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Unijuí e Poder Público de Três Passos planejam parcerias para 2023

Na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, a reitoria da Unijuí e a coordenação do campus Três Passos reuniram-se com representantes do Poder Público Municipal, para tratar de questões relacionadas a Biblioteca Pública Municipal e também a solicitação de reversão do espaço atual do Polo Oleoquímico para o poder público municipal.  

Participaram da reunião a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; o Diretor Executivo da Fidene e vice-reitor de Administração da Universidade, professor Dieter Siedenberg; o coordenador do campus Três Passos, professor André de Castro e a supervisora do campus Sandra Ottonelli. Representando a Administração Municipal estiveram presentes o prefeito, Arlei Tomazoni; o vice-prefeito, Rodrigo Ipê; o secretário de Educação, Desporto e Cultura, Osvaldir Urnau; o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Carton Cardoso; o secretário de Planejamento, Lucas Neckel; a coordenadora do Setor Cultural, Andrea Baraldi; e o procurador-geral do município, Carlaile Hörbe.

Um dos pontos altos do planejamento para o próximo ano está relacionado às melhorias envolvendo a Biblioteca Pública Municipal e a Biblioteca Mario Osorio Marques. Ficou definido que será apresentada, até o início de 2023, uma proposta conjunta pelas instituições, visando investimentos para a aquisição de novas bibliografias, equipamentos e adequações no espaço físico da atual biblioteca, especialmente referentes à acessibilidade do público externo. Além disso, a proposta irá contemplar a promoção de atividades culturais no espaço das bibliotecas de forma conjunta, prevendo diversas manifestações artísticas, como pintura em tela, teatro e dança, envolvendo o público das escolas públicas e a população que desejar participar. Na reunião também se debateu um acordo entre a Universidade e o Poder Público Municipal.

Para o prefeito do município, o diálogo foi positivo. “A Universidade se mostra mais uma vez parceira da nossa gestão. Quando pensamos no bem comum e na qualidade da oferta educacional ao munícipe, a Unijuí e Prefeitura não medem esforços para concretizar este sonho de novamente contarmos com uma biblioteca em Três Passos”, destacou.

Já a reitora da Unijuí se demonstra bastante otimista com as perspectivas de futuro. “Saímos dessa reunião bastante otimistas, com a possibilidade real de novas parcerias entre a Universidade e o Poder Público Municipal, que dado o contexto atual, trazem outras exigências de atuação. A reunião serviu para iniciarmos este processo, no qual as duas instituições possuem o mesmo objetivo: contribuir com o desenvolvimento da cidade de Três Passos”, finalizou.


Projeto Escolas Inteligentes finaliza atividades de formação continuada

No último sábado, 10 de dezembro, a equipe do projeto “Escolas Inteligentes: explorando possibilidades de inovação no processo pedagógico em contexto híbrido” reuniu-se com professores participantes no Centro de Eventos do campus da Unijuí, em Ijuí, para a socialização de objetos digitais de aprendizagem, desenvolvidos junto aos estudantes. Os professores participaram tanto de forma presencial quanto online, via Google Meet. 

O projeto, coordenado pela professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, doutora Fabiana Diniz Kurtz, conta com a participação de docentes da Unijuí e da URI Santo Ângelo - professores Edson Padoin, Taíse Possani, Bárbara Gündel e Denilson Rodrigues, e tem o objetivo de constituir entendimentos em torno de parâmetros teóricos e metodológicos que orientem a prática imediata de professores de educação básica no que diz respeito à presença de tecnologias de informação e comunicação no processo educacional.

A ideia do projeto, que se configura como pesquisa-ação participativa, é interagir com professores vinculados às Coordenadorias Regionais de Educação participantes (36ª de Ijuí, 14ª de Santo Ângelo e 17ª de Santa Rosa), e também escolas particulares de diferentes regiões, no sentido de transcender o entendimento instrumental envolvendo meramente o uso de tecnologias na educação, com forte sustentação teórica para que o ensino com, sobre e através desses instrumentos, seja de fato significativo ao processo pedagógico.

