Estão abertas as inscrições para o segundo módulo de 2023 da modalidade Ensino a Distância da Unijuí. Reforçando seu compromisso de tornar o acesso descomplicado e flexível para os estudantes, a Universidade está oportunizando que candidatos inscrevam-se de forma gratuita no vestibular EaD.
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio, no site unijui.edu.br/ead. Para ingressar, há a opção de realizar o vestibular, que consiste em uma prova, composta por uma redação, que pode ser feita online, no dia e horário de sua preferência. Além disso, há a possibilidade de utilizar a nota de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), válida a partir de 2010; ou a nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí, feitos a partir do ano de 2005.
Neste módulo, são ofertadas vagas para 15 cursos de Graduação: Administração, Ciências Contábeis, Educação Física (Bacharelado ou Licenciatura), Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, História, Letras: Português, Logística, Marketing, Matemática, Pedagogia e Processos Gerenciais.
Até a segunda-feira, dia 10 de abril, estão abertas as inscrições para seleção de um bolsista Profap para atuar no projeto de pesquisa “Plataforma digital de monitoramento de sistemas de irrigação”, relacionado ao Programa Inova RS, edital SICT Inova nº 02/2022, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição, disponível neste link.
Podem se inscrever estudantes brasileiros ou estrangeiros com visto permanente no Brasil; que não sejam beneficiários de outra bolsa; e que não possuam parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, com o coordenador do projeto - no caso, com a professora Fernanda S. M. Sanes.
Também é necessário ser residente na Região Noroeste e Missões, preferencialmente no município de Ijuí; estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes/CNPq; e possuir graduação na área das Engenharias (Química, Elétrica, Mecânica, Software), Ciências da Computação, Agronomia, Matemática ou áreas correlatas para atuar no processo de modelagem matemática, coleta de dados a campo e meios digitais. Para os casos em que o candidato à bolsa esteja cursando pós-graduação, deverá ser encaminhada declaração de anuência firmada pelo orientador e pelo coordenador do curso.
A seleção dos candidatos contará com análise do currículo e entrevista. O estudante selecionado receberá uma bolsa, com duração máxima de 20 meses - de maio de 2023 a dezembro de 2024, no valor de R$ 1.100,00. A carga horária de dedicação é de 20h.
Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível neste link.
Na semana alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data celebrada em 2 de abril, o Rizoma Temático propôs um debate acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fim de informar e, principalmente, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam familiares e pessoas com autismo.
Para debater o tema “Autismo: mais informação, menos preconceito”, foram convidadas a médica neuropediatra Helga Porsch e a neuropsicóloga Tainara Mello, do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir) da Unijuí; a presidente da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor), Raquel Pinto; e a psicóloga da Apae Ijuí, Patricia da Rosa Soares.
De acordo com a médica neuropediatra Helga Porsch, o diagnóstico do autismo tem apresentado avanços ao longo dos últimos anos, especialmente com a inclusão de novos critérios do DSM-5 - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. “O diagnóstico do autismo é clínico, não depende de exames, e por isso é tão importante que tenhamos o máximo de informações possíveis quanto aos critérios. Esse diagnóstico não é feito, também, apenas pelo médico, mas por uma equipe de profissionais, assim como ocorre durante as terapias”, disse. Segundo a médica, embora tenham ocorrido avanços no diagnóstico, em terapias, metodologias e formas de trabalho, isso ainda é pouco difundido.
Presidente da TEAmor, Raquel Pinto fala da importância de os pais aceitarem o filho autista e de, o mais breve possível, o encaminharem para as terapias, onde haverá o estímulo necessário. “Temos conhecimento de famílias que vivenciam o luto por anos e não agem, e isso causa prejuízos ao desenvolvimento da criança. Muitas famílias têm vergonha de ter um filho com autismo, não aceitam o transtorno e não procuram ajuda profissional”, ressaltou.
Psicóloga da Apae de Ijuí, Patricia da Rosa Soares reforçou a importância da formação parental para o cuidado do autista. Para que, tanto em casa quanto na escola, seja estendido o trabalho realizado durante as terapias. “Nós precisamos pensar que a inclusão deve acontecer em todos os momentos. Por isso, precisamos levar informações para os diferentes lugares, para que a inclusão aconteça, de fato”, completou.
Neuropsicóloga no CER III - Unir, Tainara Mello falou que os profissionais priorizam a avaliação antes de iniciar qualquer intervenção. “Cada paciente tem sua especificidade, um funcionamento cognitivo diferenciado, e por isso a importância de realizarmos um mapeamento completo e a entrevista com a família. Uma criança, por exemplo, para conseguir desenvolver algumas habilidades, como a linguagem, ela vai precisar desenvolver a atenção. Vai precisar ter atenção no outro. E uma avaliação bem feita vai fazer a diferença no momento da intervenção”.
