Todas as notícias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Comunic@

Estudantes apresentam TED Talks na disciplina de Comunicação e Expressão Oral

Acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design e Letras - Português e Inglês participaram do TED Com, atividade promovida como avaliação final da disciplina Comunicação e Expressão Oral, ministrada pela professora Gisele Noll. A proposta era que cada estudante, em 10 minutos, compartilhasse um tema, conceito ou ideia com os colegas, podendo utilizar ou não algum recurso tecnológico.

A dinâmica fez alusão às TED Talks, conferências de até 18 minutos realizadas na Europa, Ásia e nas Américas, que têm como finalidade propagar uma ideia e impactar o público. A atividade realizada pelos estudantes foi gravada e constituiu-se como um momento de aprendizagem, no qual a professora realizou considerações e orientou os acadêmicos sobre possíveis melhorias em suas apresentações.

A professora Gisele Noll destacou que percebeu a evolução da turma ao longo do semestre. “É normal termos ‘travas’ para falar em público. Ficamos nervosos e isso é uma condição humana. O que fizemos foi tentar amenizar esses aspectos, para que cada um conhecesse suas dificuldades e trabalhasse nelas. A evolução de todos os alunos foi visível na apresentação final. Fiquei muito orgulhosa de todos”, afirmou.

Para alcançar esses resultados, a professora trabalhou técnicas de dicção, respiração e postura com os estudantes, com o intuito de incentivá-los a adquirirem confiança em suas habilidades. Também foram trabalhados aspectos da linguagem verbal e não-verbal, por exemplo: como se apresentar em público e transmitir uma boa imagem profissional.

Entre os objetivos da disciplina Comunicação e Expressão Oral estão: preparar e capacitar o estudante para falar em público ou em frente às câmeras, apresentar trabalhos, realizar entrevistas e falar sobre si mesmo. Além disso, é importante que os acadêmicos tenham capacidade de adaptação e improviso, para que consigam responder de forma confortável qualquer pergunta direcionada a eles. 

Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias


Últimos dias para se inscrever na qualificação em Análise de Sementes

Com o intuito de capacitar os profissionais para análise minuciosa de sementes, a Unijuí oferta a qualificação em Análise de Sementes, em parceria com a Germinar Consultoria. As inscrições estão abertas até o domingo, dia 10 de julho, e podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada.

As aulas iniciam-se no dia 25 de julho e possibilitam que o participante realize o manejo e compreenda as diferentes etapas da análise, visto que uma boa avaliação das sementes leva ao aumento da produtividade e, consequentemente, eleva o sucesso da produção agrícola em cada safra.

Dentre os assuntos vistos em sala de aula estão a recepção, protocolo e armazenamento de amostras, análise de pureza e os aspectos legais ligados à análise de sementes. Além destes, os participantes aprendem a realizar uma série de testes como, por exemplo, de germinação, vigor e tetrazólio. 

Destinado a técnicos, professores, analistas e auxiliares de laboratório, estudantes e demais interessados na área de sementes, o curso é realizado de forma presencial no campus Ijuí e carrega, auxiliado pela parceria, uma capacitação completa aos estudantes.

A Germinar Consultoria é uma empresa que orienta o ajuste das atividades rotineiras dos laboratórios de análises de sementes. Ela esclarece e auxilia em todo o processo de avaliação, desde o recebimento da amostra até a emissão final dos resultados.

Para mais informações sobre essa e outras qualificações ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Inscrições para curso de Inteligência Emocional e Autoconhecimento encerram no domingo

Estão abertas as inscrições para a qualificação profissional em Inteligência Emocional e Autoconhecimento da Unijuí. O curso possui carga horária de 12 horas e será realizado de forma híbrida: na quinta-feira, 14 de julho, a aula será online, através do Google Meet, das 19h às 23h. Já no sábado, o encontro será presencial, no campus de Ijuí, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020, entre as competências mais desejadas nos profissionais até 2025, está a inteligência emocional. “Hoje entende-se que as pessoas que conseguem lidar melhor com as frustrações, com o medo, com a incerteza, que sabem o que lhes proporciona bem-estar, são as pessoas que vão se destacar na vida e, em consequência, no trabalho”, explicou a coordenadora da oferta, professora Adriane Fabricio.

