Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no turno da noite, acontecerão as oficinas Comunicação Mais, organizadas pelos professores dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e do tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, em parceria com a agência experimental dos cursos de Comunicação da Unijuí, Usina de Ideias. As oficinas serão ministradas por estudantes e egressos dos cursos e por profissionais técnicos.
Sobre o evento, a coordenadora dos cursos da Comunicação, professora Rúbia Schwanke, explicou que, devido à pandemia, estudantes dos cursos da Comunicação tiveram todas as suas disciplinas, tanto práticas quanto teóricas, em formato remoto. Diante disso, a ideia das oficinas é colocar em prática aquilo que ficou faltando durante as aulas online, como práticas fotográficas, de vídeo, produção de conteúdo para mídias sociais e escrita jornalística. “A partir dessa proposta e com as inscrições do Vestibular de Verão 2022 abertas, resolvemos abrir essas oficinas para os alunos do Ensino Médio, que possuem curiosidade em conhecer um pouco mais as áreas dos nossos cursos”, comentou a coordenadora. Além disso, ela ressaltou que nas Oficinas Comunicação Mais participarão os estudantes dos cursos, alunos do Ensino Médio e os oficineiros, que são egressos dos cursos de Comunicação. “Essa é uma oportunidade fantástica para que os nossos acadêmicos possam ter contato com as práticas dos cursos e, ainda, para que os alunos de Ensino Médio conheçam a realidade acadêmica e profissional dos cursos, interagindo com os acadêmicos e egressos”, conclui a coordenadora.
No dia 9 de novembro, terça-feira, a programação será composta pelas oficinas de “Fotografia” e “Como gravar stories para Mídias Digitais”. A oficina de Fotografia será ministrada pela egressa de Publicidade e Propaganda e fotógrafa, Fabiana Rauber, e abordará noções básicas de câmera e dicas de iluminação. A oficina de “Como gravar stories para Mídias Digitais” será ministrada pela egressa de Jornalismo, especialista em Marketing, digital influencer, empreendedora e idealizadora da loja virtual de moda feminina Louise Store, Ana Louíse Diel. Na oficina serão abordados assuntos como o posicionamento, a linguagem, a criatividade e o conteúdo para os stories.
No dia 10 de novembro, quarta-feira, a programação será composta pelas oficinas de “Criação para vídeo”, “Criação Publicitária” e “Edição Audiovisual”. A oficina de “Criação para Vídeo” será ministrada pelo egresso de Publicidade e Propaganda, publicitário e sócio-proprietário da Agência Capixe, Fabio da Costa Petry, que terá como foco a criatividade frente aos budget empresariais e soluções do dia a dia. A oficina de “Criação Publicitária” será ministrada pela egressa de Publicidade e Propaganda, publicitária, empreendedora e freelancer, Sthéfany Oliveira, e terá foco no processo de criação, organização, pesquisa e planejamento. A oficina de “Edição Audiovisual” será ministrada pelo responsável do laboratório de vídeo, captador e editor audiovisual software, Celio Ferrazza, e pelo egresso de Publicidade e Propaganda e operador de mídia, Filipe Freitas, e se baseará em passar os princípios básicos de edição (criar um projeto, o uso das ferramentas essenciais: corte, equalização de áudio, inserção de trilha, legendas, correção de cor, etc..), para depois partir para a montagem/edição de uma matéria curta e a sua exportação, além de fazer a captação rápida de uma imagem no estúdio para posterior aplicação do Chroma Key no Adobe Premiere e utilização na matéria produzida.
No dia 11 de novembro, quinta-feira, a programação será composta pelas oficinas de “Escrita Jornalística” que será ministrada pelo egresso de Jornalismo, jornalista e diretor de redação da Gift Design e Marketing, Eduardo Padilha, com a orientação da professora do curso de Jornalismo, Daniéli Antonello, e terá como foco a rede social, a notícia e a reportagem longa no formato de storytelling. As oficinas de “Criatividade” serão ministradas pelos estudantes dos cursos de Comunicação, inseridos na disciplina de “Economia Criativa”, sob orientação da professora Nilse Maldaner.
“Na economia criativa, o principal input é a criatividade. Nas discussões que tivemos sobre o tema, chegamos no que diz respeito à pouca valorização da criatividade, tanto por empresas como escolas. Nesse sentido, surgiu a ideia de realizar oficinas de criatividade para estudantes do próprio curso, bem como, para alunos do Ensino Médio. Até porque a criatividade pode e deve ser estimulada, ela não é um talento de somente algumas pessoas. Assim, a turma se dividiu em grupos e cada grupo desenvolveu a sua ideia e estrutura das oficinas, que terão abordagens e práticas diferenciadas, para engajar todos os participantes na promoção dessa habilidade, tão importante para todas as áreas, nesse tempo em que vivemos de grandes mudanças e desafios”, comentou a professora sobre as oficinas de criatividade elaboradas.
Os participantes poderão escolher, ao longo da noite, entre as seis oficinas de criatividade. As oficinas terão abordagens e práticas diferenciadas. As oficinas de criatividade serão: Criatividade: Processo criativo na prática; Sorte ou revés? Faça o seu job publicitário; Histórias interativas; Gatilhos da Publicidade; Técnicas associativas e Game sobre mitos e verdades.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica de Jornalismo da Unijuí