Para conferir o Rizoma na íntegra, acesse:
Foto: Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
A Exposição Itinerante "Fósseis da Região Central do Rio Grande do Sul", organizada pelo professor doutor Atila Augusto Stock da Rosa, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entra em cartaz na sala de Exposições Temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) a partir do dia 11 de abril. A exposição é composta por banners autoexplicativos, fósseis e réplicas de fósseis da região Central do Estado do Rio Grande do Sul. Ressaltam-se fósseis do período Triássico (há cerca de 230 milhões de anos), de vertebrados contemporâneos aos primeiros dinossauros, e do Pleistoceno (cerca de 30 mil anos atrás), com mamíferos relacionados à Idade do Gelo.
São 11 banners autoexplicativos e quatro expositores de fósseis. O primeiro expositor apresenta rochas comuns na região e sua importância para a preservação dos fósseis. O segundo expositor mostra os processos de fossilização (formação dos fósseis) e a existência de fósseis-guia, ou fósseis-índice, como indicadores das idades relativas das camadas de rochas. O terceiro expositor apresenta fósseis de dicinodontes e cinodontes, ligados à linhagem evolutiva que deu origem aos mamíferos, um crânio de um dinossauro primitivo e coprólitos (fezes fossilizadas), bem como troncos silicificados. O quarto expositor mostra mamíferos fósseis, como megatério ("preguiça-gigante"), toxodonte, gliptodonte ("tatu-gigante"), extintos há cerca de 10 mil anos.
Os fósseis e rochas ajudam a entender as mudanças geológicas, biológicas e climáticas do passado, e auxiliam a prever eventos futuros, com ações de conservação e prevenção.
Agendamentos de grupos para visitação podem ser realizados pelo telefone (55) 3332-0257 ou e-mail madp@unijui.edu.br. O ingresso tem o valor de R$ 8,00, sendo que estudantes têm direito à meia-entrada. Pessoas com 60 anos ou mais possuem entrada gratuita. Já grupos escolares com mais de 10 pessoas garantem o ingresso ao valor de R$ 3,00. Na última terça-feira do mês, a entrada será gratuita para a comunidade de Ijuí.
A exposição é uma promoção do Departamento de Geociências (CCNE/UFSM), Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), curso de Ciências Biológicas e Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia da Unijuí.
Horários de funcionamento do Museu:
Segunda-feira: das 13h30 às 17h.
De terça a quinta: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Na sexta-feira: 8h às 11h30.
Quer se especializar no planejamento, execução e controle de projetos? Então você não pode perder o MBA em Gerenciamento de Projetos, concebido a partir das relações interinstitucionais entre a Unijuí, Unicruz, URI Erechim e UPF. Com duração de 380 horas, o curso tem previsão de início em 5 de maio.
A especialização será realizada de forma conjunta entre as instituições, a partir da realização da UPF, no modelo híbrido de aulas. Serão realizados momentos presenciais de aulas nas instituições, com transmissão, de modo concomitante, para os alunos que optarem por assistir de suas residências. Além disso, outras disciplinas serão ofertadas totalmente online.
O curso acontece em parceria com o Project Management Institute (PMI), a maior associação sem fins lucrativos do mundo para profissionais de gerenciamento de projetos, com mais de meio milhão de associados e de profissionais certificados em 185 países.
A especialização fundamenta-se na crescente necessidade de profissionais com conhecimentos para conjugar as boas práticas de gestão de projetos, atualizando e qualificando aqueles que já estão inseridos no mercado e preparando quem tem interesse em ingressar na área de gerenciamento de projetos. O curso visa, portanto, posicionar e fundamentar os profissionais para que tenham condições de atuar de forma efetiva no contexto das organizações.
Interessados em cursar o MBA podem acessar o site da UPF, neste link. As inscrições devem ser realizadas até o dia 24 de abril. Egressos das quatro instituições contam com desconto de 15% no valor do curso.
Integrando a programação da V Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, a Unijuí sediou na tarde desta quarta-feira, 5 de abril, a roda de conversa “Serviços da rede de atendimento à pessoa com TEA”, junto ao Centro de Eventos. A programação foi aberta no último sábado, dia 1º, e terá sequência até esta quinta-feira, dia 6.
Para a roda de conversa foram convidadas Juliana da Silva Santos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped); Cheila Viecili, educadora especial e coordenadora de Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação (Smed); Raquel Pinto, presidente da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor); Camila Eickhoff, médica psiquiatra, e Liliane Feistel, neuropsicopedagoga, ambas da equipe matricial do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista de Ijuí; Helga Porsch, médica neuropediatra, e Lais Schwarz Borré, assistente social e supervisora técnica, ambas do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir) da Unijuí.
