Acordo tem o intuito de fomentar atividades ligadas à inovação, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia
A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene), mantenedora da Unijuí, firmou nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, um acordo de parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, Exohub e Coopavel, para a realização de atividades relacionadas à promoção de inovação, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia.
A assinatura do termo ocorreu durante a 34ª edição do Show Rural Coopavel, que acontece de 7 a 11 de fevereiro em Cascavel, no Paraná, junto ao Espaço Impulso - um Laboratório de Inovação Aberta, fruto de uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Claro, Coopavel e Exohub. A iniciativa é uma das ações do programa de inovação aberta no setor do agronegócio, o TransformaAgro, que tem como foco a transformação digital, seleção e aceleração de soluções tecnológicas sustentáveis e inovadoras. O ato contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring, e do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.
Para além da conjugação de esforços que visam a promoção da inovação, o acordo tem o intuito de facilitar a cooperação, o intercâmbio científico e tecnológico, o desenvolvimento de recursos humanos e a realização de projetos conjuntos em parceria com acadêmicos da Unijuí.
Como exemplo de atividades, é possível citar a realização de estágios supervisionados; estudos de caso desenvolvidos em sala de aula; trabalhos práticos e pesquisas; desafios e competições voltadas ao desenvolvimento do perfil empreendedor e projetos conjuntos entre empresas e diferentes setores da instituição. Ainda, a disponibilização mútua dos espaços Impulso e Escola Fazenda Unijuí; apoio e compartilhamento de tecnologia para o desenvolvimento de projetos de melhoramento genético de sementes, biocombustíveis e melhoramento genético da cadeia do agronegócio; apoio às startups incubadas pela Criatec e integração da Universidade à iniciativa TransformaAgro.
Pela primeira vez participando do Show Rural, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, destacou que ficou impressionada com a força, organização e por tudo que está acontecendo em termos de tecnologia e de inovação na área do agronegócio. “A Universidade tem muito a aprender e tem muito a contribuir com esse movimento e com o desenvolvimento do nosso País”, reforçou, lembrando que a Unijuí não poderia deixar de fazer parte da parceria, já que trabalha com a formação de jovens, que podem definir como será o Show Rural nos próximos anos, a partir da tecnologia e do conhecimento.
Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a assinatura do convênio, bem como a aproximação com os novos parceiros da Universidade, são muito promissores. “A articulação com o Espaço Impulso, que passa a funcionar no prédio do Show Rural Coopavel o ano todo, será um interlocutor importante para o conjunto das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unijuí no setor do agronegócio. Em perspectiva, a parceria nos permite dar mais um passo num ambicioso projeto para a Escola Fazenda da Universidade. Esperamos, nos próximos meses, poder dar mais detalhes sobre o assunto”, afirmou.
O professor completa que a parceria com o Parque também é muito importante, não apenas por permitir o trabalho com o agro, mas também por abrir outras perspectivas de colaboração a partir de núcleos de inovação, que dialogam diretamente com projetos da Universidade, como por exemplo: inteligência e gestão territorial, automação e simulação de sistemas elétricos, cidades inteligentes, tecnologias abertas e Internet das Coisas (IOT). “Nesse sentido, combinamos com os parceiros do Parque Tecnológico Itaipu uma visita técnica de nossos pesquisadores, com o intuito de formalizar planos de trabalho em diferentes áreas. Finalmente, entre tantas coisas que poderia comentar sobre a nossa visita à feira, destaco mais este elo na parceria Unijuí-Exohub, a qual se mostra cada vez mais profícua.”
A parceria com a Exohub foi firmada no ano passado, com o intuito de implementar na região Noroeste do Estado uma série de hubs de inovação nas cidades de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, com o objetivo de potencializar a inovação e o empreendedorismo na região.