Penúltimo dia do Ciência para Todos conta com oficinas e palestra - Unijuí

Penúltimo dia do Ciência para Todos conta com oficinas e palestra

Evento promovido pela Fidene/Unijuí finaliza nesta sexta-feira, dia 9

Participantes da formação promovida pelo Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação, sobre o desenvolvimento de aplicativos com scratch, puderam nesta quinta-feira, 8 de julho, realizar dois módulos para criação de um jogo avançado. A oficina, que teve início na segunda-feira, faz parte da programação do Ciência para Todos Unijuí 2, evento promovido pela Fidene/Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Ontem, quem conduziu a formação foi a bolsista e acadêmica do 7º semestre do curso de Administração, Ivana Giordani Cassol, que avalia a participação no Ciência para Todos como uma oportunidade única. “Trouxemos um pouco da essência do que é o nosso projeto através de seis vídeos, que utilizam a aplicação scratch. Penso que a diferença que essa oficina pode fazer para cada ouvinte é enorme”, afirmou, lembrando que foram abordados conceitos de programação junto com o raciocínio lógico para elaboração do jogo. “Com isso, despertamos o interesse de os alunos buscarem mais informações sobre a área e as inúmeras possibilidades que existem. Me sinto muito feliz em fazer parte deste trabalho e espero que os ouvintes consigam sentir e entender isso através dos nossos vídeos”, completou.

A oficina antecedeu o espaço do Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais, que fez uma apresentação do aplicativo PortGo - criado na mesma linha do app de matemática, MathGo, mas direcionado ao estudo das linguagens. Conforme explicou a professora Rosita da Silva dos Santos, neste primeiro momento, o PortGo é desenvolvido para os três anos do Ensino Médio, com questões que exploram a área de linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, a expectativa é estender o aplicativo para o Ensino Fundamental, com questões direcionadas.

Enquanto o Projeto de Extensão Energia Amiga focou na logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas; o Projeto de Extensão Educação em Saúde promoveu uma oficina falando sobre os malefícios do cigarro e das bebidas alcoólicas na adolescência. A tarde contou, ainda, com a participação do Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução, que abordou os conflitos de interesse.

Para fechar, o Ciência para Todos contou com uma palestra sobre Inteligência Artificial (IA) para Tod@s, com o doutor e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design pela PUC-SP, com PhD Fellowship pela Université Paris 1 – Sorbonne, Diogo Cortiz. O convidado explicou que a Inteligência Artificial deixou de ser um desafio técnico para ser um desafio ético, social, cognitivo e psicológico. Isso porque todas as áreas são impactadas atualmente.

“Quando falamos em Inteligência Artificial, não estamos falando do futuro, mas do presente. Estamos falando de algo que está presente no aplicativo de rotas, no streaming de música e de filmes, no anúncio, no e-mail que foi para o spam. A IA está materializada em pequenos modelos no nosso dia a dia”, explicou.

Para conferir a  programação desta sexta-feira, último dia do Ciência para Todos, acesse bit.ly/cienciasparatodos. O evento faz parte da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Assista:

Ciência para Todos - Quinta-feira/Manhã