“Para nós, do CER III - Unir, é muito importante estarmos discutindo os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), falando a respeito das demandas existentes em nosso município e, junto com a rede de apoio, podermos formalizar esse grupo para que possamos atender ainda mais pessoas”, destacou a assistente social e supervisora técnica do CER III - Unir, Lais Schwarz Borré, lembrando que, hoje, dentro da reabilitação intelectual, são atendidos pacientes com autismo nos 32 municípios de abrangência do Centro.
Na noite de hoje, também no Centro de Eventos, foi realizada a palestra “Diagnóstico em TEA e DSM-V” com a médica neuropediatra do CER III - Unir, Helga Porsch. Já nesta quinta-feira, dia 6, a partir das 8h30, será realizada uma discussão sobre “Comunicação aumentativa e alternativa”, também junto ao Centro de Eventos. A programação da V Semana Municipal finalizará com o evento online, às 19h30, sobre a “Atuação fonoaudiológica no TeA”, com a fonoaudióloga Caroline Peres de Freitas.
A Comissão Própria de Avaliação da Unijuí - CPA realizou a entrega do Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2022 ao Ministério da Educação (MEC), por meio do Sistema e-MEC, na última quinta-feira, 30 de março.
Este relatório, organizado anualmente pela CPA, tem a responsabilidade de comunicar os processos e os resultados da autoavaliação institucional na Unijuí, realizados pelas suas diferentes unidades acadêmicas e administrativas, com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.
Magna Dalla Rosa, coordenadora da CPA, destaca como inovação a indicação das prioridades a partir das metas projetadas no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2020-2024, definidas para o conjunto da Instituição. Esta foi a primeira experiência de elaboração do Relatório neste formato, que na visão da CPA foi exitosa e será avaliada para aperfeiçoamentos.
“Este foi um trabalho coletivo, em que a Comissão contou com o apoio dos coordenadores dos programas de graduação e de pós-graduação, da Reitoria, da pesquisadora institucional e de todas as assessorias, que contribuíram para que pudéssemos realizar a entrega no prazo estabelecido pelo MEC”, destacou Magna.
Nas palavras da reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, os dados sistematizados e analisados neste Relatório evidenciam o reconhecimento da Unijuí pelo MEC/Capes, pela comunidade interna e pelas comunidades regional, estadual e nacional como uma Universidade de qualidade nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. "Exemplo disso é a sua forte atuação, há mais 65 anos, na educação superior, tendo formado em torno de 45.027 profissionais na graduação e 1.815 mestres e doutores, com um índice de 85% de empregabilidade dos egressos após a formatura".
Para acessar o relatório, clique aqui.
O Sebrae/RS divulgou o ELI - Pesquisa sobre o Nível de Maturidade dos ecossistemas Locais de Inovação em parceria com a OpenSense, que é uma plataforma de inteligência artificial para monitoramento para ecossistemas de inovação. O relatório apresenta os resultados da Pesquisa ELI edição 2022, com atores de 31 localidades distribuídas em 10 Unidades Federativas brasileiras, abrangendo seis vertentes de análise: Ambientes de Inovação, Programas e Ações, Políticas Públicas, Capital, ICTI e Governança, em comparação com a edição 2021, evidenciando as principais dimensões de evolução de cada vertente e recomendações para implementação futura.
Para a avaliação da Maturidade do Ecossistema Local de Inovação de Ijuí, foram realizadas entrevistas entre os dias 14 de outubro e 14 de novembro de 2022, contemplando as seis vertentes e dezesseis integrantes de vertentes constantes na pesquisa. O grau de maturidade do Ecossistema de Ijuí foi de 14,21, considerado um estágio de maturidade em estruturação. O nível alcançado demonstra uma elevada evolução do ecossistema comparado à edição anterior da pesquisa.
Nesse contexto, a Unijuí teve um papel fundamental no bom desempenho do município, deixando o grau de maturidade da vertente ICTI em 5. O relatório aponta a Universidade como uma das principais integrantes na formação de talentos e inovação, além de ser a referência no ensino, na pesquisa e na extensão, possuindo ambientes de inovação que fortalecem o ecossistema. “Entendo que a Unijuí, por meio de seus projetos de pesquisa e extensão, tem uma atuação importante para o desenvolvimento de ecossistemas consistentes de inovação, não apenas no município, mas também na região. A instituição enfatiza uma formação que prioriza a inovação em suas diferentes vertentes, aliada ao pensamento crítico, atravessando todas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, acredito que a nossa Universidade contribui para a formação de talentos e para a promoção da inovação em diferentes áreas, participando como uma das quatro partes da hélice de todo ecossistema”, destaca o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.