Segundo a equipe, ao educador não cabe posicionar-se em extremos, no sentido de ame ou odeie as tecnologias, e sim concebê-las sob uma perspectiva qualitativa. Ou seja, o que muda e por que muda quando instrumentos culturais, criados pelos seres humanos, passam a ser incluídos no fluxo das ações humanas, alterando essas práticas sociais.

Os relatos dos professores foram emocionantes, de acordo com a professora Fabiana, evidenciando movimentos qualificados, interdisciplinares por natureza, situando o aluno como protagonista de seu processo educacional, no sentido de não conceber as tecnologias como salvadoras ou vilãs e, sim, como instrumentos que podem, sim, empoderá-los - professores e alunos - sob uma perspectiva crítica.

Temáticas exploradas ao longo dos encontros remotos vêm destacando esse aspecto, e foram materializadas nos relatos e produções dos professores envolvendo áreas de conhecimento distintas (língua e literatura, matemática, educação física, história, geografia, educação infantil e anos iniciais, ensino fundamental, médio e EJA) e temáticas como educação ambiental, estatística, pensamento computacional, computação desplugada, educação empreendedora, hibridismo, desenvolvimento de aplicativos e realidade aumentada, programação, aprendizagem criativa, multimodalidade, cyberbullying, dentre outros.

A avaliação feita conjuntamente pela equipe e professores participantes envolve o enorme engajamento dos educadores que se dedicaram aos encontros formativos mensais, destacando inúmeras experiências em que a interdisciplinaridade surge naturalmente como eixo articulador do processo pedagógico, intimamente articulado a competências e habilidades ressaltadas pela BNCC, tendo a tecnologia, por exemplo, na maioria dos casos, como meio e não fim em si mesma.

A aproximação universidade-escola se mostra fundamental em processos inovadores como os evidenciados pelos professores, da equipe interdisciplinar e interinstitucional, bem como o crucial investimento por parte da Fapergs/Sebrae pelo ProEdu - Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa e Inovação da Área de Educação Básica.

Para conferir o projeto, acesse este link.


Madp realiza a digitalização do jornal O Povo em projeto financiado pelo Pró-Cultura RS

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) preserva as edições de O Povo: jornal político, literário e ministerial da República Rio Grandense, produzido por Luigi Rossetti, um jornalista italiano, carbonário e participante da Guerra dos Farrapos. Rossetti recebeu o apoio e financiamento do líder farroupilha Domingos José de Almeida durante a produção, resultando em 160 edições publicadas entre 1838 e 1840, sempre aos sábados e quartas-feiras, com média de 9 edições mensais, impressas em Piratini e em Caçapava do Sul. No último ano de circulação do periódico, houve uma queda de publicações atingindo pouco mais de 3 edições ao mês e possivelmente, seu fim decorreu das dificuldades do conflito.

Conforme o título propriamente dito, considera-se um jornal político por divulgar os ideais republicanos e combater o regime imperial brasileiro, de modo a transmitir as convicções revolucionárias através das matérias. Portanto, percebe-se o esforço de propaganda e educação política. Também é literário pelas informações culturais e de interesse geral do cotidiano na província, tais como oferta de negócios e ocorrências policiais. Em sua dimensão ministerial, o conteúdo é direcionado aos atos administrativos do Governo Farrapo e acontecimentos da guerra. Assim, compreende-se um jornal de ideias e um testemunho sobre um dos mais marcantes eventos da história rio-grandense, por isso, uma valiosa fonte documental. Dada a importância histórica, em 1930, o Museu e Archivo Histórico do Rio Grande do Sul, reproduziu as edições no formato de publicação fac-símile.

No Madp, há dois exemplares do fac-símile que traz as 160 edições de O Povo, cuja digitalização está sendo realizada a partir do projeto “Difusão da memória social através da imprensa em Ijuí e Rio Grande do Sul: conservação do acervo de jornais e acesso eletrônico às publicações sobre a Revolução Farroupilha (1838-1840) e o cooperativismo regional (1973-1994)”. Este projeto recebe financiamento do Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, aprovado no Concurso FAC Patrimônio, Edital SEDAC no 07/2021. A iniciativa de reproduzir o periódico para o meio digital oportuniza a preservação dos exemplares em papel e especialmente facilita o acesso ao seu conteúdo à comunidade interessada.

