Na próxima quarta-feira, 8 de dezembro, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase) abrem a exposição “Para além das telas: pintando uma nova vida sem violência contra as mulheres”. A abertura acontecerá às 19h, com a participação da comunidade local. Após, o projeto permanecerá no espaço “Ijuí Hoje”, do Madp, até o dia 15 de dezembro.
A exposição faz parte do Projeto Meu Querer, que é desenvolvido no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino do Estado (Casef). A artista responsável pelas obras é mãe, adolescente, mulher, socioeducanda, feminista e muitas outras coisas que está aprendendo a ser e a fazer.
Composta por telas, o projeto retrata as bandeiras de luta do movimento feminista. “A exposição busca o individual da própria artista pela liberdade, pela maternidade e por um mundo mais seguro e justo às mulheres”, explica Regis Brum, um dos organizadores da mostra.
Até o dia 8 de dezembro, estão abertas as inscrições para o HackatAgro 2021 - Desafio Banrisul, que visa a busca de soluções tecnológicas que possam auxiliar o produtor rural na captura de créditos de carbono, adicionando resultados tangíveis à produção. A maratona, patrocinada pelo Banrisul e realizada pelo HackatAgro, conta com o apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica e Impacto Socioambiental - Criatec da Unijuí.
Agendado para os dias 10, 11 e 12 de dezembro, de forma virtual, o desafio recebe inscrições individuais ou em grupo, de estudantes, startups e demais interessados no tema – para isso, basta se cadastrar no site www.hackatagro.com/desafio-banrisul.
Norteador do desafio, o conceito de crédito de carbono foi criado em 1997, no âmbito do Protocolo de Kyoto. Na prática, a ideia é que uma empresa que absorve mais do que emite dióxido de carbono (CO2) possa vender o crédito para outras, caminhando em direção à redução de emissões na atmosfera. Isso inclui não apenas os médios e grandes produtores rurais, mas também os pequenos, tornando-se – além de uma iniciativa ambientalmente responsável – importante fonte complementar de renda que beneficia não apenas a economia local e nacional, mas também o futuro do planeta.
A premiação conta com R$ 5 mil para o 1º lugar, R$ 3 mil para o 2º colocado e R$ 2 mil para o terceiro.
A santa-rosense Ritieli Vitória Maciel dos Santos foi a vencedora do 4º Concurso de Redação do Projeto Energia Amiga
Escolas dos municípios abrangidos pela 17ª e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação participaram da 4ª edição do Concurso de Redação e Desenho, proposto pelo Projeto de Extensão Energia Amiga, da Unijuí. Ao todo foram inscritos 139 desenhos de estudantes do 1º ao 5º Ano e 30 redações de estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. A santa-rosense Ritieli Vitória Maciel dos Santos, do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita, foi a vencedora do Concurso de Redação. Já Anna Luísa Borré Foletto, da Escola Municipal de Ensino Fundamental David Canabarro, de Ijuí, foi a ganhadora do Concurso de Desenho.
Ritieli e os demais estudantes foram desafiados a escrever sobre o tema “Logística reversa e energia elétrica”. A temática também está ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, especialmente o Objetivo 7 - Energia limpa e acessível e o Objetivo 11 - Cidades e comunidades sustentáveis.
A professora de Matemática da escola, Lena Naiara Jantsch Wink, acompanhou as atividades do Projeto e afirma que a estudante vencedora do Concurso tem o hábito da leitura e gosta de escrever. “Sua redação foi motivada com o conteúdo das lives do Projeto Energia Amiga. Este projeto foi importante na vida dos alunos, mostrando que devemos começar em nossa casa, pois a responsabilidade é, antes de tudo, nossa. Bastam políticas de sustentabilidade quando cada um faz a sua parte”, destaca.
Lena também explica que a escola já trabalha diversos temas ligados à conscientização dos estudantes quanto ao descarte correto de pilhas, tampas de plástico, latinhas e óleo de cozinha usado. “Este engajamento é tradição da escola que abraça projetos que inspiram um mundo mais sustentável para se viver”, acrescenta a professora.
