Disciplina de FPP aborda inteligência artificial no mundo do trabalho - Unijuí

Disciplina de FPP aborda inteligência artificial no mundo do trabalho

A disciplina Inteligência Artificial no Mundo do Trabalho, ofertada no primeiro semestre deste ano e compondo o currículo das Formações Pessoais e Profissionais, teve por objetivo destacar o impacto da IA no futuro profissional dos estudantes. Para o professor da disciplina, Edson Luiz Padoin, conhecer a inteligência artificial, como ela funciona e como podemos utilizá-la para melhorar o dia a dia das atividades desenvolvidas no trabalho é o grande ponto de desenvolvimento para o futuro.

“Tivemos uma disciplina com 50 participantes, onde desenvolvemos um diálogo importante acerca da utilização da IA para o futuro do trabalho. Para isso, realizamos trabalhos onde alguns estudantes destacaram as possíveis formas de utilizá-la como aliada para o futuro do trabalho, enquanto outros reforçaram a preocupação com a substituição dos profissionais pelas máquinas”, explicou o professor.

Para o estudante de Engenharia Elétrica Gustavo Dill Maass, a disciplina proporcionou um olhar mais amplo sobre o uso das tecnologias pelas profissões. “Essa matéria foi muito bem trabalhada pelos professores, pois, mesmo tendo sido EaD, tivemos vários encontros pelo meet. Ela foi muito interessante, pois além das interações, nós podíamos aprender também com o material que era postado na plataforma”, comentou.

Dentre as competências trabalhadas ao longo da disciplina, os estudantes puderam conhecer os agentes inteligentes, as técnicas de uso das IAs para as profissões do futuro, além de conhecer as ferramentas para IA disponíveis, como ocorre a aplicação delas no mundo do trabalho e as implicações éticas e sociais do uso da inteligência artificial.