Demais acadêmicos serão recebidos na semana seguinte, no dia 21 de fevereiro
Vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, em entrevista à Rádio Unijuí FM
A Unijuí prepara-se para iniciar mais um ano letivo na próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro, quando serão recepcionados os estudantes de Medicina. Enquanto que a primeira turma do curso, que ingressou em 2019, caminha para o 7º semestre, 40 estudantes iniciam a jornada no curso. Na semana seguinte, no dia 21 de fevereiro, os demais acadêmicos iniciam suas aulas nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi.
“Depois de dois anos de várias mudanças na área da educação e na Universidade, ficamos felizes em poder retornar à presencialidade, começando pelo curso de Medicina, que tem uma carga horária maior, e depois com nossos 30 cursos de graduação. Teremos 95% das disciplinas realizadas presencialmente e apenas algumas ofertadas de forma online”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a Unijuí vem participando de discussões com outras instituições, integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung, e todas decidiram voltar ao presencial, atendendo aos protocolos de segurança contra a covid-19.
“Vivemos um momento diferente. Estamos com grande parte da população vacinada e, embora tenhamos um expressivo número de casos positivos, a doença tem apresentado características mais leves. Não iremos nos descuidar. Vamos voltar à presencialidade, mas mantendo todas as medidas de segurança”, reforçou a vice-reitora.
Conforme consta na Nota Oficial nº 35, divulgada pela Fidene nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, é obrigatório o uso de máscara, bem ajustada, cobrindo nariz e boca. À comunidade acadêmica será disponibilizado álcool em gel e os ambientes, como salas de aulas, devem estar bem ventilados. Estudantes, professores, técnicos-administrativos e de apoio que apresentarem sintomas deverão apresentar atestado, permanecendo, então, em isolamento domiciliar.
“Estamos preparando momentos de recepção aos estudantes, entre os meses de fevereiro e março, em parceria com o Diretório Central de Estudantes (DCE). Estamos ansiosos para receber nossos acadêmicos e esperamos que 2022 seja de muito conhecimento, construção de novas amizades e vivências”, finalizou.
Iniciativa do município de Ijuí está entre as dez selecionadas pela Enap
O projeto “Prefeitura digital e cidade conectada”, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ijuí, está entre os dez selecionados para a jornada de inovação Cidades que Transformam. Ao todo, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) recebeu 149 propostas, de 20 estados da Federação. Os municípios deveriam apresentar desafios públicos, que contribuíssem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU.
Na manhã desta quarta-feira, dia 9, foi realizado o primeiro encontro, para definição das etapas do projeto e da implementação. Entres as pautas, a apresentação dos benefícios que o projeto irá receber, de forma gratuita: especialistas em metodologias colaborativas; mentorias especializadas; apoio para pesquisa de dados, elaboração de testes, protótipos, e implementação da solução; apoio na organização das contribuições coletadas em oficinas; conhecimento especializado em formulação de políticas públicas; orientação para atividades de campo; ferramentas de construção colaborativa; e conexão com órgãos públicos federais e instituições parceiras.
De acordo com Cristiano Fernando Goi Palharini, assessor administrativo e coordenador da área de inovação e do Programa Cidade Empreendedora, a proposta do município de Ijuí é a digitalização dos serviços públicos, com a gestão de informações, dados e comunicação desses dados. “Priorizar essa digitalização também pode criar barreiras em relação a acessibilidade, a prefeitura continua com o acesso analógico, mas será necessário mais conectividade com a internet e maior conhecimento em letramento digital. Teremos que incluir a comunidade nessas atividades, com oficinas para diferentes níveis de conhecimento e, para isso, a Unijuí é peça fundamental”, explica.
A Unijuí, por meio do Espaço + Inovação, terá participação no decorrer da implementação do projeto em Ijuí, promovendo oficinas que envolvem acessibilidade e letramento digital. A Universidade faz parte e apoia iniciativas que tragam benefícios à comunidade. “Sempre buscamos, como Unijuí, criar relações com a comunidade, com iniciativas e organizações que possuem princípios e interesses afins”, destaca a assistente de negócios do Espaço + Inovação da Unijuí, Cláudia Schulz.
Acordo tem o intuito de fomentar atividades ligadas à inovação, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia
A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene), mantenedora da Unijuí, firmou nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, um acordo de parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, Exohub e Coopavel, para a realização de atividades relacionadas à promoção de inovação, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia.