Texto por Amanda Keiko Higashi, arquivista e colaboradora do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Informações históricas: colaboração do Prof. Jaeme Callai, professor de História Unijuí; texto do fac-símile O Povo: jornal político, literário e ministerial da República Rio Grandense. Série Documentos interessantes para o estudo da grande revolução de 1835-1845, v.1. Publicação do Terceiro Departamento (História Nacional) do Museu e Archivo Histórico do Rio Grande do Sul (Museu Júlio de Castilhos). Porto Alegre: Livraria do Globo, 1930.


ERI promove reunião de orientação aos estudantes que vão sair para intercâmbio em 2023

Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí realizou uma reunião com os estudantes que sairão em intercâmbio no próximo semestre. O objetivo do encontro foi passar as orientações finais sobre o intercâmbio e realizar a assinatura do “Termo de Compromisso de Estudos no Exterior”.

Do encontro, participaram a reitora, professora Cátia Maria Nehring; a coordenadora de cooperações com universidades portuguesas, Angélica Moreira; a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski; e a assistente de relações internacionais, Monique Roloff; além dos acadêmicos e familiares.

“Em nome da Instituição, gostaríamos de desejar um ótimo intercâmbio a cada um de vocês. Apesar do friozinho na barriga, essa é uma experiência ímpar. Uma oportunidade única de ter novas experiências, conhecer novas pessoas, novos colegas e professores, e visitar diferentes países”, destacou a reitora, que aproveitou o momento para dar algumas dicas aos futuros intercambistas, como também fez a professora Angélica Moreira, que compartilhou a sua experiência de intercâmbio e reforçou que a oportunidade lhe abriu portas na carreira.

Para a Universidade do Porto, em Portugal, irão os estudantes Luiza Bammesberger (Biomedicina), Leandro Henrique Dolostovitsch (Farmácia), Leonardo Luan Moreira Serpa Sá (Engenharia Elétrica) e Rodrigo Oliveira Salvati (Engenharia Elétrica). Preparam-se para o intercâmbio no Instituto Politécnico de Leiria - IPL, em Portugal, Fernanda Taís Lohmann (Ciências Contábeis),  Guilhiane de Abreu Squinzani (Ciências Contábeis) e Jean Victor Bruxel (Engenharia Elétrica). Renata Mantovani da Costa, do curso de Psicologia, vai para a Polônia, na Universidade Marie Curie-Sklodowska - UMCS; enquanto que Gabriel Bueno da Silva, do curso de Direito, irá para a Universidade Autônoma de Encarnación - UNAE, no Paraguai.

Cursando o 4º semestre, Renata Mantovani da Costa escolheu a Polônia por ser um país onde se fala o inglês. Ela quer praticar a língua e, nos cinco meses de intercâmbio, pretende se aperfeiçoar, conhecer novos países e pessoas. Ela embarca em fevereiro, assim como Leonardo Luan Moreira Serpa Sá, que está quase finalizando o curso de Engenharia Elétrica. Ele, por sua vez, escolheu a Universidade do Porto por ser uma das melhores instituições da Europa. O intercâmbio, para Leonardo, é o primeiro passo para construção de uma carreira fora do Brasil. “Sou bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Automação e Controle (GAIC) da Unijuí e acredito que os ensinamentos que tive podem ser aplicados lá fora. A minha expectativa para o intercâmbio é boa. Quero conhecer novas culturas, pessoas, e estudar bastante para conseguir me destacar”, disse. 

Após a assinatura do Termo de Compromisso, a professora assistente de inglês, Nicole Bedoya, dos Estados Unidos, compartilhou um pouco da sua experiência como intercambista em diversos países.


Campus Fashion Cast: Unijuí FM lança podcast sobre moda nesta terça-feira

Um programa que pode ser ouvido a qualquer hora e em qualquer lugar. Este é o objetivo do Campus Fashion Cast, uma série de conteúdos sobre moda, em áudio e vídeo, que estreia nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, nos canais oficiais da Rádio Unijuí FM no YouTube e Spotify.

