Fase final da Gincana do Meio Ambiente ocorrerá nesta quinta-feira na Unijuí - Unijuí

Fase final da Gincana do Meio Ambiente ocorrerá nesta quinta-feira na Unijuí

O Projeto Educação Ambiental, realizado pela Unijuí em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ijuí, vai promover a terceira e última etapa da Gincana do Meio Ambiente. O evento ocorrerá na quinta-feira, dia 20 de outubro, no Salão de Atos da Universidade, reunindo 50 equipes de alunos do 6º ao 9º Ano, representando escolas municipais, estaduais e particulares de Ijuí.

Segundo a coordenadora do projeto, professora mestre Caroline Radüns, a atividade visa promover a educação ambiental por meio de tarefas e desafios.  “O objetivo é ampliar o conhecimento dos estudantes das escolas de Ijuí sobre logística reversa, com ênfase nos resíduos tecnológicos, como pilhas, lâmpadas e equipamentos eletroeletrônicos”, afirma.

A terceira etapa da Gincana compreenderá um quiz entre os times selecionados previamente, em outras etapas, sobre meio ambiente. “Neste dia, as equipes destaques de cada turma competirão com equipes de outras escolas. Ao final, teremos os destaques da Gincana em âmbito municipal. Também serão recebidos os resíduos coletados pelas turmas na etapa anterior”, explica.

A Gincana é dividida em três etapas. Na primeira houve a distribuição nas escolas de livros elaborados pelo Projeto Educação Ambiental. A partir desse material, os professores desenvolveram estudos em sala de aula com as turmas. A segunda etapa correspondeu a uma fase preliminar da Gincana, na qual os estudantes participaram de um quiz, que classificou equipes para a etapa municipal. “Neste momento, as turmas também foram desafiadas a realizar a coleta de pilhas e eletroeletrônicos”, acrescenta Caroline.

Os vencedores receberão prêmios em dinheiro. A turma que recolheu mais resíduos, o professor orientador do time vencedor, o professor orientador da turma vencedora da coleta de resíduos, a escola do time vencedor e a escola do time que recolheu mais resíduos também receberão prêmios pelo seu desempenho na Gincana.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí