Iniciativa do município de Ijuí está entre as dez selecionadas pela Enap
O projeto “Prefeitura digital e cidade conectada”, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ijuí, está entre os dez selecionados para a jornada de inovação Cidades que Transformam. Ao todo, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) recebeu 149 propostas, de 20 estados da Federação. Os municípios deveriam apresentar desafios públicos, que contribuíssem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU.
Na manhã desta quarta-feira, dia 9, foi realizado o primeiro encontro, para definição das etapas do projeto e da implementação. Entres as pautas, a apresentação dos benefícios que o projeto irá receber, de forma gratuita: especialistas em metodologias colaborativas; mentorias especializadas; apoio para pesquisa de dados, elaboração de testes, protótipos, e implementação da solução; apoio na organização das contribuições coletadas em oficinas; conhecimento especializado em formulação de políticas públicas; orientação para atividades de campo; ferramentas de construção colaborativa; e conexão com órgãos públicos federais e instituições parceiras.
De acordo com Cristiano Fernando Goi Palharini, assessor administrativo e coordenador da área de inovação e do Programa Cidade Empreendedora, a proposta do município de Ijuí é a digitalização dos serviços públicos, com a gestão de informações, dados e comunicação desses dados. “Priorizar essa digitalização também pode criar barreiras em relação a acessibilidade, a prefeitura continua com o acesso analógico, mas será necessário mais conectividade com a internet e maior conhecimento em letramento digital. Teremos que incluir a comunidade nessas atividades, com oficinas para diferentes níveis de conhecimento e, para isso, a Unijuí é peça fundamental”, explica.
A Unijuí, por meio do Espaço + Inovação, terá participação no decorrer da implementação do projeto em Ijuí, promovendo oficinas que envolvem acessibilidade e letramento digital. A Universidade faz parte e apoia iniciativas que tragam benefícios à comunidade. “Sempre buscamos, como Unijuí, criar relações com a comunidade, com iniciativas e organizações que possuem princípios e interesses afins”, destaca a assistente de negócios do Espaço + Inovação da Unijuí, Cláudia Schulz.