“Apropriar-se desses assuntos para ter consciência, faz uma geração mudar a seguinte. Parabenizo a Unijuí pelo Projeto e saliento sua importância na busca de alternativas para envolver a comunidade, não só escolar, mas da região, a fim de que as energias renováveis sejam preservadas e usadas de forma consciente”, finaliza a professora da Escola Santa Rita.
Todas as redações e desenhos foram reunidos em um e-book, com download gratuito. Clique aqui para baixar.
O Projeto de Extensão Energia Amiga é desenvolvido nos municípios de Ijuí e Santa Rosa, pelo curso de Engenharia Elétrica da Unijuí. Para saber mais informações, clique aqui.
A Unijuí realizou na tarde desta quarta-feira, 1º de dezembro, o lançamento da formação para os professores que vão atuar na Graduação Mais – novo modelo de cursos de graduação da Universidade, no primeiro semestre de 2022, nos Módulos 1 e 3. O evento aconteceu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, organizado pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) e Vice-reitoria de Graduação.
“Esta foi a primeira vez, desde o início da pandemia, que reunimos um grupo maior de professores presencialmente, para aprimorar aquilo que é a essência da universidade: a educação e seu processo de ensino e aprendizagem”, destacou a coordenadora do NIP, Mariane Martins, lembrando que o lançamento estava sendo transmitido para os professores que não puderam estar presentes.
Conforme explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, os docentes passaram o ano de 2020 discutindo a nova proposta pedagógica, diretrizes curriculares e currículos por competências, tentando entender o novo universo. Não havia sido possível, ainda, uma formação para qualificar os professores a trabalhar o novo modelo, a partir de uma tríade: o saber, saber fazer e saber ser.
O que mais se destacou neste período, como lembra a vice-reitora, foram os Projetos Integradores (PIs), que são componentes curriculares onde os estudantes recebem desafios reais, encaminhados pela comunidade, e trabalham em soluções ao longo do semestre. “E não é à toa: tivemos 240 desafios cadastrados neste ano, enviados por empresas, poder público e comunidade. Temos mais de 500 acadêmicos trabalhando nos PIs atualmente e mais de 180 mentores, que são egressos, profissionais formados, se voluntariando para fazer parte desta iniciativa”, destacou a professora.
Reitora da Unijuí, a professora Cátia Maria Nehring reforçou que o lançamento marca o recomeço, a esperança e o pacto que todos os professores fazem em prol da educação e da universidade. “Trabalhamos muito, nos modificamos, transformamos, e agora caminhamos para fechar um ciclo em 2021. Precisamos nos capacitar e materializar esse processo de reinvenção, de forma coletiva, para trabalharmos com novos desafios em 2022”, completou.
Com o objetivo de melhor aproveitar o espaço do campus da Unijuí em Ijuí, está sendo preparada uma programação especial para este fim de ano, pela Fidene e suas mantidas - a Unijuí, Rádio Unijuí FM e o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP).
O “Natal na Unijuí - o campus ainda mais bonito para você e sua família” contará com uma série de atividades, do dia 5 de dezembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022, realizadas em parceria com a Sicredi, Dubai, Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Soberana Alimentos, Cargnelutti Máquinas Agrícolas, Sesc, Estruturar, Focus Produtora de Eventos, Espaço Clínico Colibri, Erva-mate Seiva Pura e CD Lândia Som e Luz.
“Com a parceria destas empresas, vamos organizar diversos espaços, dentro do campus, com decoração natalina, iluminação especial e casinha do Papai Noel, que ficarão disponíveis para visitação até o dia 6 de janeiro. Além disso, teremos uma ampla programação à comunidade”, explicou a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola.
A programação será aberta no domingo, dia 5 de dezembro, com fala da reitoria, acendimento de luzes, chegada do Papai Noel e apresentação da Orquestra Jovem de Santa Rosa, a partir das 19h.
