Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS ministra aula inaugural do MBA da Unijuí Campus Santa Rosa - Unijuí

Foto: Comunicação Cotrirosa

No último sábado, dia 6,  a Unijuí Campus Santa Rosa recebeu Vergílio Frederico Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, diretor da Organização das Cooperativas Brasileiras e professor universitário. Ele ministrou a aula inaugural da  11ª edição do MBA em Gestão de Cooperativas, que teve como temática “Fundamentos históricos do cooperativismo. O que fazer agora?”.

O evento também foi aberto ao público e contou com a presença de 10 lideranças de cooperativas, além dos estudantes. A aula inaugural foi organizada pela Unijuí, por meio da Educação Continuada, do MBA em Gestão de Cooperativas e do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, também pelo Sistema Ocergs-Sescoop.

Vergílio falou inicialmente sobre as origens históricas do cooperativismo. Depois disso, dois pontos de destaque foram: os desafios da agroindústria e da agregação de valor por parte das cooperativas, também destacando a importância de um empreendimento na área da agroindustrialização avícola; e a importância da intercooperação, envolvendo inclusive os novos segmentos do cooperativismo, como o habitacional. Ao longo de sua história, a Unijuí sempre teve forte ligação e parcerias com o cooperativismo, o que também foi citado por Vergílio como algo positivo e que dá respaldo para o avanço de novas parcerias.

Claudia Luciana Arenhardt é uma das estudantes do MBA e atua na secretaria da direção da Cotrirosa. Para ela, a aula inaugural superou as expectativas. “O professor Vergílio tem o cooperativismo correndo nas veias desde sua infância, o que acabou por tornar o momento de aprendizado ainda mais gratificante. Poder ouvir tantas experiências vivenciadas no decorrer de sua trajetória de vida nos proporcionou um conhecimento maior sobre a história e a evolução do cooperativismo”, relata a estudante.

O MBA em Gestão de Cooperativas também é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS), em que os estudantes recebem bolsas de 70% no valor da mensalidade.