Protagonismo estudantil é evidenciado na 6ª MoEduCiTec - Unijuí

Protagonismo estudantil é evidenciado na 6ª MoEduCiTec

Com o objetivo de fomentar a iniciação científica, ocorreu na sexta-feira, 28 de outubro, a sexta edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec). O evento, promovido pela Unijuí em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação e com a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, contou com a participação de professores e estudantes do Ensino Fundamental ao Superior.

A 6ª MoEduCiTec apresentou como tema "Relações da Educação com a Ciência, Tecnologia, Cultura e Trabalho na Sociedade/Ambiente", e subtema "Educação Emancipatória no Currículo e na Pedagogia do Ensino Híbrido", assumindo a pesquisa como princípio pedagógico articulador de atividades educativas propulsoras do protagonismo dos sujeitos das aprendizagens nos diversos níveis, áreas e modalidades de ensino.

O evento iniciou no Salão de Atos da Universidade, onde ocorreu a abertura oficial com apresentações artísticas de estudantes das redes estadual e municipal. Na sequência, foi realizada a palestra “Desafios Tecnológicos no Século XXI: Ensino Híbrido em Perspectiva Emancipatória”, com o professor doutor Nedisson Luis Guessi. Após, foi aberta aos visitantes a exposição interativa dos trabalhos, no Centro de Eventos e nos Prédios A, B, C e L da Unijuí.

Cerca de 200 trabalhos integraram a 6ª edição da Mostra, ligados aos eixos temáticos: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagem e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Agropecuária e Agroecologia; Vida, Saúde e Ambiente; Educação Inclusiva; Trabalho e Educação; Direitos Humanos; Tecnologias da Informação e Comunicação; e Engenharias.

Segundo a coordenadora do evento, professora Lenir Basso Zanon, a MoEduCiTec visa promover o protagonismo dos estudantes e professores.  “É um evento gratuito, inclusivo e democrático que abrange todas as áreas. O grande movimento de trabalhos inscritos que tivemos é muito positivo e mostra a criação de uma nova cultura de valorização do que é ensinado nas salas de aula”, frisou.

Para a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a Unijuí possui uma importante relação com a comunidade escolar. “Nós somos uma Universidade pois fazemos também pesquisa e extensão. Buscamos levar para a comunidade escolar e externa o que nós produzimos de conhecimento, fomentando a pesquisa, que é o resultado desses trabalhos realizados”.