente. A oficina foi direcionada de acordo com o projeto que está sendo realizado com a turma 21 e foi muito gratificante observar os estudantes no espaço do Laboratório, interagindo na construção de conhecimentos, visando o alcance do aprendizado, que foi muito significativo. É necessária, cada vez mais, essa troca com a escola pública, para que tenhamos uma educação de qualidade para todos e também a oportunidade de estar neste ambiente acadêmico”, destacou a professora Cristina.
Na noite desta segunda-feira, 24 de outubro, teve início o Salão do Conhecimento 2022 da Unijuí. O evento, que acontece de forma híbrida até a sexta-feira, integrando os quatro campi da Instituição, contou com dois momentos durante a noite de ontem: a abertura oficial, seguida de palestra do pesquisador de Cultura Analítica, autor e empreendedor Ricardo Cappra, e a entrega de certificados aos autores que tiveram Trabalhos Destaque na edição do Salão de 2021.
“Depois de dois anos realizado de forma online, por conta da pandemia, pesquisadores, professores, estudantes, extensionistas e bolsistas têm a oportunidade de vivenciar, pela primeira vez ou novamente, este evento”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, durante a cerimônia de abertura, realizada no Salão de Atos do campus Ijuí e transmitida para outras salas e campi da Universidade. A professora destacou que o Salão é um dos mais tradicionais eventos da Instituição, que permite a divulgação da produção em pesquisa e extensão, a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento.
“Alinhado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Salão do Conhecimento celebra, em sua temática, o ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil’. Mas também trabalha, pelo terceiro ano consecutivo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as propostas que temos em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), está o alinhamento das nossas ações, enquanto Universidade, com os objetivos estabelecidos pela ONU”, explicou a professora, lembrando que os participantes são incentivados, durante o evento, a socializar os resultados das suas pesquisas e trabalhos com foco nos ODS.
Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o professor Fernando Jaime González foi responsável por mediar a palestra de abertura, com Ricardo Cappra. “Este evento foi transmitido para os quatro campi da Instituição - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, e acompanhado por mais de três mil pessoas. Público que pôde conferir a discussão acerca do tema ‘Cultura Analítica: O impacto dos dados na sociedade, nos negócios e nas carreiras do futuro’. Um assunto que atravessa qualquer campo profissional e que impactará no futuro de cada um que participa deste evento”, destacou o professor.
Cappra falou sobre cultura analítica, relacionando o tema às diferentes áreas e às diferentes pesquisas ligadas ao mercado. Na sequência, no hall da biblioteca, aconteceu a certificação aos autores que tiveram Trabalhos Destaque no Salão do Conhecimento 2021. Eles ficarão expostos durante a semana, em forma de pôster.
Em paralelo ao Salão do Conhecimento são realizados a XXVII Jornada de Pesquisa, XXIII Jornada de Extensão, XXX Seminário de Iniciação Científica, XII Seminário de Inovação e Tecnologia, II Mostra dos Projetos Integradores da Graduação Mais e o Seminário de Práticas Pedagógicas. A programação completa pode ser conferida em unijui.edu.br/eventos, onde também é possível realizar a inscrição até esta quarta-feira, 26 de outubro.
Até este domingo, dia 30 de outubro, a Qualificação Profissional em Taxidermia está com inscrições abertas, pelo site unijui.edu.br/qualificacao-profissional. O curso é destinado a acadêmicos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, bem como a biólogos, médicos veterinários e profissionais de áreas afins.
A taxidermia, também conhecida como empalhamento, é um ramo da biologia que utiliza técnicas especiais para conservar a pele do animal e montar uma estrutura realista. Os animais que são empalhados são utilizados na produção de coleções científicas, didáticas, destinadas à exposição, divulgação e ensino.
O curso acontecerá de forma híbrida, sendo dividido em dois momentos: o primeiro será online, dia 12 de novembro, no qual os participantes entrarão em contato com as técnicas mais utilizadas e uma introdução teórica do conteúdo. Já no dia 19 de novembro as atividades seguem em laboratório para realizar a prática em taxidermia.
A Unijuí conta com diversos cursos para capacitar os profissionais das áreas mais diversas. Para mais informações acesse unijui.edu.br/qualificacao-profissional, entre em contato pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Atividade acontece no dia 29/10 no campus Santa Rosa e 05/11 no campus Ijuí
A Unijuí irá promover, nos próximos dias, o evento Com o Pé no Futuro, uma série de aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), organizado em parceria com o Totem Vestibulares, Doctor Pré-Vestibular e Átomo Pré-Vestibular e Concursos. No dia 29 de outubro, o aulão acontecerá no campus Santa Rosa. Já no campus Ijuí, o evento será realizado no dia 5 de novembro.
O Com o Pé no Futuro destina-se, sobretudo, a estudantes que irão prestar o Enem em 2022, mas também será aberto a demais alunos do Ensino Médio que desejam participar, seja para preparar-se para o Vestibular ou aprimorar e testar seus conhecimentos. Interessados devem realizar a inscrição, gratuitamente, pelo site unijui.edu.br/penofuturo, pois as vagas são limitadas. O estudante poderá optar por participar nos turnos da manhã ou tarde, ou ainda nos dois turnos.