O programa terá apresentação da jornalista e diretora da Unijuí FM, Cláudia Bohrer; da criadora de Conteúdo Digital e referência em moda e provador fashion, Day Fabrim; da jornalista, especialista em Marketing e consultora de Imagem e Estilo, Ana Louíse Diel; e da designer de Moda e consultora de Imagem e Estilo, Constantine Fornasier.

O Campus Fashion Cast terá um total de dez episódios, que serão lançados na segunda semana de cada mês, no YouTube e Spotify, até setembro de 2023, quando acontecerá o evento presencial do Campus Fashion, com palestras, workshops e desfiles (de 4 a 8 de setembro de 2023). “Descomplicando Moda e Estilo” foi o tema eleito para esta estreia do podcast, mas outros assuntos já estão em pauta, como o retorno de tendências, o guarda-roupa cápsula, a moda pós-pandemia e a imagem que nossas vestimentas passam. 

A diretora da Rádio, Cláudia Bohrer, explica a tendência de conteúdos sob demanda, que também irá fortalecer a marca do Campus Fashion de uma forma virtual. “Esta reinvenção do rádio por meio de podcasts estabelece uma comunicação direta com o ouvinte, que consome informação e entretenimento a hora que ele quiser. Então, ele vai poder se atualizar sobre moda, estilo, tendências e os impactos destes temas do mundo fashion enquanto trabalha, caminha ou realiza outras atividades, não precisando estar sintonizado no rádio num determinado momento”, destaca.

O Campus Fashion Cast é uma realização da Rádio Unijuí FM e Unijuí, com apoio de Day Fabrim, Ana Louise Diel, Constantine Fornasier, Marcia Campos, Leviossa, Pano Leve, Pano Leve Store, Sapatinho de Luxo (por Genifer Santos), Gasteiz Vitoria e Zug Vídeos.


Unijuí oferta diferentes ambientes para prática aos acadêmicos das Engenharias

Durante o percurso formativo, os estudantes dos cursos de Engenharia da Unijuí passam por diversas experiências até a chegada ao mercado de trabalho. Além de todo embasamento teórico que adquirem em sala de aula, os acadêmicos possuem inúmeros ambientes de aprendizagem.

Estudantes de Engenharia Civil têm à disposição os Laboratórios de Geotecnia; Pavimentação; Cerâmica, Blocos e Pisos; Câmara Úmida, Concreto e Geologia. Estes espaços fazem parte do Laboratório de Engenharia Civil (LEC), que possui ambientes em Ijuí e Santa Rosa. 

Já os acadêmicos de Engenharia Elétrica contam com os Laboratórios de Eletrônica Analógica e Digital (Lead); Máquinas Elétricas (Lame); Eletrotécnica (LaE); Automação e Controle (LAC); Simulação Digital (LSD); Sistema de Potência (LaSP) e Robótica (LaRo). Esses ambientes estão situados no Espaço Mais Inovação, no campus Ijuí.

Os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção compartilham espaços que proporcionam experiências diferenciadas para os acadêmicos no campus Panambi. São eles: Laboratórios de Ensaios Mecânicos e Análises Metalográficas; Soldagem e Tratamentos Térmicos; Automação Industrial;  Metrologia e Instrumentação; Fabricação Assistida e Fenômenos de Transporte.

Também há casos em que os cursos de Engenharia dividem ambientes com cursos de outras áreas, como é o caso da Engenharia Química. Os estudantes podem utilizar tanto o Laboratório de Engenharia Química, dividido com Agronomia, Engenharia Civil e Elétrica, quanto o Laboratório de Química, compartilhado com diversos cursos presentes no campus Ijuí.

De modo geral, também são amplamente utilizados pelos cursos os Laboratórios de Física; Química; Computação Gráfica e Sistemas Operacionais e Distribuídos.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Unijuí recebe inscrições para a qualificação em Gestão e Empreendedorismo na Saúde

Até o dia 11 de março, a Unijuí permanece com inscrições abertas para a qualificação profissional em Gestão e Empreendedorismo na Saúde, destinado a profissionais e estudantes da área da saúde. Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada.

