Unijuí oferta 60 bolsas de estudos integrais para o primeiro semestre de 2022 - Unijuí

Unijuí oferta 60 bolsas de estudos integrais para o primeiro semestre de 2022

Neste primeiro semestre de 2022, a Unijuí ofertará 60 bolsas de estudos integrais pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Conforme consta no edital nº 03, de 18 de janeiro de 2022 do Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo terá uma única etapa de inscrição, de 22 a 25 de fevereiro, e contará com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato pode optar por duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência.

Na Unijuí, as bolsas estão distribuídas entre seus quatro campi, em cursos nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD). O Campus Ijuí conta com 40 bolsas de estudos nos cursos de Administração (presencial e EaD), Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis (presencial e EaD), Direito, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Financeira (EaD), Jornalismo, Letras - Português e Inglês, Logística (EaD), Marketing (EaD), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia.

O campus Santa Rosa conta com sete bolsas integrais para os cursos de Administração (presencial e EaD), Educação Física - Licenciatura, Engenharia Elétrica, Gestão de Recursos Humanos (EaD) e Psicologia. Já o campus Panambi com oito bolsas de estudos, nos cursos de Administração (EaD), Ciências Contábeis, Engenharia da Produção, Engenharia Mecânica, Gestão da Qualidade (EaD) e Pedagogia. Fechando, o campus Três Passos ofertará cinco bolsas integrais nos cursos de Administração (EaD), Ciências Contábeis (EaD) e Direito.

Interessados devem realizar a inscrição diretamente no site do ProUni, em prouniportal.mec.gov.br/. Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, e não ter zerado a nota da redação. No momento da inscrição o estudante deve efetuar o seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o primeiro acesso nessa plataforma de acesso digital; ou inserir o CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br, informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2021 o número do CPF, além de um endereço de e-mail válido. É importante lembrar que, para concorrer a uma bolsa com 100% de gratuidade, a renda per capita não poderá exceder 1,5 salários mínimos, ou seja, R$ 1.818,00.

A primeira chamada será divulgada no dia 2 de março, com a comprovação da documentação de 3 a 14 de março. A segunda chamada será no dia 21 de março, com a comprovação da documentação de 21 a 29 de março.

O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino a qual foi pré-selecionado. O candidato deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição.

A lista completa dos documentos necessários pode ser acessada na página da Unijuí, mas, os mais importantes são: certificado de conclusão do Ensino Médio em escola pública, ou escola particular na condição de bolsista integral, comprovantes de renda, documentos de identificação, e outros.

Lista de Espera

Ao final das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas restantes.

Nos dias 4 e 5 de abril é possível manifestar interesse. A entrega da documentação ocorrerá de 8 a 13 de abril.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante (CAE) da UNIJUÍ, pelo telefone 55 3332-0444, ou ainda no site do Prouni.