A assinatura do termo ocorreu durante a 34ª edição do Show Rural Coopavel, que acontece de 7 a 11 de fevereiro em Cascavel, no Paraná, junto ao Espaço Impulso - um Laboratório de Inovação Aberta, fruto de uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Claro, Coopavel e Exohub. A iniciativa é uma das ações do programa de inovação aberta no setor do agronegócio, o TransformaAgro, que tem como foco a transformação digital, seleção e aceleração de soluções tecnológicas sustentáveis e inovadoras. O ato contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring, e do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.
Para além da conjugação de esforços que visam a promoção da inovação, o acordo tem o intuito de facilitar a cooperação, o intercâmbio científico e tecnológico, o desenvolvimento de recursos humanos e a realização de projetos conjuntos em parceria com acadêmicos da Unijuí.
Como exemplo de atividades, é possível citar a realização de estágios supervisionados; estudos de caso desenvolvidos em sala de aula; trabalhos práticos e pesquisas; desafios e competições voltadas ao desenvolvimento do perfil empreendedor e projetos conjuntos entre empresas e diferentes setores da instituição. Ainda, a disponibilização mútua dos espaços Impulso e Escola Fazenda Unijuí; apoio e compartilhamento de tecnologia para o desenvolvimento de projetos de melhoramento genético de sementes, biocombustíveis e melhoramento genético da cadeia do agronegócio; apoio às startups incubadas pela Criatec e integração da Universidade à iniciativa TransformaAgro.
Pela primeira vez participando do Show Rural, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, destacou que ficou impressionada com a força, organização e por tudo que está acontecendo em termos de tecnologia e de inovação na área do agronegócio. “A Universidade tem muito a aprender e tem muito a contribuir com esse movimento e com o desenvolvimento do nosso País”, reforçou, lembrando que a Unijuí não poderia deixar de fazer parte da parceria, já que trabalha com a formação de jovens, que podem definir como será o Show Rural nos próximos anos, a partir da tecnologia e do conhecimento.
Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a assinatura do convênio, bem como a aproximação com os novos parceiros da Universidade, são muito promissores. “A articulação com o Espaço Impulso, que passa a funcionar no prédio do Show Rural Coopavel o ano todo, será um interlocutor importante para o conjunto das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unijuí no setor do agronegócio. Em perspectiva, a parceria nos permite dar mais um passo num ambicioso projeto para a Escola Fazenda da Universidade. Esperamos, nos próximos meses, poder dar mais detalhes sobre o assunto”, afirmou.
O professor completa que a parceria com o Parque também é muito importante, não apenas por permitir o trabalho com o agro, mas também por abrir outras perspectivas de colaboração a partir de núcleos de inovação, que dialogam diretamente com projetos da Universidade, como por exemplo: inteligência e gestão territorial, automação e simulação de sistemas elétricos, cidades inteligentes, tecnologias abertas e Internet das Coisas (IOT). “Nesse sentido, combinamos com os parceiros do Parque Tecnológico Itaipu uma visita técnica de nossos pesquisadores, com o intuito de formalizar planos de trabalho em diferentes áreas. Finalmente, entre tantas coisas que poderia comentar sobre a nossa visita à feira, destaco mais este elo na parceria Unijuí-Exohub, a qual se mostra cada vez mais profícua.”
A parceria com a Exohub foi firmada no ano passado, com o intuito de implementar na região Noroeste do Estado uma série de hubs de inovação nas cidades de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, com o objetivo de potencializar a inovação e o empreendedorismo na região.
Alessandro Hass é o exemplo de profissional que decidiu sair da zona de conforto em busca de uma melhor posição na empresa que trabalhava, há mais de 13 anos. Formado em Engenharia Elétrica, Alessandro queria conquistar um cargo de liderança e, para isso, apostou no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho na Unijuí.
“Eu busquei fazer algo diferente das engenharias, das graduações. Por coincidência, quando iniciei a pós-graduação, na empresa onde eu trabalhava, que contava com duas unidades fabris de diferentes segmentos, foi aberta uma vaga para o cargo de gestão. Eles queriam construir uma nova unidade, queriam dobrar o processo produtivo, a capacidade produtiva, e precisavam ensinar alguém sobre todo o processo de fabricação daquele segmento, para então introduzir essa pessoa para gestar a empresa”, explicou.
