Egresso da Unijuí está entre os vencedores do desafio MetalOn - Unijuí

Egresso da Unijuí está entre os vencedores do desafio MetalOn

A Unijuí e a Criatec, juntamente com outras Instituições de Ensino Superior (IES), Sebrae, Fapergs e Inova RS, estiveram entre os organizadores do MetalOn. Um desafio que buscou encontrar soluções inovadoras para o setor eletrometalmecânico, nas regiões Noroeste e Missões do Rio Grande do Sul, realizado em novembro de 2021. Ao todo, nove equipes participaram com soluções inovadoras, para desafios e problemas propostos por empresas.

As quatro melhores colocadas receberam uma premiação, para ser utilizada exclusivamente no desenvolvimento do negócio proposto e uma vaga de pré-incubação em uma das Incubadoras de Empresas das entidades organizadoras. A entrega das premiações, certificados e a atualização dos status dos projetos foi realizada na segunda-feira, dia 31 de janeiro, e transmitida pelo YouTube

O egresso do curso de Design de Produto da Unijuí, Lucas Renato Tescke, integrante da equipe Steelnianos, conquistou o segundo lugar no desafio. Também integram a equipe, o designer Ricardo Aresso e os estudantes de Engenharia Mecânica, Vitor Maschio e Gustavo da Silveira. A equipe foi premiada com R$ 6.000,00 e ainda não possui definições sobre a pré-incubação.

A equipe apresentou uma solução à empresa horizontinense, Siltec, que apontou a falta de mecanização na colheita do fruto da palma. Lucas explica que foi necessária uma pesquisa de campo aprofundada e uma investigação sobre o processo de fabricação da Siltec, para optar por um projeto simplificado, ao adaptar um braço mecânico em uma caçamba - veículo já desenvolvido pela empresa. “As referências que usamos foram as gruas de transporte e, na sua extremidade, havia uma faca cortadora e uma pinça para agarrar o fruto. O funcionamento do equipamento é simples e intuitivo, o braço articulado se estende até o caule do cacho, a faca efetua o corte e a pinça conduz o cacho até a caçamba”, explica.

Lucas também relaciona pontos importantes da sua graduação na Unijuí, com o sucesso no desenvolvimento da solução. “Posso dizer que a minha formação superior contribuiu muito no desenvolvimento do projeto, pois a forma com que os designer conseguem direcionar os pensamentos e as ideias é diferente das outras profissões, indo muito longe do pensamento cartesiano. Essas ferramentas, conhecidas durante a graduação, sempre fizeram muita diferença no meu dia a dia e como profissional”, acrescenta o egresso do curso de Design da Unijuí.

Hoje, o Lucas é mestre em Design Industrial, pela Universidade do Porto - Portugal e atua profissionalmente como  professor no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - campus Santa Rosa, onde também coordena o Laboratório IF Maker.