Com o objetivo de ligar a comunidade ao Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), por meio de um espaço de diálogo, será realizado na próxima segunda-feira, 28 de novembro, às 19h30, o Cine Debate. O projeto surge com o intuito de fomentar discussões que perpassam por questões sociais atuais, inserindo o cinema como um caminho para esta aproximação.
O Cine Debate é uma iniciativa do Madp, em parceria com a Clínica Devir, no qual serão disponibilizados longas-metragens em determinados meses para discutir, de forma coletiva, as questões que perpassam sobre eles. A partir da exibição, a comunidade é convidada a se inserir nas reflexões através de facilitadores que auxiliarão no movimento da roda de conversa.
Andressa Dias, psicóloga e representante da Clínica Devir, reforça que este projeto vem sendo pensado como uma forma de aproximação cultural, para discussões necessárias, além de ser um espaço ético para estas reflexões e diálogos.
O filme escolhido para a primeira exibição do projeto é “Medida Provisória”, longa-metragem estrelado por Alfred Enoch, Taís Araújo e Seu Jorge, e dirigido por Lázaro Ramos, o qual foi inspirado na peça teatral “Namíbia, Não”, escrita por Aldri Anunciação.
Esta edição contará com a mediação de Rafael da Silva Tassotti, psicólogo graduado pela Unijuí e pesquisador na área de psicanálise e cinema; e Nathália das Neves Teixeira, advogada, especialista em Direito Tributário, pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil e mestranda em Direitos Humanos pela Unijuí, ambos pesquisadores na temática racial.
A participação acontece a partir de inscrições que podem ser realizadas através do formulário, disponível neste link. As vagas são limitadas por conta da capacidade do auditório do Museu e, se houver disponibilidade, será possível realizar a inscrição no dia do evento.
Sobre a exibição:
A obra se passa em um futuro Brasil distópico preconceituoso e racista. A ficção especulativa distópica apresentada no filme age enquanto intervenção social, instigadora de controvérsias do e no espaço público.
Com uma gramática específica, a obra toca em um ponto crucial da história brasileira: transcendendo a importante temática da reparação histórica pelos crimes de racismo, ascende um debate que tem ganhado espaço sobre a justiça entre gerações e racismo estrutural.
Carolina Baldissera Gross, psicóloga e representante da Clínica Devir, reforça que o filme é suporte para o desdobramento de questões e reflexões sobre a fragilidade contemporânea dos laços sociais e das instituições. Obediência e desobediência civil, opressores e oprimidos, o avesso e o direito, lugares mais especulares do que distintos, que abrem campos potenciais de reflexões sobre repetições, fantasias, fantasmas, poderes, resistências e atos.
No último mês de outubro, a professora do curso de Fisioterapia da Unijuí, Eliane Roseli Winkelmann, e a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia Haiski, reuniram-se com o representante da equipe olímpica de Triatlo da Letônia, Aigars Strauss. O encontro teve como objetivo reforçar os laços de ensino, extensão e pesquisa por meio de futuras parcerias entre a Unijuí e instituições da Letônia.
Neste primeiro momento, o contato entre as instituições é focado no curso de Fisioterapia da Unijuí, tendo em vista o incentivo à formação de profissionais fisioterapeutas na Letônia. A professora Eliane destaca a importância destas articulações e possibilidades de avanços com a troca de conhecimentos. “A Fisioterapia é uma área cada vez mais em crescimento e inserção no Brasil, assim como em vários países da Europa e outros continentes”, afirma.
Vanderléia acrescenta que a relevância de possibilitar à comunidade acadêmica relações com diversos países do mundo. “Estabelecer e consolidar cooperações internacionais que venham agregar novas experiências e a troca de conhecimentos é importante tanto para professores quanto para estudantes”, ressalta.
