Comitiva da Unijuí participa de South Summit Brazil Porto Alegre - Unijuí

Comitiva da Unijuí participa de South Summit Brazil Porto Alegre

Na última semana, uma comitiva da Unijuí, composta pela equipe da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí - Agit, os professores Daniel Baggio, Pedro Büttenbender e Nilse Maldaner, além de  algunsacadêmicos dos Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição e o vice-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Universidade, professor Fernando Jaime Gonzalez, estiveram em Porto Alegre participando do South Summit Brazil.

O South Summit Brazil é um espaço de inovação que liga empresários, empresas e investidores para gerar negócios e moldar o futuro. “Vai além de ser apenas um evento que oferece experiências singulares, seu real valor reside na possibilidade de conhecer um conjunto de iniciativas impulsionadas pela inovação com potencial para inspirar outras tantas, bem como na oportunidade de estabelecer conexões entre pessoas movidas pelo mesmo espírito. Durante o evento, foi possível ter acesso a palestras instigantes, painéis de discussão sugestivos e oportunidades de networking que abrem portas para novas parcerias”, conta o vice-reitor de Pós-Graduação, professor Fernando Jaime González.

Foram três dias de evento onde a inovação e a educação foram o grande centro das discussões. O vice-reitor destaca a importância de pensar as duas instâncias de maneira conjunta, tendo em vista o importante papel da educação na formação de novos talentos e no desenvolvimento de pesquisas de ponta. “Além disso, também tem um papel importante no fortalecimento do ecossistema de inovação onde estão inseridas por meio de diversas iniciativas. É assim que, com o apoio de parcerias municipais, estaduais, federais, públicas e privadas, a nossa Universidade dá sustentação a programas como o Inova RS, Startup Lab, Mulheres Empreendedoras, Zona Criativa; oferece infraestrutura especializadas para esse segmento como são o Smart LiveLab, o Espaço + Inovação e o Laboratório de Prototipagem;  conta com setores especializados como são a Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) e a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) com suas sedes em Ijuí e Santa Rosa - com mais de 35 empresas vinculadas”, explica.

O professor faz ainda uma relação entre as discussões do South Summit com a estruturação da proposta da nova Graduação da Unijuí. “Olhando para a Graduação Mais da Unijuí e relacionando ao universo do South Summit podemos afirmar que a Universidade está alinhada com a formação de competências pessoais e profissionais necessárias, com pensamento crítico e analítico, criatividade e inovação, habilidades de comunicação, trabalho em equipe e colaboração, networking, habilidades digitais, empreendedorismo/iniciativa, aprendizagem contínua, liderança e gestão de pessoas, são parte dessas competências”, afirma.

Ele ainda acrescenta que, por outro lado, olhando para a região em que estamos inseridos, percebe-se claramente a necessidade de dotá-la de um protagonismo no ecossistema de inovação. “Para alcançar esse objetivo, é crucial que o poder público, as instituições acadêmicas, empreendedores e investidores entre outras organizações da sociedade civil local trabalhem  ainda mais em conjunto, visando à promoção e o fortalecimento das redes de colaboração e o desenvolvimento de políticas e estratégias eficazes para colocar o noroeste do estado em sintonia com esse movimento”, finaliza.