Familiares dos alunos também estão convidados a visitar a Unijuí nestas datas para conhecer a estrutura da Universidade e tirar suas dúvidas. Durante todo o evento, serão realizadas mostras dos cursos de Graduação, tanto em Ijuí como em Santa Rosa. “Quem quer saber mais sobre bolsas, financiamentos, valores, o setor de Captação vai estar aberto para responder essas questões. Essa também será uma oportunidade para que estudantes que ainda têm dúvidas entre um curso e outro possam conversar com professores e acadêmicos”, afirma a coordenadora do setor de Captação e Prospecção Estudantil da Unijuí, Vivian Strochein.
O preparatório inicia às 9h e segue até às 17h30, com uma programação diversificada. Durante a manhã, haverá aulão de Redação, Linguagens e Matemática. Já no turno da tarde, os estudantes irão revisar os conteúdos das disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. A partir das 16h, será realizado um momento de confraternização, com música e festa das cores.
Para conferir o cronograma completo e realizar a inscrição, acesse o site unijui.edu.br/penofuturo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 55 3332 0200 ou e-mail estude@unijui.edu.br.
Com o intuito de construir um espaço de reflexão sobre o trabalho docente, a partir da ciência, será realizado na Unijuí, durante o Salão do Conhecimento 2022, o Seminário de Práticas Pedagógicas. O evento ocorrerá no dia 27 de outubro, sendo destinado a professores da instituição e demais interessados na temática.
O evento será dividido em dois momentos: no primeiro, o coordenador do curso de Educação Física, professor doutor Robson Borges, e a professora mestre Ana Lúcia Caetano contarão suas experiências aos participantes. No segundo momento, os docentes serão divididos em salas, nas quais os professores que inscreveram seus relatos farão a apresentação.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), Mariane Denise Martins, muitas questões eclodiram recentemente, a exemplo do novo perfil dos estudantes e a necessidade de novas práticas pedagógicas. Por isso, há muito a ser debatido. “Além disso, a reestruturação de grande parte dos currículos dos cursos da Unijuí para Currículos por Competência exige uma discussão sobre o que significa ‘dar aula’. Logo, é necessário ensinar e aprender a partir de um Projeto de Curso pautado na competência e não somente no conteúdo”, conta.
Para Mariane, o professor contemporâneo, como qualquer outro profissional, precisa estar constantemente refletindo, avaliando e aprendendo sobre seu trabalho. “Desta forma, para a primeira edição do Seminário de Práticas Pedagógicas priorizamos os relatos de experiência. Acreditamos que há muitas práticas bem-sucedidas, que podem ser compartilhadas com todos os professores”, explica.
O Salão do Conhecimento ocorrerá na próxima semana, entre os dias 24 e 28 de outubro, com atividades nos quatro campi e apresentações de trabalhos de forma online. Além do Seminário, a programação do Salão do Conhecimento conta com a XXVII Jornada de Pesquisa, a XXIII Jornada de Extensão, o XXX Seminário de Iniciação Científica, o XII Seminário de Inovação e Tecnologia e a II Mostra dos Projetos Integradores da Graduação Mais Unijuí. Mais informações em unijui.edu.br/eventos.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Um dia após Ijuí comemorar seu aniversário, o Rizoma Temático colocou em pauta as origens, curiosidades e diversidade do município de Ijuí. “132 anos: a fundação e a história da Capital Mundial das Etnias” foi o tema abordado no programa desta quinta-feira, dia 20 de outubro.
Para debater o assunto, foram convidados o professor do curso de História da Unijuí, Jaeme Callai; a historiadora e educadora do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Belair Stefanello; e o professor, historiador e coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, José Augusto Fiorin.
O Rizoma iniciou com a participação de outro historiador, o escritor ijuiense Luís Carlos Ávila, conhecido como Bagé, que trouxe um pouco da história do município. “A colônia Ijuhy foi o primeiro projeto de colônia da primeira república. O governo do Brasil decidiu fazer um modelo diferente de povoação, não como era anteriormente na qual juntavam famílias imigrantes italianas ou alemãs e no máximo mais uma etnia, mas sim com famílias vindas de locais diversificados”, salientou.
Na sequência, o professor Jaeme Callai iniciou uma explicação sobre como ocorreu essa criação. “Ijuí é instalada em uma área de matos que integrava a cabeceira do Rio Ijuí e uma primeira ideia que se tem é que é uma área desocupada, então chegam os primeiros povoadores. Isso é um equívoco, já havia a presença dos indígenas, mas me refiro mais especificamente a presença de lusos-brasileiros que ali habitavam”, destacou.
O professor José Augusto Fiorin trouxe para o debate a convergência das etnias para essa colônia. “No momento em que inicia esse movimento migratório é importante compreender que por mais que viessem colonos com habilidades no cultivo, por mais que existissem outros colonos, no momento que se estabeleciam entravam em um padrão cultural, que segundo o próprio padre Antônio Cuber, era uma verdadeira babel”, afirmou.
Belair afirmou que o Madp sempre teve a preocupação de guardar a documentação e apresentar as versões dos diversos fatos que compõem a história ijuiense. “O Museu sempre buscou representar a história de Ijuí desmistificando esse mito fundatório que se deu em 1890, com o intuito de não fazer uma única e sim uma pluralidade de narrativas”, completou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Confira o Rizoma Temático na íntegra:
Esta quinta-feira, 20 de outubro, foi marcada por muitos desafios para os alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental de Ijuí, que participaram da fase final da Gincana do Meio Ambiente, no Salão de Atos da Unijuí. Promovida pelo Projeto de Extensão em Educação Ambiental da Universidade em parceria com a Prefeitura de Ijuí, a competição contou com o envolvimento de escolas municipais, estaduais e particulares.
A Gincana ocorreu em três etapas. Na primeira, houve a distribuição nas escolas de livros elaborados pelo Projeto Educação Ambiental e, a partir deste material, estudos foram desenvolvidos em sala de aula com as turmas. A segunda, abrangeu o recolhimento de pilhas e eletrônicos, e um quiz classificando equipes para a final.
Durante a terceira e última etapa da Gincana, cerca de 50 times participaram de um quiz sobre a logística reversa no turno da manhã. À tarde, foi a vez das semifinais e da grande final da competição. Além disso, ocorreu a entrega de resíduos coletados por eles na etapa anterior.
Os vencedores receberam prêmios em dinheiro e tablets. Na categoria quiz, em primeiro lugar ficou o time Rui 83; em segundo, Rui 71, ambos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa; e em terceiro o Imeab 83, do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil. Na categoria coleta de resíduos, os vencedores foram: em primeiro lugar, 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Giovana Margarita; em segundo, turma 71 da Escola Rui Barbosa e, em terceiro, a turma 71 da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Zimpel.
Segundo a coordenadora do projeto, professora mestre Caroline Radüns, os estudantes estavam bastante engajados desde o início da competição. “Foi um resultado muito positivo onde os estudantes, professores e as escolas, de uma forma geral, se uniram à proposta. Além dos alunos realmente estudarem sobre o meio ambiente e a logística reversa, conseguimos recolher muitos resíduos que terão o descarte correto”, avaliou.
O secretário de Meio Ambiente de Ijuí, Yuri Pelissão, destacou a parceria entre a Unijuí e o Poder Executivo para o desenvolvimento da ação. “Ao longo da gincana, mais de 1.500 alunos estiveram envolvidos, aprendendo sobre a educação ambiental, o que é extremamente importante. Neste sentido, a parceria com a Unijuí consolidou este grande trabalho”, frisou.
Estiveram presentes na cerimônia de premiação o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González; o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin e representantes da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit) e da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI).
O Salão do Conhecimento 2022 vem aí e com ele diversos eventos paralelos que visam divulgar produções desenvolvidas na Unijuí e em outras instituições. Um destes eventos é a II Mostra de Projetos Integradores da Graduação Mais Unijuí, que ocorrerá no dia 25 de outubro, de forma online.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica da Unijuí (NIP), Mariane Denise Martins, a Mostra é uma forma de compartilhar as produções feitas nos primeiros módulos da Graduação Mais. “A ideia é oportunizar aos nossos estudantes um espaço para que eles apresentem para os colegas os trabalhos desenvolvidos por meio dos Projetos Integradores (PIs) e também possam se inserir nesse importante momento de diálogo e socialização de conhecimento”, salienta.
A Mostra busca dar destaque aos PIs, que são componentes curriculares onde os acadêmicos são desafiados a encontrar soluções para problemas reais, encaminhados pela comunidade. “Nossos estudantes, com o auxílio dos professores e mentores, têm desenvolvido soluções para os desafios da comunidade. Eles são incentivados a pensar em como resolver os problemas das entidades, empresas e instituições, articulando os conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas do módulo”, conta Mariane.
Dessa forma, o estudante desenvolve suas competências a partir da resolução de problemas reais e a comunidade é contemplada com essas soluções, sejam elas ações efetivas ou propostas de como trabalhar em torno de determinadas questões a longo prazo. “Por fim, os resultados desses processos serão apresentados na Mostra de Projetos Integradores do Salão do Conhecimento”, afirma.
O Salão do Conhecimento ocorrerá entre os dias 24 e 28 de outubro, com atividades nos quatro campi e apresentações de trabalhos de forma online. Além da II Mostra, a programação do Salão do Conhecimento contará com a XXVII Jornada de Pesquisa, a XXIII Jornada de Extensão, o XXX Seminário de Iniciação Científica, o XII Seminário de Inovação e Tecnologia e o Seminário de Práticas Pedagógicas. Mais informações em unijui.edu.br/eventos.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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