Na oportunidade, a professora Eliane aproveitou para convidar professores da Letônia para participarem como conferencistas do 10° Congresso Internacional em Saúde, do qual é coordenadora. O evento irá ocorrer entre os dias 16 e 19 de maio de 2023, na Unijuí.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
A Unijuí promoveu nos dias 12 e 19 de novembro a segunda edição da Qualificação Profissional em Taxidermia. O curso teve como objetivo introduzir técnicas básicas de taxidermia, bem como apresentar aos participantes o uso correto de métodos de preservação de animais para coleções científicas e didáticas destinadas à exposição, divulgação e ensino.
A taxidermia, também conhecida como empalhamento, é um ramo da biologia que utiliza técnicas especiais para conservar a pele do animal e montar uma estrutura realista. Nesta edição foram trabalhadas técnicas em aves e mamíferos, sendo as espécies de aves a Cegonha-cabeça-seca, Pica-pau-do-campo, Saracura-carijó, Tucano-de-bico-verde, Martim-pescador-verde e Coruja-buraqueira; e de mamíferos o Gato-do-mato-grande, Gato-do-mato-pequeno e Veado-virá.
O curso reuniu acadêmicos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, bem como biólogos, médicos veterinários e profissionais de áreas afins, e ocorreu de forma híbrida, em dois momentos: o primeiro foi online, no dia 12 de novembro, onde os participantes entraram em contato com as técnicas mais utilizadas e uma introdução teórica do conteúdo. Já no dia 19 de novembro, foram realizadas as atividades práticas em laboratório.
Segundo a instrutora do curso, Francesca Ferreira, este procedimento pode ser exercido apenas por profissionais habilitados, por isso a importância da qualificação. “O curso foi bastante desafiador, onde realizamos o trabalho completo, deixando o animal com a aparência o mais próximo possível do natural”, explicou.
A Unijuí conta com diversos cursos para capacitar os profissionais das áreas mais diversas. Para mais informações acesse unijui.edu.br/qualificacao-profissional, entre em contato pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Na última sexta-feira, dia 18 de novembro, alunos do 8º ano da Escola Municipal Fundamental João Goulart visitaram o Espaço + Inovação Unijuí, onde tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o corpo humano por meio da utilização de realidade virtual. Os estudantes também participaram da oficina “Criando meu próprio jogo”, ministrada pela acadêmica do curso de Engenharia de Software, Mayara Meotti.
A visita foi organizada pelo professor de Ciências Rogério Burgin, com o objetivo de proporcionar aos alunos um momento inovador de aprendizado. “Na oficina de experimentação da realidade virtual focamos no corpo humano, para conhecê-lo sob um ponto de vista diferente do que é possível, neste momento, nas escolas públicas do Brasil. Alguns sistemas do corpo humano foram estudados pelos alunos, neste ou em anos anteriores, sendo a oficina uma oportunidade de retomar e, principalmente, ampliar conhecimentos. Já na oficina ‘Criando meu próprio jogo’ os estudantes vivenciaram os primeiros fundamentos da programação”, relatou.
Além da participação nas oficinas, a turma também aproveitou para passear com o patinete elétrico e conhecer o robô NAO. “Os alunos retornaram deslumbrados. Faz-se necessário elogiar a atenção, dedicação e carinho com que as meninas receberam nossos alunos. Isso contribui para que as experiências que tiveram sejam ainda mais significativas. Ao retornar à escola, já estavam pensando na próxima visita ao Espaço + Inovação”, finaliza o professor Rogério.
O Espaço + Inovação Unijuí é aberto para visitação das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h15, sendo necessário apenas agendamento prévio. Empresas, instituições e comunidade em geral podem conhecer e usufruir das diferentes salas e tecnologias disponíveis no local, inclusive a Sala Coworking. Para realizar o agendamento da visita, entre em contato pelo WhatsApp 55 99159-5639 (Fernanda) ou pelo telefone 3332-0250 - Ramal 3420.
Na manhã do último sábado, 18 de novembro, acadêmicas do Projeto Integrador (PI) em Atenção à Saúde promoveram, junto ao Posto Buffon, uma Ação de Saúde do Caminhoneiro. A atividade foi realizada em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Missões, demandante do desafio, Secretaria Municipal de Saúde e Sest Senat. Também foram parceiros a professora Caroline Quines e o Unilab, e os Projetos de Extensão da Unijuí, Educação em Saúde e Gestão Social e Cidadania.
"Nós recebemos o desafio do Cerest Missões para trabalharmos ações voltadas à saúde do caminhoneiro. As acadêmicas, auxiliadas pelo Cerest e pela sua coordenadora, psicóloga Patrícia Felden Torma, organizaram essa atividade de educação em saúde, que contou com aferição da pressão arterial, medição do índice glicêmico, orientações e aplicação de um questionário diagnóstico de saúde”, explicou a professora coordenadora da disciplina, Eilamaria Libardoni Vieira.
Com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, também foi possível realizar a atualização da carteira de vacinação dos profissionais. “Esse é um público que nos preocupa muito. Por viverem na estrada, os caminhoneiros não conseguem ter uma rotina de cuidado com a sua saúde, de consultas e exames. Hoje há o recurso do Cartão do Caminhoneiro, fornecido pelo Ministério da Saúde e distribuído pelo Sest Senat, que permite o acesso a postos de saúde de todo o País. Mas nem todos sabem desse recurso ou conseguem procurar pelo atendimento”, explicou a coordenadora do Cerest Missões, Patrícia Felden Torma.
Ela destacou que a ação realizada no fim de semana é uma estratégia importante para que os profissionais possam acessar serviços básicos de saúde. “A Universidade nos traz um ânimo novo para pensar em estratégias de saúde. Gosto muito da integração das áreas, proporcionada pelos Projetos Integradores, e sinto que nos reciclamos com esse trabalho, com essa troca de experiências. Quando temos um desafio e desafiamos a Universidade a nos ajudar a pensar em soluções, é exatamente porque queremos um outro olhar, um olhar de quem está de fora do nosso Centro”, comentou a coordenadora, que é mentora no PI.
Fazem parte do Projeto Integrador as acadêmicas Camila Cantarelli e Anna Carolina Meding, de Fisioterapia; Maria Eduarda da Silva e Janity Thaize Fensterseifer, de Biomedicina; e Isabele Berwig, de Nutrição.
As Ciências Agrárias abrangem diversas áreas do conhecimento que visam melhorias na qualidade e produtividade de rebanhos, lavouras e de produtos agropecuários. Entre elas, estão a Agronomia e a Medicina Veterinária. A Unijuí é referência na oferta de ambos os cursos, com uma infraestrutura moderna e um corpo docente qualificado nacional e internacionalmente.
Os acadêmicos da Universidade podem usufruir, ainda, dos mais diversos laboratórios, além do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (Irder), que funciona como Escola Fazenda, e do Hospital Veterinário da Unijuí. Esses espaços são ideais para realização de pesquisas e experimentações práticas, possibilitando que o estudante entre em contato com o ambiente profissional no seu percurso formativo.
Conheça alguns diferenciais de cada curso:
Agronomia
O curso de Agronomia (bacharelado) é ofertado no campus Ijuí, em turno integral, com duração de cinco anos. Neste período, os estudantes são capacitados para atuarem em diferentes áreas, nas esferas públicas e privadas, junto a cooperativas de produção agropecuária, empresas de produção familiar, empresas de insumos agrícolas, organizações não governamentais, empresas de assistência técnica e extensão rural, órgãos de ensino e pesquisa e, ainda, como profissionais autônomos.
Medicina Veterinária
Com duração de cinco anos, o curso de Medicina Veterinária (bacharelado) é ofertado no campus Ijuí, em turno integral. A graduação prepara os acadêmicos para atuarem no cuidado da saúde e bem-estar animal, com conhecimento técnico-científicos para a garantia sanitária e de qualidade dos produtos de origem animal, controle de zoonoses e à adequação do processo produtivo animal às novas normas e exigências de um desenvolvimento sustentável.
