Programas de Residência debatem os desafios e o compromisso de uma formação para o SUS - Unijuí

Ocorreu na noite desta quarta-feira, 29 de março, no campus da Unijuí em Santa Rosa, a aula inaugural do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade. A atividade foi realizada na Sala Coworking, a partir da coordenação da professora Marilei Pletsch.

“Esta aula marca oficialmente o início do ano letivo para os residentes. E um dos nossos objetivos é fortalecer essa característica que temos, que é a integração entre os Programas de Residência. Isso porque acreditamos que o fortalecimento desse vínculo gera resultados na unidade de saúde, aos usuários da rede”, destacou a professora.

A aula inaugural teve como tema a “Residência Multiprofissional em Saúde da Família: desafios e compromissos de uma formação no SUS e para o SUS”, e contou com a presença da professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), doutora Vania Maria Fighera Olivo.

A partir de sua experiência profissional, especialmente como ex-diretora de Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e como ex-secretária de Saúde do município, Vania afirma que, apesar de termos um sistema de saúde modelo para outros países - caso do SUS, não temos profissionais preparados para atuar na rede. “Temos uma formação profissional deficitária no País e estamos longe de atender o que preconiza o SUS”, disse, lembrando da necessidade de preparar os profissionais para atuar na rede pública.

“Temos um percentual, pós-pandemia, de mais de 80% das pessoas dependendo do SUS. Além disso, quase 85% dos profissionais de saúde vão para o Sistema Único de Saúde. Logo, temos o compromisso de formar profissionais para este sistema. Mesmo profissionais que não trabalham de forma direta, em algum momento dependem da parceria com o sistema público”, completou a convidada, que propôs aos residentes, tutores e preceptores a realização de rodas de reflexão durante a aula.

A atividade foi realizada pela Unijuí em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar).