Carreiras ligadas à tecnologia: conheça os cursos da Unijuí na área - Unijuí

Carreiras ligadas à tecnologia: conheça os cursos da Unijuí na área

É impossível falar ou pensar no futuro sem associá-lo às tecnologias, não é mesmo? Devido ao crescimento exponencial e à carência de mão de obra especializada neste ramo, o mercado de trabalho para profissionais com formação em tecnologia encontra-se bastante promissor. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), de 2023 a 2025, o país precisará de cerca de 540 mil novos talentos na área.

Com a alta demanda por profissionais qualificados, carreiras ligadas à tecnologia estão em ascensão. Essa expansão foi impulsionada, ainda, pelas mudanças na forma das empresas - e de todos os setores da sociedade - comunicarem-se durante a pandemia de Covid-19. Diversos estudos apontam que o cenário permanecerá favorável, com ótimas oportunidades de emprego desde o início do processo de formação do profissional.

Se você tem interesse em tecnologia e deseja ingressar nessa área, com a possibilidade de conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho inclusive durante a graduação, na Unijuí você encontra os cursos certos para isso: Engenharia de Software e Ciência da Computação. Ambos têm duração de cinco anos, são ofertados no período noturno, nos campi Ijuí e Santa Rosa, e dispõem de uma infraestrutura qualificada, com diversos laboratórios que possibilitam uma formação completa, como: Laboratório de Hardware; Sistemas Operacionais; Linguagem de Programação; Redes de Computadores; Simulação Digital I; Eletrônica Digital I; Eletrônica Digital II; Computação Pervasiva; e Robótica Aplicada.

Outro diferencial é que os acadêmicos podem usufruir do Espaço + Inovação Unijuí, que possui cinco ambientes: Laboratório de Desenvolvimento de IoT, voltado a desenvolver, experimentar e entender a internet das coisas; Laboratório Smart Grid, um ambiente maker com acesso às tecnologias e ferramentas que potencializam o conhecimento; Espaço de Ideação, voltado ao estímulo da criatividade e ao processo de inovação; Espaço Coworking, para uso compartilhado de empresas e profissionais; e Sala de Realidade Aumentada, para o desenvolvimento de novas aplicações e soluções. Todos esses ambientes estão disponíveis para os estudantes, tanto para a vivência de atividades práticas quanto para realização de estágios e projetos de extensão.

Além disso, os cursos contam com um corpo docente qualificado, composto por professores que atuam também no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, possibilitando a inserção de estudantes de graduação em projetos de pesquisa, onde podem atuar junto a mestrandos e doutorandos.

Para saber mais sobre cada um dos cursos, acesse as páginas: Engenharia de Software e Ciência da Computação. E fique atento: as inscrições para o Vestibular de Verão 2023 Unijuí estão abertas. Inscreva-se em unijui.edu.br/vestibularpresencial, até o dia 21 de novembro, e escolha o curso certo para sua transformação!