A qualificação tem como objetivo proporcionar um amplo conhecimento sobre as mais diversas questões relacionadas à implantação de uma nova clínica/consultório ou a revitalização de um negócio já em andamento. Dessa forma, fornece aos participantes condições de aplicar os diversos conhecimentos sobre a gestão e o empreendedorismo.

O curso contará com oferta presencial, no campus de Ijuí, nos dias 11 (tarde e noite) e 12 de março de 2023 (manhã e tarde). A carga horária é de 16h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.


Vencedores do concurso fotográfico “Um olhar sobre o campus Três Passos” são divulgados

Na tarde desta segunda-feira, dia 12 de dezembro, foram escolhidos e divulgados os vencedores do concurso fotográfico “Um olhar sobre o campus Três Passos”, promovido pela Unijuí, em alusão aos 30 anos da Universidade no município. Na categoria “Olhar Histórico”, a ganhadora foi a Adelaide Buchner, com a fotografia “Natal Encanto”. Já na categoria “Olhar Atual”, Vitória Zambonato ficou em primeiro lugar, com a imagem intitulada “Unijuí: acolhendo o conhecimento”. As vencedoras serão premiadas com um tablet e um celular, respectivamente.

O concurso teve como objetivo incentivar percepções e reflexões acerca da importância do campus da Unijuí para o município e comunidade trespassense, bem como retratar sua história por meio da fotografia. Na categoria “Olhar Histórico” foram aceitos registros feitos entre 1992 e 2010, visando um resgate do passado. Já na categoria “Olhar Atual” os participantes deveriam mostrar o local atualmente, podendo explorar a paisagem, cenário e situações da vida cotidiana nas quais estão presentes o campus Três Passos.

A banca avaliadora foi composta pelo coordenador do campus Três Passos, André Giovane de Castro; pela supervisora do campus, Sandra Rejane Ottonelli; pela coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola; pelo jornalista do Jornal Atos e Fatos, Carlos Roberto Grün; e pela coordenadora do setor cultural do município de Três Passos, Andrea Baraldi. Os critérios de avaliação utilizados foram criatividade e originalidade, composição fotográfica, qualidade artística e sensibilidade estética para contar a história do campus Três Passos.

Vencedora na categoria Olhar Atual, a assistente do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unijuí, Vitória Zambonato, relatou a ideia por trás da foto que lhe rendeu o prêmio. “Desde que o adesivo do guarda-chuva foi aplicado no Escritório Modelo eu achei ele muito bonito, porém, além da beleza visível, me pus a refletir sobre seu significado. Quando o concurso foi lançado, logo pensei neste espaço e em como eu poderia mostrar o que a Unijuí e ele significam. Como egressa da instituição, relembrei minha trajetória acadêmica, a qual quis representar pelos livros do curso de Direito e, com o título da foto, ‘Unijuí: acolhendo o conhecimento’, sintetizei o que a Universidade representa para mim: ela me acolheu como acadêmica, fornecendo o conhecimento que me fez bacharela em Direito, e também me acolheu como funcionária em meu primeiro emprego. Sou feliz por ter feito e ainda fazer parte de uma instituição tão acolhedora”, destacou Vitória.

Confira os demais vencedores, que farão parte de um catálogo específico e terão suas fotografias impressas e expostas na decoração do campus Três Passos:

Categoria Olhar Histórico

1º lugar: Adelaide Buchner, com a fotografia “Natal Encanto”

Categoria Olhar Atual

1º lugar: Vitória Zambonato, com a fotografia “Unijuí: Acolhendo o conhecimento”

2º lugar: Alana Marchioro, com a fotografia “Meu amado campus Três Passos”

3º lugar: Giulia Andolhe, com a fotografia “Vale a pena”

4º lugar: Marcela Pires, com a fotografia “Buscando seu lugar ao sol”

5º lugar: Camila Buchner, com a fotografia “Flora Urbana”


Inscrições abertas para Qualificação Profissional em Identificação de Pragas a Campo

Antes da adoção de medidas de controle de uma praga agrícola, é necessário realizar sua correta identificação. Espécies semelhantes podem apresentar suscetibilidades diferentes a um mesmo inseticida, assim como comportamentos distintos. Portanto, o reconhecimento da espécie é fundamental para o manejo adequado de suas populações. Nesse sentido, a Qualificação Profissional em Identificação de Pragas a Campo visa proporcionar ferramentas para auxiliar na coleta, montagem e identificação das principais pragas agrícolas que atacam as culturas. 

A capacitação ofertada pela Unijuí destina-se a acadêmicos e egressos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas,  técnicos e demais profissionais que possuem interesse na área. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 26 de fevereiro, através do site unijui.edu.br/qualificacao-profissional. Com duração total de 15 horas, o curso será realizado presencialmente, no campus Ijuí, no dia 10 de março, das 14h às 18h e das 18h30 às 22h30, tendo continuidade no dia 11, das 8h às 12h e das 13h às 16h. 

Entre os conteúdos abordados, estão macetes para identificação e classificação de pragas, taxonomia de insetos, coleção de exemplares, transfixação e catalogação de espécimes. A qualificação será ministrada pelo professor de Agronomia Deivid Araujo Magano, doutor em Engenharia Agrícola, mestre em Fitossanidade e pesquisador na área de Defesa Fitossanitária. O docente também foi bolsista de doutorado sanduíche na Universidade de Bonn, na Alemanha, e academic visitor na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, trabalhando com modelagem matemática aplicada ao manejo integrado de pragas.

Para realizar sua inscrição, bem como obter mais informações sobre esta e outras Qualificações Profissionais da Unijuí, acesse o site unijui.edu.br/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.


Último encontro do ano do Grupo de Estudos Direitos e Atualidades é realizado no campus Três Passos

Nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro, ocorreu o encerramento das atividades do Grupo de Estudos Direitos e Atualidades, do campus Três Passos da Unijuí. O último de quatro encontros promovidos abordou duas temáticas: “Julgamentos midiáticos” e “Sistema carcerário brasileiro”, com mediação dos advogados Mateus Pediriva e Luiz Gustavo Lippi Sarmento.

As atividades do grupo iniciaram no dia 18 de agosto. O primeiro encontro consistiu em uma Aula Magna com o tema “Estado de Direito e Democracia: passado, presente e futuro”, tendo como base o artigo “Constituição, democracia e direitos humanos: uma análise da trajetória histórica do Estado de Direito”, de Gilmar Antonio Bedin, Aline Michele Pedron Leves e Rafael Zimmermann. Um dos autores do artigo, o professor Gilmar Bedin foi o conferencista da noite.

Já no segundo encontro, o assunto discutido foi Feminismo, com mediação da advogada Hellin Thaís Steffler, que utilizou como livro-base a obra de Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser: “Feminismo para os 99%: um manifesto”. No terceiro encontro, a advogada Yana Paula Both Voos mediou o debate sobre Fake News, que teve como base o livro “Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news”, de Matthew D’Ancona.

Ao longo dos quatro encontros, o grupo de estudos contou com a participação de mais de 100 estudantes das escolas Águia de Haia e Érico Veríssimo. A atividade também era aberta, mediante inscrição, para pessoas da comunidade externa interessadas nas temáticas trabalhadas. O coordenador do campus Três Passos, professor André Giovane de Castro, destacou que, em 2023, o grupo retornará com uma nova formatação, que será divulgada no início do próximo semestre. 

“O grupo de estudos se constituiu como um espaço para provocar discussões contemporâneas sobre o Direito, seja porque a Universidade é o grande local de produção e divulgação do conhecimento, seja porque entendemos a importância de desenvolver a análise crítica e propositiva sobre os problemas da nossa sociedade”, afirmou o coordenador.

Além disso, o grupo foi construído e executado por cinco egressos do curso de Direito da Unijuí, do campus Três Passos, que possuem vasta experiência em pesquisa e extensão. “Isso evidencia o potencial da nossa Universidade e a contribuição da formação em ensino superior para as trajetórias profissionais e pessoais”, ressaltou o professor André.


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