Alessandro aceitou o desafio, mas, infelizmente, o projeto não foi para frente devido a uma grande crise financeira que abalou outros empreendimentos da região. Faltando meio ano para finalizar a pós-graduação, o profissional decidiu realizar um curso de perícias judiciais e realizar contatos com as secretarias da Justiça Federal. A atuação teve início aí, e só cresceu com o passar dos anos. “Consegui também ingressar na Justiça do Trabalho de Ijuí e, hoje, sou perito de confiança do local; dos tribunais federais de Ijuí e região; e também estaduais. Atuo em todo o Rio Grande do Sul”, comentou, lembrando que a especialização lhe permitiu ter outras atribuições, como avaliação de insalubridade e periculosidade, algo que só um engenheiro de segurança e médico do trabalho podem fazer.
“Com certeza é um diferencial. Num processo de seleção, por exemplo, se vão precisar de um engenheiro graduado e se você tem especialização em Segurança do Trabalho, é um diferencial”, afirmou.
Para quem deseja se qualificar e evoluir na carreira, a Unijuí dispõe de diferentes cursos de pós-graduação lato sensu, a exemplo da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, com inscrições abertas até o dia 27 de março e início das aulas previsto para 8 de abril, no campus da Unijuí em Ijuí. Acesse unijui.edu.br/educacaocontinuada e confira. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Avaliando o cenário da pandemia nas cidades com campi e no Estado, o avanço da vacinação, o aumento de internações hospitalares e em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, determina que:
- Para o retorno das aulas nas disciplinas concentradas da Universidade (período de 26 de janeiro a 15 de fevereiro), define-se que:
- As disciplinas teóricas serão trabalhadas de forma remota;
- As disciplinas com práticas serão organizadas, pelo professor, com combinação prévia com os estudantes, na qual a parte teórica será remota e a parte prática presencial;
- Os estágios permanecerão no formato presencial, considerando todas as medidas de segurança.
- A orientação sobre o andamento de cada disciplina será encaminhada pelos professores responsáveis, por e-mail, diretamente aos estudantes.
- Uso de máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz permanece obrigatório nos locais fechados e naqueles em que houver um maior número de pessoas. (Lei Federal Nº 14.019).
- Uso de álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos.
- Para as formaturas, tanto dos cursos da Universidade quanto as externas, permanece obrigatório o uso de máscara para todos os envolvidos, em toda solenidade.
Reiteramos que a Universidade está acompanhando o cenário externo em relação à flexibilização das orientações e demais diretrizes publicadas pelos Órgãos Reguladores externos, objetivando garantir a continuidade pedagógica, e revisará as suas definições a qualquer tempo.
Contamos com a colaboração da comunidade universitária para que, de forma muito consciente e responsável, enfrentemos a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos que cada um precisa fazer a sua parte para avançarmos positivamente para superar este momento.
Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.
Inauguração aconteceu na noite de ontem, de forma virtual
Aconteceu na noite desta terça-feira, 8 de fevereiro, a inauguração de um novo polo de Ensino a Distância (EAD) da Unijuí na cidade de Rio Grande. A Universidade também está presente com a modalidade nos municípios de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos, Panambi, Planalto, Tenente Portela, Horizontina, Palmeira das Missões, Uruguaiana, Agudo, Santa Maria, Rosário do Sul e Porto Alegre.
O evento de abertura, realizado de forma virtual e transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube, contou com a presença do bacharel em Contabilidade e Música, administrador do Colégio Alternativo de Rio Grande, Victor Guedes, parceiro da Unijuí na implantação do polo. Em sua fala, ele destacou a alegria em poder firmar a parceria com a Universidade. “O Colégio tem quase 25 anos de história e, diante da preocupação que temos com a educação, nos alegra termos como parceira a Unijuí, uma instituição de gabarito, com know-how e grande importância no Estado”, disse.
Responsável pela palestra “Graduação e pós-graduação no ensino remoto: paradigmas e novos desafios”, o coordenador da modalidade EaD na Unijuí, professor Luciano Zamberlan, explicou que o ensino a distância conta com um processo de ensino-aprendizagem sólido e que vem, cada vez mais, ganhando adeptos em todo o País. “Muitas pessoas se questionavam se era possível aprender por meio da tecnologia, e a pandemia permitiu que as pessoas tivessem acesso ao ensino remoto, com essa experiência. Contando com mensalidades mais acessíveis, o EaD dá oportunidade para que muitas pessoas cursem o Ensino Superior, de uma forma flexível, conciliando o estudo ao trabalho, a outras atividades”, destacou o professor.
Hoje a Unijuí conta com a oferta de 15 cursos de graduação EaD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Além destes, há cursos de qualificação e pós-graduação a distância.
