Legado de Darcy Ribeiro é tema de debate no campus da Unijuí em Três Passos - Unijuí

Legado de Darcy Ribeiro é tema de debate no campus da Unijuí em Três Passos

Na noite desta quinta-feira, 30 de março, o campus da Unijuí em Três Passos recebeu o sociólogo, escritor e doutorando em História da PUC-RS, professor Demetrius Ávila, para falar sobre o pensamento democrático e de cidadania de um dos maiores brasileiros de todos os tempos, Darcy Ribeiro.

O evento, que teve como tema “Democracia e sociedade na formação do povo brasileiro: um olhar para a obra de Darcy Ribeiro”, foi promovido e coordenado pelo Movimento Pró-Arte, Associação dos Escritores Três-passenses, Movimento Cultural Darcy Ribeiro, OAB-RS Subseção Três Passos, Instituto Federal Farroupilha, Unijuí, 21ª CRE, Câmara de Vereadores de Três Passos e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Três Passos.

Conforme destacou o coordenador do campus Três Passos, professor André Giovane de Castro, durante a abertura do evento, a temática trabalhada diz muito sobre a nossa realidade e vai ao encontro da história da Unijuí. “Nossa Universidade, hoje com 66 anos, não nasceu a partir da vontade de uma pessoa, mas do desejo de uma comunidade em constituir uma instituição capaz de oferecer o Ensino Superior às comunidades de Ijuí e região, numa época em que poucos tinham acesso”, destacou.

Membro da comissão organizadora do evento, Vinicius Bindé Arbo de Araújo fez um agradecimento à Unijuí por abrir as portas para um debate importante como este.  Ele lembrou que em 2011, a partir da união das mesmas entidades, também foi realizado um evento no campus de Três Passos para recordar o cinquentenário do Movimento da Legalidade - um episódio da história brasileira que ocorreu após a renúncia de Jânio Quadros da Presidência do Brasil, em 25 de agosto de 1961, e que reuniu diversos setores da sociedade defendendo a posse do vice-presidente, João Goulart, conforme previa a Constituição. O então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, iniciou o movimento de resistência, pregando a legalidade.

O convidado, professor Demetrius Ávila, realizou a análise da obra de Darcy Ribeiro em seu mestrado e, hoje, em seu doutorado, aborda novos elementos do legado do antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político brasileiro, considerado uma das mentes mais brilhantes da história contemporânea do Brasil.

“Minha proposta foi fazer uma fala fluída. Não seria interessante abordarmos Darcy Ribeiro com tom academicista. Logo ele que passou toda a sua vida produzindo um discurso carregado de grande preocupação para que todos os brasileiros tivessem o entendimento do próprio país. Democracia se faz com discurso acessível e aberto à participação de todos, nossa proposta nesta noite”, ressaltou o professor. A mediação foi realizada pelo professor da Unijuí Enio Waldir da Silva.

Falecido em 1997, Darcy Ribeiro teve seu centenário de nascimento celebrado em novembro de 2022. Entre suas contribuições estão a criação da Universidade de Brasília, dos centros integrados de educação pública e a proposta de educação em tempo integral.