Vestibular Verão
Se você tem interesse na área de Ciências Agrárias, saiba que a Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2023 até segunda-feira, dia 21 de novembro. Nesta edição, o vestibulando pode escolher entre realizar a prova de forma presencial ou online. Em ambos os casos, a seleção consiste em uma redação, que terá o tema revelado durante sua aplicação. A prova presencial acontece no domingo, dia 27 de novembro. Já quem optar pela prova online, poderá realizá-la acessando a inscrição no site entre os dias 25 e 27 de novembro.
Também é possível escolher outras formas de seleção: aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado entre os anos de 2010 e 2021; e aproveitamento da nota de redação do concurso vestibular da Unijuí referente aos anos de 2010 a 2023.
Outra grande novidade é a oferta de bolsas. Os candidatos que optarem pela realização da prova presencial e obtiverem as quatro melhores notas receberão uma bolsa de 50%, pelo período de um ano na graduação escolhida (com exceção de Medicina, que possui processo seletivo diferente). Há ainda a possibilidade de duas bolsas às melhores notas apresentadas pelos estudantes que ingressarem pelo aproveitamento da nota do Enem.
No último sábado, dia 12 de novembro, estudantes dos cursos de Letras: Português e Inglês, Pedagogia e História da Unijuí visitaram a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. Esta edição, que marca a retomada do evento de forma presencial, tem como tema “Uma boa festa tem história”, em alusão aos 250 anos da capital gaúcha.
A viagem, organizada pelo Centro Acadêmico de Letras, teve como objetivo possibilitar que estudantes de diferentes semestres dos cursos de licenciatura tivessem contato com as atrações presentes na Feira. “A visita foi de grande importância formativa, pois permitiu o contato direto dos acadêmicos com a cultura, a arte e a literatura, em um dos maiores eventos literários do Estado”, destaca a coordenadora dos cursos, professora Taíse Neves Possani.
Os estudantes visitaram ainda a 13ª Bienal do Mercosul e a exposição de arte “Clarices”, da artista ijuiense Graça Craidy, que aconteciam no entorno da Feira do Livro. Para a acadêmica do 9º semestre do curso de Letras, Laura Scherer, a participação em tais eventos, assim como a possibilidade de encontrar fisicamente as obras estudadas nas aulas de História e Literatura Brasileira, foi imprescindível para o processo de formação docente.
Professores e coordenadores de cursos participaram nesta sexta-feira, 18 de novembro, da formação que teve como tema “Projeto Integrador como um processo educativo”. A qualificação foi realizada junto ao Centro de Eventos e teve como objetivo proporcionar um momento de troca de experiências entre os docentes que trabalham com os PIs - componentes curriculares da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí.
“Ano passado, quando começamos a trabalhar com os Projetos Integradores, realizamos alguns encontros com os professores responsáveis pelos componentes, para definir como seria o trabalho. No início deste ano, realizamos uma reunião de avaliação sobre aquilo que estávamos produzindo, sobre os resultados, se estavam em conexão com as áreas, e isso foi muito positivo para todos. Agora, nos reunimos de novo, para compartilhar experiências, para olhar o que fizemos em 2021 e 2022, avaliar e pensar o que é possível melhorar para o planejamento de 2023”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.
A formação foi organizada pela Vice-Reitoria de Graduação e pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí. Antes das discussões, os professores também realizaram alguns exercícios de respiração pranayama, guiados pela professora Taíse Neves Possani, coordenadora do curso de Letras da Unijuí.
A profissão de professor vai muito além do ensino de sala de aula. Está intrinsecamente ligada à transformação social que ocorre por meio da educação. Nesse contexto, os professores são os protagonistas de uma formação de excelência e que prioriza o desenvolvimento dos estudantes com as habilidades e competências inerentes às suas áreas de formação, mas também ao pensamento crítico e humano.
Na Unijuí, a área das licenciaturas sempre foi muito valorizada. Prova disso é a história da criação da própria Universidade, iniciada ainda nos anos 50 e motivada pela busca pela qualificação e habilitação legal para o trabalho pedagógico e a atuação no ensino secundário. Em 1956, surgiu a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), pioneira no ensino superior da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Desde então, a atenção à formação em licenciaturas sempre esteve presente no fazer da Unijuí.