As inscrições para o primeiro módulo de 2022 permanecem abertas até o dia 25 de fevereiro, em unijui.edu.br/ead, onde estão disponíveis mais informações.
Confira o evento na íntegra:
A qualificação profissional em “Serviços de Vacinação em farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação”, ofertada pela Unijuí, é caracterizada por habilitar farmacêuticos à vacinação em estabelecimentos farmacêuticos e busca demonstrar os benefícios da vacinação para a saúde pública. O curso tem início no dia 4 de março, porém as inscrições permanecem abertas até 20 de fevereiro e podem ser realizadas no site da Unijuí, em unijui.edu.br.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no dia 11 de janeiro uma nota que orienta a vacinação em farmácias, caso o imunizante esteja incluído nas campanhas do Ministério da Saúde. O documento afirma que os estabelecimentos devem garantir a qualidade e a segurança na conservação e aplicação, além da preservação dos profissionais envolvidos e do vacinado.
Para assegurar os princípios da Anvisa, os estudantes desenvolvem, ao longo do curso, competências como conhecer o Programa Nacional de Imunização (PNI) e os dados epidemiológicos das doenças evitáveis por vacinação no Brasil; compreender as características das doenças evitáveis por vacinação, natureza e frequência das complicações; e conhecer e interpretar os calendários vacinais.
Para mais informações sobre o curso, entre em contato com a Unidade de Educação Continuada, pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Desde o início da pandemia, o Brasil registrou mais de 26,5 milhões de casos de covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. O número de mortes, por sua vez, passa dos 630 mil. Em Ijuí, conforme aponta o painel divulgado pelo Poder Executivo, mais de 20,6 mil casos foram confirmados, sendo que 271 pessoas perderam a vida por conta da doença.
Os números são expressivos, seja em âmbito local ou nacional, e a preocupação ainda está longe de ter fim. O Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab) segue realizando uma média de 200 testes RT-qPCR para identificação da covid-19. A prevalência de pacientes positivados fica na faixa de 40 a 58%. “Desde o mês de dezembro, começamos a detectar no laboratório um aumento no número de casos positivos, acompanhado do número de testagens. Isso decorre do ingresso da variante Ômicron no Brasil”, explicou o professor.
Como destaca Matias, hoje as novas variantes do coronavírus, além da Ômicron, tem como uma das principais características a maior capacidade de transmissão. No início, um paciente com a primeira cepa de Wuhan conseguia infectar até três pessoas; hoje, um paciente com a variante Ômicron consegue infectar até 12. Diante deste potencial, as vacinas tornaram-se ainda mais importantes, como explica o professor.
“O esquema vacinal completo não impede que a pessoa tenha covid, mas impede o desenvolvimento da doença nas suas formas mais graves. No organismo de um paciente vacinado já existem anticorpos, que realizam uma defesa maior contra o vírus. A importância da vacina pode ser vista neste momento: mesmo com recordes diários de novos casos, nosso índice de ocupação de leitos clínicos e de UTI é inferior a outros momentos da pandemia. Claro, a variante Ômicron tem um curso clínico menos grave, mas esse cenário, de menor gravidade, se deve principalmente à vacinação da população”, ressaltou Matias.
Estudos têm mostrado, segundo o professor, que pacientes não vacinados apresentam o desenvolvimento de complicações mais graves pela doença, que levam à internação, ao leito de UTI e até ao óbito. “Graças à vacina conseguimos frear o desenvolvimento da doença em sua forma mais grave”, reforçou.
Assim como muitos cientistas, Matias não acredita que a variante Ômicron marque o fim da pandemia. Para ele, ainda é muito cedo para acreditar nessa possibilidade. “Se por um lado a Ômicron tem um potencial de infecção maior, tornando a doença mais frequente, por outro lado, o novo coronavírus é um vírus RNA, sujeito a mutações. Já tivemos as variantes Gama, Delta, agora a Ômicron, e a grande circulação de vírus na comunidade induz ao surgimento de novas mutações. Essa é uma questão que precisa ser investigada, para sermos mais assertivos nas ações em saúde”, finalizou.
Concluída a graduação, tendo ou não experiência no mercado de trabalho, muitos profissionais procuram se destacar em suas áreas por meio de uma especialização. Mais do que qualificar, o curso permite a conquista de melhores vagas de emprego ou a ascensão nas empresas em que trabalham. A grande dúvida é: melhor cursar uma pós-graduação ou um MBA - Master Business Administration?
