Unijuí promove o IV Seminário Internacional de Ciências Agrárias e Ambientais - Unijuí

Unijuí promove o IV Seminário Internacional de Ciências Agrárias e Ambientais

Na noite da segunda-feira, dia 8, foi realizada a abertura oficial do IV Seminário Internacional de Ciências Agrárias e Ambientais: em busca da sustentabilidade. A programação, que já havia iniciado no turno da tarde, segue com atividades até amanhã, dia 10, quarta-feira, com transmissão ao vivo pelo canal da Unijuí no YouTube. Junto ao seminário também acontecem a XX Semana Acadêmica do Curso de Agronomia; a XII Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária e a Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e pelos cursos em Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Também conta com o apoio da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. Está entre os objetivos do evento simpósio,  promover e aprofundar a reflexão sobre a produção acadêmica interdisciplinar em ciências agrárias e ambientais, além de estabelecer um percurso para que se consiga atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU.

O coordenador geral do evento, professor doutor Roberto Carbonera, destacou a importância que a Universidade tem em períodos de mudanças, que necessitam de uma diversidade de pensamento muito grande. “Discutir sustentabilidade exige discutir a sua complexidade, por isso procuramos compor as palestras e conferências com diferentes focos e visões. Também temos as apresentações de trabalho, em que é possível expandir ainda mais as discussões sobre o assunto”, afirmou Carbonera.

A fala institucional foi realizada pelo professor doutor Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí. O simpósio conta ao todo com 19 palestras diferentes, além de apresentação de trabalhos. Confira mais detalhes sobre o evento, neste link.

Também participaram da abertura do evento: o presidente do Centro Acadêmico do Curso de Agronomia, Rafael Ourique; a presidente do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas, Stefani Alexandra Grutka, a presidente do Centro Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária, Sabrina Nascimento Hörz e representando os Mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Márcia Jung.

Amanhã, dia 10, o seminário segue com com três conferências no turno da tarde e apresentação de trabalhos:

14h: Doma inteligente de equinos

Conferencista: Bióloga, Dra. Tamina Pinent (Unikassel, Alemanha)

Mediador: Prof. Dr. Felipe Libardoni (UNIJUÍ)

Mediadora acadêmica: Franciele Zborovski Rodrigues (Mestranda em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade - UNIJUÍ)

15h: Resíduos de agrotóxicos em alimentos e no ambiente

Conferencista: Dr. Renato Zanella (LARP, UFSM)

Mediador: Prof. Dr. Roberto Carbonera (UNIJUÍ)

Mediador acadêmico: Alfredo Henrique dos Santos (Mestrando em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade - UNIJUÍ)

15h: Particularidades anestésicas em felinos

Conferencista: Médico Veterinário Otávio Henrique de Melo Schiefler

Mediadora Acadêmica: Sabrina Nascimento Hörz (Estudante do Curso de Graduação em Medicina Veterinária - UNIJUÍ)