Nesta terça-feira, dia 25 de outubro, ocorreram as apresentações de trabalhos dos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic e Pibiti) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As exposições aconteceram de forma online, com o objetivo de compartilhar os resultados obtidos pelos acadêmicos nos projetos desenvolvidos no ciclo 2021-2022.
Foram 50 trabalhos compartilhados junto de professores, demais bolsistas e consultores externos do CNPq, que realizaram a avaliação das produções, divididos em salas de aulas que correspondem às suas respectivas áreas de conhecimento. As apresentações fizeram parte do XXX Seminário de Iniciação Científica e do XII Seminário de Inovação e Tecnologia.
Pela manhã, os bolsistas das áreas das Engenharias, Ciências da Saúde e Humanas realizaram suas apresentações. Já no turno da tarde, foi a vez dos bolsistas de Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde compartilharem suas pesquisas. Cada estudante teve aproximadamente 10 minutos para explanar seu trabalho.
A acadêmica do curso de Farmácia, Ana Paula Fell, foi uma das bolsistas Pibic que apresentou sua pesquisa nesta terça-feira. “Eu vejo o quanto a bolsa de iniciação científica contribuiu para a construção de um olhar crítico, desenvolvendo não apenas o meu currículo para dar continuidade na pós-graduação, mas também uma formação mais humana, que procura, através do conhecimento adquirido, proporcionar o melhor aos pacientes, além de sempre estarmos em busca de alternativas mais eficazes e melhores para nós e o meio ambiente”, relata.
Os eventos que integram o Salão do Conhecimento Unijuí 2022 seguem até esta sexta-feira, dia 28 de outubro. O tema desta edição é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Acesse a programação completa no site unijui.edu.br/salao.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí