Acontece de 8 a 10 de novembro, o IV Seminário Internacional de Ciências Agrárias e Ambientais: em busca da sustentabilidade, promovido pela Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, cursos de Agronomia e Medicina Veterinária e os Centros Acadêmicos de Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Unijuí. O evento se propõe a promover e aprofundar a reflexão sobre a produção acadêmica interdisciplinar em ciências agrárias e ambientais e estabelecer um percurso que busca atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O evento será transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube e Google Meet.
Em paralelo ao Seminário, serão realizadas a XX Semana Acadêmica do Curso de Agronomia, XII Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária e a Semana do Curso de Ciências Biológicas. O seminário será direcionado a professores, profissionais e estudantes das áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biológicas e afins, com foco na sustentabilidade.
Conforme explica o coordenador da comissão organizadora, professor Roberto Carbonera, o evento será realizado em um momento de profundos desafios para a produção de alimentos, fibras e energia, para a sustentabilidade econômica, social e ambiental e para a promoção ao acesso de alimentos, ao combate à exclusão, à miséria e ao fim da fome.
As inscrições com submissão de trabalhos já foram encerradas, mas ainda é possível se inscrever como ouvinte, com o investimento de R$ 30,00 para estudantes da Graduação Unijuí e de R$ 40,00 para estudantes da Pós-Graduação e demais interessados.
Para o Seminário Internacional foram convidados profissionais renomados e reconhecidos pela comunidade acadêmica, que perpassam as áreas das ciências humanas, agrárias, sociais, ambientais e econômicas. Assim, dando início às palestras no dia 8 de novembro, às 14h, está prevista a conferência “Agroecologia e Sistemas Agroalimentares”, ministrada pela professora Irene Maria Cardoso. Para às 16h, será transmitida a discussão “O desafio da abordagem interdisciplinar nas Ciências Agrárias e Ambientais”, pelo professor Dimas Floriani. Para às 19h15, está sendo programada a cerimônia de abertura, onde haverá apresentação do Coral Unijuí e manifestação de autoridades e Centros Acadêmicos. Dando sequência ao evento, às 19h30, a temática será “A geopolítica ambiental global do século 21: os desafios para a América Latina em tempos de coronavírus”, pelo professor Fernando Estenssoro. Finalizando a programação do dia 8, às 21h, o debate será “Por que há fome e InSegurança Alimentar em um País que exporta comida? Análise crítica do sistema alimentar atual e proposições de mudanças”, através do professor Sérgio Schneider.
Para o dia 9, está previsto para às 14h o debate sobre “Contributos dos recursos microbianos para uma agricultura e alimentação sustentável”, por Nelson Lima. Às 15h, haverá duas apresentações diferentes, uma sobre “Sustentabilidade da agricultura na região de Tambacounda, Senegal”, ministrada pelo professor Mamadou Boye Diallo, e a conferência “Caminhos para diversificação e soberania alimentar: a contribuição das plantas alimentícias não convencionais (PANC)”, através da professora Jaqueline Durigon.
Para às 16h, acontece a sessão de apresentação de trabalhos acadêmicos. O grupo de trabalho de Ciências Ambientais terá como mediador o professor José Antônio Gonzalez da Silva. O grupo 2, de Ciências Agrárias, terá como responsável o professor Felipe Libardoni. O grupo 3, Ciências Biológicas, terá a professora Juliana Fachinetto como administradora. O grupo 4, Ciências Humanas e Sociais, será coordenado pelo professor Daniel Rubens Cenci. O grupo de Ciências da Saúde será ministrado pela professora Christiane de Fátima Colet. O grupo das Ciências Exatas será organizado através da professora Cleusa Adriane Menegassi Bianchi e o grupo das Ciências da Educação aplicado pela professora Vidica Bianch.
Às 19h15, haverá duas apresentações: uma com Anderson Santi, Embrapa Trigo, Passo Fundo, sobre “As mudanças climáticas e seus impactos na produção de alimentos e na segurança alimentar”. E outra com o professor Geraldo Luiz Chavarria Lamas Junior, referente à “Fisiologia e manejo da cultura da soja”. Finalizando o dia, às 20h45 , “Impactos globais e viroses emergentes: desafios para o século XXI”, com o professor Fernando Rosado Spilki.
No último dia de evento, às 14h, haverá a conferência “Doma inteligente de equinos”, pela médica veterinária Tamina Pinent. Às 15h, a temática será “Resíduos de agrotóxicos em alimentos e no ambiente”, por Renato Zanella. Às 16h, acontece a sessão de apresentação de trabalhos acadêmicos, iniciando pelo grupo Ciências Ambientais, com mediação do professor José Antônio Gonzalez da Silva; o grupo Ciências Agrárias, através da professora Leonir Uhde; Ciências Biológicas fica a cargo da professora Juliana Fachinetto; o grupo Ciências Humanas e Sociais será administrado pelo professor Daniel Rubens Cenci; o grupo das Ciências da Saúde é organizado pela professora Christiane de Fátima Colet; os trabalhos das Ciências Exatas através da professora Cleusa Adriane Menegassi Bianchi e o das Ciências da Educação pela professora Vidica Bianchi. Às 19h15, o debate é sobre “Amazônia Centro do Mundo”, com a jornalista e escritora Eliane Brum; e às 20h45, a discussão sobre “Os impactos da covid-19 na Educação Superior”, com a professora Lúcia Campos Pellanda, finaliza o evento.
Integram a comissão organizadora, além do professor Roberto Carbonera, os professores Angélica de Oliveira Henriques, Cleusa Adriane Menegassi Bianchi Teixeira, Christiane de Fátima Colet, Daniel Rubens Cenci, Ester Matter, Felipe Libardoni, Juliana Maria Fachinetto, José Antônio Gonzalez da Silva, Laura Pereira, Márcia Jung. Michele Renz Scheer, Natiane Basso, Sabrina Nascimento Horz, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Stefani Alexandra Grudka e Vidica Bianchi.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí