Projeto Integrador promove oficina de pão aos alunos da Escola Municipal João Goulart - Unijuí

Alunos do 2º Ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Goulart participaram na tarde desta segunda-feira, 24 de outubro, de uma atividade especial no Laboratório de Panificação e Confeitaria da Unijuí. A oficina de pão integrou 22 estudantes do educandário, além da professora Cristina Galarce e da auxiliar Elisa, por meio da disciplina de Projeto Integrador, que reúne acadêmicos de diferentes cursos da Universidade, com o objetivo de desenvolver estratégias de atenção à saúde a esta turma.

Os Projetos Integradores - ou PIS são componentes curriculares da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, onde os acadêmicos são desafiados a pensar em ações e soluções para problemas encaminhados pela comunidade. “Este PI tem o intuito de investigar o estado, as condições de saúde dos alunos; avaliar os conhecimentos sobre saúde bucal, higiene, alimentação e atividade física; e desenvolver dinâmicas de atenção à saúde. Nossos estudantes já realizaram atividades para diagnóstico e avaliação da saúde bucal, higiene, alimentação e atividade física, e nesta tarde, promoveram uma oficina de pão”, explicou a professora responsável pela disciplina, Eilamaria Libardoni Vieira.

A oficina teve o objetivo de construir conhecimentos sobre higiene das mãos, trabalho em equipe, pesos e medidas, leitura de receitas e alimentação. Ela foi coordenada pela professora e pelos estudantes Nicolas Calegari e Alexandre Cardoso, do curso de Enfermagem, e Felipe Finkler, Leonardo Pereira e Jocemar Canabarro, do curso de Fisioterapia. A atividade também contou com o auxílio da bolsista Laís Raquel Schapuiz, do Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania, que  também desenvolve ações educativas nas áreas social e de saúde no turno inverso às aulas, com as crianças, na Estação do Parque da Pedreira.

“A atividade realizada foi uma excelente oportunidade de aprendizagem para os alunos, à medida em que participaram ativamente. A oficina foi direcionada de acordo com o projeto que está sendo realizado com a turma 21 e foi muito gratificante observar os estudantes no espaço do Laboratório, interagindo na construção de conhecimentos, visando o alcance do aprendizado, que foi muito significativo. É necessária, cada vez mais, essa troca com a escola pública, para que tenhamos uma educação de qualidade para todos e também a oportunidade de estar neste ambiente acadêmico”, destacou a professora Cristina.