Além disso, o relatório cita o engajamento da Universidade com conselhos e comitês municipais e estaduais de ciência, tecnologia e inovação, além de estar preocupada em manter em sua grade curricular de graduação e pós-graduação disciplinas de empreendedorismo e com alto desempenho na pesquisa, destacando-se o potencial tecnológico dos programas de Pós-Graduação que são evidenciados com notas 5 nas avaliações da Capes.
“Entendo que a Unijuí terá um papel importante na busca por resultados ainda melhores no futuro. A instituição pode continuar aprimorando suas ações de inovação, mas também apoiar os outros atores fundamentais para o ambiente do município e da região amadurecer no campo da inovação. Também é importante que a Unijuí continue investindo em pesquisas de alta qualidade, que possam gerar soluções inovadoras para desafios locais e globais. Acredito que, dessa forma, a Universidade pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Ijuí e região”, destaca o vice-reitor.
Criatec: a incubadora da inovação
Ainda dentro da Universidade é possível encontrar mais um espaço voltado ao empreendedorismo e à inovação. Um berçário de ideias chamado Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, popularmente conhecida como Criatec Unijuí. Ela também é uma das responsáveis pelo excelente resultado alcançado pelo município de Ijuí em sua colocação no Relatório ELI, divulgado pelo Sebrae/RS.
Analisando o grau de maturidade do ecossistema de Ijuí no que tange os ambientes de Inovação e as ICTI’s, para a vertente de Ambientes de Inovação, a análise incluiu uma integrante para cada ambiente, exceto Parque Tecnológico. Considerando as seis integrantes de vertentes individualmente, sendo elas: Pré-incubadora, Incubadora, Aceleradora, Espaço Maker, Centro Inovação e Coworking, a Criatec destaca-se em sua atuação por possuir processos bem estruturados e atuar como agente importante no fortalecimento do ecossistema local, realizando não somente os processos de incubação, mas também desenvolvendo inúmeros outros programas e ações.
"Fiquei bastante animada com o resultado da nossa avaliação porque desde sempre nosso foco de atividade foi esse: gerar impacto criando startups intensivas em conhecimento, desafiador e gratificante ao mesmo tempo. Como em todas as atividades humanas, o resultado aparece para quem faz acontecer, E nós estamos fazendo e aos poucos começamos a colher os frutos”, comenta a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.
Para o próximo ano, Maria Odete destaca que a Criatec pode e vai contribuir ainda mais com o município e a região, “melhorando a experiência do empreendedor, atraindo investimentos para a cidade, se conectando mais com a comunidade e participando ativamente do processo de transformação que coloca a Inovação no centro da estratégia de desenvolvimento”.
Com os crescentes avanços na área da saúde, diversos novos exames e tecnologias têm sido integrados à rotina laboratorial. Neste sentido, a Unijuí oferta a Especialização em Microbiologia Laboratorial que visa capacitar os profissionais sobre novas técnicas microbiológicas bem como suas interpretações e correlações clínicas.
A Pós-Graduação Lato Sensu é destinada a graduados em Biomedicina, Farmácia, Biologia, Medicina, demais profissionais da saúde e áreas afins. O curso conta com aulas teóricas e práticas, onde serão abordadas as principais alterações fisiopatológicas relacionadas às doenças microbiológicas; novas tecnologias e ensaios laboratoriais; e métodos de diagnóstico laboratorial.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 16 de abril, neste link. As aulas estão previstas para iniciar no dia 5 de maio, no campus Ijuí. Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Mais um curso está sendo ofertado a partir das relações interinstitucionais entre a Unijuí, Unicruz, URI Erechim e UPF: a Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública.
Com realização da Unicruz, o curso ocorrerá no modelo híbrido, com momentos de aulas presenciais entre as instituições e transmissão, de forma concomitante, aos estudantes que optarem por assistir de suas residências. Também serão ofertadas disciplinas totalmente online.
O objetivo do curso é capacitar profissionais que atuam ou almejam atuar no ramo da gestão pública com conhecimento de técnicas de gestão, instrumentos de análise técnica de informações econômicas e financeiras, de forma adequada para aprimorar e aumentar a eficiência das administrações as quais estão envolvidos.
A especialização também busca capacitar quadros de gestores para atuarem na administração pública de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos; capacitar profissionais a intervirem na realidade social, política e econômica de forma efetiva; contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal; e contribuir para que o gestor desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.
Com carga horária de 360 horas, a especialização deverá ter início no dia 5 de maio. As inscrições, no entanto, se encerram no dia 10 de abril. Interessados devem acessar o site da Unicruz, neste link, para realizar a inscrição.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3321-1656 ou pelo e-mail posgradu@unicruz.edu.br. Lembrando que egressos da Unijuí, UPF, URI Erechim e Unicruz contam com desconto de 15% no valor do curso.
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