No sábado, dia 11 de dezembro, a partir das 19h, haverá apresentação da Cia Cadagy e participação dos integrantes na pintura de rosto. Também ocorrem apresentações artísticas e culturais, além da presença do Papai Noel.
No dia 15 de dezembro, às 19h30, a comunidade pode levar cadeiras até o campus para conferir uma sessão de cinema do Sesc. Já no dia 19 de dezembro, às 19h, acontecem as apresentações da Banda Municipal e do Coral da Unijuí. Também haverá a presença do Papai Noel.
Algumas atrações serão fixas no campus, como a exposição Pluralidade do MADP e as decorações natalinas montadas pelas empresas. A partir das 17h, o espaço também estará aberto para mateada, com disponibilização de erva-mate e água quente pela empresa Seiva Pura.
“Esperamos que a comunidade faça parte da nossa programação e deixe esse Natal ainda mais bonito junto com a Unijuí”, reforçou a coordenadora.
“Oportunidades Culturais” é o nome do encontro que acontecerá na sexta-feira e no sábado, no Campus da Unijuí
Na sexta-feira e no sábado, dias 3 e 4 de dezembro, acontece o encontro “Oportunidades Culturais” junto ao campus da Unijuí em Ijuí. O evento oferecerá capacitação, de forma gratuita, para quem deseja aprender a captar recursos públicos via leis de incentivo, sendo voltado para toda a região. Inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira, dia 1º de dezembro, neste link.
O curso é destinado a entidades tradicionalistas, Organizações Não Governamentais (ONGs), associações culturais, profissionais da cultura, produtores culturais, secretarias de Cultura e organizações, públicas ou privadas, ligadas ao setor cultural. Os participantes receberão todas as informações sobre como inscrever projetos, desde a inscrição no sistema Pró-Cultura, passando pela organização da documentação até a elaboração final dos projetos para captação de recursos.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado (Sedac), Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e o Gabinete da Deputada Estadual Fran Somensi, que está destinando R$ 200 mil para a cultura em 2021 e 2022.
O encontro acontecerá das 19h30 às 22h30, na sexta-feira; e das 8h30 às 17h, no sábado, com intervalo para o almoço. Mais informações 55 9 8135 5993 (Ana Cláudia) ou 54 9 9987 5709 (Anderson).
Em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, em especial ao Decreto Estadual nº 56.120, de 1º de Outubro de 2021 e ao Informe Técnico nº 16, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, o Comitê Institucional de Prevenção Interna informa:
- Conforme determinado no Art. 8º-A do Decreto acima citado, passa a ser obrigatória a apresentação do passaporte vacinal a partir do dia 18/10/201 para entrada nos espaços de Auditórios e Salão de Atos da Universidade.
Faixa etária |
Data para exigência da D1 ou DU |
Data para exigência do esquema vacinal completo - D1 +D2 ou DU |
40 anos de idade ou mais |
A partir de 1º de outubro |
|
30 a 39 anos de idade |
A partir 1º a 31 de outubro |
A partir de 1º de novembro |
18 a 29 anos de idade |
A partir 1º outubro a 30 novembro |
A partir de 1º dezembro |
- Para as formaturas agendadas de forma presencial, passa a ser obrigatória a apresentação do Comprovante de Vacinação.
- As Comissões de Formatura continuam sendo comunicadas previamente de todos os protocolos de saúde que deverão ser cumpridos, considerando os Decretos governamentais.
- Reiteramos que nos espaços institucionais, o uso de máscara permanece obrigatório, assim como o cumprimento de todos os demais protocolos de segurança.
- Permanecem inalteradas as orientações exaradas pela NOTA OFICIAL FIDENE Nº 31 UNIJUÍ/RÁDIO UNIJUÍ FM/MUSEU/EFA
- Os casos positivos e suspeitos envolvendo pessoas da comunidade acadêmica estão sendo acompanhados pelo COE-Local e pela Vigilância Epidemiológica do Município, a partir de todos os protocolos definidos pelos órgãos oficiais.
