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Unijuí apresenta ecossistema de inovação ao secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia

A Unijuí esteve nesta quarta-feira, 6 de julho, no roteiro de visitas do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin. Recebido pela reitora, professora Cátia Maria Nehring, e pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o secretário conheceu as estruturas do Espaço + Inovação Unijuí, onde também foi apresentado a todos os projetos e serviços que fazem parte do ecossistema de inovação da Universidade. Professores, coordenadores e bolsistas participaram da recepção.

“Historicamente, nossa Universidade tem cumprido um papel central no desenvolvimento regional. E isso, nos últimos anos, tem passado muito pela inovação, em todos os níveis. O secretário está na região para fazer um reconhecimento das iniciativas. A sua pasta tem lançado muitos editais nos últimos meses e nós, enquanto Instituição, conseguimos participar de vários processos. Hoje, tivemos a oportunidade de apresentar ao secretário como nosso ecossistema de inovação está operando e como algumas iniciativas, de pesquisa e inovação, estão sendo desenvolvidas”, explicou o professor Fernando Jaime González.

O vice-reitor fez uma breve apresentação da Agência de Inovação Tecnológica (Agit), do Espaço + Inovação Unijuí e da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - a Criatec da Unijuí. Por meio da Secretaria Estadual, são desenvolvidos pela Universidade o programa Startup Lab, que visa levar inovação para o dia a dia de empresas tradicionais e estimular a criação de novos empreendimentos com cerne inovador no Rio Grande do Sul; e o Programa Inova RS, que está em uma nova fase, a partir da aprovação do projeto Etapa II: Implementação de estratégias para consolidação do ecossistema de inovação na Região Noroeste e Missões. 

Além disso, a Unijuí conta, em seu ecossistema, com os três complexos da Unijuí Saúde e com a Smart Farm. Dá sequência, também, à implementação de um HUB de Criatividade e Inovação, em parceria com a ExoHub. 

O contato direto com a comunidade também foi pauta do encontro, onde os professores citaram o novo modelo de cursos de Graduação da Unijuí, a Graduação Mais, que tem possibilitado, por meio dos Projetos Integradores, que os estudantes trabalhem em soluções para desafios reais, encaminhados por empresas, associações, entidades e comunidade.

“A Universidade é muito forte, robusta, e tem sido parceira de longa data do governo do Estado. As surpresas que temos por aqui são sempre boas”, disse o secretário estadual, durante a visita ao Espaço + Inovação Unijuí. 

Para a reitora, professora Cátia Maria Nehring, a visita do secretário é a possibilidade de a Instituição mostrar o que vem fazendo nestes 65 anos de existência. “A partir do seu caráter de universidade comunitária, a Unijuí, atendendo aos seus objetivos, vem contribuindo com o desenvolvimento da região pela educação, o que está atrelado à inovação, à tecnologia e ao empreendedorismo”, reforçou. 

Nesta quinta-feira, 7 de julho, o secretário Alsones Balestrin e sua comitiva participam do Café com Empreendedores, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), além de reunião com empresários. 


Curso de Português para Estrangeiros trabalha aspectos culturais no ensino da língua

A Unijuí possui diversas parcerias e acordos com Universidades espalhadas pelo mundo, oportunizando que diversos acadêmicos estudem em outros países. Contudo, também é possível que estudantes estrangeiros realizem seus estudos por aqui. Por meio do curso de Letras - Português e Inglês, a Unijuí promove o curso Português para Estrangeiros, com o intuito de auxiliar estudantes intercambistas na compreensão da língua portuguesa.

Em andamento desde abril, o curso é coordenado pela professora Fernanda Trein e possui duas turmas: uma destinada para alunos iniciantes e outra para alunos intermediários. As aulas ocorrem semanalmente, de forma online, por meio do Google Meet e do Classroom. “O curso segue sendo ofertado de maneira online, pois nem todos os estudantes residem no Brasil”, explicou a professora.

A qualificação é disponibilizada para acadêmicos em qualquer nível de conhecimento acerca da língua portuguesa e possibilita que os participantes tenham contato também com aspectos culturais do Brasil. “O curso leva em consideração os aspectos culturais brasileiros e regionais, a fim de apresentar aos estudantes de que forma a língua insere-se na cultura”, destaca.

Apesar das aulas estarem em andamento, interessados podem ingressar a qualquer momento nas turmas. Para isso, é possível entrar em contato diretamente com a professora Fernanda Trein, através do e-mail fernanda.trein@unijui.edu.br, ou ainda com o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, pelo e-mail eri@unijui.edu.br

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Caminhos Rurais: inovações irão marcar as atividades do Agronegócio na 1ª Expofest

Nesta terça-feira, dia 5 de julho, foi apresentada a programação rural da Expofest Ijuí 2022, que trará duas principais atrações: a Semana do Agronegócio, que ocorrerá de 10 a 14 de outubro, e os Caminhos Rurais. O evento aconteceu na sede da União das Etnias de Ijuí (Ueti) e reuniu empresários, imprensa, comunidade e representantes das comissões organizadoras da Feira.

Nesta primeira edição da Expofest, evento que substitui a ExpoIjuí e Fenadi, o setor de Agronegócios, coordenado pelo professor da Unijuí, Emerson Pereira, contará com diversas inovações, anunciadas por ele nesta tarde. A Semana do Agronegócio, por exemplo, trará uma temática diferente por dia, com palestrantes renomados em cada área. 

Após as palestras, o público será encaminhado ao Circuito Rural, outra novidade preparada para este ano. “Serão organizados grupos pequenos, de 10, 15 pessoas, para fazer um circuito, visitando estandes e empresas de acordo com o interesse do grupo, como acontece em um Dia de Campo”, explicou o professor Emerson, destacando ainda que um guia irá acompanhar e direcionar cada grupo.

Também serão lançados dois novos locais: a Arena do Agronegócio, que terá 14 boxes para empresas e um espaço de negócios; e o Campo Demonstrativo, organizado pela Unijuí e Emater, com estações experimentais e de demonstração. “Essa é a parte mais visual, para demonstrar as culturas para os produtores, estudantes e a quem tiver interesse. Ter algo mais palpável para isso, não tão estático”, relatou o professor.

Além disso, serão organizados concursos com premiações para os produtores em categorias variadas, como qualidade do leite, uso racional de água e destaque no agronegócio. O objetivo é valorizar a qualidade da produção e incentivar melhorias. Todas essas novidades no setor do agronegócio integram os Caminhos Rurais, que abrangem ainda o Pavilhão de Agricultura Familiar, eventos com equinos, a Casa do Produtor, entre outros espaços e atividades.

O professor Emerson Pereira falou sobre o papel da Unijuí em fomentar eventos como esse. “Quando uma universidade participa da comunidade, ela pode mudar a realidade das pessoas e da região. A Unijuí mais uma vez está dando um passo à frente, pensando não só na sua marca, mas em ajudar produtores, comerciantes, pessoas novas, pessoas velhas, e também em melhorar a nossa região”, ressaltou.

Além da Unijuí, as entidades promotoras dos Caminhos Rurais são: Cotripal, Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Sindicato Rural de Ijuí, Carneglutti Máquinas Agrícolas, Criatec e Prefeitura de Ijuí.

Semana do Agronegócio

Dia 10/10, segunda-feira  (Organização: Carneglutti Máquinas Agrícolas)

Tema: Irrigação e máquinas

Palestra: Irrigação na propriedade

Dia 11/10, terça-feira (Organização: Unijuí e Agrovel)

Tema: Pecuária

Mesa redonda: Novidades em tecnologias de diferentes sistemas de produção

Convidados: Fabrício Nascimento e Jaqueline Ceretta

Dia 12/10, quarta-feira (Organização: Unijuí, Unijuí, Secretarias e Sindicatos)

Tema: Diversificação de renda

Mesa redonda: Rentabilidade na propriedade

Dia 13/10, quinta-feira (Organização: Cotripal)

Tema: Grãos

Mesa redonda: Programa Operação 365 - Sistemas integrados de produção 

Convidados: Geomar Corassa (CCGL) e Giovani Faé (Embrapa)

Dia 14/10, sexta-feira (Organização: Criatec)

Tema: Startup do agronegócio

Palestra: Atualidade e o futuro do agronegócio brasileiro

Convidada: Camila Telles

Palestra: Investimentos em startup 

Convidado: Guilherme Kudiess

Painel: Transformação digital no Agro 


Unijuí oportuniza vivência no mercado de trabalho europeu

A Unijuí trabalha fortemente a internacionalização, ampliando as possibilidades de vivências, em diferentes países, aos seus acadêmicos. Uma dessas possibilidades é o projeto “Além das Fronteiras: Enfermagem Unijuí na Alemanha”, que oportuniza aos egressos e estudantes de Enfermagem da Unijuí a experiência de atuar no mercado de trabalho europeu.

