Seminário integra docentes para discussão de práticas pedagógicas - Unijuí

Seminário integra docentes para discussão de práticas pedagógicas

Integrando a programação do Salão do Conhecimento, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 27 de outubro, o Seminário de Práticas Pedagógicas, junto ao Centro de Eventos da Unijuí. A primeira edição do evento teve como objetivo ampliar o espaço de reflexão na Universidade sobre o trabalho docente.

“Enquanto Vice-reitoria de Graduação e Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), entendemos que a realização deste seminário, durante o Salão do Conhecimento, seria um importante momento para conversarmos sobre as práticas pedagógicas. Entendemos que essa realidade que estamos vivendo, com diversas mudanças no mundo, chegaram à área da educação e que nós precisamos, enquanto docentes, parar e refletir sobre o nosso trabalho, o ensino, que leva à pesquisa e também à extensão”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

Os reflexos da pandemia são sentidos não apenas na Educação Básica, mas também no Ensino Superior, como observa a professora, e precisam ser avaliados. “Além disso, como a Unijuí passou pela alteração do currículo de 29 cursos com a Graduação Mais - o novo modelo de cursos de graduação da Universidade, e vem trabalhando na implementação do curso de Medicina, encontros como este se fazem ainda mais necessários”, disse.

O evento foi dividido em dois momentos: no primeiro, o coordenador do curso de Educação Física, professor doutor Robson Borges, e a professora mestre Ana Lúcia Caetano contaram suas experiências aos participantes. No segundo momento, os docentes foram divididos em salas, nas quais os professores que inscreveram seus relatos fizeram a apresentação.

À tarde, foi realizada uma oficina sobre as normas da ABNT, na Biblioteca Mario Osorio Marques, e à noite ocorreram apresentações de trabalhos da Jornada de Pesquisa. Para fechar, aconteceu o debate “Navegação de pacientes: tendências e desafios”, de forma online, promovido pelo curso de Enfermagem, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e Grupo de Pesquisa Cuidado, Gestão e Educação em Enfermagem e Saúde. Foram palestrantes Fernanda Pautasso, enfermeira navegadora e empreendedora; e Gislene Padilha dos Santos, que atua como enfermeira de Práticas Avançadas em Oncologia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A programação do Salão do Conhecimento segue nesta sexta-feira. Para conferir, acesse este link.