Thiago dos Santos da Silva falou sobre os riscos do uso excessivo das redes sociais
A Unijuí tem à disposição das escolas e da comunidade uma ampla variedade de palestras. Na última semana, o docente do curso de Direito, Thiago dos Santos da Silva, conversou com todas as famílias e com os estudantes do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de Santa Rosa. O momento foi proposto pela Casa da Amizade de Santa Rosa, por meio da indicação de temas das mães que participam do projeto “Mulheres inspiram mulheres”. A temática abordada pelo docente da Unijuí foi “Os riscos do uso excessivo das redes sociais pelos jovens e a responsabilidade dos pais”.
Espaços de diálogo, com dúvidas sendo sanadas e opiniões expostas, certamente fazem parte das contribuições que a Universidade oferece à comunidade. O professor Thiago, entre suas contribuições com os presentes, ressaltou que hoje já não é mais possível separar o mundo físico da vida virtual, estabelecendo conexões de fácil entendimento a todas as gerações presentes na palestra.
Thiago destaca que momentos como esse podem transformar realidades, sonhos e pessoas. “São esses espaços, em que Universidade e comunidade se entrelaçam, que permitem o transformar, a transformação. Foi muito gratificante o contato com os pais e estudantes, a interação acolhedora da escola e a atenção com que cada palavra era recebida, transformada e devolvida em forma de interesse pelos diferentes assuntos e temas que permeiam os riscos do uso excessivo das redes”, afirma o docente.
Themis Helena Patias, representante da Casa da Amizade, afirma que a temática desenvolvida pelo professor Thiago é extremamente relevante ao momento em que muitos estudantes e famílias se deparam. “Um tema pertinente e que estamos inseridos no momento, que é o uso das tecnologias. O assunto foi trabalhado de maneira simples, com dados reais. O professor dialogou de forma objetiva e esclarecedora com a comunidade escolar, levando-os a refletir sobre o uso consciente das redes sociais e a importância do acompanhamento dos pais ou responsáveis”, acrescenta Themis, que também atua como docente da rede municipal de educação.