Hoje, a Universidade conta com a oferta de licenciatura nos cursos de Letras: Português e Inglês, Pedagogia, Educação Física, Matemática e História. Acompanhando a evolução da sociedade, os cursos da Unijuí proporcionam aos seus estudantes experiências com aulas interativas e que desafiam o intelecto e amadurecimento acadêmico e profissional enquanto futuros professores.
Ao longo do processo formativo, os acadêmicos podem se inserir em projetos de pesquisa, extensão, práticas laboratoriais e científicas, além da participação em inúmeros eventos e também do contato direto com os programas de mestrado e doutorado voltados para a área da educação. Com o currículo da Graduação Mais, esses estudantes ainda têm a oportunidade de produzirem objetos digitais de aprendizagem, como conteúdos pedagógicos para plataformas digitais, sites, aplicativos e jogos.
Você pode ser o próximo protagonista da transformação por meio do conhecimento sendo um professor formado pelas licenciaturas da Unijuí. As inscrições para o Vestibular Verão 2023 estão abertas até o dia 21 de novembro pelo site unijui.edu.br/vestibular.
Saiba mais sobre os cursos de Licenciatura da Unijuí:
Educação Física
Com oferta nos campi Ijuí e Santa Rosa, no período da noite, o curso de Educação Física (Licenciatura) possui duração de cinco anos. Ao longo da graduação, você tem oportunidades de estágios remunerados dentro da própria Unijuí, como no Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde, na Cia Cadagy e em projetos de pesquisa e extensão. Após formado, poderá atuar em escolas de Ensino Fundamental, Médio e Educação Infantil, educação inclusiva, educação de jovens e adultos, escolas especiais, serviços de lazer e recreação, coordenadorias municipais de Esporte e Lazer, entre outros campos de atuação.
Letras: Português e Inglês
O curso de Letras: Português e Inglês possui duração de quatro anos e é ofertado no campus Ijuí, durante a noite. Ele prepara você para atuar como professor de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literatura em escolas de Educação Básica, públicas e privadas, escolas de idiomas, cursos preparatórios para vestibulares e concursos, entre outros contextos de ensino, e ainda como revisor de textos em diversos âmbitos, sejam empresariais ou editoriais. A graduação também possibilita o ensino de ambas as línguas dentro e fora do país, como no Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros (PLE) ou como Língua de Acolhimento (PLAc).
Matemática
Com duração de quatro anos, o curso de Matemática possui oferta no campus Ijuí, no período da noite, e prepara você para atuar em instituições de ensino de Educação Básica com inovação e protagonismo, bem como em áreas científicas, tecnológicas ou em instituições financeiras. Na Unijuí, o licenciando tem ainda a oportunidade de construir um percurso formativo da graduação à pós-graduação, tanto na área da Educação, quanto da Matemática Aplicada, ingressando, após formado, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências ou Modelagem Matemática e Computacional.
Pedagogia
O curso de Pedagogia da Unijuí tem duração de quatro anos e é ofertado no campus Ijuí, no turno da noite. Ele prepara você para atuar em contextos escolares (no exercício da docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio na Modalidade Normal e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar) e em contexto não escolares, em áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos (equipes de empresas, organizações não governamentais, lares de acolhimento a crianças, jovens, adultos e idosos, Vara da Infância e Juventude, hospitais, entre outros).
Mais uma Mostra dos Projetos Integradores foi aberta nesta segunda-feira, 14 de novembro, na Unijuí. Acadêmicos da área da Psicologia, integrantes do segundo módulo, foram os primeiros a apresentar os resultados de seus Projetos Integradores (PIs). Ontem, novas apresentações foram realizadas junto ao Auditório do Espaço + Inovação, pelos estudantes do quarto módulo da área da Saúde. Ao todo, serão 30 turmas, nos quatro campi da Universidade, apresentando 160 projetos, que atendem a 91 desafios e que partem de 18 temas geradores.