A acadêmica do curso de Enfermagem, Pâmella Pluta, foi uma das selecionadas no projeto, uma parceria entre a Unijuí e o Grupo Helios, a maior rede de hospitais e clínicas da Alemanha. Ela destacou a importância da experiência para o crescimento profissional e a aquisição de novas perspectivas. “Essa oportunidade de trabalho na Alemanha vai ser um diferencial muito grande. É outra cultura, outro sistema, então vai ser muito bom para nós conhecermos esse novo lugar”, ressaltou.

A estudante relatou ainda que os acadêmicos que integram o projeto estão recebendo todo o suporte e preparo possível. “Estamos tendo o apoio dos professores, da Universidade e também do hospital de lá. Sempre atendem as nossas dúvidas e questionamentos. Alguns desafios acredito que haverão, principalmente por ser outra língua, mas estamos tendo aulas de alemão todos os dias, então acredito que quando chegarmos lá, não vai ser tão difícil”, salientou.

Ela também falou sobre a expectativa e ansiedade para vivenciar essa experiência em outro país, com outra dinâmica de trabalho. “Nós ficamos curiosos para saber como vai ser lá, se é muito diferente daqui. No estágio conheceremos mais como é o sistema de saúde, o hospital, como eles trabalham”.

O projeto “Além das Fronteiras: Enfermagem Unijuí na Alemanha” conta com três fases: a primeira inclui dois semestres de curso de língua alemã, com bolsa de estudos; a segunda fase compreende um estágio prático nas clínicas e hospitais do Grupo Helios, na Alemanha; e a terceira fase consiste em uma seleção de emprego para atuar profissionalmente no Grupo Helios. 

Se você quer cursar uma Graduação que abre portas para você vivenciar oportunidades únicas no exterior, conheça os cursos da Unijuí ofertados no Vestibular Contínuo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de agosto. Saiba mais em: unijui.edu.br/vestibularcontinuo.


Estudantes de Ciência da Computação e Engenharia de Software podem se inscrever no programa Google Cloud

Os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí estão com novidade. Em parceria com o Google, os acadêmicos têm a chance de receber uma capacitação gratuita e se conectar com as oportunidades existentes no setor. As inscrições para o programa Google Cloud Computing Foundations Academy encerram-se no dia 13 de julho e podem ser realizadas acessando o link.

A primeira turma vai ter aulas entre os dias 14 de julho e 14 de agosto. Segundo o coordenador de ambos cursos, professor Edson Luiz Padoin, essa é uma grande oportunidade para os estudantes. “Os participantes poderão ganhar certificados, ser convidados para feiras de emprego, denominadas de Job Fair, e ainda participar de eventos exclusivos com a equipe do Google Cloud”, destaca. 

Os participantes receberão acesso ao curso de 40 horas, que contém quatro módulos apresentando os pilares da tecnologia na nuvem, elaborado por membros da equipe Google. Além disso, os acadêmicos podem participar de formações online e ao vivo com engenheiros do Google Could. 

Estudantes que concluírem os quatro cursos no prazo vão receber um convite especial para participar de uma sessão de mentoria com um Googler da área. Os que adquirirem os quatro selos de competências estarão aptos a participar da Feira de Oportunidades e se conectar com mais de 20 parceiros do Google Cloud que estão com vagas abertas.

Os melhores participantes serão convidados para participar de outras formações, porém, é possível também beneficiar os outros acadêmicos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí. As instituições que matricularem mais de 100 estudantes qualificam-se para programas adicionais oferecidos pelo Google.

O coordenador afirma que essa é uma grande oportunidade, da mesma forma que pode se tornar um grande passo para a vida profissional dos estudantes. “Todas essas parcerias buscam ampliar a empregabilidade dos nossos estudantes por meio de qualificação”, completa Padoin. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Unijuí oferece desconto de 50% para reingressos e transferências

Estudantes que desejam realizar transferência externa ou reingresso em cursos presenciais da Unijuí têm desconto de 50% nas mensalidades do segundo semestre de 2022, condicionado ao pagamento em dia das parcelas e matrícula mínima de 16 créditos. A promoção é válida para os cursos de Gastronomia, Estética e Cosmética e matrículas que fazem parte de currículos anteriores à Graduação Mais com exceção de Medicina.