Ela ressaltou ainda que a qualificação alia teoria e prática, auxiliando os participantes a desenvolverem habilidades para a vida, independente de ser no eixo pessoal ou profissional. “Esse é um curso bem vivencial. O aluno terá tanto a parte de o que é e para que serve inteligência emocional e autoconhecimento, quanto a parte de como fortalecer e aplicar isso na sua vida pessoal e profissional, além de ferramentas extras que ele poderá usar ao longo da vida”, ressaltou.

As inscrições podem ser realizadas até este domingo, dia 10 de julho, por meio deste link. O valor do investimento é de R$ 410,00.


Rizoma Temático reflete sobre a contribuição dos Projetos Integradores na sociedade 

O Rizoma Temático desta semana proporcionou um diálogo sobre uma das novidades que a Graduação Mais da Unijuí vem oferecendo aos estudantes e comunidade: os Projetos Integradores. O assunto debatido nesta quinta-feira, dia 7 de julho, foi: “Universidade a serviço da comunidade: como os projetos integradores contribuem para a solução de problemas regionais”.

Os convidados para participar do programa foram a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; o professor de disciplinas de Projeto Integrador e doutor em Engenharia Elétrica, Paulo Sérgio Sausen; a psicóloga, coordenadora do Cerest Missões e mentora nos Projeto Integradores da Unijuí, Patrícia Felden Torma; e o secretário do Meio Ambiente do município de Ijuí e também mentor nos Projetos, Yuri Pilissão.

A vice-reitora Fabiana Fachinetto relatou que os PIs, como são conhecidos, surgiram a partir de uma grande mudança estrutural nos Projetos Pedagógicos dos cursos. “A partir de agosto de 2020, nós desafiamos os coordenadores de curso a trazerem inovações para nossos currículos. Analisando o que está acontecendo a nível mundial em termos de evolução na educação, percebemos que cada vez mais nossos estudantes precisam estar preparados para ingressar no mercado de trabalho”, salientou. 

Para o professor Paulo Sausen, o retorno obtido com os Projetos Integradores é muito relevante. “Nós, como professores, fomos desafiados a inverter completamente nosso ciclo tradicional de ensino, no qual havia projetos na parte final da Graduação. Hoje, nós recebemos os estudantes que chegam na Universidade e o Projeto Integrador já desafia eles a entregarem alternativas e soluções para a comunidade”, afirmou.

De acordo com a psicóloga Patrícia, propor melhorias na qualidade de vida de grupos de trabalhadores é a tarefa do Cerest. Apesar disso, falta suporte para efetuar as intervenções. “Os trabalhadores de qualquer área devem saber que existe a política de saúde do trabalhador, porém ela só funciona na interinstitucionalidade e é nosso papel nos vincular a outras organizações. Portanto, para nós é fantástico nos articularmos com uma Universidade e planejarmos juntos essas ações, por meio dos Projetos”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, acrescentou ao debate o impacto positivo dos Projetos Integradores na comunidade, ao propor soluções para demandas que, por vezes, as prefeituras não podem solucionar. “Os projetos integradores realmente são fundamentais. Nós estamos falando de aproximadamente 500 projetos desenvolvidos durante um semestre, algo que, dentro do poder público, é muito difícil de acontecer”, completou.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Escute o Rizoma na íntegra:


