Salão do Conhecimento é aberto na Unijuí com palestra e certificação aos Trabalhos Destaque - Unijuí

Na noite desta segunda-feira, 24 de outubro, teve início o Salão do Conhecimento 2022 da Unijuí. O evento, que acontece de forma híbrida até a sexta-feira, integrando os quatro campi da Instituição, contou com dois momentos durante a noite de ontem: a abertura oficial, seguida de palestra do pesquisador de Cultura Analítica, autor e empreendedor Ricardo Cappra, e a entrega de certificados aos autores que tiveram Trabalhos Destaque na edição do Salão de 2021.

“Depois de dois anos realizado de forma online, por conta da pandemia, pesquisadores, professores, estudantes, extensionistas e bolsistas têm a oportunidade de vivenciar, pela primeira vez ou novamente, este evento”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, durante a cerimônia de abertura, realizada no Salão de Atos do campus Ijuí e transmitida para outras salas e campi da Universidade. A professora destacou que o Salão é um dos mais tradicionais eventos da Instituição, que permite a divulgação da produção em pesquisa e extensão, a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento.

“Alinhado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Salão do Conhecimento celebra, em sua temática, o ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil’. Mas também trabalha, pelo terceiro ano consecutivo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as propostas que temos em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), está o alinhamento das nossas ações, enquanto Universidade, com os objetivos estabelecidos pela ONU”, explicou a professora, lembrando que os participantes são incentivados, durante o evento, a socializar os resultados das suas pesquisas e trabalhos com foco nos ODS.

Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o professor Fernando Jaime González foi responsável por mediar a palestra de abertura, com Ricardo Cappra. “Este evento foi transmitido para os quatro campi da Instituição - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, e acompanhado por mais de três mil pessoas. Público que pôde conferir a discussão acerca do tema ‘Cultura Analítica: O impacto dos dados na sociedade, nos negócios e nas carreiras do futuro’. Um assunto que atravessa qualquer campo profissional e que impactará no futuro de cada um que participa deste evento”, destacou o professor.

Cappra falou sobre cultura analítica, relacionando o tema às diferentes áreas e às diferentes pesquisas ligadas ao mercado. Na sequência, no hall da biblioteca, aconteceu a certificação aos autores que tiveram Trabalhos Destaque no Salão do Conhecimento 2021. Eles ficarão expostos durante a semana, em forma de pôster.

Em paralelo ao Salão do Conhecimento são realizados a XXVII Jornada de Pesquisa, XXIII Jornada de Extensão, XXX Seminário de Iniciação Científica, XII Seminário de Inovação e Tecnologia, II Mostra dos Projetos Integradores da Graduação Mais e o Seminário de Práticas Pedagógicas. A programação completa pode ser conferida em unijui.edu.br/eventos, onde também é possível realizar a inscrição até esta quarta-feira, 26 de outubro.