Se por algum motivo você interrompeu seus estudos na Unijuí e deseja retornar, não é necessário passar por processo seletivo novamente. Basta realizar a inscrição neste link, até o dia 12 de agosto. Mas atenção ao prazo, pois é necessária a revisão da documentação enviada e as aulas têm início no dia 1º do mesmo mês. 

Da mesma forma, se você é estudante de outra Instituição de Ensino Superior e quer transferir seu curso para a Unijuí, o processo seletivo também não é exigido. O candidato deve apenas apresentar documentos que comprovem seu vínculo em outra Instituição. Para saber mais sobre a documentação solicitada e realizar sua inscrição, clique aqui. O prazo é o mesmo do Reingresso: 12 de agosto, com as atividades letivas iniciando no dia 1º. 

Para saber as regras de adesão ao desconto especial, confira o edital completo aqui.

A Unijuí também está com inscrições abertas para o Vestibular Contínuo, que oferece vagas remanescentes do Vestibular de Inverno. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 e o candidato pode optar por três formas diferentes de seleção: prova online de redação; aproveitamento da nota de redação do Enem, válido a partir de 2010; ou reutilização da nota de redação de vestibulares anteriores da Unijuí, realizado entre os anos de 2005 e 2022.

Ingressantes via Vestibular de Inverno ou Vestibular Contínuo tem a possibilidade de solicitar o Programa de Financiamento de Crédito Educativo Unijuí, o CrediUnijuí, que tem como objetivo conceder financiamento de até 50% do valor semestral da matrícula aos estudantes dos cursos presenciais de Graduação da Unijuí. Saiba mais aqui.

Para estudantes do curso de Medicina, há a oferta de uma vaga no Plano de Flexibilização de Pagamento para o Curso de Medicina (PFP Medicina), a partir de edital específico, com livre concorrência para vestibulandos e veteranos do curso. Saiba mais sobre essa forma de pagamento acessando este link


Escolas Municipais de Espumoso e Ijuí recebem atividades do Projeto Fapergs

A manhã da última sexta-feira, 1º de julho, foi marcada pelo início das atividades do Projeto Fapergs: Aplicação de Sistemas da Informação no Desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares no Modelo Híbrido Educacional, com os alunos das Escolas Municipais Alexandre Tramontini, de Espumoso, e Deolinda Barufaldi, de Ijuí.

O projeto foi classificado no Edital Fapergs Sebrae/RS 03/2021, que no ano passado selecionou propostas de projetos de pesquisa relacionados ao modelo híbrido educacional. As atividades de planejamento vêm sendo realizadas desde outubro de 2021, por meio da equipe integrada pelos professores doutores Airton Adelar Mueller, Sidinei Pithan da Silva e Edson Luiz Padoin; pela doutoranda Danieli de Oliveira Biolchi; pelo bacharel do curso de Ciências da Computação da Unijuí, Átila Cordeiro Biolchi, e pelo doutor Vinicios Gonchoroski de Oliveira. 

Desde fevereiro de 2022, várias ações foram realizadas com professores, coordenadores e diretores das escolas, entre elas reuniões e formação pedagógica. Na manhã de sexta-feira, o projeto começou a ser trabalhado com os alunos. A primeira atividade foi marcada pela palestra do professor doutor Augusto Kessai Agostinho Chicava, que atua na Universidade São Tomás de Moçambique. Ele abordou o tema "Desconstruindo o preconceito sobre a África", que relaciona-se com o Racismo Estrutural, assunto que será pesquisado pelos estudantes de ambos os educandários.

A palestra, que vai ao encontro do que o projeto procura realizar no modelo híbrido educacional, foi transmitida via Meet para as duas escolas. “Foi um momento muito significativo, pois uniu duas turmas de 8º Anos para uma fala fantástica do professor Augusto, a quem agradecemos pela disponibilidade. Aproveitamos também para agradecer o professor doutor Jenerton Schütz, que é o coordenador do projeto na Escola Deolinda e que tornou possível o encontro com o professor Augusto”, destacou a doutoranda Danieli de Oliveira Biolchi.




Nova edição do Guia de Formatação de Trabalhos Científicos da Unijuí está disponível

A segunda edição do Guia de Formatação de Trabalhos Científicos da Unijuí já está disponível. O manual pode ser acessado pela plataforma Minha Biblioteca, onde a Unijuí disponibiliza os e-books da Editora Unijuí, e no próprio site da Editora, onde o Guia está disponível para compra por R$ 15,00. 

