II Mostra de Projetos Integradores fará parte da programação do Salão do Conhecimento 2022 - Unijuí

O Salão do Conhecimento 2022 vem aí e com ele diversos eventos paralelos que visam divulgar produções desenvolvidas na Unijuí e em outras instituições. Um destes eventos é a II Mostra de Projetos Integradores da Graduação Mais Unijuí, que ocorrerá no dia 25 de outubro, de forma online.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica da Unijuí (NIP), Mariane Denise Martins, a Mostra é uma forma de compartilhar as produções feitas nos primeiros módulos da Graduação Mais. “A ideia é oportunizar aos nossos estudantes um espaço para que eles apresentem para os colegas os trabalhos desenvolvidos por meio dos Projetos Integradores (PIs) e também possam se inserir nesse importante momento de diálogo e socialização de conhecimento”, salienta.

A Mostra busca dar destaque aos PIs, que são componentes curriculares onde os acadêmicos são desafiados a encontrar soluções para problemas reais, encaminhados pela comunidade. “Nossos estudantes, com o auxílio dos professores e mentores, têm desenvolvido soluções para os desafios da comunidade. Eles são incentivados a pensar em como resolver os problemas das entidades, empresas e instituições, articulando os conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas do módulo”, conta Mariane.

Dessa forma, o estudante desenvolve suas competências a partir da resolução de problemas reais e a comunidade é contemplada com essas soluções, sejam elas ações efetivas ou propostas de como trabalhar em torno de determinadas questões a longo prazo. “Por fim, os resultados desses processos serão apresentados na Mostra de Projetos Integradores do Salão do Conhecimento”, afirma.

O Salão do Conhecimento ocorrerá entre os dias 24 e 28 de outubro, com atividades nos quatro campi e apresentações de trabalhos de forma online. Além da II Mostra, a programação do Salão do Conhecimento contará com a XXVII Jornada de Pesquisa, a XXIII Jornada de Extensão, o XXX Seminário de Iniciação Científica, o XII Seminário de Inovação e Tecnologia e o Seminário de Práticas Pedagógicas. Mais informações em unijui.edu.br/eventos.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí