Formação de professores da rede municipal de Santa Rosa conta com o apoio da Unijuí  - Unijuí

A Universidade teve envolvimento direto na organização da qualificação, dispondo de sua estrutura para a realização das atividades

Referência na formação de professores, a Unijuí atendeu à demanda da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Rosa (SMEC) para auxiliar na organização de uma ampla programação para a formação de docentes da rede municipal. O pedido, que chegou até o Núcleo de Educação Continuada da Universidade, também contou com o apoio das docentes do curso de Pedagogia na organização: Eulália Beschorner Marin, Elisabete Andrade, Maria Regina Johann e Marta Estela Borgmann.

A coordenadora pedagógica da SMEC e responsável pela  organização  da formação, Maria da Graça Zimmermann, explica que as temáticas propostas à Unijuí tiveram origem nos próprios docentes, de acordo com seus anseios e necessidades. “Foi muito importante contar com o apoio da Unijuí para essa formação, pois qualifica esse momento que é muito significativo. Para os professores, é imprescindível esse momento de preparação para o trabalho ao longo do ano letivo. Foram muitas oportunidades de troca de informações e conhecimento, para refletir sobre a prática  pedagógica”, destaca Maria da Graça.

Os profissionais que participaram como oficineiros e palestrantes, em sua maioria, são mestrandos, mestres e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, de acordo com as temáticas de suas pesquisas. Também, egressos do curso Pedagogia da Unijuí, que hoje são referências na docência em escolas públicas e privadas.

As atividades, organizadas em parceria com a Unijuí, foram promovidas em três dias diferentes. No dia 3 de fevereiro, a formação foi preparada em diversos ambientes da Unijuí - campus Santa Rosa, para os docentes, estagiários e monitores da Educação Infantil, com uma palestra e nove oficinas diferentes. No dia 4, foi realizada uma palestra no Centro Cívico, com transmissão online, para monitores, estagiários e equipes diretivas.

No dia 7, a formação também foi realizada nos ambientes da Unijuí, com uma palestra para professores, monitores, estagiários e equipes diretivas. Já as nove oficinas propostas para esta segunda-feira foram separadas por área ou ano de atuação dos docentes, estagiários e monitores do Ensino Fundamental. A formação também segue com outras atividades entre os dias 8 e 11 de fevereiro.

Com isso, a Unijuí também se consolida como um espaço de formação àqueles que estão à frente da educação de crianças e jovens, responsáveis por ajudar a formar profissionais que terão que encarar um mundo em constante transformação. “Participar da formação continuada de professores é uma de nossas maiores responsabilidades. Quando a formação inicial é qualificada, haverá sempre novas demandas, porque o tempo e o sujeito são outros. Quando pensamos coletivamente erramos menos em sua humanização”, afirma Eulália Beschorner Marin, professora do curso de Pedagogia da Unijuí.