No Guia são apresentadas orientações e recomendações quanto à formatação de trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, artigos, relatórios e projetos de pesquisa realizados no âmbito Unijuí. O documento visa dar identidade aos trabalhos acadêmicos e científicos produzidos na Instituição, bem como qualificar a produção acadêmico-científica por meio da formatação de seus registros e publicização.

A primeira edição havia sido publicada em 2019 e foi atualizada a partir das sugestões recebidas de professores da Universidade, das revisoras da Editora e das recentes alterações de normas promovidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), realizadas em 2021. 

Dentre as novidades apresentadas na nova edição estão uma extensa revisão do conteúdo já publicado; alteração da norma de resumo (ABNT NBR 6028:2021); atualização e inclusão de novos exemplos, em especial na parte dos documentos eletrônicos; e a inclusão de modelo de folha de aprovação.

Um dos benefícios de adquirir o e-book na página da Editora Unijuí é poder acessá-lo no aplicativo da Editora Unijuí, Reader, disponível na Play Store. O programa permite ler o material no smartphone, por meio de recursos simples e de fácil manuseio.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

 


Experiências em projeto de extensão inspiram produção de monografia no curso de Enfermagem

Recém-graduada no curso de Enfermagem da Unijuí, Eduarda França Casagrande desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir de vivências junto ao Projeto de Extensão Prematuros: prevenção, apoio e cuidado da Unijuí, onde atuou como bolsista e voluntária. Sua pesquisa, intitulada “Educação permanente da equipe de enfermagem sobre sepse neonatal por meio da metodologia problematizadora”, buscou estratégias para educação sobre prevenção e identificação da sepse neonatal. 

A temática escolhida tem contato com uma metodologia, um componente auxiliar no processo de transformação da realidade, fundamentada nas vivências, para a resolução de problemas. O método é composto por cinco fases: observação da realidade, definição dos pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação da realidade.

“Dessa forma, meu trabalho teve por objetivo relatar a experiência do uso da metodologia problematizadora como estratégia para educação permanente de uma equipe de enfermagem sobre prevenção e identificação dessa doença”, comenta.

Por meio da observação, a estudante identificou como problema as fragilidades no conhecimento dos profissionais técnicos de enfermagem na identificação de manifestações clínicas de sepse neonatal. “Posteriormente, foi realizado o levantamento bibliográfico para encontrar soluções e ações para a resolução ou minimização do problema, onde foi planejado um treinamento, tendo como público-alvo os técnicos de enfermagem”, afirma.

Além disso, a utilização e implementação da metodologia, segundo Eduarda, "proporcionou experiências que contribuíram para a formação profissional”. “O TCC nos desafia a observar o processo de trabalho e a ter um olhar crítico-reflexivo, com a finalidade de identificar fragilidades do serviço e buscar estratégias para minimizá-las ou solucioná-las”, relata.

Ao fazer uma avaliação da graduação, Eduarda afirma que foram cinco anos de muita dedicação e esforço, com muitos momentos inesquecíveis. “Após a conclusão da minha graduação, me sinto grata, realizada, confiante e com muitas expectativas, inclusive já iniciei minha carreira como enfermeira, na qual tenho a oportunidade de trabalhar na instituição em que implementei meu TCC”, conclui. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Após duas semanas de apresentações, campus Ijuí finaliza Mostra de Projetos Integradores

Depois de duas semanas intensas de apresentações, a Unijuí - campus Ijuí finalizou nesta quinta-feira, 30 de junho, a Mostra de Projetos Integradores. Estudantes de todas as áreas puderam, durante o evento, apresentar as soluções encontradas para problemas reais, que foram indicados por empresas, entidades, associações e por membros da comunidade. 

Os PIs, como são chamados, são diferenciais da Graduação Mais - o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, e permitem que os acadêmicos, desde o primeiro semestre, pensem e articulem propostas para demandas que são encontradas em suas comunidades, através de pesquisas, interações com os demandantes e por meio do auxílio prestado por professores e mentores.

Na área da Saúde, por exemplo, os acadêmicos trabalharam a partir do tema gerador “Ser Biológico e Social” e das professoras Brenda da Silva, Marli Frison e Eilamaria Libardoni Vieira. Encarregada de atender à demanda do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Eilamaria organizou equipes multiprofissionais, com estudantes de diferentes cursos, para que pudessem pensar em como melhorar as condições de vida e saúde de diferentes grupos de trabalhadores: da Urgência e Emergência, técnicos de Enfermagem, enfermeiros, frentistas, agentes comunitários de saúde e motoboys. “Todos os grupos realizaram diagnóstico com os trabalhadores e, após a tabulação e discussão dos resultados, foram planejadas ações como o Dia de Cuidado em Saúde aos Agentes Comunitários de Ijuí; orientações sobre o cuidado em saúde dos motoboys e frentistas e elaboração de materiais educativos; diagnóstico da qualidade de vida dos trabalhadores da Urgência e Emergência; cartilha sobre qualidade de vida aos técnicos de Enfermagem e podcast sobre a valorização do profissional da enfermagem”, explicou a professora.

Na área da Gestão, estudantes de Administração e Ciências Contábeis trabalharam a partir de dois temas: Sociedade e Sustentabilidade dos Negócios, coordenado pelas professoras Sandra Albarello e Luciana Moro; e Empreendedorismo e Inovação, a cargo dos professores Daniel Knebel Baggio e Roselaine Filipin. Este último teve como demandantes a Criatec, envolvendo os processos de gestão das empresas incubadas, e a União das Associações de Bairros de Ijuí (Uabi), que encaminhou o desafio do processo de regularização cadastral dos bairros de Ijuí. Entre os produtos desenvolvidos estão a elaboração de atas e estatutos para alguns bairros, no caso da Uabi; propostas de marketing para a Criatec e para empresas, além de controles financeiros para as incubadas e captação de pessoal para alocação no mercado de trabalho.

Nas Engenharias, os acadêmicos também trabalharam a partir de dois temas geradores: Projetos em Engenharia, a cargo dos professores Fernanda da Cunha Pereira, Giuliano Daronco, Joice de Oliveira e Lia Sala; e Grandes Desafios da Engenharia, sob responsabilidade dos professores Paula Prediger, Taciana Enderle e Maurício de Campos. Maurício comenta que os estudantes trabalharam tanto questões ambientais como sociais no desenvolvimento da padronização das lixeiras de Ijuí, demanda encaminhada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Os grupos trabalharam desde questões mais simples, como uma forma de acabar com a bagunça que se gera nas lixeiras por animais; e até propuseram desconto no IPTU para as regiões da cidade que conseguissem trabalhar corretamente a separação do lixo. A solução mais inovadora foi a de enterrar containers, deixando externamente as lixeiras com dimensões reduzidas, mas no subsolo um espaço maior. Isso permitiria um estoque maior de resíduos, a diminuição das viagens de caminhão e a redução dos custos de coleta”, explicou o professor. 

Enquanto isso, as áreas de Arquitetura e Design trabalharam com o tema gerador “A profissão”, a partir dos professores Diane Johann e Igor Norbert Soares. De acordo com a professora Diane, a sua turma trabalhou na proposta de painéis temáticos para a Estação Esporte, Cultura e Cidadania do Parque da Pedreira. “Os alunos foram até o Parque, conversaram com a coordenação, com a turismóloga e foram até o Museu conhecer a história da Pedreira, para então fazer a proposição de ideias”, comentou.

No curso de Psicologia, as professoras Amanda Sehn, Simoni Fernandes e Taís Cervi trabalharam o tema gerador Psicologia e Saúde; enquanto que a professora Elisiane Schonardie trabalhou o tema A Psicologia na Sociedade Contemporânea. Neste último, os estudantes trabalharam em estratégias de saúde mental para crianças e adolescentes da Apae; a saúde mental dos adolescentes do 3º Ano do Ensino Médio; a  saúde mental dos professores no pós-pandemia; as consequências da violência doméstica em crianças; o trabalho com os agressores privados de liberdade, nos casos de violência doméstica; o trabalho do psicólogo e a desmistificação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Foram demandantes a Coordenadoria da Mulher de Ijuí, o CAPS de Santa Rosa, a Coordenadoria Municipal de Educação de Ajuricaba; Apae de Ijuí e Escola de Ensino Médio Catuípe. 

“Algumas soluções apresentadas pelos projetos envolvem o roteiro de trabalho com professores da rede pública, visando a saúde mental; estratégias de saúde mental para serem desenvolvidas com as crianças da Apae; cartilhas esclarecendo sobre os direitos da pessoa com deficiência e a questão da saúde mental dos adolescentes; e roteiros de trabalho para serem desenvolvidos com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio, para trabalhar a ansiedade”, completou a professora Elisiane.