Contamos com a colaboração da comunidade universitária para que de forma muito consciente e responsável enfrentemos a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos que cada um precisa fazer a sua parte para superar este momento.
Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.
A Unijuí encerra nesta segunda-feira, dia 29 de novembro, as inscrições para o Vestibular de Verão. Já o Vestibular de Medicina recebe inscrições até o dia 5 de dezembro. Interessados podem acessar a página unijui.edu.br/vestibular e garantir a participação em um dos processos seletivos, que contam com diferenças em sua realização.
No Vestibular de Verão são ofertadas vagas em praticamente todos os cursos de graduação presenciais - com exceção de Medicina, que conta com seleção específica. Dentro dos quatro campi da Universidade são ofertadas 1.300 vagas em Ijuí; 570 vagas em Santa Rosa; 185 em Panambi e, por fim, 50 vagas em Três Passos.
A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e o candidato pode optar por uma das três formas de ingresso: a primeira é o aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2020. Também é possível aproveitar a nota de redação de um dos vestibulares da Unijuí, realizado entre os anos de 2005 a 2022.
A terceira e mais tradicional opção é a realização da prova do Vestibular Verão 2022, que consistirá numa redação, a ser realizada de forma online. A diferença é que, neste ano, a realização das provas não será concentrada em um único dia. O candidato pode realizá-la remotamente, de 11 de outubro a 5 de dezembro, em até 2 horas, dentro da plataforma da Universidade.
Quem desejar realizar a prova dentro da estrutura de um dos quatro campi da Unijuí poderá solicitar o agendamento via e-mail, vestibular@unijui.edu.br, até hoje. A Comissão de Vestibular fará a análise da solicitação e informará a procedência do pedido, via e-mail.
O Vestibular de Medicina oferta 40 vagas e o valor da inscrição é de R$ 190,00. Previstas em edital, neste ano são ofertadas duas formas de seleção, por meio do aproveitamento da nota do Enem ou, então, realização da prova presencial no dia 12 de dezembro, no campus da Unijuí em Ijuí, seguindo todas as normas de prevenção à covid-19.
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br.
Neste ano, o projeto Plurais está sendo desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador “Produção de Conteúdo para Marcas”, ministrada e orientada pela professora Nilse Maldaner. A produção está sendo realizada pelos estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda Brenda Berwanger, Evelin Ramos, Gabriel Jaskulski, Mariane dos Santos, Mozara Sandri e Rubian Bottega, sob orientação da professora responsável.
O principal objetivo do projeto é compartilhar histórias para conectar todos aqueles que já vivenciaram momentos semelhantes ou inusitados durante a caminhada acadêmica. “Nosso objetivo com o projeto Plurais é gerar conexão entre a comunidade acadêmica da Unijuí. E em um pós-pandemia em que pudermos finalmente nos reencontrar, nada melhor que isso”, declarou a estudante de Publicidade e Propaganda, Brenda.
O projeto Plurais busca experimentar o papel das histórias na conexão entre as pessoas. Os acadêmicos - no papel de comunicadores - declararam que o principal motivo que os levou a fazer parte do projeto foi a vontade de conhecer e contar histórias. “Eu amo a possibilidade que o projeto nos dá de conhecer histórias diferentes. Acredito que todo mundo tem algo interessante para contar, principalmente nós, acadêmicos, que vivemos experiências diferentes todos os dias”, contou sobre o projeto a estudante de Jornalismo, Evelin Ramos.
Essa proposta de projeto foi iniciada no ano de 2016, por estudantes dos cursos de Comunicação, com a orientação de professores dos cursos. A produção de conteúdo foi direcionada à promoção da diversidade e empatia e publicada em uma página no Facebook. “Foi um trabalho de grande relevância social, que teve continuidade em outros anos, assim como agora, buscando explorar abordagens diferentes”, frisou a professora Nilse. Sobre o objetivo do projeto, a professora declarou: “queremos valorizar as experiências das pessoas e, também, mostrar que cada pessoa é única e através da sua história reconhecer o valor de cada vida, de cada ser humano”.