Os PIs são componentes curriculares que fazem parte da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. Por meio deles, os estudantes, desde o primeiro semestre do curso, têm contato com a realidade de suas comunidades, através de desafios que são encaminhados pela população, por empresas ou entidades. Com auxílio dos professores e dos mentores, que são profissionais voluntários, os acadêmicos são desafiados a encontrar soluções para as demandas apresentadas.
“No último semestre, realizamos a Mostra de PIs por áreas/cursos e avaliamos que foi um formato positivo. Então, neste semestre, seguiremos o mesmo modelo. A organização fica a cargo dos cursos, a fim de possibilitar a presença de demandantes e mentores, e também de dar espaço para que todos os projetos sejam socializados com os colegas e comunidade externa. Isso implica em termos vários dias de Mostra, sendo que em alguns deles estarão acontecendo as apresentações dos projetos de diferentes cursos/módulos de maneira concomitante”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.
Ao longo das próximas semanas, serão apresentados PIs nas mais diversas áreas, desde Saúde, passando por Medicina Veterinária e Agronomia, até a área de licenciaturas. Como destaca a vice-reitora, esse é o quarto semestre em que os Projetos Integradores estão sendo desenvolvidos e, a cada módulo, os docentes ganham mais experiência, avaliando e qualificando os processos constantemente.
“Nossos estudantes têm desenvolvido proposições de soluções aos problemas apresentados cada vez mais articuladas com os conhecimentos estudados no módulo e com as necessidades das entidades demandantes. Além disso, temos ampliado ainda mais o diálogo entre a comunidade externa e a Universidade. Todo esse processo vem consolidando a curricularização da extensão em nossa Instituição. Nossos professores também têm desempenhado um papel muito importante de articulação e mediação, auxiliando os estudantes na compreensão das problemáticas e solução dos desafios. Os mentores, da mesma forma, contribuem a partir de um olhar e experiência profissional”, observa a professora Fabiana Fachinetto.
Abaixo você confere as próximas apresentações:
Dia 21/11
Gestão Ijuí - Sala G3 - noite
Direito Ijuí - 2º piso do Centro de Eventos - noite
Psicologia Ijuí - Sala A 8-9 - noite
Saúde Ijuí - Sala C6/7 - noite
Dia 22/11
Direito Ijuí - 2º piso do Centro de Eventos - noite
Direito Ijuí - Auditório do Hospital Veterinário - noite
Dia 23/11
Direito Ijuí - Auditório do Hospital Veterinário - noite
Dia 24/11
Saúde Ijuí - Auditório do Espaço + Inovação - noite
Direito Ijuí - 2º piso do Centro de Eventos - noite
Psicologia Ijuí - Sala A7 - noite
Direito Ijuí - Auditório do Hospital Veterinário - noite
Dia 28/11
Saúde Ijuí - Sala C6/7 - tarde
Medicina Veterinária Ijuí - Auditório do Hospital Veterinário - tarde
Psicologia Ijuí - Sala A 4/5 - noite
Gestão Ijuí - Sala G3 - noite
30/11
Direito Três Passos - Auditório - noite
1º/12
Agronomia Ijuí - 1º piso do Centro de Eventos - tarde
Psicologia Ijuí - Sala A7 - noite
Ciências Biológicas Ijuí - Sala J4 - noite
Administração Ijuí - Espaço Empreendedor - noite
Licenciaturas e Educação Física Ijuí - Miniauditório 4 - noite
Comunicação Ijuí - COM 01 - noite
5/12
Direito Santa Rosa - Sala SR/B-212 - noite
6/12
Psicologia Santa Rosa - Sala B207
13/12
Psicologia SR - Sala B207 - noite
Licenciaturas e Educação Física SR - Miniauditório 4 - noite
Ciência da Computação SR - Sala B211 - noite
Direito Ijuí - Sala G1/2 - noite
15/12
Ciência da Computação Ijuí - Espaço + Inovação - noite
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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