No curso de Direito, os temas geradores Estado, Sociedade e Constituição e Crime, Sociedade e Poder Punitivo: os fundamentos e os limites da proibição, da persecução penal e da punição estiveram sob responsabilidade dos professores Marcelo Loeblein dos Santos, Joice Nielsson, Patrícia Borges Moura, Ester Hauser, Thiago dos Santos da Silva e Marcia de Oliveira. Marcelo comenta, que no seu módulo, as demandas partiram do Ministério Público, das Defensorias Públicas de Ijuí e de Panambi, da Procuradoria do Município de Ijuí e da Procuradoria Geral do Estado, além de vereadores de Ijuí e Catuípe.

“Dentre os temas desenvolvidos estão três projetos que tratam sobre políticas públicas para idosos, lançado pelo Ministério Público. Os resultados foram a conscientização acerca de golpes virtuais a idosos, a conscientização acerca da violência financeira intrafamiliar e, ainda, a criação de uma casa de apoio para os idosos ficarem durante o dia, enquanto os familiares trabalham”, comentou o professor Marcelo, completando que, em relação ao desafio sobre o marketing jurídico digital, postado pela 23ª Subseção da OAB de Ijuí, a resposta à demanda foi importante no sentido de auxiliar a OAB na conscientização dos advogados locais sobre o que pode ou não servir de marketing frente às divulgações realizadas nas redes sociais.

Tivemos ainda três projetos acerca da destinação adequada de resíduos da construção civil, onde foi proposta a elaboração de projetos de lei para a criação de usinas de reciclagem e pontos de coleta destes resíduos; e um desafio ligado à legislação de aplicativos de transporte de pessoas, onde o resultado da pesquisa foi um projeto de lei para regularizar esses transportes que ainda trabalham na informalidade”, disse. O curso ainda recebeu um desafio ligado às políticas públicas para animais abandonados no município de Catuípe e outro que tratava da criação de uma casa de passagem para mulheres vítimas de violência doméstica. Os estudantes conseguiram, mediante patrocínios, o projeto arquitetônico da casa e a doação de móveis e materiais de construção, bem como a conscientização da sociedade acerca da importância de uma casa de passagem no município de Panambi.

Os cursos de Licenciaturas e Educação Física, coordenados pelas professoras Fabiana Ritter e Marta Borgmann, trabalharam o tema Educação e Cidadania, a partir de desafios encaminhados pela AABB Comunidade. “Os acadêmicos foram desafiados a dar maior visibilidade ao programa, mostrando para a comunidade as oficinas, as dificuldades no trabalho com crianças e jovens em vulnerabilidade social. A Educação Física buscou ampliar o conceito de lutas e esportes de combate, sendo esta uma das oficinas propostas, desmistificando a relação com brigas; enquanto que as licenciaturas trabalharam o engajamento voluntário, a fim de dar mais visibilidade à AABB”, explicou a professora Marta. 

De acordo com a professora Márcia Formentini, que trabalhou ao lado da professora Nilse Maldaner com estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, a partir do tema Conteúdo e Narrativas para a Comunicação Digital, diferentes desafios foram trabalhados, oriundos das comunidades local e regional. Os temas que perpassam os projetos estão vinculados, em sua maioria, a instituições sem fins lucrativos das áreas de saúde, cultura e social, setores públicos e pequenas empresas. Entre eles, esteve o desafio de educar a comunidade para o descarte consciente de medicamentos; estimular o debate entre racismo e comunicação; e a divulgação de pequenas empresas, buscando fortalecer as suas marcas.

Enquanto no curso de Medicina Veterinária foi trabalhado o tema Funcionamento do Organismo Animal, pelos professores Cristiane Beck e Marcella Linhares; no curso de Agronomia foram trabalhados dois temas geradores: Sistema Solo-Planta-Atmosfera, pela professora Gerusa Conceição, e Agroecossistemas, pelo professor Osório Lucchese. De acordo com ele, no seu módulo foi realizada uma análise do agroecossistema, onde cada grupo visitou uma propriedade, indicada pela Emater.

“Os estudantes fizeram uma análise, a partir dos temas propostos pelos professores durante o semestre, e levantaram informações sobre cada uma das seis propriedades visitadas: primeiro foi feito um diagnóstico, a fim de se estabelecer um espaço de diálogo entre o futuro engenheiro agrônomo e o produtor rural; depois os acadêmicos conheceram e reconheceram as atividades de cada propriedade; e então sugeriram melhorias”, explicou Osório Lucchese. 