Neste semestre, foi proposto aos estudantes retomar e dar continuidade ao projeto. Com a ideia de encorajar acadêmicos, professores e funcionários da Unijuí a contarem suas histórias, os alunos estão produzindo materiais de áudio e vídeo. O projeto conta com um perfil no Instagram - @plurais.unijui - em que as histórias são compartilhadas pela turma responsável pelo projeto. Para a divulgação dos materiais, foi necessária a criação de uma identidade visual. “Meu papel desde o surgimento da ideia de trazer o projeto Plurais para o Instagram foi do processo criativo, criação da identidade, criação da vinheta, arrecadar e traduzir histórias”, explicou o acadêmico de Jornalismo, Rubian.
O compartilhamento de histórias é uma forma de aproximar pessoas. “O que me motiva a contar histórias é a aproximação que estamos tendo com os estudantes por meio das histórias que eles contam pra gente”, comentou a estudante de Publicidade e Propaganda, Mariane. Além disso, a importância e a atuação das histórias na conexão entre as pessoas são ressaltadas pelo Plurais. “Não são apenas histórias, são memórias e sentimentos de alguém que aceitou se abrir conosco e compartilhar a sua experiência”, salientou a acadêmica de Publicidade e Propaganda, Mozara Sandri.
O projeto Plurais já conta com algumas histórias publicadas no perfil do Instagram, mas ainda há algumas em processo de edição e produção, e em breve haverá novos posts. Todos os materiais divulgados estão relacionados com o ambiente universitário, promovendo a integração desse público com as histórias contadas. “Se futuramente as pessoas quiserem entender e conhecer mais da vida universitária na Unijuí durante o período de 2020/2021/2022, vão ter à disposição o material que estamos produzindo com muito carinho agora”, conclui o estudante de Jornalismo, Gabriel. Além disso, os estudantes deixam um convite para que a comunidade acadêmica acompanhe e interaja no perfil.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica de Jornalismo da Unijuí
A Unijuí é uma das universidades integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e uma das parceiras do IX Fórum de Gestão e Inovação do Comung. O evento, realizado nos dias 25 e 26 de novembro, contou com programações presenciais realizadas na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e diversas atividades online. O Fórum teve como temática central “A universidade comunitária inovadora: fortalecendo o DNA do Ensino Superior”.
Na tarde desta sexta-feira, dia 26, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, foi a mediadora do painel “Ambientes de inovação: desenvolvendo negócios e interagindo com a comunidade”. Participaram como painelistas: Artur Gibbon, presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp); Francisco Saboya, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Giovani Feltes, deputado federal; e Pedro Valério - CEO do Instituto Caldeira. O painel foi transmitido na íntegra pelo canal do YouTube do Comung.
Convidado pela mediadora a iniciar o debate, Artur Gibbon argumentou sobre a forte relação entre ambientes de inovação e de ensino. “O combustível da inovação é o conhecimento e o conhecimento, na sua grande maioria, advém das Universidades, dos nossos Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações de Mestrado, teses de Doutorado e também das pesquisas realizadas em laboratórios, em todas as áreas do conhecimento. É muito comum um ambiente de inovação, em especial uma incubadora ou um parque tecnológico, estar atrelado a uma Universidade”, destacou o presidente da Reginp.
Reforçando diversos argumentos importantes colocados pelos painelistas, a professora Cátia apontou para a necessidade de ações para atração e retenção de talentos, além da formação, que é uma competência das universidades. “Dinâmicas e ambientes de inovação passam efetivamente por pessoas. Deve-se definir políticas de longo prazo, apontando e tendo como elementos centrais o capital humano, para desencadear um capital financeiro. Ambientes de inovação são necessários se quisermos entender o desenvolvimento das regiões. E como efetivamente promover? A partir de academia, sociedade, poder público e empresas”, colocou a reitora da Unijuí.
A Unijuí, como uma universidade comunitária, também coloca à disposição da comunidade diversas ações e ambientes ligados à inovação, como a Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) e a Criatec, incubadora de novos negócios e que apoia empreendedores.
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