Nova exposição no Madp tem como foco os Fósseis da Região Central do RS - Unijuí

Nova exposição no Madp tem como foco os Fósseis da Região Central do RS

Foto: Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

A Exposição Itinerante "Fósseis da Região Central do Rio Grande do Sul", organizada pelo professor doutor Atila Augusto Stock da Rosa, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entra em cartaz na sala de Exposições Temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) a partir do dia 11 de abril. A exposição é composta por banners autoexplicativos, fósseis e réplicas de fósseis da região Central do Estado do Rio Grande do Sul. Ressaltam-se fósseis do período Triássico (há cerca de 230 milhões de anos), de vertebrados contemporâneos aos primeiros dinossauros, e do Pleistoceno (cerca de 30 mil anos atrás), com mamíferos relacionados à Idade do Gelo.

São 11 banners autoexplicativos e quatro expositores de fósseis. O primeiro expositor apresenta rochas comuns na região e sua importância para a preservação dos fósseis. O segundo expositor mostra os processos de fossilização (formação dos fósseis) e a existência de fósseis-guia, ou fósseis-índice, como indicadores das idades relativas das camadas de rochas. O terceiro expositor apresenta fósseis de dicinodontes e cinodontes, ligados à linhagem evolutiva que deu origem aos mamíferos, um crânio de um dinossauro primitivo e coprólitos (fezes fossilizadas), bem como troncos silicificados. O quarto expositor mostra mamíferos fósseis, como megatério ("preguiça-gigante"), toxodonte, gliptodonte ("tatu-gigante"), extintos há cerca de 10 mil anos.

Os fósseis e rochas ajudam a entender as mudanças geológicas, biológicas e climáticas do passado, e auxiliam a prever eventos futuros, com ações de conservação e prevenção.

Agendamentos de grupos para visitação podem ser realizados pelo telefone (55) 3332-0257 ou e-mail madp@unijui.edu.br. O ingresso tem o valor de R$ 8,00, sendo que estudantes têm direito à meia-entrada. Pessoas com 60 anos ou mais possuem entrada gratuita. Já grupos escolares com mais de 10 pessoas garantem o ingresso ao valor de R$ 3,00. Na última terça-feira do mês, a entrada será gratuita para a comunidade de Ijuí.

A exposição é uma promoção do Departamento de Geociências (CCNE/UFSM),  Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), curso de Ciências Biológicas e Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia da Unijuí.

Horários de funcionamento do Museu:

Segunda-feira: das 13h30 às 17h.

De terça a quinta: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Na sexta-feira: 8h às 11h30.