Oportunidades na cadeia do biogás são debatidas em evento

Realizado no formato híbrido, com encontro presencial no Sindicato Rural de Ijuí e transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 7 de julho, o debate sobre “Políticas públicas em energias renováveis: oportunidades na cadeia do biogás". O evento foi promovido pela Unijuí, Sebrae, Senar, Emater/RS, Sindicato Rural de Ijuí, Fahor, Uri, Setrem e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Coordenador do programa Inova RS na região Noroeste e Missões, o professor Daniel Knebel Baggio foi responsável por fazer a abertura do evento. Ele destacou que nesta quinta-feira encerram os primeiros 24 meses do projeto, que terá uma nova fase, a partir da aprovação da Etapa II: Implementação de estratégias para consolidação do ecossistema de inovação na Região Noroeste e Missões. “Trabalhamos em torno de três áreas prioritárias: agronegócio, setor metalmecânico e energia. Com esta primeira etapa concluída, é importante refletirmos sobre tudo que fizemos e, claro, debatermos a partir de novas informações, pensando em novas perspectivas para a nossa região, que concentra mais de 70 municípios”, explicou o professor.

À frente da palestra esteve o engenheiro agrônomo, coordenador do Programa Paraná Energia Rural Renovável - RenovaPR, Herlon de Almeida, e como debatedores os professores Fernanda Pereira, da Unijuí, e Fauzi Schubeita, da Fahor. 

Herlon iniciou sua participação falando sobre a importância de estados e municípios terem políticas públicas de fomento às energias renováveis. A palestra focou nas oportunidades das cadeias de suinocultura e bovinocultura de leite para o biogás, especialmente na região Noroeste do Estado. “O que nos incomoda é que o biogás anda muito devagar, enquanto que outras energias, como a energia solar, estão voando. Nós sempre pensamos em energia como um produto fornecido por uma geradora, por uma distribuidora. Não que pudéssemos produzir, consumir e até vender, e isso é totalmente viável. Hoje é possível substituir a lenha, o gás de cozinha, a energia elétrica e até o combustível veicular por biogás. O agricultor tem essa condição”, destacou o convidado.

A chamada Geração Distribuída, que se caracteriza pela geração de energia elétrica na mesma região onde ocorre o consumo ou próximo a ele, preferencialmente a partir de fontes renováveis como o biogás, é regulamentada desde 2010 por resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além disso, o sistema de compensação atualmente em vigor no Brasil permite ao produtor compensar a energia consumida na unidade - ou seja, o produtor utiliza a rede elétrica da concessionária tanto para consumir, quanto para enviar sua própria energia elétrica, e no final do mês o valor enviado é compensado do valor consumido, reduzindo o valor da fatura. “Quanto ao combustível veicular, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) aceita e reconhece o biometano, que é a filtragem do biogás. Ele chega a 94% de pureza, equivalente ao gás natural veicular. Tudo está regulamentado. Basta criar condições para fazer e, de fato, fazer”, afirmou.

Para conferir a discussão na íntegra, acesse:

 


Unijuí promoverá diversas atividades no sábado, na Praça da República

Foto ilustrativa

No próximo sábado, 9 de julho, a Unijuí estará na Praça da República para divulgação do Vestibular Contínuo, com inscrições até o dia 5 de agosto, e do Vestibular EaD, com inscrições abertas para o terceiro módulo até o dia 9 de setembro. Professores e estudantes estarão participando do movimento, que vai contar com tira-dúvidas e com uma série de atividades.

Segundo a coordenadora do Setor de Prospecção e Captação Estudantil, Vivian Regina Stroschein, as atividades acontecem das 9h às 16h. Enquanto os cursos da Saúde estarão realizando testes de glicose e aferindo a pressão arterial, o curso de Ciências Contábeis estará esclarecendo dúvidas sobre o Programa Nota Fiscal Gaúcha. 

Os cursos de Licenciatura farão contação de histórias e estarão à frente do Desafio da Esfinge, com entrega de brindes ao final do jogo. O Laboratório de Solos e a Clínica de Fisioterapia estarão mostrando à comunidade um pouco do que desenvolvem e falando sobre os serviços que podem ser acessados. 

“A Cia Cadagy fará seu ensaio aberto na Praça e também contaremos com mateada, em parceria com a Especiarias do Mate. Será um momento importante de interação com a comunidade, que poderá conhecer os serviços que ofertamos e, ainda, esclarecer dúvidas sobre nossos processos seletivos”, destacou Vivian.

O Vestibular Contínuo conta com vagas remanescentes nos cursos de graduação presenciais. Já o Vestibular EaD oferta vagas no bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.  A novidade é que os aprovados ganham 50% de desconto no terceiro módulo.

Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br.

 


Estudantes desenvolvem projeto de comunicação para a Apae de Ijuí

Estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí desenvolveram um projeto de comunicação para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae de Ijuí, com o objetivo de impactar positivamente a sociedade. O trabalho foi elaborado durante o primeiro semestre de 2022, no Projeto Integrador de Produção de Conteúdos e Narrativas, sob orientação da professora Rúbia Schwanke.

A ideia, segundo a professora, era desenvolver a atividade com um cliente real. Foi de comum acordo entre os estudantes trabalharem com uma instituição social e não com uma empresa com fins lucrativos. “Eu sugeri a Apae, por ser uma instituição que faz um trabalho muito representativo na sociedade, e eu tinha certeza que os alunos iriam se sentir muito motivados com essa escolha”, contou. 

Para elaborar as produções, os acadêmicos realizaram visitas à Apae. De acordo com a estudante do 5º semestre de Publicidade e Propaganda, Mozara Sandri, “foi possível perceber que a associação precisa de ajuda na comunicação, tanto na parte da propaganda nas redes sociais, como na divulgação e cobertura de seus eventos, já que a mesma não possui um profissional para isso”, explicou. 

Buscando contemplar os objetivos da instituição e criar materiais que divulguem seus serviços, os estudantes produziram vídeos para o reels, posts, uma fotorreportagem sobre o que é a Apae e o que é produzido nela, além de um vídeo institucional que será divulgado na sala de espera do local. Os materiais serão publicados ainda nas redes sociais da instituição, com foco no Instagram. 

A acadêmica do 8º semestre de Jornalismo, Evelin Ramos, relatou que antes de realizarem as visitas à Apae, a turma não tinha noção do tamanho da instituição e das diversas atividades que são realizadas com os assistidos. “Assim como eu e meus colegas nos sentimos impactados pelas descobertas em nossas visitas, acredito que mais pessoas deveriam conhecer o cotidiano da instituição e as histórias que ali existem”, afirma.

Por Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias


Da Graduação ao Doutorado: egressa encontrou na Unijuí oportunidade de aprimoramento constante

Apesar do que muitos acreditam, o aprendizado não termina quando o estudante recebe o diploma. A egressa da Unijuí, Angéli Cervi, sempre teve consciência disso. Ela se graduou em Matemática - Licenciatura e não parou por aí. Buscou na mesma Universidade aprimorar seus conhecimentos e se tornar uma profissional ainda mais completa, ao ingressar no Mestrado em Modelagem Matemática e, posteriormente, no Doutorado em Educação nas Ciências.

Após concluir a Graduação em Matemática, Angéli relata que fez o curso de Nivelamento nas férias e se preparou para realizar a prova em que os primeiros classificados ganhavam bolsa de Mestrado Capes/CNPq. “Realizei a prova e consegui uma dessas bolsas, foi então que comecei a fazer o Mestrado em Modelagem Matemática na mesma Instituição”, explicou.

Terminado o Mestrado, ela foi selecionada para dar aulas para o curso de Matemática em uma instituição privada de ensino superior da região. Depois de um ano, passou em um processo seletivo para atuar como professora da Unijuí. “Trabalhei alguns anos na Unijuí, sendo colega dos meus professores. Foi um tempo de muito aprendizado e realizações. Em 2013, passei em um concurso para uma Instituição Federal. Foi então que me despedi da Universidade que me acolheu por muitos anos, mas com desejo de retornar”, destacou ela.

A professora conta que o anseio por querer entender melhor o processo de ensino e aprendizagem a fez retornar aos estudos, logo depois, dessa vez no Doutorado. “É claro, tinha que ser na Instituição que me acolheu desde a Graduação: a Unijuí. Eu fiz a seleção e me classifiquei para cursar Doutorado em Educação nas Ciências, onde dediquei um tempo para refletir sobre a educação voltada ao Ensino Superior”.

Segundo Angéli, os estudos na Unijuí foram importantes para seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Penso que após esse período de estudos na Unijuí, consegui evoluir tanto como profissional quanto como pessoa. Os cursos escolhidos e cursados na Universidade me fizeram (re)olhar para o planejamento em sala de aula, buscando sempre a melhor forma do estudante aprender e, principalmente, que os conteúdos tenham sentido e significado para ele”, finalizou.


Curso de gastronomia para crianças está com inscrições abertas na Unijuí

A Unijuí está com inscrições abertas para o curso Gastronomia Kids, que visa possibilitar a interação das crianças com a gastronomia de maneira prática e segura. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/educacaocontinuada, até o dia 17 de julho.

Serão ofertadas duas turmas: uma pelo período da manhã e outra no turno da tarde, com 3h de duração, destinadas a crianças de 9 a 12 anos. De acordo com a chef Deise Noronha Marin, do curso de Gastronomia da Unijuí, essa é a chance de fazer com que a criança dê seus primeiros passos na cozinha. “É a idade de inserção nas práticas culinárias, para perder o medo e ter contato com fornos e fogões”, salienta.

Nas aulas serão abordados o modo de preparo dos produtos, quantificação e análise sensorial dos ingredientes.  “Vamos trabalhar com bolo de caneca, omelete e ovos mexidos, além do misto-quente. São pratos que a gente julga ser da prática do dia a dia e que as crianças gostam bastante”, comenta.

Segundo Deise, é muito importante aprender desde cedo a manusear e preparar refeições, para que as crianças criem suas primeiras impressões acerca desta profissão. “A gente acredita que a Gastronomia ganhou uma força muito grande nos últimos tempos. Por haver um aumento no número de chefs de cozinha, a gente quer possibilitar esse ambiente profissional para projetar o sonho de ser chef”, completa.

Para mais informações sobre essa e outras qualificações ofertadas pela Unijuí, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


EaD Unijuí: você como protagonista da sua carreira

Conheça a história de Cledir Garcia, formada em Enfermagem e que buscou uma segunda graduação em Administração para impulsionar a profissão

Graduada em Enfermagem há 25 anos, Cledir Tânia França Garcia decidiu cursar Administração para aprimorar seus conhecimentos e competências na área de gestão administrativa e financeira. Ela optou pela modalidade Ensino a Distância (EaD) na Unijuí pela flexibilidade, que permitiria conciliar os estudos à sua rotina. 

“Acredito que ter a experiência profissional em Enfermagem, juntamente com a formação em Administração, será um diferencial para o meu ingresso no mercado de trabalho na gestão de organizações”, destacou a profissional, que atualmente atua como supervisora de Educação Continuada em Enfermagem no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Cledir já atuou como docente no curso de Enfermagem da Unijuí por oito anos e como coordenadora do curso técnico de Enfermagem da EFA durante nove anos. De dezembro de 2019 a maio de 2021, também foi gerente de Enfermagem no HCI.

“Estou no quarto ano do curso de Administração, que será concluído no final de 2023. Já consegui ampliar minha visão da gestão administrativa e financeira de organizações, bem como a gestão de pessoas no mundo do trabalho. Após a conclusão do curso, pretendo atuar na área de direção e administração de organizações hospitalares”, comenta.

Para quem deseja ressignificar a profissão ou qualificar-se numa outra área, a Unijuí oferta vagas nos cursos EaD de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. 

Interessados podem se inscrever para o próximo módulo até o dia 3 de junho, pelo endereço unijui.edu.br/ead, optando por uma das formas de ingresso: realização da prova online de redação, no melhor dia e horário; utilização da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), válido a partir de 2010; ou o aproveitamento da nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí, a partir de 2005. Não há cobrança de taxa de inscrição.


Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.