“Pós-graduações e MBAs são cursos lato sensu e ambos focados em ampliar as competências e conhecimentos para a atuação no mercado de trabalho. A diferença é que o MBA é uma pós-graduação lato sensu voltada para a área empresarial e de negócios, enquanto que as especializações são das mais diversas áreas e podem exigir formação superior específica para realizar o curso, ainda que isso não seja uma regra”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.
Como recorda o professor, realizar cursos de especialização, de pós-graduação ou MBA, aumenta significativamente as chances de alcançar uma melhor posição nas empresas e, consequentemente, salários mais altos. Tanto que é frequente que alunos das especializações melhorem a remuneração ainda durante o curso.
“Os cursos lato sensu em instituições como a Unijuí enriquecem o networking. Significa dizer que, durante o curso, a partir de dinâmicas específicas que incentivam o trabalho em equipe e a inovação, o estudante conhece mais pessoas que têm interesses comuns e transitam no respectivo campo profissional, permitindo a troca de experiências, indicações e informações sobre vagas de emprego, oportunidades de mercado e negócios”, completa o vice-reitor.
Para quem deseja alavancar a carreira, a Unijuí conta com diversos cursos lato sensu com inscrições abertas: no campus Ijuí, de Justiça Restaurativa e Mediação; Fitoterapia Clínica; Hematologia Laboratorial; Engenharia de Segurança do Trabalho; Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia; Coaching e Gestão de Pessoas; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário e Oncologia. No campus Santa Rosa, há o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade. Já na modalidade EaD, Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão; Gestão, Inovação e Empreendedorismo nos Serviços de Saúde; e Segurança Pública e Direitos Humanos.
Para mais informações, acesse unijui.edu.br ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
A Universidade teve envolvimento direto na organização da qualificação, dispondo de sua estrutura para a realização das atividades
Referência na formação de professores, a Unijuí atendeu à demanda da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Rosa (SMEC) para auxiliar na organização de uma ampla programação para a formação de docentes da rede municipal. O pedido, que chegou até o Núcleo de Educação Continuada da Universidade, também contou com o apoio das docentes do curso de Pedagogia na organização: Eulália Beschorner Marin, Elisabete Andrade, Maria Regina Johann e Marta Estela Borgmann.
A coordenadora pedagógica da SMEC e responsável pela organização da formação, Maria da Graça Zimmermann, explica que as temáticas propostas à Unijuí tiveram origem nos próprios docentes, de acordo com seus anseios e necessidades. “Foi muito importante contar com o apoio da Unijuí para essa formação, pois qualifica esse momento que é muito significativo. Para os professores, é imprescindível esse momento de preparação para o trabalho ao longo do ano letivo. Foram muitas oportunidades de troca de informações e conhecimento, para refletir sobre a prática pedagógica”, destaca Maria da Graça.
Os profissionais que participaram como oficineiros e palestrantes, em sua maioria, são mestrandos, mestres e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, de acordo com as temáticas de suas pesquisas. Também, egressos do curso Pedagogia da Unijuí, que hoje são referências na docência em escolas públicas e privadas.
As atividades, organizadas em parceria com a Unijuí, foram promovidas em três dias diferentes. No dia 3 de fevereiro, a formação foi preparada em diversos ambientes da Unijuí - campus Santa Rosa, para os docentes, estagiários e monitores da Educação Infantil, com uma palestra e nove oficinas diferentes. No dia 4, foi realizada uma palestra no Centro Cívico, com transmissão online, para monitores, estagiários e equipes diretivas.
No dia 7, a formação também foi realizada nos ambientes da Unijuí, com uma palestra para professores, monitores, estagiários e equipes diretivas. Já as nove oficinas propostas para esta segunda-feira foram separadas por área ou ano de atuação dos docentes, estagiários e monitores do Ensino Fundamental. A formação também segue com outras atividades entre os dias 8 e 11 de fevereiro.
Com isso, a Unijuí também se consolida como um espaço de formação àqueles que estão à frente da educação de crianças e jovens, responsáveis por ajudar a formar profissionais que terão que encarar um mundo em constante transformação. “Participar da formação continuada de professores é uma de nossas maiores responsabilidades. Quando a formação inicial é qualificada, haverá sempre novas demandas, porque o tempo e o sujeito são outros. Quando pensamos coletivamente erramos menos em sua humanização”, afirma Eulália Beschorner Marin, professora do curso de Pedagogia da Unijuí.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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