Ainda foram apresentadas soluções na área de Ciência da Computação, a partir do tema A Computação e a Resolução de Problemas, sob responsabilidade dos professores Paulo Sausen e Gerson Battisti. 

Confira as avaliações de alguns professores sobre os PIs:

“Os Projetos Integradores contribuem para a formação de profissionais que, desde o primeiro semestre, são desafiados a trabalhar em equipe e a aprender a partir de um problema/demanda real. Habilidades e competências de relações humanas, resolução de problemas e estudos científicos são fortemente desenvolvidas durante a elaboração e execução do projeto. Como uma estudante me questionou: “profe, isso vai ficar só no papel como uma redação?” Hoje ela percebe que o trabalho desenvolvido pelo seu grupo vai fazer a diferença na vida de muitos trabalhadores e que o proponente vai discriminar essa experiência. O Projeto Integrador não fica no papel, ele traz uma solução acadêmica ao demandante”. 

Eilamaria Libardoni Vieira - PI Ser Biológico e Social 

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“Os projetos desenvolvidos atingiram diferentes níveis de profundidade. Todos conseguiram interagir com os produtores, o que é um grande passo para o futuro agrônomo. Desenvolver o olhar dialógico, respeitar o que os agricultores estão fazendo e, a partir disso, contribuir. Mesmo antes dos PIs, já eram promovidos espaços de interação com a comunidade dentro do curso de Agronomia. Mas os Projetos Integradores trouxeram algo novo, que é propiciar, a cada módulo, um nível de interação maior”.

Osório Lucchese - PI Agroecossistemas

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“Por meio dos PIs os estudantes conseguem identificar as dificuldades inerentes ao processo de gestão nas pequenas e médias empresas”.

Roselaine Filipin - PI  Empreendedorismo e Inovação

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“Os alunos desenvolveram trabalhos fantásticos e tiveram postura profissional. Nós percebemos o brilho nos olhos da moçada, no sentido de poderem produzir algo mais concreto. Outro ponto positivo foi ter colocado a eles o mesmo desafio. Isso gerou uma competição positiva porque eles puderam ver o que outros grupos estavam propondo, avaliar a sua proposta, pensar nas fragilidades a partir deste comparativo e imaginar o que poderia ser incrementado”.

Maurício de Campos - PI Grandes Desafios da Engenharia

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“Os PIs não só aproximam o estudante de Psicologia da comunidade e da realidade profissional, como também possibilitam  trabalhar em equipe, em grupo, com responsabilidade e autonomia. A avaliação dos trabalhos, por parte dos alunos, é sempre muito positiva em termos de aprendizagem e do contato com os profissionais da área”.

Elisiane Schonardie - PI A Psicologia na Sociedade Contemporânea

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“Os PIs do curso de Direito buscaram qualificar ainda mais a formação dos acadêmicos e consistem em um grande diferencial do novo currículo. Um currículo com base em competências consiste numa formação que tem como característica a relação entre teoria e prática, ou seja, o conhecimento é construído a partir das disciplinas do módulo em consonância com os desafios reais do campo profissional. O objetivo é habilitar o estudante para o mundo do trabalho, com interação entre teoria e prática, compreendendo as implicações sociais, culturais, econômicas, éticas e morais sobre o fenômeno jurídico, de modo a interagir no processo de construção e renovação do conhecimento e impactar, mediante seu fazer acadêmico, suas relações pessoais e profissionais, na transformação de sua realidade e da realidade de seu entorno”.

Marcelo Loeblein - PI Estado, Sociedade e Constituição

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“A avaliação que temos dos PIs é extremamente positiva. Os acadêmicos conseguem desenvolver uma relação importante com a comunidade, conhecendo seus problemas e, de alguma forma, pensando na sua formação profissional a partir do contexto da sua formação”. 

Marta Borgman – PI Educação e Cidadania 

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“Os projetos integradores são importantes para a formação dos nossos acadêmicos, considerando que, desde o primeiro módulo, eles passam a ter contato com a comunidade, buscando auxiliar na resolução de problemas reais e trazendo para o debate temas relevantes e muitas vezes poucos discutidos nos espaços acadêmicos. Os projetos são desafiadores para todos nós, professores e alunos, já que estamos trazendo para a sala de aula novas discussões e entregando para a comunidade/demandantes importantes contribuições”.

Marcia Formentini - PI Conteúdo e Narrativas para a Comunicação Digital


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