Unijuí atinge maior grau de maturidade em Relatório ELI, divulgado pelo Sebrae/RS - Unijuí

O Sebrae/RS divulgou o ELI - Pesquisa sobre o Nível de Maturidade dos  ecossistemas Locais de Inovação em parceria com a OpenSense, que é uma plataforma de inteligência artificial para monitoramento para ecossistemas de inovação. O relatório apresenta os resultados da Pesquisa ELI edição 2022, com atores de 31 localidades distribuídas em 10 Unidades Federativas brasileiras, abrangendo seis vertentes de análise: Ambientes de Inovação, Programas e Ações, Políticas Públicas, Capital, ICTI e Governança, em comparação com a edição 2021, evidenciando as principais dimensões de evolução de cada vertente e recomendações para implementação futura.

Para a avaliação da Maturidade do Ecossistema Local de Inovação de Ijuí, foram realizadas entrevistas entre os dias 14 de outubro e 14 de novembro de 2022, contemplando as seis vertentes e dezesseis integrantes de vertentes constantes na pesquisa. O grau de maturidade do Ecossistema de Ijuí foi de 14,21, considerado um estágio de maturidade em estruturação. O nível alcançado demonstra uma elevada evolução do ecossistema comparado à edição anterior da pesquisa.

Nesse contexto, a Unijuí teve um papel fundamental no bom desempenho do município, deixando o grau de maturidade da vertente ICTI em 5. O relatório aponta a Universidade como uma das principais integrantes na formação de talentos e inovação, além de ser a referência no ensino, na pesquisa e na extensão, possuindo ambientes de inovação que fortalecem o ecossistema. “Entendo que a Unijuí, por meio de seus projetos de pesquisa e extensão, tem uma atuação importante para o desenvolvimento de ecossistemas consistentes de inovação, não apenas no município, mas também na região. A instituição enfatiza uma formação que prioriza a inovação em suas diferentes vertentes, aliada ao pensamento crítico, atravessando todas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, acredito que a nossa Universidade contribui para a formação de talentos e para a promoção da inovação em diferentes áreas, participando como uma das quatro partes da hélice de todo ecossistema”, destaca o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.

Além disso, o relatório cita o engajamento da Universidade com conselhos e comitês municipais e estaduais de ciência, tecnologia e inovação, além de estar preocupada em manter em sua grade curricular de graduação e pós-graduação disciplinas de empreendedorismo e com alto desempenho na pesquisa, destacando-se o potencial tecnológico dos programas de Pós-Graduação que são evidenciados com notas 5 nas avaliações da Capes.

“Entendo que a Unijuí terá um papel importante na busca por resultados ainda melhores no futuro. A instituição pode continuar aprimorando suas ações de inovação, mas também apoiar os outros atores fundamentais para o ambiente do município e da região amadurecer no campo da inovação. Também é importante que a Unijuí continue investindo em pesquisas de alta qualidade, que possam gerar soluções inovadoras para desafios locais e globais. Acredito que, dessa forma, a Universidade pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Ijuí e região”, destaca o vice-reitor.

Criatec: a incubadora da inovação

Ainda dentro da Universidade é possível encontrar mais um espaço voltado ao empreendedorismo e à inovação. Um berçário de ideias chamado Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, popularmente conhecida como Criatec Unijuí. Ela também é uma das responsáveis pelo excelente resultado alcançado pelo município de Ijuí em sua colocação no Relatório ELI, divulgado pelo Sebrae/RS.

Analisando o grau de maturidade do ecossistema de Ijuí no que tange os ambientes de Inovação e as ICTI’s, para a vertente de Ambientes de Inovação, a análise incluiu uma integrante para cada ambiente, exceto Parque Tecnológico. Considerando as seis integrantes de vertentes individualmente, sendo elas: Pré-incubadora, Incubadora, Aceleradora, Espaço Maker, Centro Inovação e Coworking, a Criatec destaca-se em sua atuação por possuir processos bem estruturados e atuar como agente importante no fortalecimento do ecossistema local, realizando não somente os processos de incubação, mas também desenvolvendo inúmeros outros programas e ações.

"Fiquei bastante animada com o resultado da nossa avaliação porque desde sempre nosso foco de atividade foi esse: gerar impacto criando startups intensivas em conhecimento, desafiador e gratificante ao mesmo tempo. Como em todas as atividades humanas, o resultado aparece para quem faz acontecer, E nós estamos fazendo e aos poucos começamos a colher os frutos”, comenta a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.

Para o próximo ano, Maria Odete destaca que a Criatec pode e vai contribuir ainda mais com o município e a região, “melhorando a experiência do empreendedor,  atraindo investimentos para a cidade, se conectando mais com a comunidade e participando ativamente do processo de transformação que coloca a Inovação no centro da estratégia de desenvolvimento”.