Estudantes buscam soluções para reduzir internações hospitalares de usuários de substâncias psicoativas - Unijuí

Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da Unijuí estão trabalhando, neste semestre, de forma conjunta na disciplina de Projeto Integrador, voltada à Gestão em Saúde. Ao todo, são 65 estudantes, divididos em duas turmas: uma coordenada pela professora Daniela Zeni Dreher e a outra pela professora Marinez Koller Pettenon.

O Projeto Integrador, ou PI, faz parte da Graduação Mais - o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, e permite que os estudantes tenham contato com desafios reais, encaminhados pela comunidade. Neste semestre, eles buscam soluções para reduzir as internações hospitalares de pessoas que apresentam transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas no município de Ijuí. O desafio foi demandado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial.

Neste trabalho, os acadêmicos consideram questões referentes ao acesso,  referência geográfica, vínculo com a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e questões clínicas relacionadas. No desafio são pensadas ações estratégicas de gestão do cuidado em saúde para contribuir com a redução das internações hospitalares das pessoas, considerando o contexto social, os fatores de risco envolvidos no processo de dependência química e as alterações clínicas.

As turmas foram subdivididas em pequenos grupos, de cinco ou seis estudantes. Cada grupo possui um mentor ligado ao serviço de Ijuí e região, sendo estes mentores assistente social, enfermeiros e psicólogos.

Conforme explicam as professoras Daniela e Marinez, a sistematização utilizada para o desenvolvimento das aulas e das ações parte da metodologia da problematização do Arco de Maguerez, que se caracteriza como uma das metodologias ativas preconizadas na formação de profissionais da saúde. O método é constituído de cinco etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Neste momento, os estudantes estão na 10ª aula, onde começam a ser delineados os produtos ou ações a serem organizados, pensando em suprir a necessidade do problema mencionado.

Diferentes ações estão sendo construídas, como a capacitação para agentes comunitários de saúde; oficinas terapêuticas; ações educativas de prevenção com adolescentes e crianças; construção de um formulário para anamnese para ser utilizada no acolhimento ao usuário que busca os serviços de atenção psicossocial; cartilha sobre oficinas terapêuticas para equipes de profissionais de saúde; formulário a ser utilizado com os pais para conscientizar sobre a importância do segmento familiar no processo psicossocial do adolescente; cartilha sobre prática meditativa como estratégia de redução de danos em dependentes químicos; e mapeamento epidemiológico em vista da internação de dependentes químicos no município de Ijuí.

Neste mês, ocorreu a socialização das propostas para análise, qualificação e validação do produto final, seus processos e demais questões relacionadas aos temas envolvidos, com a participação de docentes do módulo e mentores. A partir deste momento, os grupos darão continuidade ao trabalho, com a elaboração da ação planejada. Ao final do semestre, os trabalhos serão apresentados aos mentores e demandantes.